Podcasts para o ensino de Língua Inglesa: análise e prática de Letramento Digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Susana Cristina
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Gomes, Adilson Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Calidoscópio (Online)
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2014.123.11
Resumo: Estudos de pesquisadores brasileiros na área de ensino e aprendizagem de línguas mediado por computador são significativos para estabelecer panoramas sobre o uso de tecnologias no ensino de línguas quando a temática é letramento digital. Em se tratando de produção de materiais e de atividades didáticas para o contexto digital, é fundamental que o professor saiba explorar ferramentas disponíveis nesse contexto para efetivamente utilizá-las em sala de aula. Este artigo tem como objetivos: (a) destacar o uso do podcast como um recurso da Internet que permite ao professor planejar, elaborar e testar atividades que envolvam a compreensão e a produção oral em língua estrangeira; (b) discutir em que medida as atividades propostas por meio desse recurso podem contribuir para o letramento digital tanto de professores quanto de alunos; (c) reportar resultados da experiência de análise de sites e de produção de podcasts que envolvam multiletramentos. Para isso, primeiramente realizamos um mapeamento na Internet de sites contendo podcasts, bem como a seleção e análise desse recurso. No segundo momento, propomos um estudo piloto envolvendo o uso de podcasts com vista a promover o letramento digital de alunos e professores. A partir da análise e da experiência vivenciada, os resultados indicam que o uso de podcasts pode contribuir significativamente não só para o ensino da língua, mas também para o letramento digital e a fluência tecnológica do professor e do aluno. Para tanto, faz-se necessário conhecer as potencialidades didáticas dos podcasts para elaborar atividades que contemplem os interesses e as necessidades dos alunos. Assim, sugerimos indicadores de análise, os quais podem auxiliar o professor em serviço tanto na seleção e análise de podcasts para uso em sala de aula, quanto para a produção de atividades que envolvam tal tecnologia.Palavras-chave: letramento digital, podcast, ensino da língua inglesa, proposta de atividade.
id Unisinos-3_da75683ed92ee0def2be6bc608f2fa3c
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/6516
network_acronym_str Unisinos-3
network_name_str Calidoscópio (Online)
repository_id_str
spelling Podcasts para o ensino de Língua Inglesa: análise e prática de Letramento DigitalPodcasts for teaching English as a Foreign Language: Analysis and digital literacy practiceEstudos de pesquisadores brasileiros na área de ensino e aprendizagem de línguas mediado por computador são significativos para estabelecer panoramas sobre o uso de tecnologias no ensino de línguas quando a temática é letramento digital. Em se tratando de produção de materiais e de atividades didáticas para o contexto digital, é fundamental que o professor saiba explorar ferramentas disponíveis nesse contexto para efetivamente utilizá-las em sala de aula. Este artigo tem como objetivos: (a) destacar o uso do podcast como um recurso da Internet que permite ao professor planejar, elaborar e testar atividades que envolvam a compreensão e a produção oral em língua estrangeira; (b) discutir em que medida as atividades propostas por meio desse recurso podem contribuir para o letramento digital tanto de professores quanto de alunos; (c) reportar resultados da experiência de análise de sites e de produção de podcasts que envolvam multiletramentos. Para isso, primeiramente realizamos um mapeamento na Internet de sites contendo podcasts, bem como a seleção e análise desse recurso. No segundo momento, propomos um estudo piloto envolvendo o uso de podcasts com vista a promover o letramento digital de alunos e professores. A partir da análise e da experiência vivenciada, os resultados indicam que o uso de podcasts pode contribuir significativamente não só para o ensino da língua, mas também para o letramento digital e a fluência tecnológica do professor e do aluno. Para tanto, faz-se necessário conhecer as potencialidades didáticas dos podcasts para elaborar atividades que contemplem os interesses e as necessidades dos alunos. Assim, sugerimos indicadores de análise, os quais podem auxiliar o professor em serviço tanto na seleção e análise de podcasts para uso em sala de aula, quanto para a produção de atividades que envolvam tal tecnologia.Palavras-chave: letramento digital, podcast, ensino da língua inglesa, proposta de atividade.Brazilian researchers in the field of Computer Assisted Language Learning are signifi cant to establish an overview about the use of digital technologies in the classroom as well as to promote the digital literacy. In terms of production of teaching materials and teaching activities for the digital environment, it is essential that the teacher knows how to explore some of the tools available in the digital context. This paper aims to: (a) highlight the use of podcasting as a resource on the Internet that allows teachers to plan, to develop and to test activities involving oral production and comprehension of foreign languages; (b) discuss how far activities proposed by this digital resource can contribute to the digital literacy of both teachers and students; (c) report results of the experiment site analysis and production of podcasts involving multiliteracies. To do that, firstly, we mapped podcasts’ sites on the Internet, as well as we selected and analyzed this technology. Secondly, we proposed a pilot study involving the use of podcast aiming to promote students and teacher’s digital fl uency and literacy. The analysis and the experience realized indicated that the use of this resource could contribute significantly not only to language teaching, but also for digital literacy and technological fluency of both, teacher and student. Therefore, it is necessary to know the educational potentialities of podcasts to develop activities that address the interests and needs of students. Thus, we suggest analysis indicators, which may help the teacher in service both in the selection and analysis of this podcast for use in the classroom, and for the production of activities involving such technology.Keywords: digital literacy, podcast, teaching of English language, proposal of activities.Unisinos2014-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2014.123.11Calidoscópio; Vol. 12 No. 3 (2014): September/December; 367-379Calidoscópio; v. 12 n. 3 (2014): Setembro/Dezembro; 367-3792177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2014.123.11/4363Reis, Susana CristinaGomes, Adilson Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-26T13:21:17Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/6516Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2014-12-26T13:21:17Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Podcasts para o ensino de Língua Inglesa: análise e prática de Letramento Digital
Podcasts for teaching English as a Foreign Language: Analysis and digital literacy practice
title Podcasts para o ensino de Língua Inglesa: análise e prática de Letramento Digital
spellingShingle Podcasts para o ensino de Língua Inglesa: análise e prática de Letramento Digital
Reis, Susana Cristina
title_short Podcasts para o ensino de Língua Inglesa: análise e prática de Letramento Digital
title_full Podcasts para o ensino de Língua Inglesa: análise e prática de Letramento Digital
title_fullStr Podcasts para o ensino de Língua Inglesa: análise e prática de Letramento Digital
title_full_unstemmed Podcasts para o ensino de Língua Inglesa: análise e prática de Letramento Digital
title_sort Podcasts para o ensino de Língua Inglesa: análise e prática de Letramento Digital
author Reis, Susana Cristina
author_facet Reis, Susana Cristina
Gomes, Adilson Fernandes
author_role author
author2 Gomes, Adilson Fernandes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Susana Cristina
Gomes, Adilson Fernandes
description Estudos de pesquisadores brasileiros na área de ensino e aprendizagem de línguas mediado por computador são significativos para estabelecer panoramas sobre o uso de tecnologias no ensino de línguas quando a temática é letramento digital. Em se tratando de produção de materiais e de atividades didáticas para o contexto digital, é fundamental que o professor saiba explorar ferramentas disponíveis nesse contexto para efetivamente utilizá-las em sala de aula. Este artigo tem como objetivos: (a) destacar o uso do podcast como um recurso da Internet que permite ao professor planejar, elaborar e testar atividades que envolvam a compreensão e a produção oral em língua estrangeira; (b) discutir em que medida as atividades propostas por meio desse recurso podem contribuir para o letramento digital tanto de professores quanto de alunos; (c) reportar resultados da experiência de análise de sites e de produção de podcasts que envolvam multiletramentos. Para isso, primeiramente realizamos um mapeamento na Internet de sites contendo podcasts, bem como a seleção e análise desse recurso. No segundo momento, propomos um estudo piloto envolvendo o uso de podcasts com vista a promover o letramento digital de alunos e professores. A partir da análise e da experiência vivenciada, os resultados indicam que o uso de podcasts pode contribuir significativamente não só para o ensino da língua, mas também para o letramento digital e a fluência tecnológica do professor e do aluno. Para tanto, faz-se necessário conhecer as potencialidades didáticas dos podcasts para elaborar atividades que contemplem os interesses e as necessidades dos alunos. Assim, sugerimos indicadores de análise, os quais podem auxiliar o professor em serviço tanto na seleção e análise de podcasts para uso em sala de aula, quanto para a produção de atividades que envolvam tal tecnologia.Palavras-chave: letramento digital, podcast, ensino da língua inglesa, proposta de atividade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2014.123.11
url https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2014.123.11
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2014.123.11/4363
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Calidoscópio; Vol. 12 No. 3 (2014): September/December; 367-379
Calidoscópio; v. 12 n. 3 (2014): Setembro/Dezembro; 367-379
2177-6202
reponame:Calidoscópio (Online)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Calidoscópio (Online)
collection Calidoscópio (Online)
repository.name.fl_str_mv Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br
_version_ 1792203886196424705