Do silêncio às ações corporificadas em interações de crianças com Transtorno do Espectro do autismo não-verbais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Fernanda Miranda
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Tamanaha, Ana Carina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Calidoscópio (Online)
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/22628
Resumo: Este artigo analisa interações de duas crianças de sete anos não verbais com Transtorno do Espectro do Autismo e uma fonoaudióloga. Foram analisados cinco excertos extraídos de registro audiovisual de sessões individuais e presenciais de intervenção fonoaudiológica em que essas crianças são introduzidas a um sistema de comunicação por cartões com figuras. As análises revelam que as dinâmicas interacionais construídas via cartões estão intrinsicamente relacionadas aos arranjos do espaço físico; aos movimentos corporais dos participantes; à trajetória sequencial de múltiplas atividades e à própria materialidade do sistema de comunicação como uma estrutura semiótica. Uma análise multimodal, atenta às temporalidades, às trajetórias e às projeções das ações construídas em silêncio, permitiu mostrar como o trabalho de implementação de um sistema de comunicação alternativo para indivíduos não verbais está imbricado em uma complexa dinâmica interacional e multimodal (material, corporal e linguística) da interação face a face.    Palavras-chave: Transtorno de Espectro do Autismo; interação corporificada; sistemas de Comunicação Aumentativa e Ampliada.  
id Unisinos-3_9030c1e2eba62f3cb7757c0ae43ee1a4
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/22628
network_acronym_str Unisinos-3
network_name_str Calidoscópio (Online)
repository_id_str
spelling Do silêncio às ações corporificadas em interações de crianças com Transtorno do Espectro do autismo não-verbais Este artigo analisa interações de duas crianças de sete anos não verbais com Transtorno do Espectro do Autismo e uma fonoaudióloga. Foram analisados cinco excertos extraídos de registro audiovisual de sessões individuais e presenciais de intervenção fonoaudiológica em que essas crianças são introduzidas a um sistema de comunicação por cartões com figuras. As análises revelam que as dinâmicas interacionais construídas via cartões estão intrinsicamente relacionadas aos arranjos do espaço físico; aos movimentos corporais dos participantes; à trajetória sequencial de múltiplas atividades e à própria materialidade do sistema de comunicação como uma estrutura semiótica. Uma análise multimodal, atenta às temporalidades, às trajetórias e às projeções das ações construídas em silêncio, permitiu mostrar como o trabalho de implementação de um sistema de comunicação alternativo para indivíduos não verbais está imbricado em uma complexa dinâmica interacional e multimodal (material, corporal e linguística) da interação face a face.    Palavras-chave: Transtorno de Espectro do Autismo; interação corporificada; sistemas de Comunicação Aumentativa e Ampliada.  Unisinos2021-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/2262810.4013/cld.2021.192.04Calidoscópio; Vol. 19 No. 2 (2021): Maio/Agosto; 209-223Calidoscópio; v. 19 n. 2 (2021): Maio/Agosto; 209-2232177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/22628/60748705Copyright (c) 2021 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Fernanda MirandaTamanaha, Ana Carina2021-09-03T19:46:56Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/22628Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2021-09-03T19:46:56Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Do silêncio às ações corporificadas em interações de crianças com Transtorno do Espectro do autismo não-verbais
title Do silêncio às ações corporificadas em interações de crianças com Transtorno do Espectro do autismo não-verbais
spellingShingle Do silêncio às ações corporificadas em interações de crianças com Transtorno do Espectro do autismo não-verbais
Cruz, Fernanda Miranda
title_short Do silêncio às ações corporificadas em interações de crianças com Transtorno do Espectro do autismo não-verbais
title_full Do silêncio às ações corporificadas em interações de crianças com Transtorno do Espectro do autismo não-verbais
title_fullStr Do silêncio às ações corporificadas em interações de crianças com Transtorno do Espectro do autismo não-verbais
title_full_unstemmed Do silêncio às ações corporificadas em interações de crianças com Transtorno do Espectro do autismo não-verbais
title_sort Do silêncio às ações corporificadas em interações de crianças com Transtorno do Espectro do autismo não-verbais
author Cruz, Fernanda Miranda
author_facet Cruz, Fernanda Miranda
Tamanaha, Ana Carina
author_role author
author2 Tamanaha, Ana Carina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Fernanda Miranda
Tamanaha, Ana Carina
description Este artigo analisa interações de duas crianças de sete anos não verbais com Transtorno do Espectro do Autismo e uma fonoaudióloga. Foram analisados cinco excertos extraídos de registro audiovisual de sessões individuais e presenciais de intervenção fonoaudiológica em que essas crianças são introduzidas a um sistema de comunicação por cartões com figuras. As análises revelam que as dinâmicas interacionais construídas via cartões estão intrinsicamente relacionadas aos arranjos do espaço físico; aos movimentos corporais dos participantes; à trajetória sequencial de múltiplas atividades e à própria materialidade do sistema de comunicação como uma estrutura semiótica. Uma análise multimodal, atenta às temporalidades, às trajetórias e às projeções das ações construídas em silêncio, permitiu mostrar como o trabalho de implementação de um sistema de comunicação alternativo para indivíduos não verbais está imbricado em uma complexa dinâmica interacional e multimodal (material, corporal e linguística) da interação face a face.    Palavras-chave: Transtorno de Espectro do Autismo; interação corporificada; sistemas de Comunicação Aumentativa e Ampliada.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/22628
10.4013/cld.2021.192.04
url https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/22628
identifier_str_mv 10.4013/cld.2021.192.04
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/22628/60748705
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Calidoscópio
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Calidoscópio
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Calidoscópio; Vol. 19 No. 2 (2021): Maio/Agosto; 209-223
Calidoscópio; v. 19 n. 2 (2021): Maio/Agosto; 209-223
2177-6202
reponame:Calidoscópio (Online)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Calidoscópio (Online)
collection Calidoscópio (Online)
repository.name.fl_str_mv Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br
_version_ 1792203887711617024