Do silêncio às ações corporificadas em interações de crianças com Transtorno do Espectro do autismo não-verbais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Calidoscópio (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/22628 |
Resumo: | Este artigo analisa interações de duas crianças de sete anos não verbais com Transtorno do Espectro do Autismo e uma fonoaudióloga. Foram analisados cinco excertos extraídos de registro audiovisual de sessões individuais e presenciais de intervenção fonoaudiológica em que essas crianças são introduzidas a um sistema de comunicação por cartões com figuras. As análises revelam que as dinâmicas interacionais construídas via cartões estão intrinsicamente relacionadas aos arranjos do espaço físico; aos movimentos corporais dos participantes; à trajetória sequencial de múltiplas atividades e à própria materialidade do sistema de comunicação como uma estrutura semiótica. Uma análise multimodal, atenta às temporalidades, às trajetórias e às projeções das ações construídas em silêncio, permitiu mostrar como o trabalho de implementação de um sistema de comunicação alternativo para indivíduos não verbais está imbricado em uma complexa dinâmica interacional e multimodal (material, corporal e linguística) da interação face a face. Palavras-chave: Transtorno de Espectro do Autismo; interação corporificada; sistemas de Comunicação Aumentativa e Ampliada. |
id |
Unisinos-3_9030c1e2eba62f3cb7757c0ae43ee1a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/22628 |
network_acronym_str |
Unisinos-3 |
network_name_str |
Calidoscópio (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Do silêncio às ações corporificadas em interações de crianças com Transtorno do Espectro do autismo não-verbais Este artigo analisa interações de duas crianças de sete anos não verbais com Transtorno do Espectro do Autismo e uma fonoaudióloga. Foram analisados cinco excertos extraídos de registro audiovisual de sessões individuais e presenciais de intervenção fonoaudiológica em que essas crianças são introduzidas a um sistema de comunicação por cartões com figuras. As análises revelam que as dinâmicas interacionais construídas via cartões estão intrinsicamente relacionadas aos arranjos do espaço físico; aos movimentos corporais dos participantes; à trajetória sequencial de múltiplas atividades e à própria materialidade do sistema de comunicação como uma estrutura semiótica. Uma análise multimodal, atenta às temporalidades, às trajetórias e às projeções das ações construídas em silêncio, permitiu mostrar como o trabalho de implementação de um sistema de comunicação alternativo para indivíduos não verbais está imbricado em uma complexa dinâmica interacional e multimodal (material, corporal e linguística) da interação face a face. Palavras-chave: Transtorno de Espectro do Autismo; interação corporificada; sistemas de Comunicação Aumentativa e Ampliada. Unisinos2021-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/2262810.4013/cld.2021.192.04Calidoscópio; Vol. 19 No. 2 (2021): Maio/Agosto; 209-223Calidoscópio; v. 19 n. 2 (2021): Maio/Agosto; 209-2232177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/22628/60748705Copyright (c) 2021 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Fernanda MirandaTamanaha, Ana Carina2021-09-03T19:46:56Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/22628Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2021-09-03T19:46:56Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do silêncio às ações corporificadas em interações de crianças com Transtorno do Espectro do autismo não-verbais |
title |
Do silêncio às ações corporificadas em interações de crianças com Transtorno do Espectro do autismo não-verbais |
spellingShingle |
Do silêncio às ações corporificadas em interações de crianças com Transtorno do Espectro do autismo não-verbais Cruz, Fernanda Miranda |
title_short |
Do silêncio às ações corporificadas em interações de crianças com Transtorno do Espectro do autismo não-verbais |
title_full |
Do silêncio às ações corporificadas em interações de crianças com Transtorno do Espectro do autismo não-verbais |
title_fullStr |
Do silêncio às ações corporificadas em interações de crianças com Transtorno do Espectro do autismo não-verbais |
title_full_unstemmed |
Do silêncio às ações corporificadas em interações de crianças com Transtorno do Espectro do autismo não-verbais |
title_sort |
Do silêncio às ações corporificadas em interações de crianças com Transtorno do Espectro do autismo não-verbais |
author |
Cruz, Fernanda Miranda |
author_facet |
Cruz, Fernanda Miranda Tamanaha, Ana Carina |
author_role |
author |
author2 |
Tamanaha, Ana Carina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Fernanda Miranda Tamanaha, Ana Carina |
description |
Este artigo analisa interações de duas crianças de sete anos não verbais com Transtorno do Espectro do Autismo e uma fonoaudióloga. Foram analisados cinco excertos extraídos de registro audiovisual de sessões individuais e presenciais de intervenção fonoaudiológica em que essas crianças são introduzidas a um sistema de comunicação por cartões com figuras. As análises revelam que as dinâmicas interacionais construídas via cartões estão intrinsicamente relacionadas aos arranjos do espaço físico; aos movimentos corporais dos participantes; à trajetória sequencial de múltiplas atividades e à própria materialidade do sistema de comunicação como uma estrutura semiótica. Uma análise multimodal, atenta às temporalidades, às trajetórias e às projeções das ações construídas em silêncio, permitiu mostrar como o trabalho de implementação de um sistema de comunicação alternativo para indivíduos não verbais está imbricado em uma complexa dinâmica interacional e multimodal (material, corporal e linguística) da interação face a face. Palavras-chave: Transtorno de Espectro do Autismo; interação corporificada; sistemas de Comunicação Aumentativa e Ampliada. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/22628 10.4013/cld.2021.192.04 |
url |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/22628 |
identifier_str_mv |
10.4013/cld.2021.192.04 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/22628/60748705 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Calidoscópio info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Calidoscópio |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Calidoscópio; Vol. 19 No. 2 (2021): Maio/Agosto; 209-223 Calidoscópio; v. 19 n. 2 (2021): Maio/Agosto; 209-223 2177-6202 reponame:Calidoscópio (Online) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:Unisinos |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
Unisinos |
institution |
Unisinos |
reponame_str |
Calidoscópio (Online) |
collection |
Calidoscópio (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br |
_version_ |
1792203887711617024 |