ENSINO DE FRAÇÕES: PONTO DE VISTA DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Ricarte; Mestre em Ciência pela Universidade Federal de Alagoas e doutorando em Química pela Universidade Federa Rural de Pernambuco
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Arruda, Aziel Alves de; Professor do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão. Doutor em Pedagogia., Farias, Maria José Gomes dos Santos; Professora da Secretaria de Educação de Alagoas, mestre em Letras pela Universidade Federal de Alagoas., Silva, Raí Duarte; Coordenador Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Olho d'Água das Flores - AL. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6489
Resumo: Esta pesquisa visa entender quais as perspectivas que os alunos do curso de pedagogia da UFMA - Campus Codó - possuem em relação ao conteúdo “Frações”, a partir da aplicação de um questionário, instrumento escolhido para a coleta de dados. Os participantes são alunos do 2º, 4º, 6º e 8º períodos, totalizando 48 participantes. Para embasar o estudo, foi realizado um levantamento teórico sobre o tema a partir da leitura de artigos, teses, dissertações e trabalhos apresentados em eventos da área de matemática relacionados ao tema. E por fim, foram analisadas as respostas dadas pelos alunos participantes da pesquisa, a partir das quais foi possível perceber suas dificuldades em relação à temática abordada, bem como que o seu ensino e a sua aprendizagem requerem esforço tanto de quem ensina quanto de quem aprende e que é importante associar o conteúdo proposto ao cotidiano dos alunos de maneira significativa. 
id UVRV-2_78a74b7a2bd8b94298960becb3ebe886
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/6489
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling ENSINO DE FRAÇÕES: PONTO DE VISTA DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIAFrações; Ensino-Aprendizagem; Dificuldades.Esta pesquisa visa entender quais as perspectivas que os alunos do curso de pedagogia da UFMA - Campus Codó - possuem em relação ao conteúdo “Frações”, a partir da aplicação de um questionário, instrumento escolhido para a coleta de dados. Os participantes são alunos do 2º, 4º, 6º e 8º períodos, totalizando 48 participantes. Para embasar o estudo, foi realizado um levantamento teórico sobre o tema a partir da leitura de artigos, teses, dissertações e trabalhos apresentados em eventos da área de matemática relacionados ao tema. E por fim, foram analisadas as respostas dadas pelos alunos participantes da pesquisa, a partir das quais foi possível perceber suas dificuldades em relação à temática abordada, bem como que o seu ensino e a sua aprendizagem requerem esforço tanto de quem ensina quanto de quem aprende e que é importante associar o conteúdo proposto ao cotidiano dos alunos de maneira significativa. ABECTavares, Ricarte; Mestre em Ciência pela Universidade Federal de Alagoas e doutorando em Química pela Universidade Federa Rural de PernambucoArruda, Aziel Alves de; Professor do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão. Doutor em Pedagogia.Farias, Maria José Gomes dos Santos; Professora da Secretaria de Educação de Alagoas, mestre em Letras pela Universidade Federal de Alagoas.Silva, Raí Duarte; Coordenador Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Olho d'Água das Flores - AL. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas.2023-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/648910.5892/ruvrd.v22i1.6489Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 22, n. 1 (2023): Dossie "Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino.-2023"; 1-132236-53621517-027610.5892/ruvrd.v21i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6489/pdf_114110.5892/ruvrd.v22i1.6489.g10952272Direitos autorais 2023 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-27T12:53:11Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/6489Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2023-12-27T12:53:11Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO DE FRAÇÕES: PONTO DE VISTA DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA
title ENSINO DE FRAÇÕES: PONTO DE VISTA DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA
spellingShingle ENSINO DE FRAÇÕES: PONTO DE VISTA DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA
Tavares, Ricarte; Mestre em Ciência pela Universidade Federal de Alagoas e doutorando em Química pela Universidade Federa Rural de Pernambuco
Frações; Ensino-Aprendizagem; Dificuldades.
title_short ENSINO DE FRAÇÕES: PONTO DE VISTA DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA
title_full ENSINO DE FRAÇÕES: PONTO DE VISTA DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA
title_fullStr ENSINO DE FRAÇÕES: PONTO DE VISTA DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA
title_full_unstemmed ENSINO DE FRAÇÕES: PONTO DE VISTA DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA
title_sort ENSINO DE FRAÇÕES: PONTO DE VISTA DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA
author Tavares, Ricarte; Mestre em Ciência pela Universidade Federal de Alagoas e doutorando em Química pela Universidade Federa Rural de Pernambuco
author_facet Tavares, Ricarte; Mestre em Ciência pela Universidade Federal de Alagoas e doutorando em Química pela Universidade Federa Rural de Pernambuco
Arruda, Aziel Alves de; Professor do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão. Doutor em Pedagogia.
Farias, Maria José Gomes dos Santos; Professora da Secretaria de Educação de Alagoas, mestre em Letras pela Universidade Federal de Alagoas.
Silva, Raí Duarte; Coordenador Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Olho d'Água das Flores - AL. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas.
author_role author
author2 Arruda, Aziel Alves de; Professor do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão. Doutor em Pedagogia.
Farias, Maria José Gomes dos Santos; Professora da Secretaria de Educação de Alagoas, mestre em Letras pela Universidade Federal de Alagoas.
Silva, Raí Duarte; Coordenador Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Olho d'Água das Flores - AL. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Ricarte; Mestre em Ciência pela Universidade Federal de Alagoas e doutorando em Química pela Universidade Federa Rural de Pernambuco
Arruda, Aziel Alves de; Professor do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão. Doutor em Pedagogia.
Farias, Maria José Gomes dos Santos; Professora da Secretaria de Educação de Alagoas, mestre em Letras pela Universidade Federal de Alagoas.
Silva, Raí Duarte; Coordenador Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Olho d'Água das Flores - AL. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas.
dc.subject.por.fl_str_mv Frações; Ensino-Aprendizagem; Dificuldades.
topic Frações; Ensino-Aprendizagem; Dificuldades.
description Esta pesquisa visa entender quais as perspectivas que os alunos do curso de pedagogia da UFMA - Campus Codó - possuem em relação ao conteúdo “Frações”, a partir da aplicação de um questionário, instrumento escolhido para a coleta de dados. Os participantes são alunos do 2º, 4º, 6º e 8º períodos, totalizando 48 participantes. Para embasar o estudo, foi realizado um levantamento teórico sobre o tema a partir da leitura de artigos, teses, dissertações e trabalhos apresentados em eventos da área de matemática relacionados ao tema. E por fim, foram analisadas as respostas dadas pelos alunos participantes da pesquisa, a partir das quais foi possível perceber suas dificuldades em relação à temática abordada, bem como que o seu ensino e a sua aprendizagem requerem esforço tanto de quem ensina quanto de quem aprende e que é importante associar o conteúdo proposto ao cotidiano dos alunos de maneira significativa. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6489
10.5892/ruvrd.v22i1.6489
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6489
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v22i1.6489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6489/pdf_1141
10.5892/ruvrd.v22i1.6489.g10952272
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 22, n. 1 (2023): Dossie "Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino.-2023"; 1-13
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v21i2
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
repository.mail.fl_str_mv revistaunincor@unincor.edu.br
_version_ 1797051197514842112