ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) TÁTICAS NA IMPLANTAÇÃO DE CARGA HORÁRIA EM 20% NAS UNIVERSIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Wellington Fernando da Silva; Enfermeiro, Especialista em Saúde do Idoso e Gerontologia, Mestrando em Saúde Coletiva pela UFPR.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, Elia Machado de; Enfermeira, Mestre em Cirurgia; Especialista em Assistência de Enfermagem ao Paciente em Estado Crítico, Especialista em Comunicação Organizacional, Especialista em Auditoria de Serviços de Saúde.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4989
Resumo: Introdução: A educação a distância (EAD) abre-se a um paralelo, a novas alternativas de ensino, qual a implementação do sistema de metodologia a distância, emerge a necessidade de realização das disciplinas em 20% de sua carga horaria, nas instituições de ensino, para tal, evidencia-se, o questionamento a serem desvelados. Objetivo: Analisar a estruturação do ensino à distância, e a importância da implantação da modalidade à distância no ensino superior em saúde, descritas nas publicações cientificas. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão sistemática, transversal, exploratório, com abordagem qualitativa, realizou-se a busca de estudos em periódicos nacionais: SCIELO, LILACS, BVS, publicados entre os anos 2013 ao primeiro semestre de 2017, com amostra final constituída por 14 artigos científicos completos. Resultados e discussões: Os achados apontam uma produção atual escassa nas dimensões proposta desta temática, em linhas gerais ressaltaram-se trabalhos científicos voltados a eixos fundamentais; Contexto Histórico do EAD no Brasil, Organizando as estruturas nas instituições de ensino à cerca do EAD Importância da modalidade EAD para o ensino Superior, Implementação dos 20% nas disciplinas no ensino superior e Capacitação do Tutor, os estudos concentra-se em todas as regiões do pais. Conclusão: A reflexão e compreensão dos aspectos de importância da implantação da modalidade à distância no ensino superior em saúde e como são selecionadas as disciplinas à distância 20% EAD nas Instituições de ensino estimulando e evidenciando as estratégias, propostos e arquitetados como objetivos foram alcançados, e seus resultados, através desta investigação apresentam relevância social, profissional e acadêmica.
id UVRV-2_c90a777b0027d81ecc0a9a6b8a564de6
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/4989
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) TÁTICAS NA IMPLANTAÇÃO DE CARGA HORÁRIA EM 20% NAS UNIVERSIDADESEducação a Distância; Capacitação Docente; Tecnologias Na Educação em Saúde.Introdução: A educação a distância (EAD) abre-se a um paralelo, a novas alternativas de ensino, qual a implementação do sistema de metodologia a distância, emerge a necessidade de realização das disciplinas em 20% de sua carga horaria, nas instituições de ensino, para tal, evidencia-se, o questionamento a serem desvelados. Objetivo: Analisar a estruturação do ensino à distância, e a importância da implantação da modalidade à distância no ensino superior em saúde, descritas nas publicações cientificas. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão sistemática, transversal, exploratório, com abordagem qualitativa, realizou-se a busca de estudos em periódicos nacionais: SCIELO, LILACS, BVS, publicados entre os anos 2013 ao primeiro semestre de 2017, com amostra final constituída por 14 artigos científicos completos. Resultados e discussões: Os achados apontam uma produção atual escassa nas dimensões proposta desta temática, em linhas gerais ressaltaram-se trabalhos científicos voltados a eixos fundamentais; Contexto Histórico do EAD no Brasil, Organizando as estruturas nas instituições de ensino à cerca do EAD Importância da modalidade EAD para o ensino Superior, Implementação dos 20% nas disciplinas no ensino superior e Capacitação do Tutor, os estudos concentra-se em todas as regiões do pais. Conclusão: A reflexão e compreensão dos aspectos de importância da implantação da modalidade à distância no ensino superior em saúde e como são selecionadas as disciplinas à distância 20% EAD nas Instituições de ensino estimulando e evidenciando as estratégias, propostos e arquitetados como objetivos foram alcançados, e seus resultados, através desta investigação apresentam relevância social, profissional e acadêmica.ABECFerreira, Wellington Fernando da Silva; Enfermeiro, Especialista em Saúde do Idoso e Gerontologia, Mestrando em Saúde Coletiva pela UFPR.Oliveira, Elia Machado de; Enfermeira, Mestre em Cirurgia; Especialista em Assistência de Enfermagem ao Paciente em Estado Crítico, Especialista em Comunicação Organizacional, Especialista em Auditoria de Serviços de Saúde.2019-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/498910.5892/ruvrd.v17i1.4989Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 17, n. 1 (2019)2236-53621517-027610.5892/ruvrd.v17i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4989/pdf_90910.5892/ruvrd.v17i1.4989.g10951676Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-17T20:54:08Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/4989Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:10.003086Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) TÁTICAS NA IMPLANTAÇÃO DE CARGA HORÁRIA EM 20% NAS UNIVERSIDADES
title ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) TÁTICAS NA IMPLANTAÇÃO DE CARGA HORÁRIA EM 20% NAS UNIVERSIDADES
spellingShingle ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) TÁTICAS NA IMPLANTAÇÃO DE CARGA HORÁRIA EM 20% NAS UNIVERSIDADES
Ferreira, Wellington Fernando da Silva; Enfermeiro, Especialista em Saúde do Idoso e Gerontologia, Mestrando em Saúde Coletiva pela UFPR.
Educação a Distância; Capacitação Docente; Tecnologias Na Educação em Saúde.
title_short ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) TÁTICAS NA IMPLANTAÇÃO DE CARGA HORÁRIA EM 20% NAS UNIVERSIDADES
title_full ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) TÁTICAS NA IMPLANTAÇÃO DE CARGA HORÁRIA EM 20% NAS UNIVERSIDADES
title_fullStr ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) TÁTICAS NA IMPLANTAÇÃO DE CARGA HORÁRIA EM 20% NAS UNIVERSIDADES
title_full_unstemmed ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) TÁTICAS NA IMPLANTAÇÃO DE CARGA HORÁRIA EM 20% NAS UNIVERSIDADES
title_sort ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) TÁTICAS NA IMPLANTAÇÃO DE CARGA HORÁRIA EM 20% NAS UNIVERSIDADES
author Ferreira, Wellington Fernando da Silva; Enfermeiro, Especialista em Saúde do Idoso e Gerontologia, Mestrando em Saúde Coletiva pela UFPR.
author_facet Ferreira, Wellington Fernando da Silva; Enfermeiro, Especialista em Saúde do Idoso e Gerontologia, Mestrando em Saúde Coletiva pela UFPR.
Oliveira, Elia Machado de; Enfermeira, Mestre em Cirurgia; Especialista em Assistência de Enfermagem ao Paciente em Estado Crítico, Especialista em Comunicação Organizacional, Especialista em Auditoria de Serviços de Saúde.
author_role author
author2 Oliveira, Elia Machado de; Enfermeira, Mestre em Cirurgia; Especialista em Assistência de Enfermagem ao Paciente em Estado Crítico, Especialista em Comunicação Organizacional, Especialista em Auditoria de Serviços de Saúde.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Wellington Fernando da Silva; Enfermeiro, Especialista em Saúde do Idoso e Gerontologia, Mestrando em Saúde Coletiva pela UFPR.
Oliveira, Elia Machado de; Enfermeira, Mestre em Cirurgia; Especialista em Assistência de Enfermagem ao Paciente em Estado Crítico, Especialista em Comunicação Organizacional, Especialista em Auditoria de Serviços de Saúde.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância; Capacitação Docente; Tecnologias Na Educação em Saúde.
topic Educação a Distância; Capacitação Docente; Tecnologias Na Educação em Saúde.
description Introdução: A educação a distância (EAD) abre-se a um paralelo, a novas alternativas de ensino, qual a implementação do sistema de metodologia a distância, emerge a necessidade de realização das disciplinas em 20% de sua carga horaria, nas instituições de ensino, para tal, evidencia-se, o questionamento a serem desvelados. Objetivo: Analisar a estruturação do ensino à distância, e a importância da implantação da modalidade à distância no ensino superior em saúde, descritas nas publicações cientificas. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão sistemática, transversal, exploratório, com abordagem qualitativa, realizou-se a busca de estudos em periódicos nacionais: SCIELO, LILACS, BVS, publicados entre os anos 2013 ao primeiro semestre de 2017, com amostra final constituída por 14 artigos científicos completos. Resultados e discussões: Os achados apontam uma produção atual escassa nas dimensões proposta desta temática, em linhas gerais ressaltaram-se trabalhos científicos voltados a eixos fundamentais; Contexto Histórico do EAD no Brasil, Organizando as estruturas nas instituições de ensino à cerca do EAD Importância da modalidade EAD para o ensino Superior, Implementação dos 20% nas disciplinas no ensino superior e Capacitação do Tutor, os estudos concentra-se em todas as regiões do pais. Conclusão: A reflexão e compreensão dos aspectos de importância da implantação da modalidade à distância no ensino superior em saúde e como são selecionadas as disciplinas à distância 20% EAD nas Instituições de ensino estimulando e evidenciando as estratégias, propostos e arquitetados como objetivos foram alcançados, e seus resultados, através desta investigação apresentam relevância social, profissional e acadêmica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4989
10.5892/ruvrd.v17i1.4989
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4989
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v17i1.4989
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4989/pdf_909
10.5892/ruvrd.v17i1.4989.g10951676
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 17, n. 1 (2019)
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v17i1
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
repository.mail.fl_str_mv revistaunincor@unincor.edu.br
_version_ 1797051198702878720