Emoções no desenvolvimento de habilidades orais com tecnologias digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aragão, Rodrigo Camargo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Paiva, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e, Gomes Junior, Ronaldo Corrêa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Calidoscópio (Online)
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2017.153.14
Resumo: Este artigo tem como objetivo avaliar como tecnologias digitais podem auxiliar no desenvolvimento de habilidades orais durante a aprendizagem de inglês como língua adicional ao contribuírem para diminuir emoções negativas, que tendem a interferir nesse processo. O estudo foi desenvolvido com um grupo de estudantes da Faculdade de Letras da UFMG, em uma disciplina online para o desenvolvimento de habilidades orais em inglês mediado por computador. A metodologia qualitativa contou com a observação das interações dos estudantes no ambiente online, questionários e entrevistas semiestruturadas. A análise das experiências emocionais foi feita a partir de padrões de reação à experiência na disciplina, em termos de sentimentos negativos e positivos. Os resultados indicam uma avaliação positiva da disciplina associada a sentimentos de segurança, confiança e conforto dos aprendizes ao falar inglês mediados por tecnologias digitais. Foram também relatadas emoções de tranquilidade e de prazer por alguns participantes. Ao fluir com essas emoções os estudantes podem se sentir mais dispostos a se comunicar em inglês e correr mais riscos no uso da língua.Palavras-chave: habilidades orais, inglês, emoções, tecnologias digitais.
id Unisinos-3_3de5a09672cd53d572b11c5f868eb1e6
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/13102
network_acronym_str Unisinos-3
network_name_str Calidoscópio (Online)
repository_id_str
spelling Emoções no desenvolvimento de habilidades orais com tecnologias digitaisEmotions in the development of oral skills with digital technologiesEste artigo tem como objetivo avaliar como tecnologias digitais podem auxiliar no desenvolvimento de habilidades orais durante a aprendizagem de inglês como língua adicional ao contribuírem para diminuir emoções negativas, que tendem a interferir nesse processo. O estudo foi desenvolvido com um grupo de estudantes da Faculdade de Letras da UFMG, em uma disciplina online para o desenvolvimento de habilidades orais em inglês mediado por computador. A metodologia qualitativa contou com a observação das interações dos estudantes no ambiente online, questionários e entrevistas semiestruturadas. A análise das experiências emocionais foi feita a partir de padrões de reação à experiência na disciplina, em termos de sentimentos negativos e positivos. Os resultados indicam uma avaliação positiva da disciplina associada a sentimentos de segurança, confiança e conforto dos aprendizes ao falar inglês mediados por tecnologias digitais. Foram também relatadas emoções de tranquilidade e de prazer por alguns participantes. Ao fluir com essas emoções os estudantes podem se sentir mais dispostos a se comunicar em inglês e correr mais riscos no uso da língua.Palavras-chave: habilidades orais, inglês, emoções, tecnologias digitais.This paper aims to assess how digital technologies can assist in the development of oral skills in students of English as an additional language by decreasing negative emotions, which tend to interfere with this process. The study was conducted at the Universidade Federal de Minas Gerais with a group of undergraduate students enrolled in a 60-hour online course on English oral skills development using digital technologies. The qualitative research method included observation of students’ online interactions, questionnaires and semi-structured interviews. The data were categorized into patterns of appraisal of positive and negative experiences. Results indicated an overall positive appraisal of the activities associated with feelings of confidence and comfort when students spoke English using digital technologies. Other feelings reported by some participants associated the experience with emotions of tranquility and pleasure. By letting these emotions flow, students may take more risks in their language use and increase their willingness to communicate in English.Keywords: oral skills, English, emotions, digital technologies.Unisinos2017-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2017.153.14Calidoscópio; Vol. 15 No. 3 (2017): September/December; 557-566Calidoscópio; v. 15 n. 3 (2017): setembro/dezembro; 557-5662177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2017.153.14/6347Aragão, Rodrigo CamargoPaiva, Vera Lúcia Menezes de Oliveira eGomes Junior, Ronaldo Corrêainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-05T18:49:02Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/13102Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2018-01-05T18:49:02Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Emoções no desenvolvimento de habilidades orais com tecnologias digitais
Emotions in the development of oral skills with digital technologies
title Emoções no desenvolvimento de habilidades orais com tecnologias digitais
spellingShingle Emoções no desenvolvimento de habilidades orais com tecnologias digitais
Aragão, Rodrigo Camargo
title_short Emoções no desenvolvimento de habilidades orais com tecnologias digitais
title_full Emoções no desenvolvimento de habilidades orais com tecnologias digitais
title_fullStr Emoções no desenvolvimento de habilidades orais com tecnologias digitais
title_full_unstemmed Emoções no desenvolvimento de habilidades orais com tecnologias digitais
title_sort Emoções no desenvolvimento de habilidades orais com tecnologias digitais
author Aragão, Rodrigo Camargo
author_facet Aragão, Rodrigo Camargo
Paiva, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e
Gomes Junior, Ronaldo Corrêa
author_role author
author2 Paiva, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e
Gomes Junior, Ronaldo Corrêa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aragão, Rodrigo Camargo
Paiva, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e
Gomes Junior, Ronaldo Corrêa
description Este artigo tem como objetivo avaliar como tecnologias digitais podem auxiliar no desenvolvimento de habilidades orais durante a aprendizagem de inglês como língua adicional ao contribuírem para diminuir emoções negativas, que tendem a interferir nesse processo. O estudo foi desenvolvido com um grupo de estudantes da Faculdade de Letras da UFMG, em uma disciplina online para o desenvolvimento de habilidades orais em inglês mediado por computador. A metodologia qualitativa contou com a observação das interações dos estudantes no ambiente online, questionários e entrevistas semiestruturadas. A análise das experiências emocionais foi feita a partir de padrões de reação à experiência na disciplina, em termos de sentimentos negativos e positivos. Os resultados indicam uma avaliação positiva da disciplina associada a sentimentos de segurança, confiança e conforto dos aprendizes ao falar inglês mediados por tecnologias digitais. Foram também relatadas emoções de tranquilidade e de prazer por alguns participantes. Ao fluir com essas emoções os estudantes podem se sentir mais dispostos a se comunicar em inglês e correr mais riscos no uso da língua.Palavras-chave: habilidades orais, inglês, emoções, tecnologias digitais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2017.153.14
url https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2017.153.14
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2017.153.14/6347
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Calidoscópio; Vol. 15 No. 3 (2017): September/December; 557-566
Calidoscópio; v. 15 n. 3 (2017): setembro/dezembro; 557-566
2177-6202
reponame:Calidoscópio (Online)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Calidoscópio (Online)
collection Calidoscópio (Online)
repository.name.fl_str_mv Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br
_version_ 1792203886807744512