Dificuldades de aprendizagem: o que os educadores do ensino fundamental I, anos iniciais da escola Municipal de Cumaru sabem sobre este tema? / Learning difficulties: what do fundamental educators, early years of Cumaru school know about this theme?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Agenailda Maria Borba da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Sandra Joedna Vieira, Reis, Elton Gomes dos, Coutinho, Diógenes José Gusmão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12255
Resumo: A aprendizagem é um fator primordial para o desenvolvimento do ser humano, aprende-se o tempo todo, e por toda a vida. Este estudo objetiva compreender os principais fatores que comprometem o desenvolvimento da aprendizagem, principalmente a escolar, apresentando assim o resultado de uma pesquisa realizada em uma Escola Pública Municipal, localizada no Município de Cumaru-PE. Para a realização da referida pesquisa foram utilizadas como ferramenta metodológica um questionário estruturado, de base qualitativa, com oito questões discursivas, onde foram entregues a cinco professoras do Ensino Fundamental I, Anos Iniciais, da Escola Municipal de Cumaru, situada na Rua 1º de Maio , S/N, Cumaru -PE, no mês de setembro de 2019, e em seguida, foi realizada uma revisão bibliográfica, no período de Junho a novembro do ano em curso, em fontes diversas, entre elas: SCIELO, BIREME, BDTDE, livros , artigos, entre outros. Tomando como referência autores como: CIASCA, (2003), DROUET, (2003), FONSECA, (1995), OLIVEIRA, (2001),  PAIN, (1985), PFROMM, (1987), dentre outros.  Este estudo justifica-se pela inquietude demonstrada por tantos educadores a respeito do que são dificuldades de aprendizagem. Cada vez mais percebe-se as dificuldades apresentadas por algumas crianças e adolescentes em nossas escolas, bem como os desafios enfrentados por muitos professores, no momento de identificar e compreeender os fatores que contribuem para que tais dificuldades comprometam o processo de ensino aprendizagem em sala de aula. Neste sentido, o referido estudo aponta como hipótese as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos educandos e o conhecimento que os educadores têm com relação as mesmas e como solucioná-las.  Portanto os resultados obtidos a partir deste estudo, demonstraram que a maioria dos educadores da Escola Municipal de Cumaru, que lecionam no Ensino Fundamental I, Anos Iniciais, apresentam pouco conhecimento sobre o que são dificuldades de aprendizagem. Diante do que foi investigado, espera-se que este estudo contribua e acrescente ao que os professores já sabem sobre o referido tema. Contudo é extremamente necessário que os educadores busquem identificar e reconhecer as dificuldades apresentadas pelos educandos, e procurem formas de ajudá-los na superação das mesmas, através de recursos pedagógicos específicos, que ajudem a solucionar as dificuldades de aprendizagem que cada estudante apresenta em sala de aula, sabendo que  é de suma importância que a equipe diretiva da escola,  os educadores e os pais ou responsáveis, percebam que é necessário uma equipe multiprofissional para realizar um trabalho em conjunto e de forma sistêmica, para que esses educandos superem tais dificuldades.
id VERACRUZ-0_11aaa9c2b48fc9ea962d8b8a44c2f217
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12255
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Dificuldades de aprendizagem: o que os educadores do ensino fundamental I, anos iniciais da escola Municipal de Cumaru sabem sobre este tema? / Learning difficulties: what do fundamental educators, early years of Cumaru school know about this theme?educadoresdificuldades de aprendizagemeducandosaprendizagem significativa.A aprendizagem é um fator primordial para o desenvolvimento do ser humano, aprende-se o tempo todo, e por toda a vida. Este estudo objetiva compreender os principais fatores que comprometem o desenvolvimento da aprendizagem, principalmente a escolar, apresentando assim o resultado de uma pesquisa realizada em uma Escola Pública Municipal, localizada no Município de Cumaru-PE. Para a realização da referida pesquisa foram utilizadas como ferramenta metodológica um questionário estruturado, de base qualitativa, com oito questões discursivas, onde foram entregues a cinco professoras do Ensino Fundamental I, Anos Iniciais, da Escola Municipal de Cumaru, situada na Rua 1º de Maio , S/N, Cumaru -PE, no mês de setembro de 2019, e em seguida, foi realizada uma revisão bibliográfica, no período de Junho a novembro do ano em curso, em fontes diversas, entre elas: SCIELO, BIREME, BDTDE, livros , artigos, entre outros. Tomando como referência autores como: CIASCA, (2003), DROUET, (2003), FONSECA, (1995), OLIVEIRA, (2001),  PAIN, (1985), PFROMM, (1987), dentre outros.  Este estudo justifica-se pela inquietude demonstrada por tantos educadores a respeito do que são dificuldades de aprendizagem. Cada vez mais percebe-se as dificuldades apresentadas por algumas crianças e adolescentes em nossas escolas, bem como os desafios enfrentados por muitos professores, no momento de identificar e compreeender os fatores que contribuem para que tais dificuldades comprometam o processo de ensino aprendizagem em sala de aula. Neste sentido, o referido estudo aponta como hipótese as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos educandos e o conhecimento que os educadores têm com relação as mesmas e como solucioná-las.  Portanto os resultados obtidos a partir deste estudo, demonstraram que a maioria dos educadores da Escola Municipal de Cumaru, que lecionam no Ensino Fundamental I, Anos Iniciais, apresentam pouco conhecimento sobre o que são dificuldades de aprendizagem. Diante do que foi investigado, espera-se que este estudo contribua e acrescente ao que os professores já sabem sobre o referido tema. Contudo é extremamente necessário que os educadores busquem identificar e reconhecer as dificuldades apresentadas pelos educandos, e procurem formas de ajudá-los na superação das mesmas, através de recursos pedagógicos específicos, que ajudem a solucionar as dificuldades de aprendizagem que cada estudante apresenta em sala de aula, sabendo que  é de suma importância que a equipe diretiva da escola,  os educadores e os pais ou responsáveis, percebam que é necessário uma equipe multiprofissional para realizar um trabalho em conjunto e de forma sistêmica, para que esses educandos superem tais dificuldades.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1225510.34117/bjdv6n6-581Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 40941-40953Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 40941-40953Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 40941-409532525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12255/10283Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Agenailda Maria Borba daSantos, Sandra Joedna VieiraReis, Elton Gomes dosCoutinho, Diógenes José Gusmão2020-07-21T19:01:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12255Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:33.239140Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades de aprendizagem: o que os educadores do ensino fundamental I, anos iniciais da escola Municipal de Cumaru sabem sobre este tema? / Learning difficulties: what do fundamental educators, early years of Cumaru school know about this theme?
title Dificuldades de aprendizagem: o que os educadores do ensino fundamental I, anos iniciais da escola Municipal de Cumaru sabem sobre este tema? / Learning difficulties: what do fundamental educators, early years of Cumaru school know about this theme?
spellingShingle Dificuldades de aprendizagem: o que os educadores do ensino fundamental I, anos iniciais da escola Municipal de Cumaru sabem sobre este tema? / Learning difficulties: what do fundamental educators, early years of Cumaru school know about this theme?
Silva, Agenailda Maria Borba da
educadores
dificuldades de aprendizagem
educandos
aprendizagem significativa.
title_short Dificuldades de aprendizagem: o que os educadores do ensino fundamental I, anos iniciais da escola Municipal de Cumaru sabem sobre este tema? / Learning difficulties: what do fundamental educators, early years of Cumaru school know about this theme?
title_full Dificuldades de aprendizagem: o que os educadores do ensino fundamental I, anos iniciais da escola Municipal de Cumaru sabem sobre este tema? / Learning difficulties: what do fundamental educators, early years of Cumaru school know about this theme?
title_fullStr Dificuldades de aprendizagem: o que os educadores do ensino fundamental I, anos iniciais da escola Municipal de Cumaru sabem sobre este tema? / Learning difficulties: what do fundamental educators, early years of Cumaru school know about this theme?
title_full_unstemmed Dificuldades de aprendizagem: o que os educadores do ensino fundamental I, anos iniciais da escola Municipal de Cumaru sabem sobre este tema? / Learning difficulties: what do fundamental educators, early years of Cumaru school know about this theme?
title_sort Dificuldades de aprendizagem: o que os educadores do ensino fundamental I, anos iniciais da escola Municipal de Cumaru sabem sobre este tema? / Learning difficulties: what do fundamental educators, early years of Cumaru school know about this theme?
author Silva, Agenailda Maria Borba da
author_facet Silva, Agenailda Maria Borba da
Santos, Sandra Joedna Vieira
Reis, Elton Gomes dos
Coutinho, Diógenes José Gusmão
author_role author
author2 Santos, Sandra Joedna Vieira
Reis, Elton Gomes dos
Coutinho, Diógenes José Gusmão
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Agenailda Maria Borba da
Santos, Sandra Joedna Vieira
Reis, Elton Gomes dos
Coutinho, Diógenes José Gusmão
dc.subject.por.fl_str_mv educadores
dificuldades de aprendizagem
educandos
aprendizagem significativa.
topic educadores
dificuldades de aprendizagem
educandos
aprendizagem significativa.
description A aprendizagem é um fator primordial para o desenvolvimento do ser humano, aprende-se o tempo todo, e por toda a vida. Este estudo objetiva compreender os principais fatores que comprometem o desenvolvimento da aprendizagem, principalmente a escolar, apresentando assim o resultado de uma pesquisa realizada em uma Escola Pública Municipal, localizada no Município de Cumaru-PE. Para a realização da referida pesquisa foram utilizadas como ferramenta metodológica um questionário estruturado, de base qualitativa, com oito questões discursivas, onde foram entregues a cinco professoras do Ensino Fundamental I, Anos Iniciais, da Escola Municipal de Cumaru, situada na Rua 1º de Maio , S/N, Cumaru -PE, no mês de setembro de 2019, e em seguida, foi realizada uma revisão bibliográfica, no período de Junho a novembro do ano em curso, em fontes diversas, entre elas: SCIELO, BIREME, BDTDE, livros , artigos, entre outros. Tomando como referência autores como: CIASCA, (2003), DROUET, (2003), FONSECA, (1995), OLIVEIRA, (2001),  PAIN, (1985), PFROMM, (1987), dentre outros.  Este estudo justifica-se pela inquietude demonstrada por tantos educadores a respeito do que são dificuldades de aprendizagem. Cada vez mais percebe-se as dificuldades apresentadas por algumas crianças e adolescentes em nossas escolas, bem como os desafios enfrentados por muitos professores, no momento de identificar e compreeender os fatores que contribuem para que tais dificuldades comprometam o processo de ensino aprendizagem em sala de aula. Neste sentido, o referido estudo aponta como hipótese as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos educandos e o conhecimento que os educadores têm com relação as mesmas e como solucioná-las.  Portanto os resultados obtidos a partir deste estudo, demonstraram que a maioria dos educadores da Escola Municipal de Cumaru, que lecionam no Ensino Fundamental I, Anos Iniciais, apresentam pouco conhecimento sobre o que são dificuldades de aprendizagem. Diante do que foi investigado, espera-se que este estudo contribua e acrescente ao que os professores já sabem sobre o referido tema. Contudo é extremamente necessário que os educadores busquem identificar e reconhecer as dificuldades apresentadas pelos educandos, e procurem formas de ajudá-los na superação das mesmas, através de recursos pedagógicos específicos, que ajudem a solucionar as dificuldades de aprendizagem que cada estudante apresenta em sala de aula, sabendo que  é de suma importância que a equipe diretiva da escola,  os educadores e os pais ou responsáveis, percebam que é necessário uma equipe multiprofissional para realizar um trabalho em conjunto e de forma sistêmica, para que esses educandos superem tais dificuldades.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12255
10.34117/bjdv6n6-581
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12255
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n6-581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12255/10283
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 40941-40953
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 40941-40953
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 40941-40953
2525-8761
10.34117/bjd.v6i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645460592656384