PERSPECTIVA DE PROFESSORES SOBRE A INFLUÊNCIA DE MÍDIAS DIGITAIS NA SAÚDE DO ESCOLAR
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6538 |
Resumo: | Objetivo: Analisar a concepção de professores do ensino fundamental sobre a influência do uso de mídias digitais na saúde dos estudantes. Método: Estudo qualitativo, ancorado na Teoria Social do Discurso de Norman Fairclough. Participaram sete professores do ensino fundamental de uma escola municipal no estado de Pernambuco. Resultado: As falas dos participantes carregam os discursos da escola tradicional e escola emancipadora, das quais emergiram três categorias temáticas: 1. Pontos positivos e negativos quanto a utilização das mídias digitais/redes sociais pelos estudantes; 2. A influência das mídias digitais/redes sociais na saúde, aprendizado e comportamento dos estudantes e 3. O impacto do uso das mídias digitais/redes sociais nas atitudes interpessoais e familiares dos estudantes. Considerações finais: A partir da identificação de pontos negativos e positivos, influências e impacto do uso das mídias digitais sobre os escolares, na perspectiva de professores, é possível pensar alternativas e estratégias para o auxílio da comunidade escolar quanto a conscientização sobre o uso racional e moderado desses recursos, de forma a mediar os estudantes sobre o saber/fazer uso das mídias digitais de maneira equilibrada e saudável. |
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PERSPECTIVA DE PROFESSORES SOBRE A INFLUÊNCIA DE MÍDIAS DIGITAIS NA SAÚDE DO ESCOLARMídias Digitais. Educação. Enfermagem. Professores. Estudante.Objetivo: Analisar a concepção de professores do ensino fundamental sobre a influência do uso de mídias digitais na saúde dos estudantes. Método: Estudo qualitativo, ancorado na Teoria Social do Discurso de Norman Fairclough. Participaram sete professores do ensino fundamental de uma escola municipal no estado de Pernambuco. Resultado: As falas dos participantes carregam os discursos da escola tradicional e escola emancipadora, das quais emergiram três categorias temáticas: 1. Pontos positivos e negativos quanto a utilização das mídias digitais/redes sociais pelos estudantes; 2. A influência das mídias digitais/redes sociais na saúde, aprendizado e comportamento dos estudantes e 3. O impacto do uso das mídias digitais/redes sociais nas atitudes interpessoais e familiares dos estudantes. Considerações finais: A partir da identificação de pontos negativos e positivos, influências e impacto do uso das mídias digitais sobre os escolares, na perspectiva de professores, é possível pensar alternativas e estratégias para o auxílio da comunidade escolar quanto a conscientização sobre o uso racional e moderado desses recursos, de forma a mediar os estudantes sobre o saber/fazer uso das mídias digitais de maneira equilibrada e saudável.ABECPereira de Lima, Élida Karine; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOpinto, maria benegelania; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCONóbrega de Andrade Ramalho, Marclineide; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOde Souza, Maria Amelia; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCORolim de Holanda, Eliane; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO2023-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/653810.5892/ruvrd.v22i1.6538Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 22, n. 1 (2023): Dossie "Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino.-2023"; 213-2222236-53621517-027610.5892/ruvrd.v21i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6538/pdf_116810.5892/ruvrd.v22i1.6538.g10952289Direitos autorais 2023 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-27T12:53:11Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/6538Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2023-12-27T12:53:11Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false |
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