ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) TÁTICAS NA IMPLANTAÇÃO DE CARGA HORÁRIA EM 20% NAS UNIVERSIDADES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4989 |
Resumo: | Introdução: A educação a distância (EAD) abre-se a um paralelo, a novas alternativas de ensino, qual a implementação do sistema de metodologia a distância, emerge a necessidade de realização das disciplinas em 20% de sua carga horaria, nas instituições de ensino, para tal, evidencia-se, o questionamento a serem desvelados. Objetivo: Analisar a estruturação do ensino à distância, e a importância da implantação da modalidade à distância no ensino superior em saúde, descritas nas publicações cientificas. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão sistemática, transversal, exploratório, com abordagem qualitativa, realizou-se a busca de estudos em periódicos nacionais: SCIELO, LILACS, BVS, publicados entre os anos 2013 ao primeiro semestre de 2017, com amostra final constituída por 14 artigos científicos completos. Resultados e discussões: Os achados apontam uma produção atual escassa nas dimensões proposta desta temática, em linhas gerais ressaltaram-se trabalhos científicos voltados a eixos fundamentais; Contexto Histórico do EAD no Brasil, Organizando as estruturas nas instituições de ensino à cerca do EAD Importância da modalidade EAD para o ensino Superior, Implementação dos 20% nas disciplinas no ensino superior e Capacitação do Tutor, os estudos concentra-se em todas as regiões do pais. Conclusão: A reflexão e compreensão dos aspectos de importância da implantação da modalidade à distância no ensino superior em saúde e como são selecionadas as disciplinas à distância 20% EAD nas Instituições de ensino estimulando e evidenciando as estratégias, propostos e arquitetados como objetivos foram alcançados, e seus resultados, através desta investigação apresentam relevância social, profissional e acadêmica. |
id |
UVRV-2_c90a777b0027d81ecc0a9a6b8a564de6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/4989 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) TÁTICAS NA IMPLANTAÇÃO DE CARGA HORÁRIA EM 20% NAS UNIVERSIDADESEducação a Distância; Capacitação Docente; Tecnologias Na Educação em Saúde.Introdução: A educação a distância (EAD) abre-se a um paralelo, a novas alternativas de ensino, qual a implementação do sistema de metodologia a distância, emerge a necessidade de realização das disciplinas em 20% de sua carga horaria, nas instituições de ensino, para tal, evidencia-se, o questionamento a serem desvelados. Objetivo: Analisar a estruturação do ensino à distância, e a importância da implantação da modalidade à distância no ensino superior em saúde, descritas nas publicações cientificas. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão sistemática, transversal, exploratório, com abordagem qualitativa, realizou-se a busca de estudos em periódicos nacionais: SCIELO, LILACS, BVS, publicados entre os anos 2013 ao primeiro semestre de 2017, com amostra final constituída por 14 artigos científicos completos. Resultados e discussões: Os achados apontam uma produção atual escassa nas dimensões proposta desta temática, em linhas gerais ressaltaram-se trabalhos científicos voltados a eixos fundamentais; Contexto Histórico do EAD no Brasil, Organizando as estruturas nas instituições de ensino à cerca do EAD Importância da modalidade EAD para o ensino Superior, Implementação dos 20% nas disciplinas no ensino superior e Capacitação do Tutor, os estudos concentra-se em todas as regiões do pais. Conclusão: A reflexão e compreensão dos aspectos de importância da implantação da modalidade à distância no ensino superior em saúde e como são selecionadas as disciplinas à distância 20% EAD nas Instituições de ensino estimulando e evidenciando as estratégias, propostos e arquitetados como objetivos foram alcançados, e seus resultados, através desta investigação apresentam relevância social, profissional e acadêmica.ABECFerreira, Wellington Fernando da Silva; Enfermeiro, Especialista em Saúde do Idoso e Gerontologia, Mestrando em Saúde Coletiva pela UFPR.Oliveira, Elia Machado de; Enfermeira, Mestre em Cirurgia; Especialista em Assistência de Enfermagem ao Paciente em Estado Crítico, Especialista em Comunicação Organizacional, Especialista em Auditoria de Serviços de Saúde.2019-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/498910.5892/ruvrd.v17i1.4989Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 17, n. 1 (2019)2236-53621517-027610.5892/ruvrd.v17i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4989/pdf_90910.5892/ruvrd.v17i1.4989.g10951676Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-17T20:54:08Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/4989Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:10.003086Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) TÁTICAS NA IMPLANTAÇÃO DE CARGA HORÁRIA EM 20% NAS UNIVERSIDADES |
title |
ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) TÁTICAS NA IMPLANTAÇÃO DE CARGA HORÁRIA EM 20% NAS UNIVERSIDADES |
spellingShingle |
ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) TÁTICAS NA IMPLANTAÇÃO DE CARGA HORÁRIA EM 20% NAS UNIVERSIDADES Ferreira, Wellington Fernando da Silva; Enfermeiro, Especialista em Saúde do Idoso e Gerontologia, Mestrando em Saúde Coletiva pela UFPR. Educação a Distância; Capacitação Docente; Tecnologias Na Educação em Saúde. |
title_short |
ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) TÁTICAS NA IMPLANTAÇÃO DE CARGA HORÁRIA EM 20% NAS UNIVERSIDADES |
title_full |
ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) TÁTICAS NA IMPLANTAÇÃO DE CARGA HORÁRIA EM 20% NAS UNIVERSIDADES |
title_fullStr |
ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) TÁTICAS NA IMPLANTAÇÃO DE CARGA HORÁRIA EM 20% NAS UNIVERSIDADES |
title_full_unstemmed |
ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) TÁTICAS NA IMPLANTAÇÃO DE CARGA HORÁRIA EM 20% NAS UNIVERSIDADES |
title_sort |
ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) TÁTICAS NA IMPLANTAÇÃO DE CARGA HORÁRIA EM 20% NAS UNIVERSIDADES |
author |
Ferreira, Wellington Fernando da Silva; Enfermeiro, Especialista em Saúde do Idoso e Gerontologia, Mestrando em Saúde Coletiva pela UFPR. |
author_facet |
Ferreira, Wellington Fernando da Silva; Enfermeiro, Especialista em Saúde do Idoso e Gerontologia, Mestrando em Saúde Coletiva pela UFPR. Oliveira, Elia Machado de; Enfermeira, Mestre em Cirurgia; Especialista em Assistência de Enfermagem ao Paciente em Estado Crítico, Especialista em Comunicação Organizacional, Especialista em Auditoria de Serviços de Saúde. |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Elia Machado de; Enfermeira, Mestre em Cirurgia; Especialista em Assistência de Enfermagem ao Paciente em Estado Crítico, Especialista em Comunicação Organizacional, Especialista em Auditoria de Serviços de Saúde. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Wellington Fernando da Silva; Enfermeiro, Especialista em Saúde do Idoso e Gerontologia, Mestrando em Saúde Coletiva pela UFPR. Oliveira, Elia Machado de; Enfermeira, Mestre em Cirurgia; Especialista em Assistência de Enfermagem ao Paciente em Estado Crítico, Especialista em Comunicação Organizacional, Especialista em Auditoria de Serviços de Saúde. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a Distância; Capacitação Docente; Tecnologias Na Educação em Saúde. |
topic |
Educação a Distância; Capacitação Docente; Tecnologias Na Educação em Saúde. |
description |
Introdução: A educação a distância (EAD) abre-se a um paralelo, a novas alternativas de ensino, qual a implementação do sistema de metodologia a distância, emerge a necessidade de realização das disciplinas em 20% de sua carga horaria, nas instituições de ensino, para tal, evidencia-se, o questionamento a serem desvelados. Objetivo: Analisar a estruturação do ensino à distância, e a importância da implantação da modalidade à distância no ensino superior em saúde, descritas nas publicações cientificas. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão sistemática, transversal, exploratório, com abordagem qualitativa, realizou-se a busca de estudos em periódicos nacionais: SCIELO, LILACS, BVS, publicados entre os anos 2013 ao primeiro semestre de 2017, com amostra final constituída por 14 artigos científicos completos. Resultados e discussões: Os achados apontam uma produção atual escassa nas dimensões proposta desta temática, em linhas gerais ressaltaram-se trabalhos científicos voltados a eixos fundamentais; Contexto Histórico do EAD no Brasil, Organizando as estruturas nas instituições de ensino à cerca do EAD Importância da modalidade EAD para o ensino Superior, Implementação dos 20% nas disciplinas no ensino superior e Capacitação do Tutor, os estudos concentra-se em todas as regiões do pais. Conclusão: A reflexão e compreensão dos aspectos de importância da implantação da modalidade à distância no ensino superior em saúde e como são selecionadas as disciplinas à distância 20% EAD nas Instituições de ensino estimulando e evidenciando as estratégias, propostos e arquitetados como objetivos foram alcançados, e seus resultados, através desta investigação apresentam relevância social, profissional e acadêmica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4989 10.5892/ruvrd.v17i1.4989 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4989 |
identifier_str_mv |
10.5892/ruvrd.v17i1.4989 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4989/pdf_909 10.5892/ruvrd.v17i1.4989.g10951676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 17, n. 1 (2019) 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v17i1 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaunincor@unincor.edu.br |
_version_ |
1797051198702878720 |