EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: potencialidades e fragilidadesdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1336
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1336 |
Resumo: | O Governo brasileiro, no que tange ao sistema educacional do país, tem criado programas, como o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), para ampliar o acesso à educação superior em diversas regiões. Nesse sentido, este ensaio teórico está pautado na necessidade de analisar os aspectos da Educação a Distância (EaD) quanto as suas fragilidades e potencialidades capazes de inibir ou disseminar a oferta de cursos superiores. Como conclusões identificou-se que as principais fragilidades que a gestão da EaD deve priorizar são: o desconhecimento e a falta de preparo dos alunos para a modalidade de EaD; ineficiência do material didático; indisponibilidade de bibliotecas físicas e virtuais de qualidade. Dentre as potencialidades foram identificados a abrangência e quebra de barreiras geográficas e a inserção no meio educacional de um público com limitações de acesso para os ditames da política pública educacional. |
id |
UVRV-2_a81dcc27640b36df3bd646eade5b9531 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/1336 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: potencialidades e fragilidadesdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1336Administração - Administração PúblicaEducação a Distância. Política Pública. Sistema UAB. Potencialidades. FragilidadesEducação a distânciaO Governo brasileiro, no que tange ao sistema educacional do país, tem criado programas, como o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), para ampliar o acesso à educação superior em diversas regiões. Nesse sentido, este ensaio teórico está pautado na necessidade de analisar os aspectos da Educação a Distância (EaD) quanto as suas fragilidades e potencialidades capazes de inibir ou disseminar a oferta de cursos superiores. Como conclusões identificou-se que as principais fragilidades que a gestão da EaD deve priorizar são: o desconhecimento e a falta de preparo dos alunos para a modalidade de EaD; ineficiência do material didático; indisponibilidade de bibliotecas físicas e virtuais de qualidade. Dentre as potencialidades foram identificados a abrangência e quebra de barreiras geográficas e a inserção no meio educacional de um público com limitações de acesso para os ditames da política pública educacional.ABECCNPqFERRUGINI, Lílian; Universidade Federal de LavrasSOUZA, Donizeti Leandro; Universidade Federal de LavrasMORAIS, Raphael; Universidade Federal de LavrasPINTO, Cintia Loos; Doutorando em Administração Universidade Federal de Lavras – UFLA. E Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Universidade Federal de Lavras2014-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEnsaio teóricoapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/133610.5892/ruvrd.v12i1.1336Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 12, n. 1 (2014); 90-982236-53621517-027610.5892/ruvrd.v12i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1336/pdf_9410.5892/ruvrd.v12i1.1336.g1131Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-28T14:22:36Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/1336Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:25.732680Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: potencialidades e fragilidadesdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1336 |
title |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: potencialidades e fragilidadesdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1336 |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: potencialidades e fragilidadesdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1336 FERRUGINI, Lílian; Universidade Federal de Lavras Administração - Administração Pública Educação a Distância. Política Pública. Sistema UAB. Potencialidades. Fragilidades Educação a distância |
title_short |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: potencialidades e fragilidadesdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1336 |
title_full |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: potencialidades e fragilidadesdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1336 |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: potencialidades e fragilidadesdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1336 |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: potencialidades e fragilidadesdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1336 |
title_sort |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: potencialidades e fragilidadesdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1336 |
author |
FERRUGINI, Lílian; Universidade Federal de Lavras |
author_facet |
FERRUGINI, Lílian; Universidade Federal de Lavras SOUZA, Donizeti Leandro; Universidade Federal de Lavras MORAIS, Raphael; Universidade Federal de Lavras PINTO, Cintia Loos; Doutorando em Administração Universidade Federal de Lavras – UFLA. E Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Universidade Federal de Lavras |
author_role |
author |
author2 |
SOUZA, Donizeti Leandro; Universidade Federal de Lavras MORAIS, Raphael; Universidade Federal de Lavras PINTO, Cintia Loos; Doutorando em Administração Universidade Federal de Lavras – UFLA. E Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Universidade Federal de Lavras |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FERRUGINI, Lílian; Universidade Federal de Lavras SOUZA, Donizeti Leandro; Universidade Federal de Lavras MORAIS, Raphael; Universidade Federal de Lavras PINTO, Cintia Loos; Doutorando em Administração Universidade Federal de Lavras – UFLA. E Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Universidade Federal de Lavras |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração - Administração Pública Educação a Distância. Política Pública. Sistema UAB. Potencialidades. Fragilidades Educação a distância |
topic |
Administração - Administração Pública Educação a Distância. Política Pública. Sistema UAB. Potencialidades. Fragilidades Educação a distância |
description |
O Governo brasileiro, no que tange ao sistema educacional do país, tem criado programas, como o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), para ampliar o acesso à educação superior em diversas regiões. Nesse sentido, este ensaio teórico está pautado na necessidade de analisar os aspectos da Educação a Distância (EaD) quanto as suas fragilidades e potencialidades capazes de inibir ou disseminar a oferta de cursos superiores. Como conclusões identificou-se que as principais fragilidades que a gestão da EaD deve priorizar são: o desconhecimento e a falta de preparo dos alunos para a modalidade de EaD; ineficiência do material didático; indisponibilidade de bibliotecas físicas e virtuais de qualidade. Dentre as potencialidades foram identificados a abrangência e quebra de barreiras geográficas e a inserção no meio educacional de um público com limitações de acesso para os ditames da política pública educacional. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Ensaio teórico |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1336 10.5892/ruvrd.v12i1.1336 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1336 |
identifier_str_mv |
10.5892/ruvrd.v12i1.1336 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1336/pdf_94 10.5892/ruvrd.v12i1.1336.g1131 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 12, n. 1 (2014); 90-98 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v12i1 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaunincor@unincor.edu.br |
_version_ |
1797051200884965376 |