Análise dialógica do discurso em textos publicitários audiovisuais: efeitos de sentido pela mediação de signos pandêmicos : effects of meaning through the mediation of pandemic signs
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Calidoscópio (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25268 |
Resumo: | O primeiro caso registrado do coronavírus (sars-cov-2) no Brasil data do dia 26 de fevereiro de 2020 e a partir da disseminação virótica pelo país, os sujeitos foram reconfigurando a própria vida a partir desse horizonte valorativo pandêmico. Com o objetivo de investigar como os signos da pandemia foram introduzidos nessas textualidades como estratégia de produção de sentido (como mediadores do mundo), foram recortados três textos publicitários de diferentes produtos em suporte audiovisual. A análise, de caráter qualitativo-interpretativista, pauta-se no referencial teórico do Círculo de Bakhtin, de Martin-Barbero e Byung-Chul Han, a partir de conceitos como gênero do discurso, horizonte valorativo, dialogismo e signo ideológico, a fim de aclarar os hibridismos e as reconfigurações textuais. Os resultados demonstraram a inserção de estéticas, imagens, gêneros discursos coesos com o contexto pandêmico, como cidades esvaziadas, mensagens de reinvenção, videoconferências, mediando a configuração da vida dos sujeitos. |
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Análise dialógica do discurso em textos publicitários audiovisuais: efeitos de sentido pela mediação de signos pandêmicos : effects of meaning through the mediation of pandemic signsDialogical analysis of discourse in audiovisual commercials: effects of meaning through the mediation of pandemic signsAdvertising communicationDialogic discourse analysisCoronavirus (sars-cov-2)O primeiro caso registrado do coronavírus (sars-cov-2) no Brasil data do dia 26 de fevereiro de 2020 e a partir da disseminação virótica pelo país, os sujeitos foram reconfigurando a própria vida a partir desse horizonte valorativo pandêmico. Com o objetivo de investigar como os signos da pandemia foram introduzidos nessas textualidades como estratégia de produção de sentido (como mediadores do mundo), foram recortados três textos publicitários de diferentes produtos em suporte audiovisual. A análise, de caráter qualitativo-interpretativista, pauta-se no referencial teórico do Círculo de Bakhtin, de Martin-Barbero e Byung-Chul Han, a partir de conceitos como gênero do discurso, horizonte valorativo, dialogismo e signo ideológico, a fim de aclarar os hibridismos e as reconfigurações textuais. Os resultados demonstraram a inserção de estéticas, imagens, gêneros discursos coesos com o contexto pandêmico, como cidades esvaziadas, mensagens de reinvenção, videoconferências, mediando a configuração da vida dos sujeitos.The first recorded case of the coronavirus (sars-cov-2) in Brazil dates from February 26, 2020 and from the viral spread across the country, the subjects were reconfiguring their own lives from this pandemic evaluative horizon. In order to investigate how the signs of the pandemic context were introduced in these textualities as a strategy for the production of meaning (as mediators of the world), three advertising texts of different products in audiovisual support transmitted by media such as television and the web were cut. The qualitative-interpretative analysis is based on the theoretical framework of the Bakhtin Circle, by Martin-Barbero and Han, based on concepts such as discourse genre, evaluative horizon, dialogism and ideological sign, in order to clarify the hybridisms and textual reconfigurations. The results demonstrated the insertion of aesthetics, images, speech genres cohesive with the pandemic context, such as emptied cities, reinvention messages, videoconferences, mediating the configuration of the subjects' lives.Unisinos2023-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/2526810.4013/cld.2022.203.07Calidoscópio; Vol. 20 No. 3 (2022): Número Atemático (v. 20, n. 3 - 2022, set/dez) ; 698-718Calidoscópio; v. 20 n. 3 (2022): Número Atemático (v. 20, n. 3 - 2022, set/dez) ; 698-7182177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25268/60749609Copyright (c) 2022 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessMontargil, Gilmarde Lourdes Rossi Remenche, MariaPinheiro da Silveira, Ana Paula2023-07-19T23:19:05Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/25268Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2023-07-19T23:19:05Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
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O primeiro caso registrado do coronavírus (sars-cov-2) no Brasil data do dia 26 de fevereiro de 2020 e a partir da disseminação virótica pelo país, os sujeitos foram reconfigurando a própria vida a partir desse horizonte valorativo pandêmico. Com o objetivo de investigar como os signos da pandemia foram introduzidos nessas textualidades como estratégia de produção de sentido (como mediadores do mundo), foram recortados três textos publicitários de diferentes produtos em suporte audiovisual. A análise, de caráter qualitativo-interpretativista, pauta-se no referencial teórico do Círculo de Bakhtin, de Martin-Barbero e Byung-Chul Han, a partir de conceitos como gênero do discurso, horizonte valorativo, dialogismo e signo ideológico, a fim de aclarar os hibridismos e as reconfigurações textuais. Os resultados demonstraram a inserção de estéticas, imagens, gêneros discursos coesos com o contexto pandêmico, como cidades esvaziadas, mensagens de reinvenção, videoconferências, mediando a configuração da vida dos sujeitos. |
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