O whatsapp no processo de ensino-aprendizagem de alunos do ensino médio tecnológico – AM / The use of whatsapp in the teaching-learning process of technological high school students – AM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ivanete Pereira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Andrade, Alexandra Nascimento de, Souza, Clisivânia Duarte, Souza, Dalmir Pacheco, Gonçalves, Carolina Brandão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22951
Resumo: Este artigo é resultado de uma intervenção pedagógica que teve como objetivo investigar o WhatsApp no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 2º ano do Ensino Médio Tecnológico, de uma escola estadual ribeirinha, na Comunidade Monte Sinai, conhecida como Igarapé Açú, no Rio Negro – AM, a qual atende duas salas do Ensino Médio Tecnológico. A proposta deste é a apresentação da inclusão das TD (Tecnologias Digitais) como uma proposta didática-pedagógica para auxiliar na comunicação entre professor (a) e alunos, visto que os discentes atualmente são considerados jovens digitais, e ainda assim enfrentam dificuldades no acesso a essas tecnologias emergentes, como é o caso da Comunidade Monte Sinai, zona rural de Manaus - AM.  Apresenta-se ainda, as dificuldades que as escolas têm enfrentado para se adaptarem às TD, visto ser esta uma realidade presente no cotidiano dos alunos, principalmente em áreas ribeirinhas do Amazonas. Com isso, buscou-se evidenciar como o WhatsApp pôde tornar as aulas mais atraentes, e consequentemente melhorar a relação entre alunos e professores, bem como auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados obtidos evidenciam o maior engajamento, participação e colaboração dos alunos nas aulas, assim como as facilidades dele decorrentes na comunicação entre docentes e discentes para tirarem dúvidas e enviarem perguntas com os smartphones. Destacamos assim, a importância de os professores se apropriarem de aplicativos e softwares que fazem parte das vivencias dos alunos, de maneira reflexiva e planejada, com intuito de tornar as aulas mais criativas e dinamizadas.
id VERACRUZ-0_0dd2d7d72744d863ad33567cdf9216b4
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22951
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O whatsapp no processo de ensino-aprendizagem de alunos do ensino médio tecnológico – AM / The use of whatsapp in the teaching-learning process of technological high school students – AMEnsino Médio TecnológicoMídias Na EducaçãoWhatsapp.Este artigo é resultado de uma intervenção pedagógica que teve como objetivo investigar o WhatsApp no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 2º ano do Ensino Médio Tecnológico, de uma escola estadual ribeirinha, na Comunidade Monte Sinai, conhecida como Igarapé Açú, no Rio Negro – AM, a qual atende duas salas do Ensino Médio Tecnológico. A proposta deste é a apresentação da inclusão das TD (Tecnologias Digitais) como uma proposta didática-pedagógica para auxiliar na comunicação entre professor (a) e alunos, visto que os discentes atualmente são considerados jovens digitais, e ainda assim enfrentam dificuldades no acesso a essas tecnologias emergentes, como é o caso da Comunidade Monte Sinai, zona rural de Manaus - AM.  Apresenta-se ainda, as dificuldades que as escolas têm enfrentado para se adaptarem às TD, visto ser esta uma realidade presente no cotidiano dos alunos, principalmente em áreas ribeirinhas do Amazonas. Com isso, buscou-se evidenciar como o WhatsApp pôde tornar as aulas mais atraentes, e consequentemente melhorar a relação entre alunos e professores, bem como auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados obtidos evidenciam o maior engajamento, participação e colaboração dos alunos nas aulas, assim como as facilidades dele decorrentes na comunicação entre docentes e discentes para tirarem dúvidas e enviarem perguntas com os smartphones. Destacamos assim, a importância de os professores se apropriarem de aplicativos e softwares que fazem parte das vivencias dos alunos, de maneira reflexiva e planejada, com intuito de tornar as aulas mais criativas e dinamizadas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2295110.34117/bjdv7n1-254Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 3762-3774Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 3762-3774Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 3762-37742525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22951/18426Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Ivanete PereiraAndrade, Alexandra Nascimento deSouza, Clisivânia DuarteSouza, Dalmir PachecoGonçalves, Carolina Brandão2021-09-21T10:44:48Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22951Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:42.394368Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O whatsapp no processo de ensino-aprendizagem de alunos do ensino médio tecnológico – AM / The use of whatsapp in the teaching-learning process of technological high school students – AM
title O whatsapp no processo de ensino-aprendizagem de alunos do ensino médio tecnológico – AM / The use of whatsapp in the teaching-learning process of technological high school students – AM
spellingShingle O whatsapp no processo de ensino-aprendizagem de alunos do ensino médio tecnológico – AM / The use of whatsapp in the teaching-learning process of technological high school students – AM
Souza, Ivanete Pereira
Ensino Médio Tecnológico
Mídias Na Educação
Whatsapp.
title_short O whatsapp no processo de ensino-aprendizagem de alunos do ensino médio tecnológico – AM / The use of whatsapp in the teaching-learning process of technological high school students – AM
title_full O whatsapp no processo de ensino-aprendizagem de alunos do ensino médio tecnológico – AM / The use of whatsapp in the teaching-learning process of technological high school students – AM
title_fullStr O whatsapp no processo de ensino-aprendizagem de alunos do ensino médio tecnológico – AM / The use of whatsapp in the teaching-learning process of technological high school students – AM
title_full_unstemmed O whatsapp no processo de ensino-aprendizagem de alunos do ensino médio tecnológico – AM / The use of whatsapp in the teaching-learning process of technological high school students – AM
title_sort O whatsapp no processo de ensino-aprendizagem de alunos do ensino médio tecnológico – AM / The use of whatsapp in the teaching-learning process of technological high school students – AM
author Souza, Ivanete Pereira
author_facet Souza, Ivanete Pereira
Andrade, Alexandra Nascimento de
Souza, Clisivânia Duarte
Souza, Dalmir Pacheco
Gonçalves, Carolina Brandão
author_role author
author2 Andrade, Alexandra Nascimento de
Souza, Clisivânia Duarte
Souza, Dalmir Pacheco
Gonçalves, Carolina Brandão
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ivanete Pereira
Andrade, Alexandra Nascimento de
Souza, Clisivânia Duarte
Souza, Dalmir Pacheco
Gonçalves, Carolina Brandão
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Médio Tecnológico
Mídias Na Educação
Whatsapp.
topic Ensino Médio Tecnológico
Mídias Na Educação
Whatsapp.
description Este artigo é resultado de uma intervenção pedagógica que teve como objetivo investigar o WhatsApp no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 2º ano do Ensino Médio Tecnológico, de uma escola estadual ribeirinha, na Comunidade Monte Sinai, conhecida como Igarapé Açú, no Rio Negro – AM, a qual atende duas salas do Ensino Médio Tecnológico. A proposta deste é a apresentação da inclusão das TD (Tecnologias Digitais) como uma proposta didática-pedagógica para auxiliar na comunicação entre professor (a) e alunos, visto que os discentes atualmente são considerados jovens digitais, e ainda assim enfrentam dificuldades no acesso a essas tecnologias emergentes, como é o caso da Comunidade Monte Sinai, zona rural de Manaus - AM.  Apresenta-se ainda, as dificuldades que as escolas têm enfrentado para se adaptarem às TD, visto ser esta uma realidade presente no cotidiano dos alunos, principalmente em áreas ribeirinhas do Amazonas. Com isso, buscou-se evidenciar como o WhatsApp pôde tornar as aulas mais atraentes, e consequentemente melhorar a relação entre alunos e professores, bem como auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados obtidos evidenciam o maior engajamento, participação e colaboração dos alunos nas aulas, assim como as facilidades dele decorrentes na comunicação entre docentes e discentes para tirarem dúvidas e enviarem perguntas com os smartphones. Destacamos assim, a importância de os professores se apropriarem de aplicativos e softwares que fazem parte das vivencias dos alunos, de maneira reflexiva e planejada, com intuito de tornar as aulas mais criativas e dinamizadas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22951
10.34117/bjdv7n1-254
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22951
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n1-254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22951/18426
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 3762-3774
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 3762-3774
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 3762-3774
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645504184057856