Política educacional para as crianças do campo: elementos estratégicos para a organização e acompanhamento das turmas multisseriadas / Educational policy for rural children: strategic elements for the organization and monitoring of multigrade classes
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
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Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43971 |
Resumo: | Este trabalho é um recorte da pesquisa desenvolvida no município de Itapicuru-Ba, que teve o objetivo de conhecer os entraves que a Secretária Municipal de Educação vem enfrentando no intuito de oferecer uma educação de qualidade nas turmas multisseriadas do campo. Em busca dessa informação, a pesquisa foi balizada pela seguinte pergunta: quais os elementos administrativos pedagógicos podem ser utilizados pela SEDUC no intuito de melhorar o atendimento as turmas multisseriadas? Para atender essa pergunta, a pesquisa foi desenvolvida com base qualitativa, sendo caracterizada como estudo de caso de acordo com Yin (2010). Os levantamentos realizados tomaram como foco principal os professores que trabalhavam com turmas multisseriadas e gestores da SEDUC. A análise dos dados exigiu estabelecer articulação entre as normas emanadas na esfera federal e as várias dimensões da conjuntura local. As entrevistas e as observações de campo apontam o clientelismo político como um dos fatores que dificultam a implementação de uma educação de qualidade nas turmas multisseriadas. |
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Política educacional para as crianças do campo: elementos estratégicos para a organização e acompanhamento das turmas multisseriadas / Educational policy for rural children: strategic elements for the organization and monitoring of multigrade classesEducação do campoTurmas multisseriadasSecretaria Municipal de EducaçãoEste trabalho é um recorte da pesquisa desenvolvida no município de Itapicuru-Ba, que teve o objetivo de conhecer os entraves que a Secretária Municipal de Educação vem enfrentando no intuito de oferecer uma educação de qualidade nas turmas multisseriadas do campo. Em busca dessa informação, a pesquisa foi balizada pela seguinte pergunta: quais os elementos administrativos pedagógicos podem ser utilizados pela SEDUC no intuito de melhorar o atendimento as turmas multisseriadas? Para atender essa pergunta, a pesquisa foi desenvolvida com base qualitativa, sendo caracterizada como estudo de caso de acordo com Yin (2010). Os levantamentos realizados tomaram como foco principal os professores que trabalhavam com turmas multisseriadas e gestores da SEDUC. A análise dos dados exigiu estabelecer articulação entre as normas emanadas na esfera federal e as várias dimensões da conjuntura local. As entrevistas e as observações de campo apontam o clientelismo político como um dos fatores que dificultam a implementação de uma educação de qualidade nas turmas multisseriadas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4397110.34117/bjdv8n2-164Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 10914-10916Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 10914-10916Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 10914-109162525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43971/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Fernanda LimaSantana, Elizabete Conceição2022-03-02T14:25:54Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43971Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:32.228274Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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