Monitoramento e avaliação baseados em Sensometria para cursos de educação a distânciadoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2013.111.465490
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/943 |
Resumo: | A educação a distância no Brasil cresce a cada dia. A Coordenação Pedagógica desses cursos tem, entre outras atribuições, a função de garantir a qualidade dos trabalhos realizados. Este artigo propõe um modelo de monitoramento e avaliação da qualidade e melhoria contínua para cursos a distância, baseado em análise sensorial. O funcionamento desse modelo é ilustrado com o estudo de três cursos. O Mapa de Preferência, uma das ferramentas estatísticas aplicadas a Análise Sensorial, se mostrou eficiente na identificação de pontos positivos e negativos nos cursos de pós-graduação Lato Sensu analisados. |
id |
UVRV-2_73ee8a5832d376a436bc04fce7219e1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/943 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Monitoramento e avaliação baseados em Sensometria para cursos de educação a distânciadoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2013.111.465490A educação a distância no Brasil cresce a cada dia. A Coordenação Pedagógica desses cursos tem, entre outras atribuições, a função de garantir a qualidade dos trabalhos realizados. Este artigo propõe um modelo de monitoramento e avaliação da qualidade e melhoria contínua para cursos a distância, baseado em análise sensorial. O funcionamento desse modelo é ilustrado com o estudo de três cursos. O Mapa de Preferência, uma das ferramentas estatísticas aplicadas a Análise Sensorial, se mostrou eficiente na identificação de pontos positivos e negativos nos cursos de pós-graduação Lato Sensu analisados.ABECGARCINDO, Lucivane Aparecida MarchioriFERREIRA, Eric Batista; Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Alfenas, MG2013-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/94310.5892/943Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 11, n. 1 (2013); 465-4902236-53621517-027610.5892/ruvrd.v11i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/943/pdf10.5892/ruvrd.v11i1.943.g849Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-06T18:08:44ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
Monitoramento e avaliação baseados em Sensometria para cursos de educação a distânciadoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2013.111.465490 |
title |
Monitoramento e avaliação baseados em Sensometria para cursos de educação a distânciadoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2013.111.465490 |
spellingShingle |
Monitoramento e avaliação baseados em Sensometria para cursos de educação a distânciadoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2013.111.465490 GARCINDO, Lucivane Aparecida Marchiori |
title_short |
Monitoramento e avaliação baseados em Sensometria para cursos de educação a distânciadoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2013.111.465490 |
title_full |
Monitoramento e avaliação baseados em Sensometria para cursos de educação a distânciadoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2013.111.465490 |
title_fullStr |
Monitoramento e avaliação baseados em Sensometria para cursos de educação a distânciadoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2013.111.465490 |
title_full_unstemmed |
Monitoramento e avaliação baseados em Sensometria para cursos de educação a distânciadoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2013.111.465490 |
title_sort |
Monitoramento e avaliação baseados em Sensometria para cursos de educação a distânciadoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2013.111.465490 |
author |
GARCINDO, Lucivane Aparecida Marchiori |
author_facet |
GARCINDO, Lucivane Aparecida Marchiori FERREIRA, Eric Batista; Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Alfenas, MG |
author_role |
author |
author2 |
FERREIRA, Eric Batista; Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Alfenas, MG |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GARCINDO, Lucivane Aparecida Marchiori FERREIRA, Eric Batista; Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Alfenas, MG |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
A educação a distância no Brasil cresce a cada dia. A Coordenação Pedagógica desses cursos tem, entre outras atribuições, a função de garantir a qualidade dos trabalhos realizados. Este artigo propõe um modelo de monitoramento e avaliação da qualidade e melhoria contínua para cursos a distância, baseado em análise sensorial. O funcionamento desse modelo é ilustrado com o estudo de três cursos. O Mapa de Preferência, uma das ferramentas estatísticas aplicadas a Análise Sensorial, se mostrou eficiente na identificação de pontos positivos e negativos nos cursos de pós-graduação Lato Sensu analisados. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
|
status_str |
|
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/943 10.5892/943 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/943 |
identifier_str_mv |
10.5892/943 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/943/pdf 10.5892/ruvrd.v11i1.943.g849 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 11, n. 1 (2013); 465-490 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v11i1 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1734454436508467200 |