Avaliação da Qualidade dos Serviços Logísticos Prestados por Websites Utilizando o SERVQUAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
DOI: | 10.15675/gepros.v14i3.2612 |
Texto Completo: | https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2612 |
Resumo: | Atualmente os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação à escolha de um serviço, o que faz com que as empresas busquem um diferencial competitivo que supere as expectativas dos clientes, onde quando se trata do comércio eletrônico uma maneira de buscar esse diferencial é através da qualidade dos serviços logísticos. Portanto é fundamental saber o que os clientes esperam dos serviços, bem como sua percepção sobre eles. Neste trabalho foi utilizado o SERVQUAL para avaliar a qualidade dos serviços logísticos prestados pelos websites, através da identificação das lacunas entre as expectativas e a percepção dos serviços logísticos prestados pelos websites. Os resultados mostraram que a qualidade dos serviços prestados foi baixa na maioria dos casos, mostrando que as expectativas dos usuários não foram atendidas. Com base na análise de quartil foram propostas medidas de correção e/ou prevenção dos maiores gaps encontrados, visando melhorar a qualidade dos serviços logísticos prestados pelos websites. |
id |
UNESP-2_58c488ebcc7edb8fd160cfc3aa130810 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/2612 |
network_acronym_str |
UNESP-2 |
network_name_str |
GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
spelling |
Avaliação da Qualidade dos Serviços Logísticos Prestados por Websites Utilizando o SERVQUALGestão da QualidadeQualidade em ServiçosSERVQUALServiços LogísticosAtualmente os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação à escolha de um serviço, o que faz com que as empresas busquem um diferencial competitivo que supere as expectativas dos clientes, onde quando se trata do comércio eletrônico uma maneira de buscar esse diferencial é através da qualidade dos serviços logísticos. Portanto é fundamental saber o que os clientes esperam dos serviços, bem como sua percepção sobre eles. Neste trabalho foi utilizado o SERVQUAL para avaliar a qualidade dos serviços logísticos prestados pelos websites, através da identificação das lacunas entre as expectativas e a percepção dos serviços logísticos prestados pelos websites. Os resultados mostraram que a qualidade dos serviços prestados foi baixa na maioria dos casos, mostrando que as expectativas dos usuários não foram atendidas. Com base na análise de quartil foram propostas medidas de correção e/ou prevenção dos maiores gaps encontrados, visando melhorar a qualidade dos serviços logísticos prestados pelos websites.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/261210.15675/gepros.v14i3.2612Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; v. 14 n. 3 (2019): Edição Comemorativa de 25 anos do SIMPEP; 1351984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2612/pdfhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2612/1878Copyright (c) 2019 Revista GEPROSinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Eliana Burgos Bernardo deLima, Carlos Wilson Da SilvaSant'Anna, Carlos Henrique Michels deMelo, Fagner José Coutinho deJúnior, Djalma Silva Guimarães2023-11-22T15:38:38Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/2612Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2023-11-22T15:38:38GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da Qualidade dos Serviços Logísticos Prestados por Websites Utilizando o SERVQUAL |
title |
Avaliação da Qualidade dos Serviços Logísticos Prestados por Websites Utilizando o SERVQUAL |
spellingShingle |
Avaliação da Qualidade dos Serviços Logísticos Prestados por Websites Utilizando o SERVQUAL Avaliação da Qualidade dos Serviços Logísticos Prestados por Websites Utilizando o SERVQUAL Oliveira, Eliana Burgos Bernardo de Gestão da Qualidade Qualidade em Serviços SERVQUAL Serviços Logísticos Oliveira, Eliana Burgos Bernardo de Gestão da Qualidade Qualidade em Serviços SERVQUAL Serviços Logísticos |
title_short |
Avaliação da Qualidade dos Serviços Logísticos Prestados por Websites Utilizando o SERVQUAL |
title_full |
Avaliação da Qualidade dos Serviços Logísticos Prestados por Websites Utilizando o SERVQUAL |
title_fullStr |
Avaliação da Qualidade dos Serviços Logísticos Prestados por Websites Utilizando o SERVQUAL Avaliação da Qualidade dos Serviços Logísticos Prestados por Websites Utilizando o SERVQUAL |
title_full_unstemmed |
Avaliação da Qualidade dos Serviços Logísticos Prestados por Websites Utilizando o SERVQUAL Avaliação da Qualidade dos Serviços Logísticos Prestados por Websites Utilizando o SERVQUAL |
title_sort |
Avaliação da Qualidade dos Serviços Logísticos Prestados por Websites Utilizando o SERVQUAL |
author |
Oliveira, Eliana Burgos Bernardo de |
author_facet |
Oliveira, Eliana Burgos Bernardo de Oliveira, Eliana Burgos Bernardo de Lima, Carlos Wilson Da Silva Sant'Anna, Carlos Henrique Michels de Melo, Fagner José Coutinho de Júnior, Djalma Silva Guimarães Lima, Carlos Wilson Da Silva Sant'Anna, Carlos Henrique Michels de Melo, Fagner José Coutinho de Júnior, Djalma Silva Guimarães |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Carlos Wilson Da Silva Sant'Anna, Carlos Henrique Michels de Melo, Fagner José Coutinho de Júnior, Djalma Silva Guimarães |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Eliana Burgos Bernardo de Lima, Carlos Wilson Da Silva Sant'Anna, Carlos Henrique Michels de Melo, Fagner José Coutinho de Júnior, Djalma Silva Guimarães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão da Qualidade Qualidade em Serviços SERVQUAL Serviços Logísticos |
topic |
Gestão da Qualidade Qualidade em Serviços SERVQUAL Serviços Logísticos |
description |
Atualmente os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação à escolha de um serviço, o que faz com que as empresas busquem um diferencial competitivo que supere as expectativas dos clientes, onde quando se trata do comércio eletrônico uma maneira de buscar esse diferencial é através da qualidade dos serviços logísticos. Portanto é fundamental saber o que os clientes esperam dos serviços, bem como sua percepção sobre eles. Neste trabalho foi utilizado o SERVQUAL para avaliar a qualidade dos serviços logísticos prestados pelos websites, através da identificação das lacunas entre as expectativas e a percepção dos serviços logísticos prestados pelos websites. Os resultados mostraram que a qualidade dos serviços prestados foi baixa na maioria dos casos, mostrando que as expectativas dos usuários não foram atendidas. Com base na análise de quartil foram propostas medidas de correção e/ou prevenção dos maiores gaps encontrados, visando melhorar a qualidade dos serviços logísticos prestados pelos websites. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2612 10.15675/gepros.v14i3.2612 |
url |
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2612 |
identifier_str_mv |
10.15675/gepros.v14i3.2612 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2612/pdf https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2612/1878 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista GEPROS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista GEPROS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB) |
publisher.none.fl_str_mv |
A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; v. 14 n. 3 (2019): Edição Comemorativa de 25 anos do SIMPEP; 135 1984-2430 reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
collection |
GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
repository.name.fl_str_mv |
GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
gepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br |
_version_ |
1822179227440513024 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.15675/gepros.v14i3.2612 |