PERSPECTIVA DE PROFESSORES SOBRE A INFLUÊNCIA DE MÍDIAS DIGITAIS NA SAÚDE DO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira de Lima, Élida Karine; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: pinto, maria benegelania; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, Nóbrega de Andrade Ramalho, Marclineide; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, de Souza, Maria Amelia; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, Rolim de Holanda, Eliane; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6538
Resumo: Objetivo: Analisar a concepção de professores do ensino fundamental sobre a influência do uso de mídias digitais na saúde dos estudantes. Método: Estudo qualitativo, ancorado na Teoria Social do Discurso de Norman Fairclough. Participaram sete professores do ensino fundamental de uma escola municipal no estado de Pernambuco. Resultado: As falas dos participantes carregam os discursos da escola tradicional e escola emancipadora, das quais emergiram três categorias temáticas: 1. Pontos positivos e negativos quanto a utilização das mídias digitais/redes sociais pelos estudantes; 2. A influência das mídias digitais/redes sociais na saúde, aprendizado e comportamento dos estudantes e 3. O impacto do uso das mídias digitais/redes sociais nas atitudes interpessoais e familiares dos estudantes. Considerações finais: A partir da identificação de pontos negativos e positivos, influências e impacto do uso das mídias digitais sobre os escolares, na perspectiva de professores, é possível pensar alternativas e estratégias para o auxílio da comunidade escolar quanto a conscientização sobre o uso racional e moderado desses recursos, de forma a mediar os estudantes sobre o saber/fazer uso das mídias digitais de maneira equilibrada e saudável.
id UVRV-2_4db0d0187c104715e33e4b42dedf133b
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/6538
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling PERSPECTIVA DE PROFESSORES SOBRE A INFLUÊNCIA DE MÍDIAS DIGITAIS NA SAÚDE DO ESCOLARMídias Digitais. Educação. Enfermagem. Professores. Estudante.Objetivo: Analisar a concepção de professores do ensino fundamental sobre a influência do uso de mídias digitais na saúde dos estudantes. Método: Estudo qualitativo, ancorado na Teoria Social do Discurso de Norman Fairclough. Participaram sete professores do ensino fundamental de uma escola municipal no estado de Pernambuco. Resultado: As falas dos participantes carregam os discursos da escola tradicional e escola emancipadora, das quais emergiram três categorias temáticas: 1. Pontos positivos e negativos quanto a utilização das mídias digitais/redes sociais pelos estudantes; 2. A influência das mídias digitais/redes sociais na saúde, aprendizado e comportamento dos estudantes e 3. O impacto do uso das mídias digitais/redes sociais nas atitudes interpessoais e familiares dos estudantes. Considerações finais: A partir da identificação de pontos negativos e positivos, influências e impacto do uso das mídias digitais sobre os escolares, na perspectiva de professores, é possível pensar alternativas e estratégias para o auxílio da comunidade escolar quanto a conscientização sobre o uso racional e moderado desses recursos, de forma a mediar os estudantes sobre o saber/fazer uso das mídias digitais de maneira equilibrada e saudável.ABECPereira de Lima, Élida Karine; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOpinto, maria benegelania; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCONóbrega de Andrade Ramalho, Marclineide; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOde Souza, Maria Amelia; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCORolim de Holanda, Eliane; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO2023-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/653810.5892/ruvrd.v22i1.6538Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 22, n. 1 (2023): Dossie "Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino.-2023"; 213-2222236-53621517-027610.5892/ruvrd.v21i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6538/pdf_116810.5892/ruvrd.v22i1.6538.g10952289Direitos autorais 2023 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-27T12:53:11Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/6538Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2023-12-27T12:53:11Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false
dc.title.none.fl_str_mv PERSPECTIVA DE PROFESSORES SOBRE A INFLUÊNCIA DE MÍDIAS DIGITAIS NA SAÚDE DO ESCOLAR
title PERSPECTIVA DE PROFESSORES SOBRE A INFLUÊNCIA DE MÍDIAS DIGITAIS NA SAÚDE DO ESCOLAR
spellingShingle PERSPECTIVA DE PROFESSORES SOBRE A INFLUÊNCIA DE MÍDIAS DIGITAIS NA SAÚDE DO ESCOLAR
Pereira de Lima, Élida Karine; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Mídias Digitais. Educação. Enfermagem. Professores. Estudante.
title_short PERSPECTIVA DE PROFESSORES SOBRE A INFLUÊNCIA DE MÍDIAS DIGITAIS NA SAÚDE DO ESCOLAR
title_full PERSPECTIVA DE PROFESSORES SOBRE A INFLUÊNCIA DE MÍDIAS DIGITAIS NA SAÚDE DO ESCOLAR
title_fullStr PERSPECTIVA DE PROFESSORES SOBRE A INFLUÊNCIA DE MÍDIAS DIGITAIS NA SAÚDE DO ESCOLAR
title_full_unstemmed PERSPECTIVA DE PROFESSORES SOBRE A INFLUÊNCIA DE MÍDIAS DIGITAIS NA SAÚDE DO ESCOLAR
title_sort PERSPECTIVA DE PROFESSORES SOBRE A INFLUÊNCIA DE MÍDIAS DIGITAIS NA SAÚDE DO ESCOLAR
author Pereira de Lima, Élida Karine; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
author_facet Pereira de Lima, Élida Karine; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
pinto, maria benegelania; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Nóbrega de Andrade Ramalho, Marclineide; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
de Souza, Maria Amelia; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Rolim de Holanda, Eliane; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
author_role author
author2 pinto, maria benegelania; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Nóbrega de Andrade Ramalho, Marclineide; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
de Souza, Maria Amelia; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Rolim de Holanda, Eliane; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira de Lima, Élida Karine; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
pinto, maria benegelania; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Nóbrega de Andrade Ramalho, Marclineide; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
de Souza, Maria Amelia; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Rolim de Holanda, Eliane; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
dc.subject.por.fl_str_mv Mídias Digitais. Educação. Enfermagem. Professores. Estudante.
topic Mídias Digitais. Educação. Enfermagem. Professores. Estudante.
description Objetivo: Analisar a concepção de professores do ensino fundamental sobre a influência do uso de mídias digitais na saúde dos estudantes. Método: Estudo qualitativo, ancorado na Teoria Social do Discurso de Norman Fairclough. Participaram sete professores do ensino fundamental de uma escola municipal no estado de Pernambuco. Resultado: As falas dos participantes carregam os discursos da escola tradicional e escola emancipadora, das quais emergiram três categorias temáticas: 1. Pontos positivos e negativos quanto a utilização das mídias digitais/redes sociais pelos estudantes; 2. A influência das mídias digitais/redes sociais na saúde, aprendizado e comportamento dos estudantes e 3. O impacto do uso das mídias digitais/redes sociais nas atitudes interpessoais e familiares dos estudantes. Considerações finais: A partir da identificação de pontos negativos e positivos, influências e impacto do uso das mídias digitais sobre os escolares, na perspectiva de professores, é possível pensar alternativas e estratégias para o auxílio da comunidade escolar quanto a conscientização sobre o uso racional e moderado desses recursos, de forma a mediar os estudantes sobre o saber/fazer uso das mídias digitais de maneira equilibrada e saudável.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6538
10.5892/ruvrd.v22i1.6538
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6538
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v22i1.6538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6538/pdf_1168
10.5892/ruvrd.v22i1.6538.g10952289
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 22, n. 1 (2023): Dossie "Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino.-2023"; 213-222
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v21i2
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
repository.mail.fl_str_mv revistaunincor@unincor.edu.br
_version_ 1797051197500162048