Professor-propositor : a curadoria como estratégia para a docência on-line

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Daniel de Queiroz
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Sommer, Luis Henrique, Schmidt, Saraí Patrícia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/142559
Resumo: Frente à constante transformação do cenário tecnológico, ao invés da formação focada no uso aplicado e restrito das tecnologias digitais, é preciso criar e disseminar metodologias que se articulem aos saberes e práticas próprias da docência, articulando proposições teóricas e epistemológicas que não sigam o ritmo de obsolescência imposto pelo mercado tecnológico. O presente ensaio teórico visa apresentar e constituir uma discussão em torno da ideia de curadoria como um conceito e uma estratégia para a docência on-line no sentido de favorecer práticas de ensino e de aprendizagem a favor da autoria docente e da socialização dos saberes. Numa perspectiva teórico-metodológica, consideramos a comunicação, a mobilidade, o hibridismo tecnológico e a liberação do polo da emissão como elementos chave que podem sustentar a curadoria como prática de socialização e mediação de saberes, carregando de potência as experiências de aprendizagem no contexto da educação on-line.
id UFRGS-2_e4b098d799353a730ec2e79345cc78f2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142559
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lopes, Daniel de QueirozSommer, Luis HenriqueSchmidt, Saraí Patrícia2016-06-11T02:08:46Z20141415-9902http://hdl.handle.net/10183/142559000993876Frente à constante transformação do cenário tecnológico, ao invés da formação focada no uso aplicado e restrito das tecnologias digitais, é preciso criar e disseminar metodologias que se articulem aos saberes e práticas próprias da docência, articulando proposições teóricas e epistemológicas que não sigam o ritmo de obsolescência imposto pelo mercado tecnológico. O presente ensaio teórico visa apresentar e constituir uma discussão em torno da ideia de curadoria como um conceito e uma estratégia para a docência on-line no sentido de favorecer práticas de ensino e de aprendizagem a favor da autoria docente e da socialização dos saberes. Numa perspectiva teórico-metodológica, consideramos a comunicação, a mobilidade, o hibridismo tecnológico e a liberação do polo da emissão como elementos chave que podem sustentar a curadoria como prática de socialização e mediação de saberes, carregando de potência as experiências de aprendizagem no contexto da educação on-line.Faced with constantly changing technological scenario, instead of training focused on applied and restricted use of digital technologies, it is necessary to create and disseminate methodologies that are linked to their own knowledge and practices of teaching, combining theoretical and epistemological propositions that do not follow the pace of technological obsolescence imposed by the market. This theoretical essay aims to present and provide a discussion around the idea of curatorship as a concept and a strategy for online teaching in order to improve teaching and learning practices in favor of teachers authoring and socialization of knowledge. In a theoretical-methodological perspective, we consider communication, mobility, technological hybridism and release of emission pole as key elements that could sustain curatorship as a practice of socialization and mediation of knowledge, enhancing the learning experiences in the context of online education.Ante a la transformación constante del escenario tecnológico, en lugar de la formación centrada en el uso aplicado y restringido de las tecnologías digitales, es necesario crear y difundir metodologías que estén vinculadas a sus propios conocimientos y prácticas docentes, la combinación de propuestas teóricas y epistemológicas que no siguen el ritmo de obsolescencia tecnológica impuesta por el mercado. Este trabajo teórico tiene como objetivo presentar y proporcionar una discusión en torno a la idea de curaduría como un concepto y una estrategia para la docencia online, para favorecer las prácticas de enseñanza y de aprendizaje en favor de la autoría docente y la socialización de los saberes. Desde una perspectiva teórico-metodológica, consideramos que la comunicación, la movilidad, la hibridez tecnológica y la liberación del polo de emisión como elementos clave que pueden sustentar la curaduría como práctica de socialización y mediación de los saberes, llevando potencia a las experiencias de aprendizaje en el contexto de la educación online.application/pdfporEducação & linguagem : revista do Centro de Ciências da Educação da Universidade Metodista de São Paulo. Vol. 17, n. 2 (jul./dez. 2014), p. 54-72Tecnologia digitalProfessorPrática pedagógicaCuratorshipDigital technologiesTeachingOn-line EducationPedagogical PracticesCuraduríaTecnologías DigitalesEnseñanzaEducación en LíneaPrácticas PedagógicasProfessor-propositor : a curadoria como estratégia para a docência on-lineinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000993876.pdf000993876.pdfTexto completoapplication/pdf304541http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142559/1/000993876.pdf089f0d86dd774111ea711d663a1a1beaMD51TEXT000993876.pdf.txt000993876.pdf.txtExtracted Texttext/plain43585http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142559/2/000993876.pdf.txt190e405f0681254f2ee3a4a723c2b054MD52THUMBNAIL000993876.pdf.jpg000993876.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1772http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142559/3/000993876.pdf.jpg83d66b3aeda83a6a4eaed654b11152d2MD5310183/1425592022-10-21 04:56:56.151337oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142559Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-10-21T07:56:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Professor-propositor : a curadoria como estratégia para a docência on-line
title Professor-propositor : a curadoria como estratégia para a docência on-line
spellingShingle Professor-propositor : a curadoria como estratégia para a docência on-line
Lopes, Daniel de Queiroz
Tecnologia digital
Professor
Prática pedagógica
Curatorship
Digital technologies
Teaching
On-line Education
Pedagogical Practices
Curaduría
Tecnologías Digitales
Enseñanza
Educación en Línea
Prácticas Pedagógicas
title_short Professor-propositor : a curadoria como estratégia para a docência on-line
title_full Professor-propositor : a curadoria como estratégia para a docência on-line
title_fullStr Professor-propositor : a curadoria como estratégia para a docência on-line
title_full_unstemmed Professor-propositor : a curadoria como estratégia para a docência on-line
title_sort Professor-propositor : a curadoria como estratégia para a docência on-line
author Lopes, Daniel de Queiroz
author_facet Lopes, Daniel de Queiroz
Sommer, Luis Henrique
Schmidt, Saraí Patrícia
author_role author
author2 Sommer, Luis Henrique
Schmidt, Saraí Patrícia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Daniel de Queiroz
Sommer, Luis Henrique
Schmidt, Saraí Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia digital
Professor
Prática pedagógica
topic Tecnologia digital
Professor
Prática pedagógica
Curatorship
Digital technologies
Teaching
On-line Education
Pedagogical Practices
Curaduría
Tecnologías Digitales
Enseñanza
Educación en Línea
Prácticas Pedagógicas
dc.subject.eng.fl_str_mv Curatorship
Digital technologies
Teaching
On-line Education
Pedagogical Practices
dc.subject.spa.fl_str_mv Curaduría
Tecnologías Digitales
Enseñanza
Educación en Línea
Prácticas Pedagógicas
description Frente à constante transformação do cenário tecnológico, ao invés da formação focada no uso aplicado e restrito das tecnologias digitais, é preciso criar e disseminar metodologias que se articulem aos saberes e práticas próprias da docência, articulando proposições teóricas e epistemológicas que não sigam o ritmo de obsolescência imposto pelo mercado tecnológico. O presente ensaio teórico visa apresentar e constituir uma discussão em torno da ideia de curadoria como um conceito e uma estratégia para a docência on-line no sentido de favorecer práticas de ensino e de aprendizagem a favor da autoria docente e da socialização dos saberes. Numa perspectiva teórico-metodológica, consideramos a comunicação, a mobilidade, o hibridismo tecnológico e a liberação do polo da emissão como elementos chave que podem sustentar a curadoria como prática de socialização e mediação de saberes, carregando de potência as experiências de aprendizagem no contexto da educação on-line.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-11T02:08:46Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/142559
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1415-9902
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000993876
identifier_str_mv 1415-9902
000993876
url http://hdl.handle.net/10183/142559
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & linguagem : revista do Centro de Ciências da Educação da Universidade Metodista de São Paulo. Vol. 17, n. 2 (jul./dez. 2014), p. 54-72
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142559/1/000993876.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142559/2/000993876.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142559/3/000993876.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 089f0d86dd774111ea711d663a1a1bea
190e405f0681254f2ee3a4a723c2b054
83d66b3aeda83a6a4eaed654b11152d2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224903455670272