O whatsapp no processo de ensino-aprendizagem de alunos do ensino médio tecnológico – AM / The use of whatsapp in the teaching-learning process of technological high school students – AM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22951 |
Resumo: | Este artigo é resultado de uma intervenção pedagógica que teve como objetivo investigar o WhatsApp no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 2º ano do Ensino Médio Tecnológico, de uma escola estadual ribeirinha, na Comunidade Monte Sinai, conhecida como Igarapé Açú, no Rio Negro – AM, a qual atende duas salas do Ensino Médio Tecnológico. A proposta deste é a apresentação da inclusão das TD (Tecnologias Digitais) como uma proposta didática-pedagógica para auxiliar na comunicação entre professor (a) e alunos, visto que os discentes atualmente são considerados jovens digitais, e ainda assim enfrentam dificuldades no acesso a essas tecnologias emergentes, como é o caso da Comunidade Monte Sinai, zona rural de Manaus - AM. Apresenta-se ainda, as dificuldades que as escolas têm enfrentado para se adaptarem às TD, visto ser esta uma realidade presente no cotidiano dos alunos, principalmente em áreas ribeirinhas do Amazonas. Com isso, buscou-se evidenciar como o WhatsApp pôde tornar as aulas mais atraentes, e consequentemente melhorar a relação entre alunos e professores, bem como auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados obtidos evidenciam o maior engajamento, participação e colaboração dos alunos nas aulas, assim como as facilidades dele decorrentes na comunicação entre docentes e discentes para tirarem dúvidas e enviarem perguntas com os smartphones. Destacamos assim, a importância de os professores se apropriarem de aplicativos e softwares que fazem parte das vivencias dos alunos, de maneira reflexiva e planejada, com intuito de tornar as aulas mais criativas e dinamizadas. |
id |
VERACRUZ-0_0dd2d7d72744d863ad33567cdf9216b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22951 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O whatsapp no processo de ensino-aprendizagem de alunos do ensino médio tecnológico – AM / The use of whatsapp in the teaching-learning process of technological high school students – AMEnsino Médio TecnológicoMídias Na EducaçãoWhatsapp.Este artigo é resultado de uma intervenção pedagógica que teve como objetivo investigar o WhatsApp no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 2º ano do Ensino Médio Tecnológico, de uma escola estadual ribeirinha, na Comunidade Monte Sinai, conhecida como Igarapé Açú, no Rio Negro – AM, a qual atende duas salas do Ensino Médio Tecnológico. A proposta deste é a apresentação da inclusão das TD (Tecnologias Digitais) como uma proposta didática-pedagógica para auxiliar na comunicação entre professor (a) e alunos, visto que os discentes atualmente são considerados jovens digitais, e ainda assim enfrentam dificuldades no acesso a essas tecnologias emergentes, como é o caso da Comunidade Monte Sinai, zona rural de Manaus - AM. Apresenta-se ainda, as dificuldades que as escolas têm enfrentado para se adaptarem às TD, visto ser esta uma realidade presente no cotidiano dos alunos, principalmente em áreas ribeirinhas do Amazonas. Com isso, buscou-se evidenciar como o WhatsApp pôde tornar as aulas mais atraentes, e consequentemente melhorar a relação entre alunos e professores, bem como auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados obtidos evidenciam o maior engajamento, participação e colaboração dos alunos nas aulas, assim como as facilidades dele decorrentes na comunicação entre docentes e discentes para tirarem dúvidas e enviarem perguntas com os smartphones. Destacamos assim, a importância de os professores se apropriarem de aplicativos e softwares que fazem parte das vivencias dos alunos, de maneira reflexiva e planejada, com intuito de tornar as aulas mais criativas e dinamizadas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2295110.34117/bjdv7n1-254Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 3762-3774Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 3762-3774Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 3762-37742525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22951/18426Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Ivanete PereiraAndrade, Alexandra Nascimento deSouza, Clisivânia DuarteSouza, Dalmir PachecoGonçalves, Carolina Brandão2021-09-21T10:44:48Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22951Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:42.394368Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O whatsapp no processo de ensino-aprendizagem de alunos do ensino médio tecnológico – AM / The use of whatsapp in the teaching-learning process of technological high school students – AM |
title |
O whatsapp no processo de ensino-aprendizagem de alunos do ensino médio tecnológico – AM / The use of whatsapp in the teaching-learning process of technological high school students – AM |
spellingShingle |
O whatsapp no processo de ensino-aprendizagem de alunos do ensino médio tecnológico – AM / The use of whatsapp in the teaching-learning process of technological high school students – AM Souza, Ivanete Pereira Ensino Médio Tecnológico Mídias Na Educação Whatsapp. |
title_short |
O whatsapp no processo de ensino-aprendizagem de alunos do ensino médio tecnológico – AM / The use of whatsapp in the teaching-learning process of technological high school students – AM |
title_full |
O whatsapp no processo de ensino-aprendizagem de alunos do ensino médio tecnológico – AM / The use of whatsapp in the teaching-learning process of technological high school students – AM |
title_fullStr |
O whatsapp no processo de ensino-aprendizagem de alunos do ensino médio tecnológico – AM / The use of whatsapp in the teaching-learning process of technological high school students – AM |
title_full_unstemmed |
O whatsapp no processo de ensino-aprendizagem de alunos do ensino médio tecnológico – AM / The use of whatsapp in the teaching-learning process of technological high school students – AM |
title_sort |
O whatsapp no processo de ensino-aprendizagem de alunos do ensino médio tecnológico – AM / The use of whatsapp in the teaching-learning process of technological high school students – AM |
author |
Souza, Ivanete Pereira |
author_facet |
Souza, Ivanete Pereira Andrade, Alexandra Nascimento de Souza, Clisivânia Duarte Souza, Dalmir Pacheco Gonçalves, Carolina Brandão |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Alexandra Nascimento de Souza, Clisivânia Duarte Souza, Dalmir Pacheco Gonçalves, Carolina Brandão |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Ivanete Pereira Andrade, Alexandra Nascimento de Souza, Clisivânia Duarte Souza, Dalmir Pacheco Gonçalves, Carolina Brandão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Médio Tecnológico Mídias Na Educação Whatsapp. |
topic |
Ensino Médio Tecnológico Mídias Na Educação Whatsapp. |
description |
Este artigo é resultado de uma intervenção pedagógica que teve como objetivo investigar o WhatsApp no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 2º ano do Ensino Médio Tecnológico, de uma escola estadual ribeirinha, na Comunidade Monte Sinai, conhecida como Igarapé Açú, no Rio Negro – AM, a qual atende duas salas do Ensino Médio Tecnológico. A proposta deste é a apresentação da inclusão das TD (Tecnologias Digitais) como uma proposta didática-pedagógica para auxiliar na comunicação entre professor (a) e alunos, visto que os discentes atualmente são considerados jovens digitais, e ainda assim enfrentam dificuldades no acesso a essas tecnologias emergentes, como é o caso da Comunidade Monte Sinai, zona rural de Manaus - AM. Apresenta-se ainda, as dificuldades que as escolas têm enfrentado para se adaptarem às TD, visto ser esta uma realidade presente no cotidiano dos alunos, principalmente em áreas ribeirinhas do Amazonas. Com isso, buscou-se evidenciar como o WhatsApp pôde tornar as aulas mais atraentes, e consequentemente melhorar a relação entre alunos e professores, bem como auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados obtidos evidenciam o maior engajamento, participação e colaboração dos alunos nas aulas, assim como as facilidades dele decorrentes na comunicação entre docentes e discentes para tirarem dúvidas e enviarem perguntas com os smartphones. Destacamos assim, a importância de os professores se apropriarem de aplicativos e softwares que fazem parte das vivencias dos alunos, de maneira reflexiva e planejada, com intuito de tornar as aulas mais criativas e dinamizadas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22951 10.34117/bjdv7n1-254 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22951 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n1-254 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22951/18426 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 3762-3774 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 3762-3774 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 3762-3774 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i1 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645504184057856 |