Interações e práticas formativas na iniciação científica de alunos da educação técnica de nível médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Evandro Gonçalves
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pereira, Regina Celi Mendes, Barbosa, Maria do Socorro Maia Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Calidoscópio (Online)
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24427
Resumo: Objetivamos analisar interações e suas implicações formativas na iniciação científica de alunos da educação técnica de nível médio, a partir da compreensão de sujeitos, orientadores e alunos, que vivenciaram esse processo. Para tanto, valemo-nos de questionários aplicados a orientadores e alunos participantes de projetos de iniciação científica, concluídos entre 2015 e 2017, no Campus Pau dos Ferros do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, na área de Ciências Agrárias. Dos questionários, selecionamos algumas questões sobre as interações dos participantes entre si e com textos e as implicações formativas. Analisamos os dados mediante abordagem qualitativo-interpretativista, fundamentando-nos em subsídios teóricos de diferentes campos: sociointeracionistas (Vigotski, 2007, 2009; Volóchinov, 2017), da área de educação (Demo, 2011a, 2011b, 2012; Lave e Wenger, 2008; Wenger, 1998), dos estudos sobre letramento (Barton et al., 2000; Street, 1984, 2000) e letramento acadêmico (Lea e Street, 1998, 2014). Nas respostas dos questionários, ambos os grupos de participantes declaram que os alunos construíram interações significativas com seus orientadores, assim como estabeleceram contato com textos acadêmicos e realizaram atividades afeitas às práticas de pesquisa científica. Esse processo, segundo eles, propiciou a construção, pelos alunos, de conhecimentos científicos tanto de natureza técnica/formal quanto política.    Palavras-chave: iniciação científica; ensino médio; mediação formativa. 
id Unisinos-3_e4a67558a14c3c1aa7e7684a1781cec2
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/24427
network_acronym_str Unisinos-3
network_name_str Calidoscópio (Online)
repository_id_str
spelling Interações e práticas formativas na iniciação científica de alunos da educação técnica de nível médio Interactions and formative practices in the scientific initiation of high school technical education studentsiniciação científicaensino médiomediação formativaObjetivamos analisar interações e suas implicações formativas na iniciação científica de alunos da educação técnica de nível médio, a partir da compreensão de sujeitos, orientadores e alunos, que vivenciaram esse processo. Para tanto, valemo-nos de questionários aplicados a orientadores e alunos participantes de projetos de iniciação científica, concluídos entre 2015 e 2017, no Campus Pau dos Ferros do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, na área de Ciências Agrárias. Dos questionários, selecionamos algumas questões sobre as interações dos participantes entre si e com textos e as implicações formativas. Analisamos os dados mediante abordagem qualitativo-interpretativista, fundamentando-nos em subsídios teóricos de diferentes campos: sociointeracionistas (Vigotski, 2007, 2009; Volóchinov, 2017), da área de educação (Demo, 2011a, 2011b, 2012; Lave e Wenger, 2008; Wenger, 1998), dos estudos sobre letramento (Barton et al., 2000; Street, 1984, 2000) e letramento acadêmico (Lea e Street, 1998, 2014). Nas respostas dos questionários, ambos os grupos de participantes declaram que os alunos construíram interações significativas com seus orientadores, assim como estabeleceram contato com textos acadêmicos e realizaram atividades afeitas às práticas de pesquisa científica. Esse processo, segundo eles, propiciou a construção, pelos alunos, de conhecimentos científicos tanto de natureza técnica/formal quanto política.    Palavras-chave: iniciação científica; ensino médio; mediação formativa. We aim to analyze interactions and their formative implications in the scientific initiation of students at high school technical education, based on the understanding of subjects, advisors and students who experienced this process. For this purpose, we used surveys applied to advisors and students participating in scientific initiation projects, completed between 2015 and 2017, at the XXXXX, in the area of Agrarian Science. From the surveys, we selected some questions about the interactions of participants with each other and with texts, and the formative implications. We analyzed the data using a qualitative-interpretative approach, based on theoretical subsidies from different fields: socio-interactionists (Vigotski, 2007, 2009; Volóchinov, 2017), from the area of education (Demo, 2011a, 2011b, 2012; Lave & Wenger, 2008; Wenger, 1998) and studies on literacy (Barton et al., 2000; Street, 1984, 2000) and academic literacy (Lea & Street, 1998, 2014). In the responses to the surveys, both groups of participants stated that the students built significant interactions with their advisors, in meetings and in carrying out research activities, as well as with texts and other artifacts. This process, according to them, enabled the construction, by the students, of scientific knowledge, both of a technical/formal and political nature. Keywords: scientific initiation; high school; formative mediation.Unisinos2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/2442710.4013/cld.2022.201.01Calidoscópio; Vol. 20 No. 1 (2022):  Número Atemático (v. 20, n. 1 - 2022, jan/abr) ; 04-27Calidoscópio; v. 20 n. 1 (2022):  Número Atemático (v. 20, n. 1 - 2022, jan/abr) ; 04-272177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24427/60749339Copyright (c) 2022 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Evandro GonçalvesPereira, Regina Celi MendesBarbosa, Maria do Socorro Maia Fernandes2022-12-30T05:41:40Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/24427Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2022-12-30T05:41:40Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Interações e práticas formativas na iniciação científica de alunos da educação técnica de nível médio
Interactions and formative practices in the scientific initiation of high school technical education students
title Interações e práticas formativas na iniciação científica de alunos da educação técnica de nível médio
spellingShingle Interações e práticas formativas na iniciação científica de alunos da educação técnica de nível médio
Leite, Evandro Gonçalves
iniciação científica
ensino médio
mediação formativa
title_short Interações e práticas formativas na iniciação científica de alunos da educação técnica de nível médio
title_full Interações e práticas formativas na iniciação científica de alunos da educação técnica de nível médio
title_fullStr Interações e práticas formativas na iniciação científica de alunos da educação técnica de nível médio
title_full_unstemmed Interações e práticas formativas na iniciação científica de alunos da educação técnica de nível médio
title_sort Interações e práticas formativas na iniciação científica de alunos da educação técnica de nível médio
author Leite, Evandro Gonçalves
author_facet Leite, Evandro Gonçalves
Pereira, Regina Celi Mendes
Barbosa, Maria do Socorro Maia Fernandes
author_role author
author2 Pereira, Regina Celi Mendes
Barbosa, Maria do Socorro Maia Fernandes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Evandro Gonçalves
Pereira, Regina Celi Mendes
Barbosa, Maria do Socorro Maia Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv iniciação científica
ensino médio
mediação formativa
topic iniciação científica
ensino médio
mediação formativa
description Objetivamos analisar interações e suas implicações formativas na iniciação científica de alunos da educação técnica de nível médio, a partir da compreensão de sujeitos, orientadores e alunos, que vivenciaram esse processo. Para tanto, valemo-nos de questionários aplicados a orientadores e alunos participantes de projetos de iniciação científica, concluídos entre 2015 e 2017, no Campus Pau dos Ferros do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, na área de Ciências Agrárias. Dos questionários, selecionamos algumas questões sobre as interações dos participantes entre si e com textos e as implicações formativas. Analisamos os dados mediante abordagem qualitativo-interpretativista, fundamentando-nos em subsídios teóricos de diferentes campos: sociointeracionistas (Vigotski, 2007, 2009; Volóchinov, 2017), da área de educação (Demo, 2011a, 2011b, 2012; Lave e Wenger, 2008; Wenger, 1998), dos estudos sobre letramento (Barton et al., 2000; Street, 1984, 2000) e letramento acadêmico (Lea e Street, 1998, 2014). Nas respostas dos questionários, ambos os grupos de participantes declaram que os alunos construíram interações significativas com seus orientadores, assim como estabeleceram contato com textos acadêmicos e realizaram atividades afeitas às práticas de pesquisa científica. Esse processo, segundo eles, propiciou a construção, pelos alunos, de conhecimentos científicos tanto de natureza técnica/formal quanto política.    Palavras-chave: iniciação científica; ensino médio; mediação formativa. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24427
10.4013/cld.2022.201.01
url https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24427
identifier_str_mv 10.4013/cld.2022.201.01
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24427/60749339
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Calidoscópio
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Calidoscópio
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Calidoscópio; Vol. 20 No. 1 (2022):  Número Atemático (v. 20, n. 1 - 2022, jan/abr) ; 04-27
Calidoscópio; v. 20 n. 1 (2022):  Número Atemático (v. 20, n. 1 - 2022, jan/abr) ; 04-27
2177-6202
reponame:Calidoscópio (Online)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Calidoscópio (Online)
collection Calidoscópio (Online)
repository.name.fl_str_mv Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br
_version_ 1792203887813328896