Interações e práticas formativas na iniciação científica de alunos da educação técnica de nível médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Calidoscópio (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24427 |
Resumo: | Objetivamos analisar interações e suas implicações formativas na iniciação científica de alunos da educação técnica de nível médio, a partir da compreensão de sujeitos, orientadores e alunos, que vivenciaram esse processo. Para tanto, valemo-nos de questionários aplicados a orientadores e alunos participantes de projetos de iniciação científica, concluídos entre 2015 e 2017, no Campus Pau dos Ferros do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, na área de Ciências Agrárias. Dos questionários, selecionamos algumas questões sobre as interações dos participantes entre si e com textos e as implicações formativas. Analisamos os dados mediante abordagem qualitativo-interpretativista, fundamentando-nos em subsídios teóricos de diferentes campos: sociointeracionistas (Vigotski, 2007, 2009; Volóchinov, 2017), da área de educação (Demo, 2011a, 2011b, 2012; Lave e Wenger, 2008; Wenger, 1998), dos estudos sobre letramento (Barton et al., 2000; Street, 1984, 2000) e letramento acadêmico (Lea e Street, 1998, 2014). Nas respostas dos questionários, ambos os grupos de participantes declaram que os alunos construíram interações significativas com seus orientadores, assim como estabeleceram contato com textos acadêmicos e realizaram atividades afeitas às práticas de pesquisa científica. Esse processo, segundo eles, propiciou a construção, pelos alunos, de conhecimentos científicos tanto de natureza técnica/formal quanto política. Palavras-chave: iniciação científica; ensino médio; mediação formativa. |
id |
Unisinos-3_e4a67558a14c3c1aa7e7684a1781cec2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/24427 |
network_acronym_str |
Unisinos-3 |
network_name_str |
Calidoscópio (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Interações e práticas formativas na iniciação científica de alunos da educação técnica de nível médio Interactions and formative practices in the scientific initiation of high school technical education studentsiniciação científicaensino médiomediação formativaObjetivamos analisar interações e suas implicações formativas na iniciação científica de alunos da educação técnica de nível médio, a partir da compreensão de sujeitos, orientadores e alunos, que vivenciaram esse processo. Para tanto, valemo-nos de questionários aplicados a orientadores e alunos participantes de projetos de iniciação científica, concluídos entre 2015 e 2017, no Campus Pau dos Ferros do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, na área de Ciências Agrárias. Dos questionários, selecionamos algumas questões sobre as interações dos participantes entre si e com textos e as implicações formativas. Analisamos os dados mediante abordagem qualitativo-interpretativista, fundamentando-nos em subsídios teóricos de diferentes campos: sociointeracionistas (Vigotski, 2007, 2009; Volóchinov, 2017), da área de educação (Demo, 2011a, 2011b, 2012; Lave e Wenger, 2008; Wenger, 1998), dos estudos sobre letramento (Barton et al., 2000; Street, 1984, 2000) e letramento acadêmico (Lea e Street, 1998, 2014). Nas respostas dos questionários, ambos os grupos de participantes declaram que os alunos construíram interações significativas com seus orientadores, assim como estabeleceram contato com textos acadêmicos e realizaram atividades afeitas às práticas de pesquisa científica. Esse processo, segundo eles, propiciou a construção, pelos alunos, de conhecimentos científicos tanto de natureza técnica/formal quanto política. Palavras-chave: iniciação científica; ensino médio; mediação formativa. We aim to analyze interactions and their formative implications in the scientific initiation of students at high school technical education, based on the understanding of subjects, advisors and students who experienced this process. For this purpose, we used surveys applied to advisors and students participating in scientific initiation projects, completed between 2015 and 2017, at the XXXXX, in the area of Agrarian Science. From the surveys, we selected some questions about the interactions of participants with each other and with texts, and the formative implications. We analyzed the data using a qualitative-interpretative approach, based on theoretical subsidies from different fields: socio-interactionists (Vigotski, 2007, 2009; Volóchinov, 2017), from the area of education (Demo, 2011a, 2011b, 2012; Lave & Wenger, 2008; Wenger, 1998) and studies on literacy (Barton et al., 2000; Street, 1984, 2000) and academic literacy (Lea & Street, 1998, 2014). In the responses to the surveys, both groups of participants stated that the students built significant interactions with their advisors, in meetings and in carrying out research activities, as well as with texts and other artifacts. This process, according to them, enabled the construction, by the students, of scientific knowledge, both of a technical/formal and political nature. Keywords: scientific initiation; high school; formative mediation.Unisinos2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/2442710.4013/cld.2022.201.01Calidoscópio; Vol. 20 No. 1 (2022): Número Atemático (v. 20, n. 1 - 2022, jan/abr) ; 04-27Calidoscópio; v. 20 n. 1 (2022): Número Atemático (v. 20, n. 1 - 2022, jan/abr) ; 04-272177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24427/60749339Copyright (c) 2022 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Evandro GonçalvesPereira, Regina Celi MendesBarbosa, Maria do Socorro Maia Fernandes2022-12-30T05:41:40Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/24427Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2022-12-30T05:41:40Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interações e práticas formativas na iniciação científica de alunos da educação técnica de nível médio Interactions and formative practices in the scientific initiation of high school technical education students |
title |
Interações e práticas formativas na iniciação científica de alunos da educação técnica de nível médio |
spellingShingle |
Interações e práticas formativas na iniciação científica de alunos da educação técnica de nível médio Leite, Evandro Gonçalves iniciação científica ensino médio mediação formativa |
title_short |
Interações e práticas formativas na iniciação científica de alunos da educação técnica de nível médio |
title_full |
Interações e práticas formativas na iniciação científica de alunos da educação técnica de nível médio |
title_fullStr |
Interações e práticas formativas na iniciação científica de alunos da educação técnica de nível médio |
title_full_unstemmed |
Interações e práticas formativas na iniciação científica de alunos da educação técnica de nível médio |
title_sort |
Interações e práticas formativas na iniciação científica de alunos da educação técnica de nível médio |
author |
Leite, Evandro Gonçalves |
author_facet |
Leite, Evandro Gonçalves Pereira, Regina Celi Mendes Barbosa, Maria do Socorro Maia Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Regina Celi Mendes Barbosa, Maria do Socorro Maia Fernandes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Evandro Gonçalves Pereira, Regina Celi Mendes Barbosa, Maria do Socorro Maia Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
iniciação científica ensino médio mediação formativa |
topic |
iniciação científica ensino médio mediação formativa |
description |
Objetivamos analisar interações e suas implicações formativas na iniciação científica de alunos da educação técnica de nível médio, a partir da compreensão de sujeitos, orientadores e alunos, que vivenciaram esse processo. Para tanto, valemo-nos de questionários aplicados a orientadores e alunos participantes de projetos de iniciação científica, concluídos entre 2015 e 2017, no Campus Pau dos Ferros do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, na área de Ciências Agrárias. Dos questionários, selecionamos algumas questões sobre as interações dos participantes entre si e com textos e as implicações formativas. Analisamos os dados mediante abordagem qualitativo-interpretativista, fundamentando-nos em subsídios teóricos de diferentes campos: sociointeracionistas (Vigotski, 2007, 2009; Volóchinov, 2017), da área de educação (Demo, 2011a, 2011b, 2012; Lave e Wenger, 2008; Wenger, 1998), dos estudos sobre letramento (Barton et al., 2000; Street, 1984, 2000) e letramento acadêmico (Lea e Street, 1998, 2014). Nas respostas dos questionários, ambos os grupos de participantes declaram que os alunos construíram interações significativas com seus orientadores, assim como estabeleceram contato com textos acadêmicos e realizaram atividades afeitas às práticas de pesquisa científica. Esse processo, segundo eles, propiciou a construção, pelos alunos, de conhecimentos científicos tanto de natureza técnica/formal quanto política. Palavras-chave: iniciação científica; ensino médio; mediação formativa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24427 10.4013/cld.2022.201.01 |
url |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24427 |
identifier_str_mv |
10.4013/cld.2022.201.01 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24427/60749339 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Calidoscópio info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Calidoscópio |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Calidoscópio; Vol. 20 No. 1 (2022): Número Atemático (v. 20, n. 1 - 2022, jan/abr) ; 04-27 Calidoscópio; v. 20 n. 1 (2022): Número Atemático (v. 20, n. 1 - 2022, jan/abr) ; 04-27 2177-6202 reponame:Calidoscópio (Online) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:Unisinos |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
Unisinos |
institution |
Unisinos |
reponame_str |
Calidoscópio (Online) |
collection |
Calidoscópio (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br |
_version_ |
1792203887813328896 |