Qualidade e seus fatores, a partir da visão dos sujeitos da educação a distância na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ Quality and its factors, from the viewpoint of distance education subjects at the Federal University of the State of Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filho, Joel Peixoto
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Oliveira, Carmen Irene Correia de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29074
Resumo: A preocupação em torno da qualidade, antes restrita ao meio empresarial passou também a influenciar as políticas públicas educacionais brasileiras, sobretudo a partir da década de 1990. Assim como no ensino presencial, na EaD o caminho não foi diferente, levando à elaboração dos Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância, cuja última atualização ocorreu em 2007, como uma tentativa de coibir a precarização do ensino a distância, verificada à época em alguns modelos de oferta.  Posteriormente, a inserção de novas tecnologias e novos parâmetros legais fizeram emergir a necessidade de uma nova atualização dos referenciais de qualidade, que já encontravam-se defasados. As inúmeras tentativas de se fazer uma atualização, por meio de grupos de trabalho no âmbito do Ministério da Educação foram improdutivas. Em resposta a este cenário, o presente estudo apresenta uma proposta para a concepção de novos referenciais de qualidade, com a adoção de novos elementos e parâmetros, reunidos em 12 dimensões. Esta pesquisa é um recorte de uma tese de doutorado, em desenvolvimento no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIRIO, cujo objetivo é ouvir os diferentes sujeitos que estão diretamente ligados à EaD, como alunos, professores, tutores e coordenadores, sobre a sua opinião em relação às estas novas dimensões de qualidade.
id VERACRUZ-0_05368474e610c48574dead7158ba3a9f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29074
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Qualidade e seus fatores, a partir da visão dos sujeitos da educação a distância na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ Quality and its factors, from the viewpoint of distance education subjects at the Federal University of the State of Rio de JaneiroEducação a DistânciaReferenciais de QualidadeQualidade na EaD.A preocupação em torno da qualidade, antes restrita ao meio empresarial passou também a influenciar as políticas públicas educacionais brasileiras, sobretudo a partir da década de 1990. Assim como no ensino presencial, na EaD o caminho não foi diferente, levando à elaboração dos Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância, cuja última atualização ocorreu em 2007, como uma tentativa de coibir a precarização do ensino a distância, verificada à época em alguns modelos de oferta.  Posteriormente, a inserção de novas tecnologias e novos parâmetros legais fizeram emergir a necessidade de uma nova atualização dos referenciais de qualidade, que já encontravam-se defasados. As inúmeras tentativas de se fazer uma atualização, por meio de grupos de trabalho no âmbito do Ministério da Educação foram improdutivas. Em resposta a este cenário, o presente estudo apresenta uma proposta para a concepção de novos referenciais de qualidade, com a adoção de novos elementos e parâmetros, reunidos em 12 dimensões. Esta pesquisa é um recorte de uma tese de doutorado, em desenvolvimento no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIRIO, cujo objetivo é ouvir os diferentes sujeitos que estão diretamente ligados à EaD, como alunos, professores, tutores e coordenadores, sobre a sua opinião em relação às estas novas dimensões de qualidade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2907410.34117/bjdv7n4-694Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 43557-43591Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 43557-43591Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 43557-435912525-876110.34117/bjd.v7i4reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29074/22950Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFilho, Joel PeixotoOliveira, Carmen Irene Correia de2021-07-28T18:56:47Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29074Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:30.524227Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade e seus fatores, a partir da visão dos sujeitos da educação a distância na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ Quality and its factors, from the viewpoint of distance education subjects at the Federal University of the State of Rio de Janeiro
title Qualidade e seus fatores, a partir da visão dos sujeitos da educação a distância na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ Quality and its factors, from the viewpoint of distance education subjects at the Federal University of the State of Rio de Janeiro
spellingShingle Qualidade e seus fatores, a partir da visão dos sujeitos da educação a distância na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ Quality and its factors, from the viewpoint of distance education subjects at the Federal University of the State of Rio de Janeiro
Filho, Joel Peixoto
Educação a Distância
Referenciais de Qualidade
Qualidade na EaD.
title_short Qualidade e seus fatores, a partir da visão dos sujeitos da educação a distância na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ Quality and its factors, from the viewpoint of distance education subjects at the Federal University of the State of Rio de Janeiro
title_full Qualidade e seus fatores, a partir da visão dos sujeitos da educação a distância na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ Quality and its factors, from the viewpoint of distance education subjects at the Federal University of the State of Rio de Janeiro
title_fullStr Qualidade e seus fatores, a partir da visão dos sujeitos da educação a distância na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ Quality and its factors, from the viewpoint of distance education subjects at the Federal University of the State of Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Qualidade e seus fatores, a partir da visão dos sujeitos da educação a distância na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ Quality and its factors, from the viewpoint of distance education subjects at the Federal University of the State of Rio de Janeiro
title_sort Qualidade e seus fatores, a partir da visão dos sujeitos da educação a distância na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ Quality and its factors, from the viewpoint of distance education subjects at the Federal University of the State of Rio de Janeiro
author Filho, Joel Peixoto
author_facet Filho, Joel Peixoto
Oliveira, Carmen Irene Correia de
author_role author
author2 Oliveira, Carmen Irene Correia de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Filho, Joel Peixoto
Oliveira, Carmen Irene Correia de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância
Referenciais de Qualidade
Qualidade na EaD.
topic Educação a Distância
Referenciais de Qualidade
Qualidade na EaD.
description A preocupação em torno da qualidade, antes restrita ao meio empresarial passou também a influenciar as políticas públicas educacionais brasileiras, sobretudo a partir da década de 1990. Assim como no ensino presencial, na EaD o caminho não foi diferente, levando à elaboração dos Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância, cuja última atualização ocorreu em 2007, como uma tentativa de coibir a precarização do ensino a distância, verificada à época em alguns modelos de oferta.  Posteriormente, a inserção de novas tecnologias e novos parâmetros legais fizeram emergir a necessidade de uma nova atualização dos referenciais de qualidade, que já encontravam-se defasados. As inúmeras tentativas de se fazer uma atualização, por meio de grupos de trabalho no âmbito do Ministério da Educação foram improdutivas. Em resposta a este cenário, o presente estudo apresenta uma proposta para a concepção de novos referenciais de qualidade, com a adoção de novos elementos e parâmetros, reunidos em 12 dimensões. Esta pesquisa é um recorte de uma tese de doutorado, em desenvolvimento no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIRIO, cujo objetivo é ouvir os diferentes sujeitos que estão diretamente ligados à EaD, como alunos, professores, tutores e coordenadores, sobre a sua opinião em relação às estas novas dimensões de qualidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29074
10.34117/bjdv7n4-694
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29074
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n4-694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29074/22950
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 43557-43591
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 43557-43591
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 43557-43591
2525-8761
10.34117/bjd.v7i4
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645528628461568