PARA UM LETRAMENTO LITERÁRIO SENSÍVEL NA ESCOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scripta Alumni (Online) |
Texto Completo: | https://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaAlumni/article/view/765 |
Resumo: | Apresentamos algumas contribuições dos estudos semióticos e da teoria da literatura para o ensino de língua e literatura em contexto escolar. Destacamos como contribuições para a recepção estética literária a mobilização dos percursos temáticos e figurativos e a leitura subjetiva, ambos aspectos norteadores do Letramento Literário Sensível. Dada a necessidade de proposição de estratégias de abordagem do texto em sala de aula, que formem o gosto do discente pela leitura literária, pretendemos contribuir para a prática docente, para a didatização da semiótica e da teoria da literatura, ao apresentarmos uma sequência metodológica de leitura de um plano de aula, a partir do conto Venha ver o pôr-do-sol, de Telles (1988). DOI: 10.5935/1984-6614.20170023 |
id |
Uniandra-1_697d69164c01152e11b769cc3824087c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uniandrade.br:article/765 |
network_acronym_str |
Uniandra-1 |
network_name_str |
Scripta Alumni (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PARA UM LETRAMENTO LITERÁRIO SENSÍVEL NA ESCOLAApresentamos algumas contribuições dos estudos semióticos e da teoria da literatura para o ensino de língua e literatura em contexto escolar. Destacamos como contribuições para a recepção estética literária a mobilização dos percursos temáticos e figurativos e a leitura subjetiva, ambos aspectos norteadores do Letramento Literário Sensível. Dada a necessidade de proposição de estratégias de abordagem do texto em sala de aula, que formem o gosto do discente pela leitura literária, pretendemos contribuir para a prática docente, para a didatização da semiótica e da teoria da literatura, ao apresentarmos uma sequência metodológica de leitura de um plano de aula, a partir do conto Venha ver o pôr-do-sol, de Telles (1988). DOI: 10.5935/1984-6614.20170023Centro Universitário Campos de Andrade - Uniandrade2017-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaAlumni/article/view/765Scripta Alumni; v. 18 (2017)2676-01181984-6614reponame:Scripta Alumni (Online)instname:Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE)instacron:Uniandradeporhttps://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaAlumni/article/view/765/638Morais, Mario RibeiroMelo, Márcio Araújo deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-26T02:36:52Zoai:ojs.www.uniandrade.br:article/765Revistahttps://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaAlumniPRIhttps://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaAlumni/oaiscripta.alumni@uniandrade.edu.br2676-01181984-6614opendoar:2020-08-26T02:36:52Scripta Alumni (Online) - Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PARA UM LETRAMENTO LITERÁRIO SENSÍVEL NA ESCOLA |
title |
PARA UM LETRAMENTO LITERÁRIO SENSÍVEL NA ESCOLA |
spellingShingle |
PARA UM LETRAMENTO LITERÁRIO SENSÍVEL NA ESCOLA Morais, Mario Ribeiro |
title_short |
PARA UM LETRAMENTO LITERÁRIO SENSÍVEL NA ESCOLA |
title_full |
PARA UM LETRAMENTO LITERÁRIO SENSÍVEL NA ESCOLA |
title_fullStr |
PARA UM LETRAMENTO LITERÁRIO SENSÍVEL NA ESCOLA |
title_full_unstemmed |
PARA UM LETRAMENTO LITERÁRIO SENSÍVEL NA ESCOLA |
title_sort |
PARA UM LETRAMENTO LITERÁRIO SENSÍVEL NA ESCOLA |
author |
Morais, Mario Ribeiro |
author_facet |
Morais, Mario Ribeiro Melo, Márcio Araújo de |
author_role |
author |
author2 |
Melo, Márcio Araújo de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Mario Ribeiro Melo, Márcio Araújo de |
description |
Apresentamos algumas contribuições dos estudos semióticos e da teoria da literatura para o ensino de língua e literatura em contexto escolar. Destacamos como contribuições para a recepção estética literária a mobilização dos percursos temáticos e figurativos e a leitura subjetiva, ambos aspectos norteadores do Letramento Literário Sensível. Dada a necessidade de proposição de estratégias de abordagem do texto em sala de aula, que formem o gosto do discente pela leitura literária, pretendemos contribuir para a prática docente, para a didatização da semiótica e da teoria da literatura, ao apresentarmos uma sequência metodológica de leitura de um plano de aula, a partir do conto Venha ver o pôr-do-sol, de Telles (1988). DOI: 10.5935/1984-6614.20170023 |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaAlumni/article/view/765 |
url |
https://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaAlumni/article/view/765 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaAlumni/article/view/765/638 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário Campos de Andrade - Uniandrade |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário Campos de Andrade - Uniandrade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Scripta Alumni; v. 18 (2017) 2676-0118 1984-6614 reponame:Scripta Alumni (Online) instname:Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE) instacron:Uniandrade |
instname_str |
Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE) |
instacron_str |
Uniandrade |
institution |
Uniandrade |
reponame_str |
Scripta Alumni (Online) |
collection |
Scripta Alumni (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Scripta Alumni (Online) - Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE) |
repository.mail.fl_str_mv |
scripta.alumni@uniandrade.edu.br |
_version_ |
1798329621233532928 |