Jogos didáticos como ferramenta no ensino de ciências / Teaching games as a tool in science teaching
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv7n1-148 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22791 |
Resumo: | O presente trabalho teve por objetivo descrever a sequência didática, de uma intervenção escolar no Ensino Fundamental II fazendo uso da aprendizagem baseada em games, dentro das aulas de Ciências sendo trabalhada especificamente a Classe das Aves. A pesquisa se classifica como qualitativa usando como instrumento para coleta de dados a observação participante. A turma escolhida foi o sétimo ano do Ensino Fundamental II, onde foram ministradas quatro aulas, sendo três teóricas e uma reservada para aplicação do jogo, haja visto que o uso desse tipo de recurso contribuí de maneira significativa para o processo de ensino-aprendizagem. O jogo “Aprendendo sobre as Aves” tem como objetivo principal a identificação pelos alunos das diferentes adaptações dos pés e bicos das aves, relacionando-as com o seu alimento e habitat. Com a utilização desse recurso foi perceptível a integração e trabalho em equipe desenvolvidos pelos alunos, se mostrando uma ferramenta poderosa no auxilio no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, o trabalho vem mostrar que não somente dentro da Zoologia (ou Ciências e Biologia) o uso de jogos deve ser incentivado para uma melhor assimilação de conteúdos. |
id |
VERACRUZ-0_119d41896180722a53477b457ac39d6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22791 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Jogos didáticos como ferramenta no ensino de ciências / Teaching games as a tool in science teachingEnsino- aprendizagemMetodologias AtivasAves.O presente trabalho teve por objetivo descrever a sequência didática, de uma intervenção escolar no Ensino Fundamental II fazendo uso da aprendizagem baseada em games, dentro das aulas de Ciências sendo trabalhada especificamente a Classe das Aves. A pesquisa se classifica como qualitativa usando como instrumento para coleta de dados a observação participante. A turma escolhida foi o sétimo ano do Ensino Fundamental II, onde foram ministradas quatro aulas, sendo três teóricas e uma reservada para aplicação do jogo, haja visto que o uso desse tipo de recurso contribuí de maneira significativa para o processo de ensino-aprendizagem. O jogo “Aprendendo sobre as Aves” tem como objetivo principal a identificação pelos alunos das diferentes adaptações dos pés e bicos das aves, relacionando-as com o seu alimento e habitat. Com a utilização desse recurso foi perceptível a integração e trabalho em equipe desenvolvidos pelos alunos, se mostrando uma ferramenta poderosa no auxilio no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, o trabalho vem mostrar que não somente dentro da Zoologia (ou Ciências e Biologia) o uso de jogos deve ser incentivado para uma melhor assimilação de conteúdos. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2279110.34117/bjdv7n1-148Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 2162-2173Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 2162-2173Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 2162-21732525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22791/18282Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques Bulhões, Felina KellyNoronha, Weslane Silvados Santos, Juliana Luizde Brito, Arlindo Matheus SantiagoOliveira, Neusenir Silva Machado2021-09-21T10:44:46Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22791Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:35.900280Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogos didáticos como ferramenta no ensino de ciências / Teaching games as a tool in science teaching |
title |
Jogos didáticos como ferramenta no ensino de ciências / Teaching games as a tool in science teaching |
spellingShingle |
Jogos didáticos como ferramenta no ensino de ciências / Teaching games as a tool in science teaching Jogos didáticos como ferramenta no ensino de ciências / Teaching games as a tool in science teaching Marques Bulhões, Felina Kelly Ensino- aprendizagem Metodologias Ativas Aves. Marques Bulhões, Felina Kelly Ensino- aprendizagem Metodologias Ativas Aves. |
title_short |
Jogos didáticos como ferramenta no ensino de ciências / Teaching games as a tool in science teaching |
title_full |
Jogos didáticos como ferramenta no ensino de ciências / Teaching games as a tool in science teaching |
title_fullStr |
Jogos didáticos como ferramenta no ensino de ciências / Teaching games as a tool in science teaching Jogos didáticos como ferramenta no ensino de ciências / Teaching games as a tool in science teaching |
title_full_unstemmed |
Jogos didáticos como ferramenta no ensino de ciências / Teaching games as a tool in science teaching Jogos didáticos como ferramenta no ensino de ciências / Teaching games as a tool in science teaching |
title_sort |
Jogos didáticos como ferramenta no ensino de ciências / Teaching games as a tool in science teaching |
author |
Marques Bulhões, Felina Kelly |
author_facet |
Marques Bulhões, Felina Kelly Marques Bulhões, Felina Kelly Noronha, Weslane Silva dos Santos, Juliana Luiz de Brito, Arlindo Matheus Santiago Oliveira, Neusenir Silva Machado Noronha, Weslane Silva dos Santos, Juliana Luiz de Brito, Arlindo Matheus Santiago Oliveira, Neusenir Silva Machado |
author_role |
author |
author2 |
Noronha, Weslane Silva dos Santos, Juliana Luiz de Brito, Arlindo Matheus Santiago Oliveira, Neusenir Silva Machado |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques Bulhões, Felina Kelly Noronha, Weslane Silva dos Santos, Juliana Luiz de Brito, Arlindo Matheus Santiago Oliveira, Neusenir Silva Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino- aprendizagem Metodologias Ativas Aves. |
topic |
Ensino- aprendizagem Metodologias Ativas Aves. |
description |
O presente trabalho teve por objetivo descrever a sequência didática, de uma intervenção escolar no Ensino Fundamental II fazendo uso da aprendizagem baseada em games, dentro das aulas de Ciências sendo trabalhada especificamente a Classe das Aves. A pesquisa se classifica como qualitativa usando como instrumento para coleta de dados a observação participante. A turma escolhida foi o sétimo ano do Ensino Fundamental II, onde foram ministradas quatro aulas, sendo três teóricas e uma reservada para aplicação do jogo, haja visto que o uso desse tipo de recurso contribuí de maneira significativa para o processo de ensino-aprendizagem. O jogo “Aprendendo sobre as Aves” tem como objetivo principal a identificação pelos alunos das diferentes adaptações dos pés e bicos das aves, relacionando-as com o seu alimento e habitat. Com a utilização desse recurso foi perceptível a integração e trabalho em equipe desenvolvidos pelos alunos, se mostrando uma ferramenta poderosa no auxilio no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, o trabalho vem mostrar que não somente dentro da Zoologia (ou Ciências e Biologia) o uso de jogos deve ser incentivado para uma melhor assimilação de conteúdos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22791 10.34117/bjdv7n1-148 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22791 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n1-148 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22791/18282 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 2162-2173 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 2162-2173 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 2162-2173 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i1 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183771240136704 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv7n1-148 |