ENSINO DE FRAÇÕES: PONTO DE VISTA DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6489 |
Resumo: | Esta pesquisa visa entender quais as perspectivas que os alunos do curso de pedagogia da UFMA - Campus Codó - possuem em relação ao conteúdo “Frações”, a partir da aplicação de um questionário, instrumento escolhido para a coleta de dados. Os participantes são alunos do 2º, 4º, 6º e 8º períodos, totalizando 48 participantes. Para embasar o estudo, foi realizado um levantamento teórico sobre o tema a partir da leitura de artigos, teses, dissertações e trabalhos apresentados em eventos da área de matemática relacionados ao tema. E por fim, foram analisadas as respostas dadas pelos alunos participantes da pesquisa, a partir das quais foi possível perceber suas dificuldades em relação à temática abordada, bem como que o seu ensino e a sua aprendizagem requerem esforço tanto de quem ensina quanto de quem aprende e que é importante associar o conteúdo proposto ao cotidiano dos alunos de maneira significativa. |
id |
UVRV-2_78a74b7a2bd8b94298960becb3ebe886 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/6489 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO DE FRAÇÕES: PONTO DE VISTA DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIAFrações; Ensino-Aprendizagem; Dificuldades.Esta pesquisa visa entender quais as perspectivas que os alunos do curso de pedagogia da UFMA - Campus Codó - possuem em relação ao conteúdo “Frações”, a partir da aplicação de um questionário, instrumento escolhido para a coleta de dados. Os participantes são alunos do 2º, 4º, 6º e 8º períodos, totalizando 48 participantes. Para embasar o estudo, foi realizado um levantamento teórico sobre o tema a partir da leitura de artigos, teses, dissertações e trabalhos apresentados em eventos da área de matemática relacionados ao tema. E por fim, foram analisadas as respostas dadas pelos alunos participantes da pesquisa, a partir das quais foi possível perceber suas dificuldades em relação à temática abordada, bem como que o seu ensino e a sua aprendizagem requerem esforço tanto de quem ensina quanto de quem aprende e que é importante associar o conteúdo proposto ao cotidiano dos alunos de maneira significativa. ABECTavares, Ricarte; Mestre em Ciência pela Universidade Federal de Alagoas e doutorando em Química pela Universidade Federa Rural de PernambucoArruda, Aziel Alves de; Professor do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão. Doutor em Pedagogia.Farias, Maria José Gomes dos Santos; Professora da Secretaria de Educação de Alagoas, mestre em Letras pela Universidade Federal de Alagoas.Silva, Raí Duarte; Coordenador Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Olho d'Água das Flores - AL. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas.2023-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/648910.5892/ruvrd.v22i1.6489Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 22, n. 1 (2023): Dossie "Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino.-2023"; 1-132236-53621517-027610.5892/ruvrd.v21i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6489/pdf_114110.5892/ruvrd.v22i1.6489.g10952272Direitos autorais 2023 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-27T12:53:11Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/6489Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2023-12-27T12:53:11Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO DE FRAÇÕES: PONTO DE VISTA DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA |
title |
ENSINO DE FRAÇÕES: PONTO DE VISTA DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA |
spellingShingle |
ENSINO DE FRAÇÕES: PONTO DE VISTA DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA Tavares, Ricarte; Mestre em Ciência pela Universidade Federal de Alagoas e doutorando em Química pela Universidade Federa Rural de Pernambuco Frações; Ensino-Aprendizagem; Dificuldades. |
title_short |
ENSINO DE FRAÇÕES: PONTO DE VISTA DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA |
title_full |
ENSINO DE FRAÇÕES: PONTO DE VISTA DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA |
title_fullStr |
ENSINO DE FRAÇÕES: PONTO DE VISTA DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA |
title_full_unstemmed |
ENSINO DE FRAÇÕES: PONTO DE VISTA DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA |
title_sort |
ENSINO DE FRAÇÕES: PONTO DE VISTA DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA |
author |
Tavares, Ricarte; Mestre em Ciência pela Universidade Federal de Alagoas e doutorando em Química pela Universidade Federa Rural de Pernambuco |
author_facet |
Tavares, Ricarte; Mestre em Ciência pela Universidade Federal de Alagoas e doutorando em Química pela Universidade Federa Rural de Pernambuco Arruda, Aziel Alves de; Professor do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão. Doutor em Pedagogia. Farias, Maria José Gomes dos Santos; Professora da Secretaria de Educação de Alagoas, mestre em Letras pela Universidade Federal de Alagoas. Silva, Raí Duarte; Coordenador Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Olho d'Água das Flores - AL. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas. |
author_role |
author |
author2 |
Arruda, Aziel Alves de; Professor do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão. Doutor em Pedagogia. Farias, Maria José Gomes dos Santos; Professora da Secretaria de Educação de Alagoas, mestre em Letras pela Universidade Federal de Alagoas. Silva, Raí Duarte; Coordenador Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Olho d'Água das Flores - AL. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Ricarte; Mestre em Ciência pela Universidade Federal de Alagoas e doutorando em Química pela Universidade Federa Rural de Pernambuco Arruda, Aziel Alves de; Professor do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão. Doutor em Pedagogia. Farias, Maria José Gomes dos Santos; Professora da Secretaria de Educação de Alagoas, mestre em Letras pela Universidade Federal de Alagoas. Silva, Raí Duarte; Coordenador Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Olho d'Água das Flores - AL. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Frações; Ensino-Aprendizagem; Dificuldades. |
topic |
Frações; Ensino-Aprendizagem; Dificuldades. |
description |
Esta pesquisa visa entender quais as perspectivas que os alunos do curso de pedagogia da UFMA - Campus Codó - possuem em relação ao conteúdo “Frações”, a partir da aplicação de um questionário, instrumento escolhido para a coleta de dados. Os participantes são alunos do 2º, 4º, 6º e 8º períodos, totalizando 48 participantes. Para embasar o estudo, foi realizado um levantamento teórico sobre o tema a partir da leitura de artigos, teses, dissertações e trabalhos apresentados em eventos da área de matemática relacionados ao tema. E por fim, foram analisadas as respostas dadas pelos alunos participantes da pesquisa, a partir das quais foi possível perceber suas dificuldades em relação à temática abordada, bem como que o seu ensino e a sua aprendizagem requerem esforço tanto de quem ensina quanto de quem aprende e que é importante associar o conteúdo proposto ao cotidiano dos alunos de maneira significativa. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6489 10.5892/ruvrd.v22i1.6489 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6489 |
identifier_str_mv |
10.5892/ruvrd.v22i1.6489 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6489/pdf_1141 10.5892/ruvrd.v22i1.6489.g10952272 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 22, n. 1 (2023): Dossie "Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino.-2023"; 1-13 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v21i2 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaunincor@unincor.edu.br |
_version_ |
1797051197514842112 |