JOGOS E BRINCADEIRAS NA AÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2946

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: INÁCIO, Selíria Maria Canestri; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: SOUZA, Gleicione Aparecida Dias Bagne de
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2946
Resumo: O objetivo deste estudo é fundamentar a discussão da ação psicopedagógica por meio de jogos e brincadeiras, promovendo a compreensão por meio de concepções específicas da ação lúdica da criança e as possibilidades da ação psicopedagógica. A criança se comunica de fato a partir do momento em que concilia o desenvolvimento da linguagem falada como o processo cognitivo. É quando ela sabe o significado das palavras que ouve e expressa, passando a formar conceitos como:eu, o outro e o meio; certo-errado; perto-longe; gordo-magro e outros. As atividades didáticas que fazem uso do lúdico ajudam a criança a organizar-se de forma prazerosa, proporcionado-lhe momentos de análise, de lógica, de percepção sensorial, dentre outros aspectos. O processo de aprender o mundo se da pela curiosidade que impulsiona a pessoa para a descoberta e repetidas explorações. A educação pelo lúdico leva a uma aprendizagem espontânea, a um maior interesse e ao aumento da autoconfiança.
id UVRV-2_46495b3a15e85b99b516b7fe52ac34a6
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/2946
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling JOGOS E BRINCADEIRAS NA AÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2946Jogos. Brincadeiras. Aprendizagem. LudicidadeO objetivo deste estudo é fundamentar a discussão da ação psicopedagógica por meio de jogos e brincadeiras, promovendo a compreensão por meio de concepções específicas da ação lúdica da criança e as possibilidades da ação psicopedagógica. A criança se comunica de fato a partir do momento em que concilia o desenvolvimento da linguagem falada como o processo cognitivo. É quando ela sabe o significado das palavras que ouve e expressa, passando a formar conceitos como:eu, o outro e o meio; certo-errado; perto-longe; gordo-magro e outros. As atividades didáticas que fazem uso do lúdico ajudam a criança a organizar-se de forma prazerosa, proporcionado-lhe momentos de análise, de lógica, de percepção sensorial, dentre outros aspectos. O processo de aprender o mundo se da pela curiosidade que impulsiona a pessoa para a descoberta e repetidas explorações. A educação pelo lúdico leva a uma aprendizagem espontânea, a um maior interesse e ao aumento da autoconfiança.ABECINÁCIO, Selíria Maria Canestri; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MGSOUZA, Gleicione Aparecida Dias Bagne de2016-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/294610.5892/ruvrd.v14i1.2946Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 1 (2016); 555-5692236-53621517-027610.5892/ruvrd.v14i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2946/237510.5892/ruvrd.v14i1.2946.g2375Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-05T21:42:35ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI
dc.title.none.fl_str_mv JOGOS E BRINCADEIRAS NA AÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2946
title JOGOS E BRINCADEIRAS NA AÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2946
spellingShingle JOGOS E BRINCADEIRAS NA AÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2946
INÁCIO, Selíria Maria Canestri; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
Jogos. Brincadeiras. Aprendizagem. Ludicidade
title_short JOGOS E BRINCADEIRAS NA AÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2946
title_full JOGOS E BRINCADEIRAS NA AÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2946
title_fullStr JOGOS E BRINCADEIRAS NA AÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2946
title_full_unstemmed JOGOS E BRINCADEIRAS NA AÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2946
title_sort JOGOS E BRINCADEIRAS NA AÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2946
author INÁCIO, Selíria Maria Canestri; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
author_facet INÁCIO, Selíria Maria Canestri; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
SOUZA, Gleicione Aparecida Dias Bagne de
author_role author
author2 SOUZA, Gleicione Aparecida Dias Bagne de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv INÁCIO, Selíria Maria Canestri; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
SOUZA, Gleicione Aparecida Dias Bagne de
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Jogos. Brincadeiras. Aprendizagem. Ludicidade
topic Jogos. Brincadeiras. Aprendizagem. Ludicidade
description O objetivo deste estudo é fundamentar a discussão da ação psicopedagógica por meio de jogos e brincadeiras, promovendo a compreensão por meio de concepções específicas da ação lúdica da criança e as possibilidades da ação psicopedagógica. A criança se comunica de fato a partir do momento em que concilia o desenvolvimento da linguagem falada como o processo cognitivo. É quando ela sabe o significado das palavras que ouve e expressa, passando a formar conceitos como:eu, o outro e o meio; certo-errado; perto-longe; gordo-magro e outros. As atividades didáticas que fazem uso do lúdico ajudam a criança a organizar-se de forma prazerosa, proporcionado-lhe momentos de análise, de lógica, de percepção sensorial, dentre outros aspectos. O processo de aprender o mundo se da pela curiosidade que impulsiona a pessoa para a descoberta e repetidas explorações. A educação pelo lúdico leva a uma aprendizagem espontânea, a um maior interesse e ao aumento da autoconfiança.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-25
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2946
10.5892/ruvrd.v14i1.2946
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2946
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v14i1.2946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2946/2375
10.5892/ruvrd.v14i1.2946.g2375
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 1 (2016); 555-569
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v14i1
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1734454433469693952