A INFLUÊNCIA DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DE KOLB SOBRE A EXPERIÊNCIA DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO NO CONTEXTO DAS SIMULAÇÕES EMPRESARIAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Paulo Henrique Pinho de; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bouzada, Marco Aurélio Carino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4923
Resumo: A eficiência da metodologia de Jogos de Negócios no ensino já não é mais questionada por muitos autores. No entanto, se estudarmos este tópico utilizando os conhecimentos da psicologia sobre aprendizagem vivencial, encontramos uma lacuna pouco abordada na literatura sobre simulações empresariais: as influências que um integrante pode exercer no aprendizado de um colega de equipe durante uma simulação de jogos de negócios. Seria possível afirmar que um aluno que tem preferência por tomar decisões por instinto e sem planejamento pode atrapalhar o aprendizado de um colega de equipe que prefere analisar a situação com calma antes de tomar uma decisão? Haveria talvez alguma possível combinação entre os estilos de aprendizagem que, se estiverem juntos na mesma equipe, o processo de aprendizado seja alterado? Para responder estas questões foi utilizada uma metodologia qualitativa, com entrevistas semiestruturadas, e análise de conteúdo, com alunos do último período da graduação em administração em duas universidades na cidade do Rio de Janeiro. O resultado obtido foi que, pela ótica dos estilos de aprendizagem de Kolb, não há influência de um aluno no aprendizado de seus colegas de equipe, mas fica evidente, pela opinião dos participantes, que há influência da equipe sobre seu aprendizado na medida em que o trabalho em equipe se teria mostrado mais bem-sucedido do que o que se obteria em atividade individual.
id UVRV-2_8509d804e309e2b5dea77ff544f372d1
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/4923
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling A INFLUÊNCIA DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DE KOLB SOBRE A EXPERIÊNCIA DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO NO CONTEXTO DAS SIMULAÇÕES EMPRESARIAISjogos de negócios; aprendizagem vivencial; estilos de aprendizagem; Kolb; equipe.A eficiência da metodologia de Jogos de Negócios no ensino já não é mais questionada por muitos autores. No entanto, se estudarmos este tópico utilizando os conhecimentos da psicologia sobre aprendizagem vivencial, encontramos uma lacuna pouco abordada na literatura sobre simulações empresariais: as influências que um integrante pode exercer no aprendizado de um colega de equipe durante uma simulação de jogos de negócios. Seria possível afirmar que um aluno que tem preferência por tomar decisões por instinto e sem planejamento pode atrapalhar o aprendizado de um colega de equipe que prefere analisar a situação com calma antes de tomar uma decisão? Haveria talvez alguma possível combinação entre os estilos de aprendizagem que, se estiverem juntos na mesma equipe, o processo de aprendizado seja alterado? Para responder estas questões foi utilizada uma metodologia qualitativa, com entrevistas semiestruturadas, e análise de conteúdo, com alunos do último período da graduação em administração em duas universidades na cidade do Rio de Janeiro. O resultado obtido foi que, pela ótica dos estilos de aprendizagem de Kolb, não há influência de um aluno no aprendizado de seus colegas de equipe, mas fica evidente, pela opinião dos participantes, que há influência da equipe sobre seu aprendizado na medida em que o trabalho em equipe se teria mostrado mais bem-sucedido do que o que se obteria em atividade individual.ABECOliveira, Paulo Henrique Pinho de; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MGBouzada, Marco Aurélio Carino2018-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/492310.5892/ruvrd.v16i1.4923Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 16, n. 1 (2018)2236-53621517-027610.5892/ruvrd.v16i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4923/pdf_80510.5892/ruvrd.v16i1.4923.g10951105Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-18T10:47:15Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/4923Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:39.786562Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false
dc.title.none.fl_str_mv A INFLUÊNCIA DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DE KOLB SOBRE A EXPERIÊNCIA DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO NO CONTEXTO DAS SIMULAÇÕES EMPRESARIAIS
title A INFLUÊNCIA DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DE KOLB SOBRE A EXPERIÊNCIA DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO NO CONTEXTO DAS SIMULAÇÕES EMPRESARIAIS
spellingShingle A INFLUÊNCIA DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DE KOLB SOBRE A EXPERIÊNCIA DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO NO CONTEXTO DAS SIMULAÇÕES EMPRESARIAIS
Oliveira, Paulo Henrique Pinho de; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
jogos de negócios; aprendizagem vivencial; estilos de aprendizagem; Kolb; equipe.
title_short A INFLUÊNCIA DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DE KOLB SOBRE A EXPERIÊNCIA DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO NO CONTEXTO DAS SIMULAÇÕES EMPRESARIAIS
title_full A INFLUÊNCIA DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DE KOLB SOBRE A EXPERIÊNCIA DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO NO CONTEXTO DAS SIMULAÇÕES EMPRESARIAIS
title_fullStr A INFLUÊNCIA DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DE KOLB SOBRE A EXPERIÊNCIA DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO NO CONTEXTO DAS SIMULAÇÕES EMPRESARIAIS
title_full_unstemmed A INFLUÊNCIA DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DE KOLB SOBRE A EXPERIÊNCIA DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO NO CONTEXTO DAS SIMULAÇÕES EMPRESARIAIS
title_sort A INFLUÊNCIA DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DE KOLB SOBRE A EXPERIÊNCIA DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO NO CONTEXTO DAS SIMULAÇÕES EMPRESARIAIS
author Oliveira, Paulo Henrique Pinho de; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
author_facet Oliveira, Paulo Henrique Pinho de; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
Bouzada, Marco Aurélio Carino
author_role author
author2 Bouzada, Marco Aurélio Carino
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Paulo Henrique Pinho de; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
Bouzada, Marco Aurélio Carino
dc.subject.por.fl_str_mv jogos de negócios; aprendizagem vivencial; estilos de aprendizagem; Kolb; equipe.
topic jogos de negócios; aprendizagem vivencial; estilos de aprendizagem; Kolb; equipe.
description A eficiência da metodologia de Jogos de Negócios no ensino já não é mais questionada por muitos autores. No entanto, se estudarmos este tópico utilizando os conhecimentos da psicologia sobre aprendizagem vivencial, encontramos uma lacuna pouco abordada na literatura sobre simulações empresariais: as influências que um integrante pode exercer no aprendizado de um colega de equipe durante uma simulação de jogos de negócios. Seria possível afirmar que um aluno que tem preferência por tomar decisões por instinto e sem planejamento pode atrapalhar o aprendizado de um colega de equipe que prefere analisar a situação com calma antes de tomar uma decisão? Haveria talvez alguma possível combinação entre os estilos de aprendizagem que, se estiverem juntos na mesma equipe, o processo de aprendizado seja alterado? Para responder estas questões foi utilizada uma metodologia qualitativa, com entrevistas semiestruturadas, e análise de conteúdo, com alunos do último período da graduação em administração em duas universidades na cidade do Rio de Janeiro. O resultado obtido foi que, pela ótica dos estilos de aprendizagem de Kolb, não há influência de um aluno no aprendizado de seus colegas de equipe, mas fica evidente, pela opinião dos participantes, que há influência da equipe sobre seu aprendizado na medida em que o trabalho em equipe se teria mostrado mais bem-sucedido do que o que se obteria em atividade individual.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4923
10.5892/ruvrd.v16i1.4923
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4923
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v16i1.4923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4923/pdf_805
10.5892/ruvrd.v16i1.4923.g10951105
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 16, n. 1 (2018)
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v16i1
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
repository.mail.fl_str_mv revistaunincor@unincor.edu.br
_version_ 1797051202472509440