Tecnologias digitais e cursos de Engenharia no Brasil: desafios e aprendizados decorrentes da pandemia: Digital technologies and Engineering courses in Brazil: challenges and learnings arising from the pandemic
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54450 |
Resumo: | Este artigo consiste em uma revisão integrativa que visa descrever experiências nacionais e estrangeiras de cursos de graduação em Engenharia com relação ao formato de ensino remoto emergencial. O objetivo é apresentar os aportes teóricos e práticos que a área de Engenharia possui para conduzir futuras ofertas de disciplinas nas modalidades on-line. Centra-se na discussão sobre a formação de engenheiros, sobretudo, em instituições públicas federais no Brasil. Os resultados apontaram que a área de Educação em Engenharia, no cenário internacional, apresenta avanços, quando comparada com a brasileira. O uso de tecnologias digitais e a oferta de cursos e disciplinas remotas era uma prática comum em muitos países antes da deflagração da pandemia. Conclui-se que, no Brasil, a formação de engenheiros em universidades públicas federais, após a experiência da pandemia, requer a capacitação de docentes em relação ao uso de tecnologias digitais para o ensino. As equipes administrativas também necessitam estar preparadas para subsidiar decisões sobre o possível aumento da oferta de cursos e disciplinas remotas nessa área. Ao relatar quais foram os desafios e aprendizados decorrentes da pandemia, este artigo traz contribuições práticas para a melhoria do ensino de Engenharia no país. |
id |
VERACRUZ-0_1d8ceaaa90dd106ddaf4d3dcf592a43e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/54450 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologias digitais e cursos de Engenharia no Brasil: desafios e aprendizados decorrentes da pandemia: Digital technologies and Engineering courses in Brazil: challenges and learnings arising from the pandemicensino de engenhariatecnologias digitaisensino remoto emergencialeducação a distânciaEste artigo consiste em uma revisão integrativa que visa descrever experiências nacionais e estrangeiras de cursos de graduação em Engenharia com relação ao formato de ensino remoto emergencial. O objetivo é apresentar os aportes teóricos e práticos que a área de Engenharia possui para conduzir futuras ofertas de disciplinas nas modalidades on-line. Centra-se na discussão sobre a formação de engenheiros, sobretudo, em instituições públicas federais no Brasil. Os resultados apontaram que a área de Educação em Engenharia, no cenário internacional, apresenta avanços, quando comparada com a brasileira. O uso de tecnologias digitais e a oferta de cursos e disciplinas remotas era uma prática comum em muitos países antes da deflagração da pandemia. Conclui-se que, no Brasil, a formação de engenheiros em universidades públicas federais, após a experiência da pandemia, requer a capacitação de docentes em relação ao uso de tecnologias digitais para o ensino. As equipes administrativas também necessitam estar preparadas para subsidiar decisões sobre o possível aumento da oferta de cursos e disciplinas remotas nessa área. Ao relatar quais foram os desafios e aprendizados decorrentes da pandemia, este artigo traz contribuições práticas para a melhoria do ensino de Engenharia no país.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5445010.34117/bjdv8n11-003iBrazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 11 (2022); 70650-70667Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 11 (2022); 70650-70667Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 11 (2022); 70650-706672525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54450/40248Copyright (c) 2022 Betânia Mafra Kaizer , Thaís Zerbini, Anderson Paulo de Paivainfo:eu-repo/semantics/openAccessKaizer , Betânia MafraZerbini, Thaísde Paiva, Anderson Paulo2022-11-30T19:25:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/54450Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:23.741900Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias digitais e cursos de Engenharia no Brasil: desafios e aprendizados decorrentes da pandemia: Digital technologies and Engineering courses in Brazil: challenges and learnings arising from the pandemic |
title |
Tecnologias digitais e cursos de Engenharia no Brasil: desafios e aprendizados decorrentes da pandemia: Digital technologies and Engineering courses in Brazil: challenges and learnings arising from the pandemic |
spellingShingle |
Tecnologias digitais e cursos de Engenharia no Brasil: desafios e aprendizados decorrentes da pandemia: Digital technologies and Engineering courses in Brazil: challenges and learnings arising from the pandemic Kaizer , Betânia Mafra ensino de engenharia tecnologias digitais ensino remoto emergencial educação a distância |
title_short |
Tecnologias digitais e cursos de Engenharia no Brasil: desafios e aprendizados decorrentes da pandemia: Digital technologies and Engineering courses in Brazil: challenges and learnings arising from the pandemic |
title_full |
Tecnologias digitais e cursos de Engenharia no Brasil: desafios e aprendizados decorrentes da pandemia: Digital technologies and Engineering courses in Brazil: challenges and learnings arising from the pandemic |
title_fullStr |
Tecnologias digitais e cursos de Engenharia no Brasil: desafios e aprendizados decorrentes da pandemia: Digital technologies and Engineering courses in Brazil: challenges and learnings arising from the pandemic |
title_full_unstemmed |
Tecnologias digitais e cursos de Engenharia no Brasil: desafios e aprendizados decorrentes da pandemia: Digital technologies and Engineering courses in Brazil: challenges and learnings arising from the pandemic |
title_sort |
Tecnologias digitais e cursos de Engenharia no Brasil: desafios e aprendizados decorrentes da pandemia: Digital technologies and Engineering courses in Brazil: challenges and learnings arising from the pandemic |
author |
Kaizer , Betânia Mafra |
author_facet |
Kaizer , Betânia Mafra Zerbini, Thaís de Paiva, Anderson Paulo |
author_role |
author |
author2 |
Zerbini, Thaís de Paiva, Anderson Paulo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kaizer , Betânia Mafra Zerbini, Thaís de Paiva, Anderson Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de engenharia tecnologias digitais ensino remoto emergencial educação a distância |
topic |
ensino de engenharia tecnologias digitais ensino remoto emergencial educação a distância |
description |
Este artigo consiste em uma revisão integrativa que visa descrever experiências nacionais e estrangeiras de cursos de graduação em Engenharia com relação ao formato de ensino remoto emergencial. O objetivo é apresentar os aportes teóricos e práticos que a área de Engenharia possui para conduzir futuras ofertas de disciplinas nas modalidades on-line. Centra-se na discussão sobre a formação de engenheiros, sobretudo, em instituições públicas federais no Brasil. Os resultados apontaram que a área de Educação em Engenharia, no cenário internacional, apresenta avanços, quando comparada com a brasileira. O uso de tecnologias digitais e a oferta de cursos e disciplinas remotas era uma prática comum em muitos países antes da deflagração da pandemia. Conclui-se que, no Brasil, a formação de engenheiros em universidades públicas federais, após a experiência da pandemia, requer a capacitação de docentes em relação ao uso de tecnologias digitais para o ensino. As equipes administrativas também necessitam estar preparadas para subsidiar decisões sobre o possível aumento da oferta de cursos e disciplinas remotas nessa área. Ao relatar quais foram os desafios e aprendizados decorrentes da pandemia, este artigo traz contribuições práticas para a melhoria do ensino de Engenharia no país. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54450 10.34117/bjdv8n11-003i |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54450 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n11-003i |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54450/40248 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Betânia Mafra Kaizer , Thaís Zerbini, Anderson Paulo de Paiva info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Betânia Mafra Kaizer , Thaís Zerbini, Anderson Paulo de Paiva |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 11 (2022); 70650-70667 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 11 (2022); 70650-70667 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 11 (2022); 70650-70667 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645618992644096 |