Práticas de leitura de compreensão responsiva ativa e letramento crítico em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2020 |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Calidoscópio (Online) |
Download full: | https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.183.11 |
Summary: | Neste texto, discutimos como a leitura é trabalhada em duas coleções de livros didáticos de língua portuguesa aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio, edição 2015. O estudo fundamenta-se em discussões sobre modelos de leitura, na noção de leitura como atividade responsiva ativa e crítica a partir das teorizações bakhtinianas e dos estudos do letramento crítico. Metodologicamente, a pesquisa configura-se como documental, situada no campo da Linguística Aplicada e voltada para questões relativas ao ensino-aprendizagem de português como língua materna. O corpus foi gerado a partir de consultas às resenhas de duas coleções de livros didáticos, do mapeamento das concepções/modelos de leitura nas obras e de excertos de atividades de leitura. Os resultados mostram que, mesmo timidamente, os LDP analisados apresentam algumas atividades e questões de leitura que possibilitam trabalhar esse objeto como uma prática social que também se configura como um ato responsivo/responsável ativo-crítico, apesar de ser encontrado um número significativo de atividades centradas em aspectos cognitivos/metacognitivos.Palavras-chave: Leitura; Livro didático; Letramento crítico. |
id |
Unisinos-3_595fd8420f83df28baee1036e6f571b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/20688 |
network_acronym_str |
Unisinos-3 |
network_name_str |
Calidoscópio (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas de leitura de compreensão responsiva ativa e letramento crítico em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino MédioNeste texto, discutimos como a leitura é trabalhada em duas coleções de livros didáticos de língua portuguesa aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio, edição 2015. O estudo fundamenta-se em discussões sobre modelos de leitura, na noção de leitura como atividade responsiva ativa e crítica a partir das teorizações bakhtinianas e dos estudos do letramento crítico. Metodologicamente, a pesquisa configura-se como documental, situada no campo da Linguística Aplicada e voltada para questões relativas ao ensino-aprendizagem de português como língua materna. O corpus foi gerado a partir de consultas às resenhas de duas coleções de livros didáticos, do mapeamento das concepções/modelos de leitura nas obras e de excertos de atividades de leitura. Os resultados mostram que, mesmo timidamente, os LDP analisados apresentam algumas atividades e questões de leitura que possibilitam trabalhar esse objeto como uma prática social que também se configura como um ato responsivo/responsável ativo-crítico, apesar de ser encontrado um número significativo de atividades centradas em aspectos cognitivos/metacognitivos.Palavras-chave: Leitura; Livro didático; Letramento crítico.Unisinos2020-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.183.1110.4013/cld.2020.183.11Calidoscópio; Vol. 18 No. 3 (2020): Setembro/Dezembro; 691-713Calidoscópio; v. 18 n. 3 (2020): Setembro/Dezembro; 691-7132177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.183.11/pdfCopyright (c) 2020 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Rosivaldo2020-12-14T19:11:49Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/20688Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2020-12-14T19:11:49Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de leitura de compreensão responsiva ativa e letramento crítico em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio |
title |
Práticas de leitura de compreensão responsiva ativa e letramento crítico em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio |
spellingShingle |
Práticas de leitura de compreensão responsiva ativa e letramento crítico em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio Gomes, Rosivaldo |
title_short |
Práticas de leitura de compreensão responsiva ativa e letramento crítico em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio |
title_full |
Práticas de leitura de compreensão responsiva ativa e letramento crítico em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio |
title_fullStr |
Práticas de leitura de compreensão responsiva ativa e letramento crítico em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Práticas de leitura de compreensão responsiva ativa e letramento crítico em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio |
title_sort |
Práticas de leitura de compreensão responsiva ativa e letramento crítico em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio |
author |
Gomes, Rosivaldo |
author_facet |
Gomes, Rosivaldo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Rosivaldo |
description |
Neste texto, discutimos como a leitura é trabalhada em duas coleções de livros didáticos de língua portuguesa aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio, edição 2015. O estudo fundamenta-se em discussões sobre modelos de leitura, na noção de leitura como atividade responsiva ativa e crítica a partir das teorizações bakhtinianas e dos estudos do letramento crítico. Metodologicamente, a pesquisa configura-se como documental, situada no campo da Linguística Aplicada e voltada para questões relativas ao ensino-aprendizagem de português como língua materna. O corpus foi gerado a partir de consultas às resenhas de duas coleções de livros didáticos, do mapeamento das concepções/modelos de leitura nas obras e de excertos de atividades de leitura. Os resultados mostram que, mesmo timidamente, os LDP analisados apresentam algumas atividades e questões de leitura que possibilitam trabalhar esse objeto como uma prática social que também se configura como um ato responsivo/responsável ativo-crítico, apesar de ser encontrado um número significativo de atividades centradas em aspectos cognitivos/metacognitivos.Palavras-chave: Leitura; Livro didático; Letramento crítico. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.183.11 10.4013/cld.2020.183.11 |
url |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.183.11 |
identifier_str_mv |
10.4013/cld.2020.183.11 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.183.11/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Calidoscópio info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Calidoscópio |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Calidoscópio; Vol. 18 No. 3 (2020): Setembro/Dezembro; 691-713 Calidoscópio; v. 18 n. 3 (2020): Setembro/Dezembro; 691-713 2177-6202 reponame:Calidoscópio (Online) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:Unisinos |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
Unisinos |
institution |
Unisinos |
reponame_str |
Calidoscópio (Online) |
collection |
Calidoscópio (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br |
_version_ |
1792203887675965440 |