O papel do modelo didático de gêneros textuais no ensino de línguas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Calidoscópio (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.01 |
Resumo: | Este artigo objetiva esclarecer a noção de modelo didático de gêneros textuais na perspectiva interacionista sociodiscursiva dos autores genebrinos da Didática de Línguas, um conceito primordial (mas ainda mal compreendido) para o entendimento do ensino de línguas por meio dos gêneros textuais, proposta pautada na tese vygotskiana de desenvolvimento humano. Para isso, recapitularemos o conceito tanto a partir dos autores da Universidade de Genebra quanto de outros autores brasileiros que se debruçaram sobre o tema.Palavras-chave: gêneros textuais e ensino de línguas, modelo didático de gêneros, capacidades de linguagem. |
id |
Unisinos-3_c32642286349de5557375c7611f21c12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/14856 |
network_acronym_str |
Unisinos-3 |
network_name_str |
Calidoscópio (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O papel do modelo didático de gêneros textuais no ensino de línguasThe role of the didactic model of textual genres in language teachingEste artigo objetiva esclarecer a noção de modelo didático de gêneros textuais na perspectiva interacionista sociodiscursiva dos autores genebrinos da Didática de Línguas, um conceito primordial (mas ainda mal compreendido) para o entendimento do ensino de línguas por meio dos gêneros textuais, proposta pautada na tese vygotskiana de desenvolvimento humano. Para isso, recapitularemos o conceito tanto a partir dos autores da Universidade de Genebra quanto de outros autores brasileiros que se debruçaram sobre o tema.Palavras-chave: gêneros textuais e ensino de línguas, modelo didático de gêneros, capacidades de linguagem.This article aims at clarifying the concept of the didactic model of textual genres in the Sociodiscursive Interactionism’s perspective from the Genevan authors of the Didactic of Language, a fundamental concept (but still misunderstood) to the understanding of language teaching through textual genres, a proposal based on the Vygotskian theory of human development. Therefore, we will review this concept based on authors from the University of Geneva as well as on Brazilian authors who dedicate themselves to this theme.Keywords: textual genres and language teaching, didactic model of genres, language capacities.Unisinos2018-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.01Calidoscópio; Vol. 16 No. 3 (2018): September/December; 361-368Calidoscópio; v. 16 n. 3 (2018): Setembro/Dezembro; 361-3682177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.01/60746807Abreu-Tardelli, Lília SantosApostolo, Malu Cienciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-05T18:52:35Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/14856Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2019-04-05T18:52:35Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel do modelo didático de gêneros textuais no ensino de línguas The role of the didactic model of textual genres in language teaching |
title |
O papel do modelo didático de gêneros textuais no ensino de línguas |
spellingShingle |
O papel do modelo didático de gêneros textuais no ensino de línguas Abreu-Tardelli, Lília Santos |
title_short |
O papel do modelo didático de gêneros textuais no ensino de línguas |
title_full |
O papel do modelo didático de gêneros textuais no ensino de línguas |
title_fullStr |
O papel do modelo didático de gêneros textuais no ensino de línguas |
title_full_unstemmed |
O papel do modelo didático de gêneros textuais no ensino de línguas |
title_sort |
O papel do modelo didático de gêneros textuais no ensino de línguas |
author |
Abreu-Tardelli, Lília Santos |
author_facet |
Abreu-Tardelli, Lília Santos Apostolo, Malu Ciencia |
author_role |
author |
author2 |
Apostolo, Malu Ciencia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abreu-Tardelli, Lília Santos Apostolo, Malu Ciencia |
description |
Este artigo objetiva esclarecer a noção de modelo didático de gêneros textuais na perspectiva interacionista sociodiscursiva dos autores genebrinos da Didática de Línguas, um conceito primordial (mas ainda mal compreendido) para o entendimento do ensino de línguas por meio dos gêneros textuais, proposta pautada na tese vygotskiana de desenvolvimento humano. Para isso, recapitularemos o conceito tanto a partir dos autores da Universidade de Genebra quanto de outros autores brasileiros que se debruçaram sobre o tema.Palavras-chave: gêneros textuais e ensino de línguas, modelo didático de gêneros, capacidades de linguagem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.01 |
url |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.01 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.01/60746807 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Calidoscópio; Vol. 16 No. 3 (2018): September/December; 361-368 Calidoscópio; v. 16 n. 3 (2018): Setembro/Dezembro; 361-368 2177-6202 reponame:Calidoscópio (Online) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:Unisinos |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
Unisinos |
institution |
Unisinos |
reponame_str |
Calidoscópio (Online) |
collection |
Calidoscópio (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br |
_version_ |
1792203887243952128 |