Política educacional para as crianças do campo: elementos estratégicos para a organização e acompanhamento das turmas multisseriadas / Educational policy for rural children: strategic elements for the organization and monitoring of multigrade classes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Fernanda Lima
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santana, Elizabete Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43971
Resumo: Este trabalho é um recorte da pesquisa desenvolvida no município de Itapicuru-Ba, que teve o objetivo de conhecer os entraves que a Secretária Municipal de Educação vem enfrentando no intuito de oferecer uma educação de qualidade nas turmas multisseriadas do campo. Em busca dessa informação, a pesquisa foi balizada pela seguinte pergunta: quais os elementos administrativos pedagógicos podem ser utilizados pela SEDUC no intuito de melhorar o atendimento as turmas multisseriadas? Para atender essa pergunta, a pesquisa foi desenvolvida com base qualitativa, sendo caracterizada como estudo de caso de acordo com Yin (2010). Os levantamentos realizados tomaram como foco principal os professores que trabalhavam com turmas multisseriadas e gestores da SEDUC. A análise dos dados exigiu estabelecer articulação entre as normas emanadas na esfera federal e as várias dimensões da conjuntura local. As entrevistas e as observações de campo apontam o clientelismo político como um dos fatores que dificultam a implementação de uma educação de qualidade nas turmas multisseriadas.
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