Uso de tecnologias educacionais digitais como ferramenta didática no processo de ensino-aprendizagem em enfermagem / Use of digital educational technologies as a teaching tool in the nursing teaching process
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5300 |
Resumo: | O termo tecnologia educacional digital refere-se ao emprego de recursos tecnológicos digitais como ferramenta para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, promovendo mais desenvolvimento socioeducativo e acesso à informação. Objetivo: relatar a experiência da construção de Mapas Mentais a partir do aplicativo Canva® e apresentar as principais tecnologias educacionais digitais utilizadas no processo de ensino-aprendizagem em Enfermagem. Método: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre o da tecnologia educacional digital Mapa Mental a partir do aplicativo Canva® em uma atividade teórico-prática proposta pela disciplina “Educação e Práticas do Cuidado” do Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão. A experiência ocorreu no mês de outubro de 2018. Participaram da experiência 15 mestrandas sob supervisão das professoras facilitadoras da disciplina. A atividade de ensino-aprendizagem foi desenvolvida nas seguintes etapas: 1- realização de dinâmica inicial quebra gelo; 2- apresentação da tecnologia educacional, Mapas Mentais, utilizando o aplicativo Canva®; 3-elaboração dos mapas mentais a partir da ferramenta digital proposta; 4- apresentação das tecnologias educacionais digitais voltadas à Enfermagem e; 5- apresentação dos mapas mentais pelos grupos. O uso de tecnologias educacionais digitais como ferramenta didática possibilita o desenvolvimento de um processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico, interativo e contextualizado com a realidade dos alunos, contribuindo para maior interesse e autonomia dos discentes na construção de seu próprio conhecimento. |
id |
VERACRUZ-0_47e411a11f3bf0d93f29f86f153fcf4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5300 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso de tecnologias educacionais digitais como ferramenta didática no processo de ensino-aprendizagem em enfermagem / Use of digital educational technologies as a teaching tool in the nursing teaching processTecnologia EducacionalAprendizagem ativaEnsinoAprendizagemEnfermagemO termo tecnologia educacional digital refere-se ao emprego de recursos tecnológicos digitais como ferramenta para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, promovendo mais desenvolvimento socioeducativo e acesso à informação. Objetivo: relatar a experiência da construção de Mapas Mentais a partir do aplicativo Canva® e apresentar as principais tecnologias educacionais digitais utilizadas no processo de ensino-aprendizagem em Enfermagem. Método: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre o da tecnologia educacional digital Mapa Mental a partir do aplicativo Canva® em uma atividade teórico-prática proposta pela disciplina “Educação e Práticas do Cuidado” do Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão. A experiência ocorreu no mês de outubro de 2018. Participaram da experiência 15 mestrandas sob supervisão das professoras facilitadoras da disciplina. A atividade de ensino-aprendizagem foi desenvolvida nas seguintes etapas: 1- realização de dinâmica inicial quebra gelo; 2- apresentação da tecnologia educacional, Mapas Mentais, utilizando o aplicativo Canva®; 3-elaboração dos mapas mentais a partir da ferramenta digital proposta; 4- apresentação das tecnologias educacionais digitais voltadas à Enfermagem e; 5- apresentação dos mapas mentais pelos grupos. O uso de tecnologias educacionais digitais como ferramenta didática possibilita o desenvolvimento de um processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico, interativo e contextualizado com a realidade dos alunos, contribuindo para maior interesse e autonomia dos discentes na construção de seu próprio conhecimento.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/530010.34117/bjdv5n12-131Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 29925-29939Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 29925-29939Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 29925-299392525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5300/4827Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessDamascena, Samia Carine CastroSantos, Kezia Cristina Batista dosLopes, Geysa Santos GóisGontijo, Paula Vitória CostaPaiva, Mirtes Valéria SarmentoLima, Mara Ellen SilvaAlves, Jordana Maria FreitasCampos, Renata Sousa2021-07-15T20:44:48Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5300Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:15.748615Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso de tecnologias educacionais digitais como ferramenta didática no processo de ensino-aprendizagem em enfermagem / Use of digital educational technologies as a teaching tool in the nursing teaching process |
title |
Uso de tecnologias educacionais digitais como ferramenta didática no processo de ensino-aprendizagem em enfermagem / Use of digital educational technologies as a teaching tool in the nursing teaching process |
spellingShingle |
Uso de tecnologias educacionais digitais como ferramenta didática no processo de ensino-aprendizagem em enfermagem / Use of digital educational technologies as a teaching tool in the nursing teaching process Damascena, Samia Carine Castro Tecnologia Educacional Aprendizagem ativa Ensino Aprendizagem Enfermagem |
title_short |
Uso de tecnologias educacionais digitais como ferramenta didática no processo de ensino-aprendizagem em enfermagem / Use of digital educational technologies as a teaching tool in the nursing teaching process |
title_full |
Uso de tecnologias educacionais digitais como ferramenta didática no processo de ensino-aprendizagem em enfermagem / Use of digital educational technologies as a teaching tool in the nursing teaching process |
title_fullStr |
Uso de tecnologias educacionais digitais como ferramenta didática no processo de ensino-aprendizagem em enfermagem / Use of digital educational technologies as a teaching tool in the nursing teaching process |
title_full_unstemmed |
Uso de tecnologias educacionais digitais como ferramenta didática no processo de ensino-aprendizagem em enfermagem / Use of digital educational technologies as a teaching tool in the nursing teaching process |
title_sort |
Uso de tecnologias educacionais digitais como ferramenta didática no processo de ensino-aprendizagem em enfermagem / Use of digital educational technologies as a teaching tool in the nursing teaching process |
author |
Damascena, Samia Carine Castro |
author_facet |
Damascena, Samia Carine Castro Santos, Kezia Cristina Batista dos Lopes, Geysa Santos Góis Gontijo, Paula Vitória Costa Paiva, Mirtes Valéria Sarmento Lima, Mara Ellen Silva Alves, Jordana Maria Freitas Campos, Renata Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Kezia Cristina Batista dos Lopes, Geysa Santos Góis Gontijo, Paula Vitória Costa Paiva, Mirtes Valéria Sarmento Lima, Mara Ellen Silva Alves, Jordana Maria Freitas Campos, Renata Sousa |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Damascena, Samia Carine Castro Santos, Kezia Cristina Batista dos Lopes, Geysa Santos Góis Gontijo, Paula Vitória Costa Paiva, Mirtes Valéria Sarmento Lima, Mara Ellen Silva Alves, Jordana Maria Freitas Campos, Renata Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia Educacional Aprendizagem ativa Ensino Aprendizagem Enfermagem |
topic |
Tecnologia Educacional Aprendizagem ativa Ensino Aprendizagem Enfermagem |
description |
O termo tecnologia educacional digital refere-se ao emprego de recursos tecnológicos digitais como ferramenta para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, promovendo mais desenvolvimento socioeducativo e acesso à informação. Objetivo: relatar a experiência da construção de Mapas Mentais a partir do aplicativo Canva® e apresentar as principais tecnologias educacionais digitais utilizadas no processo de ensino-aprendizagem em Enfermagem. Método: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre o da tecnologia educacional digital Mapa Mental a partir do aplicativo Canva® em uma atividade teórico-prática proposta pela disciplina “Educação e Práticas do Cuidado” do Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão. A experiência ocorreu no mês de outubro de 2018. Participaram da experiência 15 mestrandas sob supervisão das professoras facilitadoras da disciplina. A atividade de ensino-aprendizagem foi desenvolvida nas seguintes etapas: 1- realização de dinâmica inicial quebra gelo; 2- apresentação da tecnologia educacional, Mapas Mentais, utilizando o aplicativo Canva®; 3-elaboração dos mapas mentais a partir da ferramenta digital proposta; 4- apresentação das tecnologias educacionais digitais voltadas à Enfermagem e; 5- apresentação dos mapas mentais pelos grupos. O uso de tecnologias educacionais digitais como ferramenta didática possibilita o desenvolvimento de um processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico, interativo e contextualizado com a realidade dos alunos, contribuindo para maior interesse e autonomia dos discentes na construção de seu próprio conhecimento. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5300 10.34117/bjdv5n12-131 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5300 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n12-131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5300/4827 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 29925-29939 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 29925-29939 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 29925-29939 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645432620843008 |