Qualidade e seus fatores, a partir da visão dos sujeitos da educação a distância na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ Quality and its factors, from the viewpoint of distance education subjects at the Federal University of the State of Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29074 |
Resumo: | A preocupação em torno da qualidade, antes restrita ao meio empresarial passou também a influenciar as políticas públicas educacionais brasileiras, sobretudo a partir da década de 1990. Assim como no ensino presencial, na EaD o caminho não foi diferente, levando à elaboração dos Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância, cuja última atualização ocorreu em 2007, como uma tentativa de coibir a precarização do ensino a distância, verificada à época em alguns modelos de oferta. Posteriormente, a inserção de novas tecnologias e novos parâmetros legais fizeram emergir a necessidade de uma nova atualização dos referenciais de qualidade, que já encontravam-se defasados. As inúmeras tentativas de se fazer uma atualização, por meio de grupos de trabalho no âmbito do Ministério da Educação foram improdutivas. Em resposta a este cenário, o presente estudo apresenta uma proposta para a concepção de novos referenciais de qualidade, com a adoção de novos elementos e parâmetros, reunidos em 12 dimensões. Esta pesquisa é um recorte de uma tese de doutorado, em desenvolvimento no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIRIO, cujo objetivo é ouvir os diferentes sujeitos que estão diretamente ligados à EaD, como alunos, professores, tutores e coordenadores, sobre a sua opinião em relação às estas novas dimensões de qualidade. |
id |
VERACRUZ-0_05368474e610c48574dead7158ba3a9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29074 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Qualidade e seus fatores, a partir da visão dos sujeitos da educação a distância na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ Quality and its factors, from the viewpoint of distance education subjects at the Federal University of the State of Rio de JaneiroEducação a DistânciaReferenciais de QualidadeQualidade na EaD.A preocupação em torno da qualidade, antes restrita ao meio empresarial passou também a influenciar as políticas públicas educacionais brasileiras, sobretudo a partir da década de 1990. Assim como no ensino presencial, na EaD o caminho não foi diferente, levando à elaboração dos Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância, cuja última atualização ocorreu em 2007, como uma tentativa de coibir a precarização do ensino a distância, verificada à época em alguns modelos de oferta. Posteriormente, a inserção de novas tecnologias e novos parâmetros legais fizeram emergir a necessidade de uma nova atualização dos referenciais de qualidade, que já encontravam-se defasados. As inúmeras tentativas de se fazer uma atualização, por meio de grupos de trabalho no âmbito do Ministério da Educação foram improdutivas. Em resposta a este cenário, o presente estudo apresenta uma proposta para a concepção de novos referenciais de qualidade, com a adoção de novos elementos e parâmetros, reunidos em 12 dimensões. Esta pesquisa é um recorte de uma tese de doutorado, em desenvolvimento no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIRIO, cujo objetivo é ouvir os diferentes sujeitos que estão diretamente ligados à EaD, como alunos, professores, tutores e coordenadores, sobre a sua opinião em relação às estas novas dimensões de qualidade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2907410.34117/bjdv7n4-694Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 43557-43591Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 43557-43591Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 43557-435912525-876110.34117/bjd.v7i4reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29074/22950Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFilho, Joel PeixotoOliveira, Carmen Irene Correia de2021-07-28T18:56:47Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29074Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:30.524227Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qualidade e seus fatores, a partir da visão dos sujeitos da educação a distância na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ Quality and its factors, from the viewpoint of distance education subjects at the Federal University of the State of Rio de Janeiro |
title |
Qualidade e seus fatores, a partir da visão dos sujeitos da educação a distância na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ Quality and its factors, from the viewpoint of distance education subjects at the Federal University of the State of Rio de Janeiro |
spellingShingle |
Qualidade e seus fatores, a partir da visão dos sujeitos da educação a distância na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ Quality and its factors, from the viewpoint of distance education subjects at the Federal University of the State of Rio de Janeiro Filho, Joel Peixoto Educação a Distância Referenciais de Qualidade Qualidade na EaD. |
title_short |
Qualidade e seus fatores, a partir da visão dos sujeitos da educação a distância na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ Quality and its factors, from the viewpoint of distance education subjects at the Federal University of the State of Rio de Janeiro |
title_full |
Qualidade e seus fatores, a partir da visão dos sujeitos da educação a distância na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ Quality and its factors, from the viewpoint of distance education subjects at the Federal University of the State of Rio de Janeiro |
title_fullStr |
Qualidade e seus fatores, a partir da visão dos sujeitos da educação a distância na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ Quality and its factors, from the viewpoint of distance education subjects at the Federal University of the State of Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
Qualidade e seus fatores, a partir da visão dos sujeitos da educação a distância na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ Quality and its factors, from the viewpoint of distance education subjects at the Federal University of the State of Rio de Janeiro |
title_sort |
Qualidade e seus fatores, a partir da visão dos sujeitos da educação a distância na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ Quality and its factors, from the viewpoint of distance education subjects at the Federal University of the State of Rio de Janeiro |
author |
Filho, Joel Peixoto |
author_facet |
Filho, Joel Peixoto Oliveira, Carmen Irene Correia de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Carmen Irene Correia de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Filho, Joel Peixoto Oliveira, Carmen Irene Correia de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a Distância Referenciais de Qualidade Qualidade na EaD. |
topic |
Educação a Distância Referenciais de Qualidade Qualidade na EaD. |
description |
A preocupação em torno da qualidade, antes restrita ao meio empresarial passou também a influenciar as políticas públicas educacionais brasileiras, sobretudo a partir da década de 1990. Assim como no ensino presencial, na EaD o caminho não foi diferente, levando à elaboração dos Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância, cuja última atualização ocorreu em 2007, como uma tentativa de coibir a precarização do ensino a distância, verificada à época em alguns modelos de oferta. Posteriormente, a inserção de novas tecnologias e novos parâmetros legais fizeram emergir a necessidade de uma nova atualização dos referenciais de qualidade, que já encontravam-se defasados. As inúmeras tentativas de se fazer uma atualização, por meio de grupos de trabalho no âmbito do Ministério da Educação foram improdutivas. Em resposta a este cenário, o presente estudo apresenta uma proposta para a concepção de novos referenciais de qualidade, com a adoção de novos elementos e parâmetros, reunidos em 12 dimensões. Esta pesquisa é um recorte de uma tese de doutorado, em desenvolvimento no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIRIO, cujo objetivo é ouvir os diferentes sujeitos que estão diretamente ligados à EaD, como alunos, professores, tutores e coordenadores, sobre a sua opinião em relação às estas novas dimensões de qualidade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29074 10.34117/bjdv7n4-694 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29074 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n4-694 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29074/22950 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 43557-43591 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 43557-43591 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 43557-43591 2525-8761 10.34117/bjd.v7i4 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645528628461568 |