PARA UM LETRAMENTO LITERÁRIO SENSÍVEL NA ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Mario Ribeiro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Melo, Márcio Araújo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scripta Alumni (Online)
Texto Completo: https://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaAlumni/article/view/765
Resumo: Apresentamos algumas contribuições dos estudos semióticos e da teoria da literatura para o ensino de língua e literatura em contexto escolar. Destacamos como contribuições para a recepção estética literária a mobilização dos percursos temáticos e figurativos e a leitura subjetiva, ambos aspectos norteadores do Letramento Literário Sensível. Dada a necessidade de proposição de estratégias de abordagem do texto em sala de aula, que formem o gosto do discente pela leitura literária, pretendemos contribuir para a prática docente, para a didatização da semiótica e da teoria da literatura, ao apresentarmos uma sequência metodológica de leitura de um plano de aula, a partir do conto Venha ver o pôr-do-sol, de Telles (1988). DOI: 10.5935/1984-6614.20170023
id Uniandra-1_697d69164c01152e11b769cc3824087c
oai_identifier_str oai:ojs.www.uniandrade.br:article/765
network_acronym_str Uniandra-1
network_name_str Scripta Alumni (Online)
repository_id_str
spelling PARA UM LETRAMENTO LITERÁRIO SENSÍVEL NA ESCOLAApresentamos algumas contribuições dos estudos semióticos e da teoria da literatura para o ensino de língua e literatura em contexto escolar. Destacamos como contribuições para a recepção estética literária a mobilização dos percursos temáticos e figurativos e a leitura subjetiva, ambos aspectos norteadores do Letramento Literário Sensível. Dada a necessidade de proposição de estratégias de abordagem do texto em sala de aula, que formem o gosto do discente pela leitura literária, pretendemos contribuir para a prática docente, para a didatização da semiótica e da teoria da literatura, ao apresentarmos uma sequência metodológica de leitura de um plano de aula, a partir do conto Venha ver o pôr-do-sol, de Telles (1988). DOI: 10.5935/1984-6614.20170023Centro Universitário Campos de Andrade - Uniandrade2017-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaAlumni/article/view/765Scripta Alumni; v. 18 (2017)2676-01181984-6614reponame:Scripta Alumni (Online)instname:Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE)instacron:Uniandradeporhttps://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaAlumni/article/view/765/638Morais, Mario RibeiroMelo, Márcio Araújo deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-26T02:36:52Zoai:ojs.www.uniandrade.br:article/765Revistahttps://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaAlumniPRIhttps://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaAlumni/oaiscripta.alumni@uniandrade.edu.br2676-01181984-6614opendoar:2020-08-26T02:36:52Scripta Alumni (Online) - Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE)false
dc.title.none.fl_str_mv PARA UM LETRAMENTO LITERÁRIO SENSÍVEL NA ESCOLA
title PARA UM LETRAMENTO LITERÁRIO SENSÍVEL NA ESCOLA
spellingShingle PARA UM LETRAMENTO LITERÁRIO SENSÍVEL NA ESCOLA
Morais, Mario Ribeiro
title_short PARA UM LETRAMENTO LITERÁRIO SENSÍVEL NA ESCOLA
title_full PARA UM LETRAMENTO LITERÁRIO SENSÍVEL NA ESCOLA
title_fullStr PARA UM LETRAMENTO LITERÁRIO SENSÍVEL NA ESCOLA
title_full_unstemmed PARA UM LETRAMENTO LITERÁRIO SENSÍVEL NA ESCOLA
title_sort PARA UM LETRAMENTO LITERÁRIO SENSÍVEL NA ESCOLA
author Morais, Mario Ribeiro
author_facet Morais, Mario Ribeiro
Melo, Márcio Araújo de
author_role author
author2 Melo, Márcio Araújo de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Mario Ribeiro
Melo, Márcio Araújo de
description Apresentamos algumas contribuições dos estudos semióticos e da teoria da literatura para o ensino de língua e literatura em contexto escolar. Destacamos como contribuições para a recepção estética literária a mobilização dos percursos temáticos e figurativos e a leitura subjetiva, ambos aspectos norteadores do Letramento Literário Sensível. Dada a necessidade de proposição de estratégias de abordagem do texto em sala de aula, que formem o gosto do discente pela leitura literária, pretendemos contribuir para a prática docente, para a didatização da semiótica e da teoria da literatura, ao apresentarmos uma sequência metodológica de leitura de um plano de aula, a partir do conto Venha ver o pôr-do-sol, de Telles (1988). DOI: 10.5935/1984-6614.20170023
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaAlumni/article/view/765
url https://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaAlumni/article/view/765
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaAlumni/article/view/765/638
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário Campos de Andrade - Uniandrade
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário Campos de Andrade - Uniandrade
dc.source.none.fl_str_mv Scripta Alumni; v. 18 (2017)
2676-0118
1984-6614
reponame:Scripta Alumni (Online)
instname:Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE)
instacron:Uniandrade
instname_str Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE)
instacron_str Uniandrade
institution Uniandrade
reponame_str Scripta Alumni (Online)
collection Scripta Alumni (Online)
repository.name.fl_str_mv Scripta Alumni (Online) - Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE)
repository.mail.fl_str_mv scripta.alumni@uniandrade.edu.br
_version_ 1798329621233532928