Do propositor de significados ao mediador cultural: os papéis do professor de Literatura em um projeto de adaptação audiovisual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cuter Albanese, Bruno
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Calidoscópio (Online)
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.173.09
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir o papel do professor de Literatura em um projeto de adaptação do romance Senhora, de José de Alencar, para um curta-metragem. Os registros foram coletados em uma pesquisa-ação realizada com dezesseis alunos do nono ano do Ensino Fundamental II, de uma escola da rede particular do estado de São Paulo. Através de um diário de pesquisa, as interações entre os alunos e o professor/pesquisador foram registradas e são os dados analisados a partir dos conceitos de texto do leitor e espaço intersubjetivo de leitura da teoria do sujeito leitor e dos conceitos de coleção e cultura de García-Canclini. Os resultados mostram que o professor possuiu dois papéis durante a realização do projeto: não só como um propositor de significados da obra para os alunos, mas também como um mediador entre um item da coleção escolar, como as obras canônicas da Literatura, e os recursos de diversas mídias que compõem as coleções dos alunos. A partir dessa segunda posição, o professor não procura controlar os sentidos que os alunos dão ao texto, mas colabora na construção de pontes entre as memórias dos leitores e os enunciados do texto, permitindo que os alunos ressignifiquem a obra e construam um texto próprio, diferente daquele elaborado pelo autor.Palavras-chave: ensino de Literatura; professor de literatura; adaptação. 
id Unisinos-3_5c522d368ef02446d5671800e5048de0
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/17778
network_acronym_str Unisinos-3
network_name_str Calidoscópio (Online)
repository_id_str
spelling Do propositor de significados ao mediador cultural: os papéis do professor de Literatura em um projeto de adaptação audiovisualO objetivo deste artigo é discutir o papel do professor de Literatura em um projeto de adaptação do romance Senhora, de José de Alencar, para um curta-metragem. Os registros foram coletados em uma pesquisa-ação realizada com dezesseis alunos do nono ano do Ensino Fundamental II, de uma escola da rede particular do estado de São Paulo. Através de um diário de pesquisa, as interações entre os alunos e o professor/pesquisador foram registradas e são os dados analisados a partir dos conceitos de texto do leitor e espaço intersubjetivo de leitura da teoria do sujeito leitor e dos conceitos de coleção e cultura de García-Canclini. Os resultados mostram que o professor possuiu dois papéis durante a realização do projeto: não só como um propositor de significados da obra para os alunos, mas também como um mediador entre um item da coleção escolar, como as obras canônicas da Literatura, e os recursos de diversas mídias que compõem as coleções dos alunos. A partir dessa segunda posição, o professor não procura controlar os sentidos que os alunos dão ao texto, mas colabora na construção de pontes entre as memórias dos leitores e os enunciados do texto, permitindo que os alunos ressignifiquem a obra e construam um texto próprio, diferente daquele elaborado pelo autor.Palavras-chave: ensino de Literatura; professor de literatura; adaptação. Unisinos2019-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.173.09Calidoscópio; Vol. 17 No. 3 (2019): Setembro/Novembro; 575-591Calidoscópio; v. 17 n. 3 (2019): Setembro/Novembro; 575-5912177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.173.09/60747403Cuter Albanese, Brunoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-13T21:29:46Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/17778Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2019-12-13T21:29:46Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Do propositor de significados ao mediador cultural: os papéis do professor de Literatura em um projeto de adaptação audiovisual
title Do propositor de significados ao mediador cultural: os papéis do professor de Literatura em um projeto de adaptação audiovisual
spellingShingle Do propositor de significados ao mediador cultural: os papéis do professor de Literatura em um projeto de adaptação audiovisual
Cuter Albanese, Bruno
title_short Do propositor de significados ao mediador cultural: os papéis do professor de Literatura em um projeto de adaptação audiovisual
title_full Do propositor de significados ao mediador cultural: os papéis do professor de Literatura em um projeto de adaptação audiovisual
title_fullStr Do propositor de significados ao mediador cultural: os papéis do professor de Literatura em um projeto de adaptação audiovisual
title_full_unstemmed Do propositor de significados ao mediador cultural: os papéis do professor de Literatura em um projeto de adaptação audiovisual
title_sort Do propositor de significados ao mediador cultural: os papéis do professor de Literatura em um projeto de adaptação audiovisual
author Cuter Albanese, Bruno
author_facet Cuter Albanese, Bruno
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cuter Albanese, Bruno
description O objetivo deste artigo é discutir o papel do professor de Literatura em um projeto de adaptação do romance Senhora, de José de Alencar, para um curta-metragem. Os registros foram coletados em uma pesquisa-ação realizada com dezesseis alunos do nono ano do Ensino Fundamental II, de uma escola da rede particular do estado de São Paulo. Através de um diário de pesquisa, as interações entre os alunos e o professor/pesquisador foram registradas e são os dados analisados a partir dos conceitos de texto do leitor e espaço intersubjetivo de leitura da teoria do sujeito leitor e dos conceitos de coleção e cultura de García-Canclini. Os resultados mostram que o professor possuiu dois papéis durante a realização do projeto: não só como um propositor de significados da obra para os alunos, mas também como um mediador entre um item da coleção escolar, como as obras canônicas da Literatura, e os recursos de diversas mídias que compõem as coleções dos alunos. A partir dessa segunda posição, o professor não procura controlar os sentidos que os alunos dão ao texto, mas colabora na construção de pontes entre as memórias dos leitores e os enunciados do texto, permitindo que os alunos ressignifiquem a obra e construam um texto próprio, diferente daquele elaborado pelo autor.Palavras-chave: ensino de Literatura; professor de literatura; adaptação. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.173.09
url https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.173.09
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.173.09/60747403
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Calidoscópio; Vol. 17 No. 3 (2019): Setembro/Novembro; 575-591
Calidoscópio; v. 17 n. 3 (2019): Setembro/Novembro; 575-591
2177-6202
reponame:Calidoscópio (Online)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Calidoscópio (Online)
collection Calidoscópio (Online)
repository.name.fl_str_mv Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br
_version_ 1792203887318401024