Uso de tecnologias educacionais digitais como ferramenta didática no processo de ensino-aprendizagem em enfermagem / Use of digital educational technologies as a teaching tool in the nursing teaching process

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damascena, Samia Carine Castro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos, Kezia Cristina Batista dos, Lopes, Geysa Santos Góis, Gontijo, Paula Vitória Costa, Paiva, Mirtes Valéria Sarmento, Lima, Mara Ellen Silva, Alves, Jordana Maria Freitas, Campos, Renata Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5300
Resumo: O termo tecnologia educacional digital refere-se ao emprego de recursos tecnológicos digitais como ferramenta para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, promovendo mais desenvolvimento socioeducativo e acesso à informação. Objetivo: relatar a experiência da construção de Mapas Mentais a partir do aplicativo Canva® e apresentar as principais tecnologias educacionais digitais utilizadas no processo de ensino-aprendizagem em Enfermagem. Método: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre o da tecnologia educacional digital Mapa Mental a partir do aplicativo Canva® em uma atividade teórico-prática proposta pela disciplina “Educação e Práticas do Cuidado” do Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão. A experiência ocorreu no mês de outubro de 2018. Participaram da experiência 15 mestrandas sob supervisão das professoras facilitadoras da disciplina. A atividade de ensino-aprendizagem foi desenvolvida nas seguintes etapas: 1- realização de dinâmica inicial quebra gelo; 2- apresentação da tecnologia educacional, Mapas Mentais, utilizando o aplicativo Canva®; 3-elaboração dos mapas mentais a partir da ferramenta digital proposta; 4- apresentação das tecnologias educacionais digitais voltadas à Enfermagem e; 5- apresentação dos mapas mentais pelos grupos. O uso de tecnologias educacionais digitais como ferramenta didática possibilita o desenvolvimento de um processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico, interativo e contextualizado com a realidade dos alunos, contribuindo para maior interesse e autonomia dos discentes na construção de seu próprio conhecimento.
id VERACRUZ-0_47e411a11f3bf0d93f29f86f153fcf4f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5300
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Uso de tecnologias educacionais digitais como ferramenta didática no processo de ensino-aprendizagem em enfermagem / Use of digital educational technologies as a teaching tool in the nursing teaching processTecnologia EducacionalAprendizagem ativaEnsinoAprendizagemEnfermagemO termo tecnologia educacional digital refere-se ao emprego de recursos tecnológicos digitais como ferramenta para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, promovendo mais desenvolvimento socioeducativo e acesso à informação. Objetivo: relatar a experiência da construção de Mapas Mentais a partir do aplicativo Canva® e apresentar as principais tecnologias educacionais digitais utilizadas no processo de ensino-aprendizagem em Enfermagem. Método: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre o da tecnologia educacional digital Mapa Mental a partir do aplicativo Canva® em uma atividade teórico-prática proposta pela disciplina “Educação e Práticas do Cuidado” do Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão. A experiência ocorreu no mês de outubro de 2018. Participaram da experiência 15 mestrandas sob supervisão das professoras facilitadoras da disciplina. A atividade de ensino-aprendizagem foi desenvolvida nas seguintes etapas: 1- realização de dinâmica inicial quebra gelo; 2- apresentação da tecnologia educacional, Mapas Mentais, utilizando o aplicativo Canva®; 3-elaboração dos mapas mentais a partir da ferramenta digital proposta; 4- apresentação das tecnologias educacionais digitais voltadas à Enfermagem e; 5- apresentação dos mapas mentais pelos grupos. O uso de tecnologias educacionais digitais como ferramenta didática possibilita o desenvolvimento de um processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico, interativo e contextualizado com a realidade dos alunos, contribuindo para maior interesse e autonomia dos discentes na construção de seu próprio conhecimento.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/530010.34117/bjdv5n12-131Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 29925-29939Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 29925-29939Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 29925-299392525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5300/4827Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessDamascena, Samia Carine CastroSantos, Kezia Cristina Batista dosLopes, Geysa Santos GóisGontijo, Paula Vitória CostaPaiva, Mirtes Valéria SarmentoLima, Mara Ellen SilvaAlves, Jordana Maria FreitasCampos, Renata Sousa2021-07-15T20:44:48Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5300Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:15.748615Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de tecnologias educacionais digitais como ferramenta didática no processo de ensino-aprendizagem em enfermagem / Use of digital educational technologies as a teaching tool in the nursing teaching process
title Uso de tecnologias educacionais digitais como ferramenta didática no processo de ensino-aprendizagem em enfermagem / Use of digital educational technologies as a teaching tool in the nursing teaching process
spellingShingle Uso de tecnologias educacionais digitais como ferramenta didática no processo de ensino-aprendizagem em enfermagem / Use of digital educational technologies as a teaching tool in the nursing teaching process
Damascena, Samia Carine Castro
Tecnologia Educacional
Aprendizagem ativa
Ensino
Aprendizagem
Enfermagem
title_short Uso de tecnologias educacionais digitais como ferramenta didática no processo de ensino-aprendizagem em enfermagem / Use of digital educational technologies as a teaching tool in the nursing teaching process
title_full Uso de tecnologias educacionais digitais como ferramenta didática no processo de ensino-aprendizagem em enfermagem / Use of digital educational technologies as a teaching tool in the nursing teaching process
title_fullStr Uso de tecnologias educacionais digitais como ferramenta didática no processo de ensino-aprendizagem em enfermagem / Use of digital educational technologies as a teaching tool in the nursing teaching process
title_full_unstemmed Uso de tecnologias educacionais digitais como ferramenta didática no processo de ensino-aprendizagem em enfermagem / Use of digital educational technologies as a teaching tool in the nursing teaching process
title_sort Uso de tecnologias educacionais digitais como ferramenta didática no processo de ensino-aprendizagem em enfermagem / Use of digital educational technologies as a teaching tool in the nursing teaching process
author Damascena, Samia Carine Castro
author_facet Damascena, Samia Carine Castro
Santos, Kezia Cristina Batista dos
Lopes, Geysa Santos Góis
Gontijo, Paula Vitória Costa
Paiva, Mirtes Valéria Sarmento
Lima, Mara Ellen Silva
Alves, Jordana Maria Freitas
Campos, Renata Sousa
author_role author
author2 Santos, Kezia Cristina Batista dos
Lopes, Geysa Santos Góis
Gontijo, Paula Vitória Costa
Paiva, Mirtes Valéria Sarmento
Lima, Mara Ellen Silva
Alves, Jordana Maria Freitas
Campos, Renata Sousa
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Damascena, Samia Carine Castro
Santos, Kezia Cristina Batista dos
Lopes, Geysa Santos Góis
Gontijo, Paula Vitória Costa
Paiva, Mirtes Valéria Sarmento
Lima, Mara Ellen Silva
Alves, Jordana Maria Freitas
Campos, Renata Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia Educacional
Aprendizagem ativa
Ensino
Aprendizagem
Enfermagem
topic Tecnologia Educacional
Aprendizagem ativa
Ensino
Aprendizagem
Enfermagem
description O termo tecnologia educacional digital refere-se ao emprego de recursos tecnológicos digitais como ferramenta para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, promovendo mais desenvolvimento socioeducativo e acesso à informação. Objetivo: relatar a experiência da construção de Mapas Mentais a partir do aplicativo Canva® e apresentar as principais tecnologias educacionais digitais utilizadas no processo de ensino-aprendizagem em Enfermagem. Método: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre o da tecnologia educacional digital Mapa Mental a partir do aplicativo Canva® em uma atividade teórico-prática proposta pela disciplina “Educação e Práticas do Cuidado” do Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão. A experiência ocorreu no mês de outubro de 2018. Participaram da experiência 15 mestrandas sob supervisão das professoras facilitadoras da disciplina. A atividade de ensino-aprendizagem foi desenvolvida nas seguintes etapas: 1- realização de dinâmica inicial quebra gelo; 2- apresentação da tecnologia educacional, Mapas Mentais, utilizando o aplicativo Canva®; 3-elaboração dos mapas mentais a partir da ferramenta digital proposta; 4- apresentação das tecnologias educacionais digitais voltadas à Enfermagem e; 5- apresentação dos mapas mentais pelos grupos. O uso de tecnologias educacionais digitais como ferramenta didática possibilita o desenvolvimento de um processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico, interativo e contextualizado com a realidade dos alunos, contribuindo para maior interesse e autonomia dos discentes na construção de seu próprio conhecimento.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5300
10.34117/bjdv5n12-131
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5300
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n12-131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5300/4827
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 29925-29939
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 29925-29939
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 29925-29939
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645432620843008