A INFLUÊNCIA DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DE KOLB SOBRE A EXPERIÊNCIA DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO NO CONTEXTO DAS SIMULAÇÕES EMPRESARIAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4923 |
Resumo: | A eficiência da metodologia de Jogos de Negócios no ensino já não é mais questionada por muitos autores. No entanto, se estudarmos este tópico utilizando os conhecimentos da psicologia sobre aprendizagem vivencial, encontramos uma lacuna pouco abordada na literatura sobre simulações empresariais: as influências que um integrante pode exercer no aprendizado de um colega de equipe durante uma simulação de jogos de negócios. Seria possível afirmar que um aluno que tem preferência por tomar decisões por instinto e sem planejamento pode atrapalhar o aprendizado de um colega de equipe que prefere analisar a situação com calma antes de tomar uma decisão? Haveria talvez alguma possível combinação entre os estilos de aprendizagem que, se estiverem juntos na mesma equipe, o processo de aprendizado seja alterado? Para responder estas questões foi utilizada uma metodologia qualitativa, com entrevistas semiestruturadas, e análise de conteúdo, com alunos do último período da graduação em administração em duas universidades na cidade do Rio de Janeiro. O resultado obtido foi que, pela ótica dos estilos de aprendizagem de Kolb, não há influência de um aluno no aprendizado de seus colegas de equipe, mas fica evidente, pela opinião dos participantes, que há influência da equipe sobre seu aprendizado na medida em que o trabalho em equipe se teria mostrado mais bem-sucedido do que o que se obteria em atividade individual. |
id |
UVRV-2_8509d804e309e2b5dea77ff544f372d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/4923 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A INFLUÊNCIA DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DE KOLB SOBRE A EXPERIÊNCIA DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO NO CONTEXTO DAS SIMULAÇÕES EMPRESARIAISjogos de negócios; aprendizagem vivencial; estilos de aprendizagem; Kolb; equipe.A eficiência da metodologia de Jogos de Negócios no ensino já não é mais questionada por muitos autores. No entanto, se estudarmos este tópico utilizando os conhecimentos da psicologia sobre aprendizagem vivencial, encontramos uma lacuna pouco abordada na literatura sobre simulações empresariais: as influências que um integrante pode exercer no aprendizado de um colega de equipe durante uma simulação de jogos de negócios. Seria possível afirmar que um aluno que tem preferência por tomar decisões por instinto e sem planejamento pode atrapalhar o aprendizado de um colega de equipe que prefere analisar a situação com calma antes de tomar uma decisão? Haveria talvez alguma possível combinação entre os estilos de aprendizagem que, se estiverem juntos na mesma equipe, o processo de aprendizado seja alterado? Para responder estas questões foi utilizada uma metodologia qualitativa, com entrevistas semiestruturadas, e análise de conteúdo, com alunos do último período da graduação em administração em duas universidades na cidade do Rio de Janeiro. O resultado obtido foi que, pela ótica dos estilos de aprendizagem de Kolb, não há influência de um aluno no aprendizado de seus colegas de equipe, mas fica evidente, pela opinião dos participantes, que há influência da equipe sobre seu aprendizado na medida em que o trabalho em equipe se teria mostrado mais bem-sucedido do que o que se obteria em atividade individual.ABECOliveira, Paulo Henrique Pinho de; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MGBouzada, Marco Aurélio Carino2018-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/492310.5892/ruvrd.v16i1.4923Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 16, n. 1 (2018)2236-53621517-027610.5892/ruvrd.v16i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4923/pdf_80510.5892/ruvrd.v16i1.4923.g10951105Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-18T10:47:15Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/4923Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:39.786562Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INFLUÊNCIA DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DE KOLB SOBRE A EXPERIÊNCIA DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO NO CONTEXTO DAS SIMULAÇÕES EMPRESARIAIS |
title |
A INFLUÊNCIA DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DE KOLB SOBRE A EXPERIÊNCIA DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO NO CONTEXTO DAS SIMULAÇÕES EMPRESARIAIS |
spellingShingle |
A INFLUÊNCIA DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DE KOLB SOBRE A EXPERIÊNCIA DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO NO CONTEXTO DAS SIMULAÇÕES EMPRESARIAIS Oliveira, Paulo Henrique Pinho de; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG jogos de negócios; aprendizagem vivencial; estilos de aprendizagem; Kolb; equipe. |
title_short |
A INFLUÊNCIA DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DE KOLB SOBRE A EXPERIÊNCIA DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO NO CONTEXTO DAS SIMULAÇÕES EMPRESARIAIS |
title_full |
A INFLUÊNCIA DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DE KOLB SOBRE A EXPERIÊNCIA DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO NO CONTEXTO DAS SIMULAÇÕES EMPRESARIAIS |
title_fullStr |
A INFLUÊNCIA DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DE KOLB SOBRE A EXPERIÊNCIA DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO NO CONTEXTO DAS SIMULAÇÕES EMPRESARIAIS |
title_full_unstemmed |
A INFLUÊNCIA DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DE KOLB SOBRE A EXPERIÊNCIA DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO NO CONTEXTO DAS SIMULAÇÕES EMPRESARIAIS |
title_sort |
A INFLUÊNCIA DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DE KOLB SOBRE A EXPERIÊNCIA DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO NO CONTEXTO DAS SIMULAÇÕES EMPRESARIAIS |
author |
Oliveira, Paulo Henrique Pinho de; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG |
author_facet |
Oliveira, Paulo Henrique Pinho de; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG Bouzada, Marco Aurélio Carino |
author_role |
author |
author2 |
Bouzada, Marco Aurélio Carino |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Paulo Henrique Pinho de; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG Bouzada, Marco Aurélio Carino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
jogos de negócios; aprendizagem vivencial; estilos de aprendizagem; Kolb; equipe. |
topic |
jogos de negócios; aprendizagem vivencial; estilos de aprendizagem; Kolb; equipe. |
description |
A eficiência da metodologia de Jogos de Negócios no ensino já não é mais questionada por muitos autores. No entanto, se estudarmos este tópico utilizando os conhecimentos da psicologia sobre aprendizagem vivencial, encontramos uma lacuna pouco abordada na literatura sobre simulações empresariais: as influências que um integrante pode exercer no aprendizado de um colega de equipe durante uma simulação de jogos de negócios. Seria possível afirmar que um aluno que tem preferência por tomar decisões por instinto e sem planejamento pode atrapalhar o aprendizado de um colega de equipe que prefere analisar a situação com calma antes de tomar uma decisão? Haveria talvez alguma possível combinação entre os estilos de aprendizagem que, se estiverem juntos na mesma equipe, o processo de aprendizado seja alterado? Para responder estas questões foi utilizada uma metodologia qualitativa, com entrevistas semiestruturadas, e análise de conteúdo, com alunos do último período da graduação em administração em duas universidades na cidade do Rio de Janeiro. O resultado obtido foi que, pela ótica dos estilos de aprendizagem de Kolb, não há influência de um aluno no aprendizado de seus colegas de equipe, mas fica evidente, pela opinião dos participantes, que há influência da equipe sobre seu aprendizado na medida em que o trabalho em equipe se teria mostrado mais bem-sucedido do que o que se obteria em atividade individual. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4923 10.5892/ruvrd.v16i1.4923 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4923 |
identifier_str_mv |
10.5892/ruvrd.v16i1.4923 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4923/pdf_805 10.5892/ruvrd.v16i1.4923.g10951105 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 16, n. 1 (2018) 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v16i1 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaunincor@unincor.edu.br |
_version_ |
1797051202472509440 |