Práticas de leitura de compreensão responsiva ativa e letramento crítico em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Rosivaldo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Calidoscópio (Online)
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.183.11
Resumo: Neste texto, discutimos como a leitura é trabalhada em duas coleções de livros didáticos de língua portuguesa aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio, edição 2015. O estudo fundamenta-se em discussões sobre modelos de leitura, na noção de leitura como atividade responsiva ativa e crítica a partir das teorizações bakhtinianas e dos estudos do letramento crítico. Metodologicamente, a pesquisa configura-se como documental, situada no campo da Linguística Aplicada e voltada para questões relativas ao ensino-aprendizagem de português como língua materna. O corpus foi gerado a partir de consultas às resenhas de duas coleções de livros didáticos, do mapeamento das concepções/modelos de leitura nas obras e de excertos de atividades de leitura. Os resultados mostram que, mesmo timidamente, os LDP analisados apresentam algumas atividades e questões de leitura que possibilitam trabalhar esse objeto como uma prática social que também se configura como um ato responsivo/responsável ativo-crítico, apesar de ser encontrado um número significativo de atividades centradas em aspectos cognitivos/metacognitivos.Palavras-chave: Leitura; Livro didático; Letramento crítico.
id Unisinos-3_595fd8420f83df28baee1036e6f571b0
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/20688
network_acronym_str Unisinos-3
network_name_str Calidoscópio (Online)
repository_id_str
spelling Práticas de leitura de compreensão responsiva ativa e letramento crítico em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino MédioNeste texto, discutimos como a leitura é trabalhada em duas coleções de livros didáticos de língua portuguesa aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio, edição 2015. O estudo fundamenta-se em discussões sobre modelos de leitura, na noção de leitura como atividade responsiva ativa e crítica a partir das teorizações bakhtinianas e dos estudos do letramento crítico. Metodologicamente, a pesquisa configura-se como documental, situada no campo da Linguística Aplicada e voltada para questões relativas ao ensino-aprendizagem de português como língua materna. O corpus foi gerado a partir de consultas às resenhas de duas coleções de livros didáticos, do mapeamento das concepções/modelos de leitura nas obras e de excertos de atividades de leitura. Os resultados mostram que, mesmo timidamente, os LDP analisados apresentam algumas atividades e questões de leitura que possibilitam trabalhar esse objeto como uma prática social que também se configura como um ato responsivo/responsável ativo-crítico, apesar de ser encontrado um número significativo de atividades centradas em aspectos cognitivos/metacognitivos.Palavras-chave: Leitura; Livro didático; Letramento crítico.Unisinos2020-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.183.1110.4013/cld.2020.183.11Calidoscópio; Vol. 18 No. 3 (2020): Setembro/Dezembro; 691-713Calidoscópio; v. 18 n. 3 (2020): Setembro/Dezembro; 691-7132177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.183.11/pdfCopyright (c) 2020 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Rosivaldo2020-12-14T19:11:49Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/20688Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2020-12-14T19:11:49Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de leitura de compreensão responsiva ativa e letramento crítico em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio
title Práticas de leitura de compreensão responsiva ativa e letramento crítico em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio
spellingShingle Práticas de leitura de compreensão responsiva ativa e letramento crítico em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio
Gomes, Rosivaldo
title_short Práticas de leitura de compreensão responsiva ativa e letramento crítico em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio
title_full Práticas de leitura de compreensão responsiva ativa e letramento crítico em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio
title_fullStr Práticas de leitura de compreensão responsiva ativa e letramento crítico em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio
title_full_unstemmed Práticas de leitura de compreensão responsiva ativa e letramento crítico em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio
title_sort Práticas de leitura de compreensão responsiva ativa e letramento crítico em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio
author Gomes, Rosivaldo
author_facet Gomes, Rosivaldo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Rosivaldo
description Neste texto, discutimos como a leitura é trabalhada em duas coleções de livros didáticos de língua portuguesa aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio, edição 2015. O estudo fundamenta-se em discussões sobre modelos de leitura, na noção de leitura como atividade responsiva ativa e crítica a partir das teorizações bakhtinianas e dos estudos do letramento crítico. Metodologicamente, a pesquisa configura-se como documental, situada no campo da Linguística Aplicada e voltada para questões relativas ao ensino-aprendizagem de português como língua materna. O corpus foi gerado a partir de consultas às resenhas de duas coleções de livros didáticos, do mapeamento das concepções/modelos de leitura nas obras e de excertos de atividades de leitura. Os resultados mostram que, mesmo timidamente, os LDP analisados apresentam algumas atividades e questões de leitura que possibilitam trabalhar esse objeto como uma prática social que também se configura como um ato responsivo/responsável ativo-crítico, apesar de ser encontrado um número significativo de atividades centradas em aspectos cognitivos/metacognitivos.Palavras-chave: Leitura; Livro didático; Letramento crítico.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.183.11
10.4013/cld.2020.183.11
url https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.183.11
identifier_str_mv 10.4013/cld.2020.183.11
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.183.11/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Calidoscópio
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Calidoscópio
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Calidoscópio; Vol. 18 No. 3 (2020): Setembro/Dezembro; 691-713
Calidoscópio; v. 18 n. 3 (2020): Setembro/Dezembro; 691-713
2177-6202
reponame:Calidoscópio (Online)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Calidoscópio (Online)
collection Calidoscópio (Online)
repository.name.fl_str_mv Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br
_version_ 1792203887675965440