Jogos didáticos como ferramenta no ensino de ciências / Teaching games as a tool in science teaching

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques Bulhões, Felina Kelly
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Noronha, Weslane Silva, dos Santos, Juliana Luiz, de Brito, Arlindo Matheus Santiago, Oliveira, Neusenir Silva Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv7n1-148
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22791
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo descrever a sequência didática, de uma intervenção escolar no Ensino Fundamental II fazendo uso da aprendizagem baseada em games, dentro das aulas de Ciências sendo trabalhada especificamente a Classe das Aves. A pesquisa se classifica como qualitativa usando como instrumento para coleta de dados a observação participante. A turma escolhida foi o sétimo ano do Ensino Fundamental II, onde foram ministradas quatro aulas, sendo três teóricas e uma reservada para aplicação do jogo, haja visto que o uso desse tipo de recurso contribuí de maneira significativa para o processo de ensino-aprendizagem. O jogo “Aprendendo sobre as Aves” tem como objetivo principal a identificação pelos alunos das diferentes adaptações dos pés e bicos das aves, relacionando-as com o seu alimento e habitat. Com a utilização desse recurso foi perceptível a integração e trabalho em equipe desenvolvidos pelos alunos, se mostrando uma ferramenta poderosa no auxilio no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, o trabalho vem mostrar que não somente dentro da Zoologia (ou Ciências e Biologia) o uso de jogos deve ser incentivado para uma melhor assimilação de conteúdos.  
id VERACRUZ-0_119d41896180722a53477b457ac39d6d
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22791
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Jogos didáticos como ferramenta no ensino de ciências / Teaching games as a tool in science teachingEnsino- aprendizagemMetodologias AtivasAves.O presente trabalho teve por objetivo descrever a sequência didática, de uma intervenção escolar no Ensino Fundamental II fazendo uso da aprendizagem baseada em games, dentro das aulas de Ciências sendo trabalhada especificamente a Classe das Aves. A pesquisa se classifica como qualitativa usando como instrumento para coleta de dados a observação participante. A turma escolhida foi o sétimo ano do Ensino Fundamental II, onde foram ministradas quatro aulas, sendo três teóricas e uma reservada para aplicação do jogo, haja visto que o uso desse tipo de recurso contribuí de maneira significativa para o processo de ensino-aprendizagem. O jogo “Aprendendo sobre as Aves” tem como objetivo principal a identificação pelos alunos das diferentes adaptações dos pés e bicos das aves, relacionando-as com o seu alimento e habitat. Com a utilização desse recurso foi perceptível a integração e trabalho em equipe desenvolvidos pelos alunos, se mostrando uma ferramenta poderosa no auxilio no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, o trabalho vem mostrar que não somente dentro da Zoologia (ou Ciências e Biologia) o uso de jogos deve ser incentivado para uma melhor assimilação de conteúdos.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2279110.34117/bjdv7n1-148Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 2162-2173Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 2162-2173Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 2162-21732525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22791/18282Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques Bulhões, Felina KellyNoronha, Weslane Silvados Santos, Juliana Luizde Brito, Arlindo Matheus SantiagoOliveira, Neusenir Silva Machado2021-09-21T10:44:46Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22791Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:35.900280Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos didáticos como ferramenta no ensino de ciências / Teaching games as a tool in science teaching
title Jogos didáticos como ferramenta no ensino de ciências / Teaching games as a tool in science teaching
spellingShingle Jogos didáticos como ferramenta no ensino de ciências / Teaching games as a tool in science teaching
Jogos didáticos como ferramenta no ensino de ciências / Teaching games as a tool in science teaching
Marques Bulhões, Felina Kelly
Ensino- aprendizagem
Metodologias Ativas
Aves.
Marques Bulhões, Felina Kelly
Ensino- aprendizagem
Metodologias Ativas
Aves.
title_short Jogos didáticos como ferramenta no ensino de ciências / Teaching games as a tool in science teaching
title_full Jogos didáticos como ferramenta no ensino de ciências / Teaching games as a tool in science teaching
title_fullStr Jogos didáticos como ferramenta no ensino de ciências / Teaching games as a tool in science teaching
Jogos didáticos como ferramenta no ensino de ciências / Teaching games as a tool in science teaching
title_full_unstemmed Jogos didáticos como ferramenta no ensino de ciências / Teaching games as a tool in science teaching
Jogos didáticos como ferramenta no ensino de ciências / Teaching games as a tool in science teaching
title_sort Jogos didáticos como ferramenta no ensino de ciências / Teaching games as a tool in science teaching
author Marques Bulhões, Felina Kelly
author_facet Marques Bulhões, Felina Kelly
Marques Bulhões, Felina Kelly
Noronha, Weslane Silva
dos Santos, Juliana Luiz
de Brito, Arlindo Matheus Santiago
Oliveira, Neusenir Silva Machado
Noronha, Weslane Silva
dos Santos, Juliana Luiz
de Brito, Arlindo Matheus Santiago
Oliveira, Neusenir Silva Machado
author_role author
author2 Noronha, Weslane Silva
dos Santos, Juliana Luiz
de Brito, Arlindo Matheus Santiago
Oliveira, Neusenir Silva Machado
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques Bulhões, Felina Kelly
Noronha, Weslane Silva
dos Santos, Juliana Luiz
de Brito, Arlindo Matheus Santiago
Oliveira, Neusenir Silva Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino- aprendizagem
Metodologias Ativas
Aves.
topic Ensino- aprendizagem
Metodologias Ativas
Aves.
description O presente trabalho teve por objetivo descrever a sequência didática, de uma intervenção escolar no Ensino Fundamental II fazendo uso da aprendizagem baseada em games, dentro das aulas de Ciências sendo trabalhada especificamente a Classe das Aves. A pesquisa se classifica como qualitativa usando como instrumento para coleta de dados a observação participante. A turma escolhida foi o sétimo ano do Ensino Fundamental II, onde foram ministradas quatro aulas, sendo três teóricas e uma reservada para aplicação do jogo, haja visto que o uso desse tipo de recurso contribuí de maneira significativa para o processo de ensino-aprendizagem. O jogo “Aprendendo sobre as Aves” tem como objetivo principal a identificação pelos alunos das diferentes adaptações dos pés e bicos das aves, relacionando-as com o seu alimento e habitat. Com a utilização desse recurso foi perceptível a integração e trabalho em equipe desenvolvidos pelos alunos, se mostrando uma ferramenta poderosa no auxilio no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, o trabalho vem mostrar que não somente dentro da Zoologia (ou Ciências e Biologia) o uso de jogos deve ser incentivado para uma melhor assimilação de conteúdos.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22791
10.34117/bjdv7n1-148
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22791
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n1-148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22791/18282
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 2162-2173
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 2162-2173
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 2162-2173
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183771240136704
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv7n1-148