EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: potencialidades e fragilidadesdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1336

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERRUGINI, Lílian; Universidade Federal de Lavras
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: SOUZA, Donizeti Leandro; Universidade Federal de Lavras, MORAIS, Raphael; Universidade Federal de Lavras, PINTO, Cintia Loos; Doutorando em Administração Universidade Federal de Lavras – UFLA. E Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Universidade Federal de Lavras
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1336
Resumo: O Governo brasileiro, no que tange ao sistema educacional do país, tem criado programas, como o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), para ampliar o acesso à educação superior em diversas regiões. Nesse sentido, este ensaio teórico está pautado na necessidade de analisar os aspectos da Educação a Distância (EaD) quanto as suas fragilidades e potencialidades capazes de inibir ou disseminar a oferta de cursos superiores. Como conclusões identificou-se que as principais fragilidades que a gestão da EaD deve priorizar são: o desconhecimento e a falta de preparo dos alunos para a modalidade de EaD; ineficiência do material didático; indisponibilidade de bibliotecas físicas e virtuais de qualidade. Dentre as potencialidades foram identificados a abrangência e quebra de barreiras geográficas e a inserção no meio educacional de um público com limitações de acesso para os ditames da política pública educacional.
id UVRV-2_a81dcc27640b36df3bd646eade5b9531
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/1336
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: potencialidades e fragilidadesdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1336Administração - Administração PúblicaEducação a Distância. Política Pública. Sistema UAB. Potencialidades. FragilidadesEducação a distânciaO Governo brasileiro, no que tange ao sistema educacional do país, tem criado programas, como o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), para ampliar o acesso à educação superior em diversas regiões. Nesse sentido, este ensaio teórico está pautado na necessidade de analisar os aspectos da Educação a Distância (EaD) quanto as suas fragilidades e potencialidades capazes de inibir ou disseminar a oferta de cursos superiores. Como conclusões identificou-se que as principais fragilidades que a gestão da EaD deve priorizar são: o desconhecimento e a falta de preparo dos alunos para a modalidade de EaD; ineficiência do material didático; indisponibilidade de bibliotecas físicas e virtuais de qualidade. Dentre as potencialidades foram identificados a abrangência e quebra de barreiras geográficas e a inserção no meio educacional de um público com limitações de acesso para os ditames da política pública educacional.ABECCNPqFERRUGINI, Lílian; Universidade Federal de LavrasSOUZA, Donizeti Leandro; Universidade Federal de LavrasMORAIS, Raphael; Universidade Federal de LavrasPINTO, Cintia Loos; Doutorando em Administração Universidade Federal de Lavras – UFLA. E Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Universidade Federal de Lavras2014-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEnsaio teóricoapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/133610.5892/ruvrd.v12i1.1336Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 12, n. 1 (2014); 90-982236-53621517-027610.5892/ruvrd.v12i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1336/pdf_9410.5892/ruvrd.v12i1.1336.g1131Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-28T14:22:36Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/1336Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:25.732680Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: potencialidades e fragilidadesdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1336
title EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: potencialidades e fragilidadesdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1336
spellingShingle EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: potencialidades e fragilidadesdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1336
FERRUGINI, Lílian; Universidade Federal de Lavras
Administração - Administração Pública
Educação a Distância. Política Pública. Sistema UAB. Potencialidades. Fragilidades
Educação a distância
title_short EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: potencialidades e fragilidadesdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1336
title_full EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: potencialidades e fragilidadesdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1336
title_fullStr EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: potencialidades e fragilidadesdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1336
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: potencialidades e fragilidadesdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1336
title_sort EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: potencialidades e fragilidadesdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1336
author FERRUGINI, Lílian; Universidade Federal de Lavras
author_facet FERRUGINI, Lílian; Universidade Federal de Lavras
SOUZA, Donizeti Leandro; Universidade Federal de Lavras
MORAIS, Raphael; Universidade Federal de Lavras
PINTO, Cintia Loos; Doutorando em Administração Universidade Federal de Lavras – UFLA. E Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Universidade Federal de Lavras
author_role author
author2 SOUZA, Donizeti Leandro; Universidade Federal de Lavras
MORAIS, Raphael; Universidade Federal de Lavras
PINTO, Cintia Loos; Doutorando em Administração Universidade Federal de Lavras – UFLA. E Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Universidade Federal de Lavras
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv FERRUGINI, Lílian; Universidade Federal de Lavras
SOUZA, Donizeti Leandro; Universidade Federal de Lavras
MORAIS, Raphael; Universidade Federal de Lavras
PINTO, Cintia Loos; Doutorando em Administração Universidade Federal de Lavras – UFLA. E Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Universidade Federal de Lavras
dc.subject.por.fl_str_mv Administração - Administração Pública
Educação a Distância. Política Pública. Sistema UAB. Potencialidades. Fragilidades
Educação a distância
topic Administração - Administração Pública
Educação a Distância. Política Pública. Sistema UAB. Potencialidades. Fragilidades
Educação a distância
description O Governo brasileiro, no que tange ao sistema educacional do país, tem criado programas, como o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), para ampliar o acesso à educação superior em diversas regiões. Nesse sentido, este ensaio teórico está pautado na necessidade de analisar os aspectos da Educação a Distância (EaD) quanto as suas fragilidades e potencialidades capazes de inibir ou disseminar a oferta de cursos superiores. Como conclusões identificou-se que as principais fragilidades que a gestão da EaD deve priorizar são: o desconhecimento e a falta de preparo dos alunos para a modalidade de EaD; ineficiência do material didático; indisponibilidade de bibliotecas físicas e virtuais de qualidade. Dentre as potencialidades foram identificados a abrangência e quebra de barreiras geográficas e a inserção no meio educacional de um público com limitações de acesso para os ditames da política pública educacional.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Ensaio teórico
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1336
10.5892/ruvrd.v12i1.1336
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1336
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v12i1.1336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1336/pdf_94
10.5892/ruvrd.v12i1.1336.g1131
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 12, n. 1 (2014); 90-98
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v12i1
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
repository.mail.fl_str_mv revistaunincor@unincor.edu.br
_version_ 1797051200884965376