ORIENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA REALIDADE BRASILEIRA doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1419
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1419 |
Resumo: | Comunicar é um desafio assim como uma necessidade encontrada ao longo da história da humanidade em seus diferentes espaços sociais. No processo educacional não é diferente. Independe da modalidade educacional é preciso haver comunicação para ocorrer o ato de ensinar e aprender. A luz deste cenário o presente artigo visa refletir sobre o papel do professor no processo de orientação em trabalhos de conclusão de curso oferecido em cursos de pós-graduação na modalidade a distância que conta com o apoio das Tecnologias da Comunicação Digital para potencializar a efetividade deste processo. Para atender o objetivo proposto neste artigo trabalhou-se com uma busca na literatura e também documental que seguiu para aprofundamento com um estudo de caso comparativo entre duas instituições brasileiras de ensino, uma de caráter público e outra privada, tendo como ênfase o processo de produção de trabalhos de conclusão de curso em programas de pós-graduação na modalidade a distância. |
id |
UVRV-2_5096b2fd7476d840737d8b0754bf0bea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/1419 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ORIENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA REALIDADE BRASILEIRA doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1419interdisciplinarOrientador. Educação a Distância. Ambiente Virtual de Ensino-aprendizagem.Educação a distânciaComunicar é um desafio assim como uma necessidade encontrada ao longo da história da humanidade em seus diferentes espaços sociais. No processo educacional não é diferente. Independe da modalidade educacional é preciso haver comunicação para ocorrer o ato de ensinar e aprender. A luz deste cenário o presente artigo visa refletir sobre o papel do professor no processo de orientação em trabalhos de conclusão de curso oferecido em cursos de pós-graduação na modalidade a distância que conta com o apoio das Tecnologias da Comunicação Digital para potencializar a efetividade deste processo. Para atender o objetivo proposto neste artigo trabalhou-se com uma busca na literatura e também documental que seguiu para aprofundamento com um estudo de caso comparativo entre duas instituições brasileiras de ensino, uma de caráter público e outra privada, tendo como ênfase o processo de produção de trabalhos de conclusão de curso em programas de pós-graduação na modalidade a distância.ABECFapesc e CapesMACHADO, Andreia de Bem; Universidade Federal de Santa Catarinada SILVA, Andreza Regina Lopes; Universidade Federal de Santa CatarinaSARTORI, Viviane; Universidade Federal de Santa CatarinaSPANHOL, Fernando José; Universidade Federal de Santa Catarina2014-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiondescritiva , exploratória e qualitativaapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/141910.5892/ruvrd.v12i2.1419Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 12, n. 2 (2014); 149-1582236-53621517-027610.5892/ruvrd.v12i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1419/pdf_19610.5892/ruvrd.v12i2.1419.g1473BrasilcronológicaInstituição pública e privada de ensinoDireitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-06T20:16:05ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
ORIENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA REALIDADE BRASILEIRA doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1419 |
title |
ORIENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA REALIDADE BRASILEIRA doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1419 |
spellingShingle |
ORIENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA REALIDADE BRASILEIRA doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1419 MACHADO, Andreia de Bem; Universidade Federal de Santa Catarina interdisciplinar Orientador. Educação a Distância. Ambiente Virtual de Ensino-aprendizagem. Educação a distância |
title_short |
ORIENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA REALIDADE BRASILEIRA doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1419 |
title_full |
ORIENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA REALIDADE BRASILEIRA doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1419 |
title_fullStr |
ORIENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA REALIDADE BRASILEIRA doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1419 |
title_full_unstemmed |
ORIENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA REALIDADE BRASILEIRA doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1419 |
title_sort |
ORIENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA REALIDADE BRASILEIRA doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1419 |
author |
MACHADO, Andreia de Bem; Universidade Federal de Santa Catarina |
author_facet |
MACHADO, Andreia de Bem; Universidade Federal de Santa Catarina da SILVA, Andreza Regina Lopes; Universidade Federal de Santa Catarina SARTORI, Viviane; Universidade Federal de Santa Catarina SPANHOL, Fernando José; Universidade Federal de Santa Catarina |
author_role |
author |
author2 |
da SILVA, Andreza Regina Lopes; Universidade Federal de Santa Catarina SARTORI, Viviane; Universidade Federal de Santa Catarina SPANHOL, Fernando José; Universidade Federal de Santa Catarina |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fapesc e Capes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MACHADO, Andreia de Bem; Universidade Federal de Santa Catarina da SILVA, Andreza Regina Lopes; Universidade Federal de Santa Catarina SARTORI, Viviane; Universidade Federal de Santa Catarina SPANHOL, Fernando José; Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
interdisciplinar Orientador. Educação a Distância. Ambiente Virtual de Ensino-aprendizagem. Educação a distância |
topic |
interdisciplinar Orientador. Educação a Distância. Ambiente Virtual de Ensino-aprendizagem. Educação a distância |
description |
Comunicar é um desafio assim como uma necessidade encontrada ao longo da história da humanidade em seus diferentes espaços sociais. No processo educacional não é diferente. Independe da modalidade educacional é preciso haver comunicação para ocorrer o ato de ensinar e aprender. A luz deste cenário o presente artigo visa refletir sobre o papel do professor no processo de orientação em trabalhos de conclusão de curso oferecido em cursos de pós-graduação na modalidade a distância que conta com o apoio das Tecnologias da Comunicação Digital para potencializar a efetividade deste processo. Para atender o objetivo proposto neste artigo trabalhou-se com uma busca na literatura e também documental que seguiu para aprofundamento com um estudo de caso comparativo entre duas instituições brasileiras de ensino, uma de caráter público e outra privada, tendo como ênfase o processo de produção de trabalhos de conclusão de curso em programas de pós-graduação na modalidade a distância. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion descritiva , exploratória e qualitativa |
format |
|
status_str |
|
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1419 10.5892/ruvrd.v12i2.1419 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1419 |
identifier_str_mv |
10.5892/ruvrd.v12i2.1419 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1419/pdf_196 10.5892/ruvrd.v12i2.1419.g1473 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil cronológica Instituição pública e privada de ensino |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 12, n. 2 (2014); 149-158 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v12i2 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1734454435115958272 |