A INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO DE CIENCIAS CONTABEIS EM UMA INSTITUIÇAO DE ENSINO SUPERIOR: os desafios do ensino doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1446
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1446 |
Resumo: | As práticas de ensino e aprendizagem baseados apenas no modelo disciplinar, acaba por fragmentar o conhecimento, sua complexidade e totalidade. O ensino superior contemporâneo demanda cada vez mais uma aprendizagem no modelo interdisciplinar, em que deve haver a investigação de um objeto de estudo sob os mais variados pontos de vista, com o intuito de alcançar prismas onde a aprendizagem disciplinar fragmentada não consegue atingir. O artigo trata da descrição dos perfis dos docentes do curso de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior no estado de Mato Grosso do Sul, focando no entendimento dos mesmos sobre interdisciplinaridade e sua aplicabilidade. Para tanto, a pesquisa se caracterizou como descritiva exploratória. Em relação ao conhecimento e aplicabilidade da interdisciplinaridade, observa-se que alguns docentes possuem pouco entendimento, e que há falhas na execução do plano interdisciplinar da instituição. Portanto é preciso estimular o trabalho em equipes interdisciplinares e construir um ensino/aprendizagem compartilhado. |
id |
UVRV-2_3b0aeeb0cb718abe38763c09902e7c1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/1446 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO DE CIENCIAS CONTABEIS EM UMA INSTITUIÇAO DE ENSINO SUPERIOR: os desafios do ensino doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1446Educação; Interdisciplinar.Ciências Contábeis; Docentes; Ensino Superior; Interdisciplinaridade.Metodologia de interdisciplinaridadeAs práticas de ensino e aprendizagem baseados apenas no modelo disciplinar, acaba por fragmentar o conhecimento, sua complexidade e totalidade. O ensino superior contemporâneo demanda cada vez mais uma aprendizagem no modelo interdisciplinar, em que deve haver a investigação de um objeto de estudo sob os mais variados pontos de vista, com o intuito de alcançar prismas onde a aprendizagem disciplinar fragmentada não consegue atingir. O artigo trata da descrição dos perfis dos docentes do curso de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior no estado de Mato Grosso do Sul, focando no entendimento dos mesmos sobre interdisciplinaridade e sua aplicabilidade. Para tanto, a pesquisa se caracterizou como descritiva exploratória. Em relação ao conhecimento e aplicabilidade da interdisciplinaridade, observa-se que alguns docentes possuem pouco entendimento, e que há falhas na execução do plano interdisciplinar da instituição. Portanto é preciso estimular o trabalho em equipes interdisciplinares e construir um ensino/aprendizagem compartilhado.ABECFOREST, Marlene; Universidade Federal da Grande DouradosLOZANO, Bruna Siqueira; Universidade Federal da Grande DouradosFOREST, Rafael; Universidade Federal da Grande DouradosBINOTTO, Erlaine; Universidade Federal da Grande Dourados2014-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionmétodoapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/144610.5892/ruvrd.v12i1.1446Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 12, n. 1 (2014); 672-6812236-53621517-027610.5892/ruvrd.v12i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1446/pdf_15110.5892/ruvrd.v12i1.1446.g12072013qualitativaDireitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-28T14:23:13Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/1446Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:54.768116Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO DE CIENCIAS CONTABEIS EM UMA INSTITUIÇAO DE ENSINO SUPERIOR: os desafios do ensino doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1446 |
title |
A INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO DE CIENCIAS CONTABEIS EM UMA INSTITUIÇAO DE ENSINO SUPERIOR: os desafios do ensino doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1446 |
spellingShingle |
A INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO DE CIENCIAS CONTABEIS EM UMA INSTITUIÇAO DE ENSINO SUPERIOR: os desafios do ensino doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1446 FOREST, Marlene; Universidade Federal da Grande Dourados Educação; Interdisciplinar. Ciências Contábeis; Docentes; Ensino Superior; Interdisciplinaridade. Metodologia de interdisciplinaridade |
title_short |
A INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO DE CIENCIAS CONTABEIS EM UMA INSTITUIÇAO DE ENSINO SUPERIOR: os desafios do ensino doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1446 |
title_full |
A INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO DE CIENCIAS CONTABEIS EM UMA INSTITUIÇAO DE ENSINO SUPERIOR: os desafios do ensino doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1446 |
title_fullStr |
A INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO DE CIENCIAS CONTABEIS EM UMA INSTITUIÇAO DE ENSINO SUPERIOR: os desafios do ensino doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1446 |
title_full_unstemmed |
A INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO DE CIENCIAS CONTABEIS EM UMA INSTITUIÇAO DE ENSINO SUPERIOR: os desafios do ensino doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1446 |
title_sort |
A INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO DE CIENCIAS CONTABEIS EM UMA INSTITUIÇAO DE ENSINO SUPERIOR: os desafios do ensino doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1446 |
author |
FOREST, Marlene; Universidade Federal da Grande Dourados |
author_facet |
FOREST, Marlene; Universidade Federal da Grande Dourados LOZANO, Bruna Siqueira; Universidade Federal da Grande Dourados FOREST, Rafael; Universidade Federal da Grande Dourados BINOTTO, Erlaine; Universidade Federal da Grande Dourados |
author_role |
author |
author2 |
LOZANO, Bruna Siqueira; Universidade Federal da Grande Dourados FOREST, Rafael; Universidade Federal da Grande Dourados BINOTTO, Erlaine; Universidade Federal da Grande Dourados |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FOREST, Marlene; Universidade Federal da Grande Dourados LOZANO, Bruna Siqueira; Universidade Federal da Grande Dourados FOREST, Rafael; Universidade Federal da Grande Dourados BINOTTO, Erlaine; Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Interdisciplinar. Ciências Contábeis; Docentes; Ensino Superior; Interdisciplinaridade. Metodologia de interdisciplinaridade |
topic |
Educação; Interdisciplinar. Ciências Contábeis; Docentes; Ensino Superior; Interdisciplinaridade. Metodologia de interdisciplinaridade |
description |
As práticas de ensino e aprendizagem baseados apenas no modelo disciplinar, acaba por fragmentar o conhecimento, sua complexidade e totalidade. O ensino superior contemporâneo demanda cada vez mais uma aprendizagem no modelo interdisciplinar, em que deve haver a investigação de um objeto de estudo sob os mais variados pontos de vista, com o intuito de alcançar prismas onde a aprendizagem disciplinar fragmentada não consegue atingir. O artigo trata da descrição dos perfis dos docentes do curso de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior no estado de Mato Grosso do Sul, focando no entendimento dos mesmos sobre interdisciplinaridade e sua aplicabilidade. Para tanto, a pesquisa se caracterizou como descritiva exploratória. Em relação ao conhecimento e aplicabilidade da interdisciplinaridade, observa-se que alguns docentes possuem pouco entendimento, e que há falhas na execução do plano interdisciplinar da instituição. Portanto é preciso estimular o trabalho em equipes interdisciplinares e construir um ensino/aprendizagem compartilhado. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion método |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1446 10.5892/ruvrd.v12i1.1446 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1446 |
identifier_str_mv |
10.5892/ruvrd.v12i1.1446 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1446/pdf_151 10.5892/ruvrd.v12i1.1446.g1207 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
2013 qualitativa |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 12, n. 1 (2014); 672-681 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v12i1 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaunincor@unincor.edu.br |
_version_ |
1797051204390354944 |