A VISÃO CONTEMPORÂNEA DO FRACASSO ESCOLAR SOB A PERSPECTIVA CIENTÍFICA doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.2266

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Gleicione Aparecida Dias Bagne de; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: NASCIMENTO, Cláudia Aparecida, OLIVEIRA, Luciana Alves de
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2266
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar os conceitos de fracasso escolar e suas concepções mediante as diferentes visões literárias e científicas dentro das Ciências Humanas e da Saúde, evidenciando-se a área educacional e escolar. Serão abordadas as definições de sintoma escolar e sua relação com os processos de aprendizagem e suas dificuldades, e, consequentemente o fracasso escolar sob a perspectiva psicopedagógica. Discutir-se-á como o aprendente é afetado em sua totalidade, ou seja, como o fracasso escolar afeta o ser íntimo e o ser social com questões internas (estruturais, deficiências sensoriais graves genéticas ou adquiridas) e externas (vivência, acontecimentos, relações).Palavras-chave: Fracasso Escolar, Aprendizagem, Psicopedagogia
id UVRV-2_84764605ebf91a9c78de03777db71c1e
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/2266
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling A VISÃO CONTEMPORÂNEA DO FRACASSO ESCOLAR SOB A PERSPECTIVA CIENTÍFICA doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.2266Este trabalho tem por objetivo analisar os conceitos de fracasso escolar e suas concepções mediante as diferentes visões literárias e científicas dentro das Ciências Humanas e da Saúde, evidenciando-se a área educacional e escolar. Serão abordadas as definições de sintoma escolar e sua relação com os processos de aprendizagem e suas dificuldades, e, consequentemente o fracasso escolar sob a perspectiva psicopedagógica. Discutir-se-á como o aprendente é afetado em sua totalidade, ou seja, como o fracasso escolar afeta o ser íntimo e o ser social com questões internas (estruturais, deficiências sensoriais graves genéticas ou adquiridas) e externas (vivência, acontecimentos, relações).Palavras-chave: Fracasso Escolar, Aprendizagem, PsicopedagogiaABECSOUZA, Gleicione Aparecida Dias Bagne de; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MGNASCIMENTO, Cláudia AparecidaOLIVEIRA, Luciana Alves de2015-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/226610.5892/ruvrd.v12i1.2266Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 12, n. 1 (2014); 969-9782236-53621517-027610.5892/ruvrd.v12i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2266/pdf_28410.5892/ruvrd.v12i1.2266.g1871Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-28T14:23:33ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI
dc.title.none.fl_str_mv A VISÃO CONTEMPORÂNEA DO FRACASSO ESCOLAR SOB A PERSPECTIVA CIENTÍFICA doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.2266
title A VISÃO CONTEMPORÂNEA DO FRACASSO ESCOLAR SOB A PERSPECTIVA CIENTÍFICA doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.2266
spellingShingle A VISÃO CONTEMPORÂNEA DO FRACASSO ESCOLAR SOB A PERSPECTIVA CIENTÍFICA doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.2266
SOUZA, Gleicione Aparecida Dias Bagne de; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
title_short A VISÃO CONTEMPORÂNEA DO FRACASSO ESCOLAR SOB A PERSPECTIVA CIENTÍFICA doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.2266
title_full A VISÃO CONTEMPORÂNEA DO FRACASSO ESCOLAR SOB A PERSPECTIVA CIENTÍFICA doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.2266
title_fullStr A VISÃO CONTEMPORÂNEA DO FRACASSO ESCOLAR SOB A PERSPECTIVA CIENTÍFICA doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.2266
title_full_unstemmed A VISÃO CONTEMPORÂNEA DO FRACASSO ESCOLAR SOB A PERSPECTIVA CIENTÍFICA doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.2266
title_sort A VISÃO CONTEMPORÂNEA DO FRACASSO ESCOLAR SOB A PERSPECTIVA CIENTÍFICA doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.2266
author SOUZA, Gleicione Aparecida Dias Bagne de; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
author_facet SOUZA, Gleicione Aparecida Dias Bagne de; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
NASCIMENTO, Cláudia Aparecida
OLIVEIRA, Luciana Alves de
author_role author
author2 NASCIMENTO, Cláudia Aparecida
OLIVEIRA, Luciana Alves de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Gleicione Aparecida Dias Bagne de; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
NASCIMENTO, Cláudia Aparecida
OLIVEIRA, Luciana Alves de
dc.subject.none.fl_str_mv


description Este trabalho tem por objetivo analisar os conceitos de fracasso escolar e suas concepções mediante as diferentes visões literárias e científicas dentro das Ciências Humanas e da Saúde, evidenciando-se a área educacional e escolar. Serão abordadas as definições de sintoma escolar e sua relação com os processos de aprendizagem e suas dificuldades, e, consequentemente o fracasso escolar sob a perspectiva psicopedagógica. Discutir-se-á como o aprendente é afetado em sua totalidade, ou seja, como o fracasso escolar afeta o ser íntimo e o ser social com questões internas (estruturais, deficiências sensoriais graves genéticas ou adquiridas) e externas (vivência, acontecimentos, relações).Palavras-chave: Fracasso Escolar, Aprendizagem, Psicopedagogia
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-06
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2266
10.5892/ruvrd.v12i1.2266
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2266
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v12i1.2266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2266/pdf_284
10.5892/ruvrd.v12i1.2266.g1871
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 12, n. 1 (2014); 969-978
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v12i1
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1734454440222523392