O ESTÁGIO EM ARTE NAS ESCOLAS DO CAMPO: UM ESTUDO DE CASO NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO COM HABILITAÇÃO EM ARTES E MÚSICA EM TOCANTINS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5223 |
Resumo: | O artigo analisa uma experiência pedagógica realizada com estudantes da Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Artes e Música, na Universidade Federal do Tocantins, campus Tocantinópolis, Brasil, acerca do Estágio Curricular Supervisionado na disciplina de Arte em escolas do campo. De abordagem qualitativa e de caráter exploratório, este estudo de caso teve como instrumentos de coletas de dados as entrevistas semiestruturadas realizadas com discentes do referido curso, além da pesquisa empírica e análise documental. A forma de análise dos dados seguiu a perspectiva da técnica da pesquisa interpretativa. Os resultados demonstraram que o estágio curricular supervisionado na Educação do Campo possibilita aos estudantes produzir conhecimento acerca da prática docente no contexto camponês, bem como das formas de viver e trabalhar no campo, que envolve tanto os aspectos sociais e políticos, quanto os econômicos e culturais. É necessário e urgente formar professores que preenchem a lacuna de docentes que atuam no meio rural no Estado do Tocantins, para que seja possível atender efetivamente a demanda da Educação Básica nesse Estado, principalmente, na disciplina de Arte, tão carente de professores com formação nessa área em áreas rurais. |
id |
UVRV-2_13406b21eb58e38a7d17e397d9685976 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/5223 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ESTÁGIO EM ARTE NAS ESCOLAS DO CAMPO: UM ESTUDO DE CASO NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO COM HABILITAÇÃO EM ARTES E MÚSICA EM TOCANTINSestágio curricular supervisionado; licenciatura em educação do campo; formação de professores; arteO artigo analisa uma experiência pedagógica realizada com estudantes da Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Artes e Música, na Universidade Federal do Tocantins, campus Tocantinópolis, Brasil, acerca do Estágio Curricular Supervisionado na disciplina de Arte em escolas do campo. De abordagem qualitativa e de caráter exploratório, este estudo de caso teve como instrumentos de coletas de dados as entrevistas semiestruturadas realizadas com discentes do referido curso, além da pesquisa empírica e análise documental. A forma de análise dos dados seguiu a perspectiva da técnica da pesquisa interpretativa. Os resultados demonstraram que o estágio curricular supervisionado na Educação do Campo possibilita aos estudantes produzir conhecimento acerca da prática docente no contexto camponês, bem como das formas de viver e trabalhar no campo, que envolve tanto os aspectos sociais e políticos, quanto os econômicos e culturais. É necessário e urgente formar professores que preenchem a lacuna de docentes que atuam no meio rural no Estado do Tocantins, para que seja possível atender efetivamente a demanda da Educação Básica nesse Estado, principalmente, na disciplina de Arte, tão carente de professores com formação nessa área em áreas rurais.ABECAraujo, Gustavo Cunha de; Universidade Federal do TocantinsPorto Aires, Helena Quirino; Universidade Federal do Tocantins2019-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/522310.5892/ruvrd.v17i1.5223Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 17, n. 1 (2019)2236-53621517-027610.5892/ruvrd.v17i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5223/pdf_91710.5892/ruvrd.v17i1.5223.g10951698Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-17T20:54:08Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/5223Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:34.482359Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ESTÁGIO EM ARTE NAS ESCOLAS DO CAMPO: UM ESTUDO DE CASO NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO COM HABILITAÇÃO EM ARTES E MÚSICA EM TOCANTINS |
title |
O ESTÁGIO EM ARTE NAS ESCOLAS DO CAMPO: UM ESTUDO DE CASO NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO COM HABILITAÇÃO EM ARTES E MÚSICA EM TOCANTINS |
spellingShingle |
O ESTÁGIO EM ARTE NAS ESCOLAS DO CAMPO: UM ESTUDO DE CASO NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO COM HABILITAÇÃO EM ARTES E MÚSICA EM TOCANTINS Araujo, Gustavo Cunha de; Universidade Federal do Tocantins estágio curricular supervisionado; licenciatura em educação do campo; formação de professores; arte |
title_short |
O ESTÁGIO EM ARTE NAS ESCOLAS DO CAMPO: UM ESTUDO DE CASO NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO COM HABILITAÇÃO EM ARTES E MÚSICA EM TOCANTINS |
title_full |
O ESTÁGIO EM ARTE NAS ESCOLAS DO CAMPO: UM ESTUDO DE CASO NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO COM HABILITAÇÃO EM ARTES E MÚSICA EM TOCANTINS |
title_fullStr |
O ESTÁGIO EM ARTE NAS ESCOLAS DO CAMPO: UM ESTUDO DE CASO NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO COM HABILITAÇÃO EM ARTES E MÚSICA EM TOCANTINS |
title_full_unstemmed |
O ESTÁGIO EM ARTE NAS ESCOLAS DO CAMPO: UM ESTUDO DE CASO NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO COM HABILITAÇÃO EM ARTES E MÚSICA EM TOCANTINS |
title_sort |
O ESTÁGIO EM ARTE NAS ESCOLAS DO CAMPO: UM ESTUDO DE CASO NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO COM HABILITAÇÃO EM ARTES E MÚSICA EM TOCANTINS |
author |
Araujo, Gustavo Cunha de; Universidade Federal do Tocantins |
author_facet |
Araujo, Gustavo Cunha de; Universidade Federal do Tocantins Porto Aires, Helena Quirino; Universidade Federal do Tocantins |
author_role |
author |
author2 |
Porto Aires, Helena Quirino; Universidade Federal do Tocantins |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Gustavo Cunha de; Universidade Federal do Tocantins Porto Aires, Helena Quirino; Universidade Federal do Tocantins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estágio curricular supervisionado; licenciatura em educação do campo; formação de professores; arte |
topic |
estágio curricular supervisionado; licenciatura em educação do campo; formação de professores; arte |
description |
O artigo analisa uma experiência pedagógica realizada com estudantes da Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Artes e Música, na Universidade Federal do Tocantins, campus Tocantinópolis, Brasil, acerca do Estágio Curricular Supervisionado na disciplina de Arte em escolas do campo. De abordagem qualitativa e de caráter exploratório, este estudo de caso teve como instrumentos de coletas de dados as entrevistas semiestruturadas realizadas com discentes do referido curso, além da pesquisa empírica e análise documental. A forma de análise dos dados seguiu a perspectiva da técnica da pesquisa interpretativa. Os resultados demonstraram que o estágio curricular supervisionado na Educação do Campo possibilita aos estudantes produzir conhecimento acerca da prática docente no contexto camponês, bem como das formas de viver e trabalhar no campo, que envolve tanto os aspectos sociais e políticos, quanto os econômicos e culturais. É necessário e urgente formar professores que preenchem a lacuna de docentes que atuam no meio rural no Estado do Tocantins, para que seja possível atender efetivamente a demanda da Educação Básica nesse Estado, principalmente, na disciplina de Arte, tão carente de professores com formação nessa área em áreas rurais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-10 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5223 10.5892/ruvrd.v17i1.5223 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5223 |
identifier_str_mv |
10.5892/ruvrd.v17i1.5223 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5223/pdf_917 10.5892/ruvrd.v17i1.5223.g10951698 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 17, n. 1 (2019) 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v17i1 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaunincor@unincor.edu.br |
_version_ |
1797051201905229824 |