Análise da qualidade do serviço prestado em uma unidade de avc de um hospital público da cidade de Fortaleza-CE: aplicação da escala SERVQUAL / Analysis of the quality of the service provided in a stoke unit of a public hospital in the city of Fortaleza-CE: application of the SERVQUAL scale
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv7n1-567 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23571 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi descrever as expectativas e percepções de usuários sobre as dimensões da qualidade de um serviço de saúde. O local do estudo foi uma Unidade de AVC (acidente vascular cerebral) de um hospital público terciário da cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil. Trata-se de um estudo do tipo descritivo, com abordagem qualitativa. Participaram dez pacientes selecionados por amostragem intencional. A coleta de dados ocorreu por meio de um roteiro de entrevista. Verificou-se no que diz respeito às expectativas, que a maioria dos usuários possuíam expectativas negativas quanto ao serviço do hospital. Quanto às percepções dos usuários, percebeu-se que grande parte dos usuários tiveram suas expectativas superadas, pois receberam um serviço de qualidade, estrutura física adequada, presteza e empatia, confiança e segurança nos procedimentos realizados. Conclui-se que o estudo pode contribuir para balizar o gerenciamento da assistência à saúde prestada no serviço público, no que tange à qualidade no atendimento. |
id |
VERACRUZ-0_0186c203950dbcc17cadcd817216f934 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23571 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Análise da qualidade do serviço prestado em uma unidade de avc de um hospital público da cidade de Fortaleza-CE: aplicação da escala SERVQUAL / Analysis of the quality of the service provided in a stoke unit of a public hospital in the city of Fortaleza-CE: application of the SERVQUAL scaleQualidade do ServiçoSERVQUALServiço Público de SaúdeAcidente Vascular Cerebral.O objetivo do estudo foi descrever as expectativas e percepções de usuários sobre as dimensões da qualidade de um serviço de saúde. O local do estudo foi uma Unidade de AVC (acidente vascular cerebral) de um hospital público terciário da cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil. Trata-se de um estudo do tipo descritivo, com abordagem qualitativa. Participaram dez pacientes selecionados por amostragem intencional. A coleta de dados ocorreu por meio de um roteiro de entrevista. Verificou-se no que diz respeito às expectativas, que a maioria dos usuários possuíam expectativas negativas quanto ao serviço do hospital. Quanto às percepções dos usuários, percebeu-se que grande parte dos usuários tiveram suas expectativas superadas, pois receberam um serviço de qualidade, estrutura física adequada, presteza e empatia, confiança e segurança nos procedimentos realizados. Conclui-se que o estudo pode contribuir para balizar o gerenciamento da assistência à saúde prestada no serviço público, no que tange à qualidade no atendimento. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2357110.34117/bjdv7n1-567Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 8356-8375Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 8356-8375Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 8356-83752525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23571/18938Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Lorenzo dos Santos Manivade Souza, Lucasde Freitas, Consuelo Helena AiresCâmara, Nair Assunta Antônia Corsode Oliveira, Vanuza NunesCampos, Regina Kelly Guimaraes GomesManiva, Samia Jardelle Costa de Freitasde Carvalho, Hermano José Batista2021-09-21T10:44:54Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23571Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:02.182927Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da qualidade do serviço prestado em uma unidade de avc de um hospital público da cidade de Fortaleza-CE: aplicação da escala SERVQUAL / Analysis of the quality of the service provided in a stoke unit of a public hospital in the city of Fortaleza-CE: application of the SERVQUAL scale |
title |
Análise da qualidade do serviço prestado em uma unidade de avc de um hospital público da cidade de Fortaleza-CE: aplicação da escala SERVQUAL / Analysis of the quality of the service provided in a stoke unit of a public hospital in the city of Fortaleza-CE: application of the SERVQUAL scale |
spellingShingle |
Análise da qualidade do serviço prestado em uma unidade de avc de um hospital público da cidade de Fortaleza-CE: aplicação da escala SERVQUAL / Analysis of the quality of the service provided in a stoke unit of a public hospital in the city of Fortaleza-CE: application of the SERVQUAL scale Análise da qualidade do serviço prestado em uma unidade de avc de um hospital público da cidade de Fortaleza-CE: aplicação da escala SERVQUAL / Analysis of the quality of the service provided in a stoke unit of a public hospital in the city of Fortaleza-CE: application of the SERVQUAL scale Costa, Lorenzo dos Santos Maniva Qualidade do Serviço SERVQUAL Serviço Público de Saúde Acidente Vascular Cerebral. Costa, Lorenzo dos Santos Maniva Qualidade do Serviço SERVQUAL Serviço Público de Saúde Acidente Vascular Cerebral. |
title_short |
Análise da qualidade do serviço prestado em uma unidade de avc de um hospital público da cidade de Fortaleza-CE: aplicação da escala SERVQUAL / Analysis of the quality of the service provided in a stoke unit of a public hospital in the city of Fortaleza-CE: application of the SERVQUAL scale |
title_full |
Análise da qualidade do serviço prestado em uma unidade de avc de um hospital público da cidade de Fortaleza-CE: aplicação da escala SERVQUAL / Analysis of the quality of the service provided in a stoke unit of a public hospital in the city of Fortaleza-CE: application of the SERVQUAL scale |
title_fullStr |
Análise da qualidade do serviço prestado em uma unidade de avc de um hospital público da cidade de Fortaleza-CE: aplicação da escala SERVQUAL / Analysis of the quality of the service provided in a stoke unit of a public hospital in the city of Fortaleza-CE: application of the SERVQUAL scale Análise da qualidade do serviço prestado em uma unidade de avc de um hospital público da cidade de Fortaleza-CE: aplicação da escala SERVQUAL / Analysis of the quality of the service provided in a stoke unit of a public hospital in the city of Fortaleza-CE: application of the SERVQUAL scale |
title_full_unstemmed |
Análise da qualidade do serviço prestado em uma unidade de avc de um hospital público da cidade de Fortaleza-CE: aplicação da escala SERVQUAL / Analysis of the quality of the service provided in a stoke unit of a public hospital in the city of Fortaleza-CE: application of the SERVQUAL scale Análise da qualidade do serviço prestado em uma unidade de avc de um hospital público da cidade de Fortaleza-CE: aplicação da escala SERVQUAL / Analysis of the quality of the service provided in a stoke unit of a public hospital in the city of Fortaleza-CE: application of the SERVQUAL scale |
title_sort |
Análise da qualidade do serviço prestado em uma unidade de avc de um hospital público da cidade de Fortaleza-CE: aplicação da escala SERVQUAL / Analysis of the quality of the service provided in a stoke unit of a public hospital in the city of Fortaleza-CE: application of the SERVQUAL scale |
author |
Costa, Lorenzo dos Santos Maniva |
author_facet |
Costa, Lorenzo dos Santos Maniva Costa, Lorenzo dos Santos Maniva de Souza, Lucas de Freitas, Consuelo Helena Aires Câmara, Nair Assunta Antônia Corso de Oliveira, Vanuza Nunes Campos, Regina Kelly Guimaraes Gomes Maniva, Samia Jardelle Costa de Freitas de Carvalho, Hermano José Batista de Souza, Lucas de Freitas, Consuelo Helena Aires Câmara, Nair Assunta Antônia Corso de Oliveira, Vanuza Nunes Campos, Regina Kelly Guimaraes Gomes Maniva, Samia Jardelle Costa de Freitas de Carvalho, Hermano José Batista |
author_role |
author |
author2 |
de Souza, Lucas de Freitas, Consuelo Helena Aires Câmara, Nair Assunta Antônia Corso de Oliveira, Vanuza Nunes Campos, Regina Kelly Guimaraes Gomes Maniva, Samia Jardelle Costa de Freitas de Carvalho, Hermano José Batista |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Lorenzo dos Santos Maniva de Souza, Lucas de Freitas, Consuelo Helena Aires Câmara, Nair Assunta Antônia Corso de Oliveira, Vanuza Nunes Campos, Regina Kelly Guimaraes Gomes Maniva, Samia Jardelle Costa de Freitas de Carvalho, Hermano José Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade do Serviço SERVQUAL Serviço Público de Saúde Acidente Vascular Cerebral. |
topic |
Qualidade do Serviço SERVQUAL Serviço Público de Saúde Acidente Vascular Cerebral. |
description |
O objetivo do estudo foi descrever as expectativas e percepções de usuários sobre as dimensões da qualidade de um serviço de saúde. O local do estudo foi uma Unidade de AVC (acidente vascular cerebral) de um hospital público terciário da cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil. Trata-se de um estudo do tipo descritivo, com abordagem qualitativa. Participaram dez pacientes selecionados por amostragem intencional. A coleta de dados ocorreu por meio de um roteiro de entrevista. Verificou-se no que diz respeito às expectativas, que a maioria dos usuários possuíam expectativas negativas quanto ao serviço do hospital. Quanto às percepções dos usuários, percebeu-se que grande parte dos usuários tiveram suas expectativas superadas, pois receberam um serviço de qualidade, estrutura física adequada, presteza e empatia, confiança e segurança nos procedimentos realizados. Conclui-se que o estudo pode contribuir para balizar o gerenciamento da assistência à saúde prestada no serviço público, no que tange à qualidade no atendimento. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23571 10.34117/bjdv7n1-567 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23571 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n1-567 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23571/18938 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 8356-8375 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 8356-8375 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 8356-8375 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i1 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183726585479168 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv7n1-567 |