ORIENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA REALIDADE BRASILEIRA doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1419

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACHADO, Andreia de Bem; Universidade Federal de Santa Catarina
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: da SILVA, Andreza Regina Lopes; Universidade Federal de Santa Catarina, SARTORI, Viviane; Universidade Federal de Santa Catarina, SPANHOL, Fernando José; Universidade Federal de Santa Catarina
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1419
Resumo: Comunicar é um desafio assim como uma necessidade encontrada ao longo da história da humanidade em seus diferentes espaços sociais. No processo educacional não é diferente. Independe da modalidade educacional é preciso haver comunicação para ocorrer o ato de ensinar e aprender. A luz deste cenário o presente artigo visa refletir sobre o papel do professor no processo de orientação em trabalhos de conclusão de curso oferecido em cursos de pós-graduação na modalidade a distância que conta com o apoio das Tecnologias da Comunicação Digital para potencializar a efetividade deste processo. Para atender o objetivo proposto neste artigo trabalhou-se com uma busca na literatura e também documental que seguiu para aprofundamento com um estudo de caso comparativo entre duas instituições brasileiras de ensino, uma de caráter público e outra privada, tendo como ênfase o processo de produção de trabalhos de conclusão de curso em programas de pós-graduação na modalidade a distância.
id UVRV-2_5096b2fd7476d840737d8b0754bf0bea
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/1419
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling ORIENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA REALIDADE BRASILEIRA doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1419interdisciplinarOrientador. Educação a Distância. Ambiente Virtual de Ensino-aprendizagem.Educação a distânciaComunicar é um desafio assim como uma necessidade encontrada ao longo da história da humanidade em seus diferentes espaços sociais. No processo educacional não é diferente. Independe da modalidade educacional é preciso haver comunicação para ocorrer o ato de ensinar e aprender. A luz deste cenário o presente artigo visa refletir sobre o papel do professor no processo de orientação em trabalhos de conclusão de curso oferecido em cursos de pós-graduação na modalidade a distância que conta com o apoio das Tecnologias da Comunicação Digital para potencializar a efetividade deste processo. Para atender o objetivo proposto neste artigo trabalhou-se com uma busca na literatura e também documental que seguiu para aprofundamento com um estudo de caso comparativo entre duas instituições brasileiras de ensino, uma de caráter público e outra privada, tendo como ênfase o processo de produção de trabalhos de conclusão de curso em programas de pós-graduação na modalidade a distância.ABECFapesc e CapesMACHADO, Andreia de Bem; Universidade Federal de Santa Catarinada SILVA, Andreza Regina Lopes; Universidade Federal de Santa CatarinaSARTORI, Viviane; Universidade Federal de Santa CatarinaSPANHOL, Fernando José; Universidade Federal de Santa Catarina2014-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiondescritiva , exploratória e qualitativaapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/141910.5892/ruvrd.v12i2.1419Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 12, n. 2 (2014); 149-1582236-53621517-027610.5892/ruvrd.v12i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1419/pdf_19610.5892/ruvrd.v12i2.1419.g1473BrasilcronológicaInstituição pública e privada de ensinoDireitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-06T20:16:05ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI
dc.title.none.fl_str_mv ORIENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA REALIDADE BRASILEIRA doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1419
title ORIENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA REALIDADE BRASILEIRA doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1419
spellingShingle ORIENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA REALIDADE BRASILEIRA doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1419
MACHADO, Andreia de Bem; Universidade Federal de Santa Catarina
interdisciplinar
Orientador. Educação a Distância. Ambiente Virtual de Ensino-aprendizagem.
Educação a distância
title_short ORIENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA REALIDADE BRASILEIRA doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1419
title_full ORIENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA REALIDADE BRASILEIRA doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1419
title_fullStr ORIENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA REALIDADE BRASILEIRA doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1419
title_full_unstemmed ORIENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA REALIDADE BRASILEIRA doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1419
title_sort ORIENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA REALIDADE BRASILEIRA doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1419
author MACHADO, Andreia de Bem; Universidade Federal de Santa Catarina
author_facet MACHADO, Andreia de Bem; Universidade Federal de Santa Catarina
da SILVA, Andreza Regina Lopes; Universidade Federal de Santa Catarina
SARTORI, Viviane; Universidade Federal de Santa Catarina
SPANHOL, Fernando José; Universidade Federal de Santa Catarina
author_role author
author2 da SILVA, Andreza Regina Lopes; Universidade Federal de Santa Catarina
SARTORI, Viviane; Universidade Federal de Santa Catarina
SPANHOL, Fernando José; Universidade Federal de Santa Catarina
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fapesc e Capes
dc.contributor.author.fl_str_mv MACHADO, Andreia de Bem; Universidade Federal de Santa Catarina
da SILVA, Andreza Regina Lopes; Universidade Federal de Santa Catarina
SARTORI, Viviane; Universidade Federal de Santa Catarina
SPANHOL, Fernando José; Universidade Federal de Santa Catarina
dc.subject.por.fl_str_mv interdisciplinar
Orientador. Educação a Distância. Ambiente Virtual de Ensino-aprendizagem.
Educação a distância
topic interdisciplinar
Orientador. Educação a Distância. Ambiente Virtual de Ensino-aprendizagem.
Educação a distância
description Comunicar é um desafio assim como uma necessidade encontrada ao longo da história da humanidade em seus diferentes espaços sociais. No processo educacional não é diferente. Independe da modalidade educacional é preciso haver comunicação para ocorrer o ato de ensinar e aprender. A luz deste cenário o presente artigo visa refletir sobre o papel do professor no processo de orientação em trabalhos de conclusão de curso oferecido em cursos de pós-graduação na modalidade a distância que conta com o apoio das Tecnologias da Comunicação Digital para potencializar a efetividade deste processo. Para atender o objetivo proposto neste artigo trabalhou-se com uma busca na literatura e também documental que seguiu para aprofundamento com um estudo de caso comparativo entre duas instituições brasileiras de ensino, uma de caráter público e outra privada, tendo como ênfase o processo de produção de trabalhos de conclusão de curso em programas de pós-graduação na modalidade a distância.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
descritiva , exploratória e qualitativa
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1419
10.5892/ruvrd.v12i2.1419
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1419
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v12i2.1419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1419/pdf_196
10.5892/ruvrd.v12i2.1419.g1473
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
cronológica
Instituição pública e privada de ensino
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 12, n. 2 (2014); 149-158
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v12i2
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1734454435115958272