Dificuldades de aprendizagem: o que os educadores do ensino fundamental I, anos iniciais da escola Municipal de Cumaru sabem sobre este tema? / Learning difficulties: what do fundamental educators, early years of Cumaru school know about this theme?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12255 |
Resumo: | A aprendizagem é um fator primordial para o desenvolvimento do ser humano, aprende-se o tempo todo, e por toda a vida. Este estudo objetiva compreender os principais fatores que comprometem o desenvolvimento da aprendizagem, principalmente a escolar, apresentando assim o resultado de uma pesquisa realizada em uma Escola Pública Municipal, localizada no Município de Cumaru-PE. Para a realização da referida pesquisa foram utilizadas como ferramenta metodológica um questionário estruturado, de base qualitativa, com oito questões discursivas, onde foram entregues a cinco professoras do Ensino Fundamental I, Anos Iniciais, da Escola Municipal de Cumaru, situada na Rua 1º de Maio , S/N, Cumaru -PE, no mês de setembro de 2019, e em seguida, foi realizada uma revisão bibliográfica, no período de Junho a novembro do ano em curso, em fontes diversas, entre elas: SCIELO, BIREME, BDTDE, livros , artigos, entre outros. Tomando como referência autores como: CIASCA, (2003), DROUET, (2003), FONSECA, (1995), OLIVEIRA, (2001), PAIN, (1985), PFROMM, (1987), dentre outros. Este estudo justifica-se pela inquietude demonstrada por tantos educadores a respeito do que são dificuldades de aprendizagem. Cada vez mais percebe-se as dificuldades apresentadas por algumas crianças e adolescentes em nossas escolas, bem como os desafios enfrentados por muitos professores, no momento de identificar e compreeender os fatores que contribuem para que tais dificuldades comprometam o processo de ensino aprendizagem em sala de aula. Neste sentido, o referido estudo aponta como hipótese as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos educandos e o conhecimento que os educadores têm com relação as mesmas e como solucioná-las. Portanto os resultados obtidos a partir deste estudo, demonstraram que a maioria dos educadores da Escola Municipal de Cumaru, que lecionam no Ensino Fundamental I, Anos Iniciais, apresentam pouco conhecimento sobre o que são dificuldades de aprendizagem. Diante do que foi investigado, espera-se que este estudo contribua e acrescente ao que os professores já sabem sobre o referido tema. Contudo é extremamente necessário que os educadores busquem identificar e reconhecer as dificuldades apresentadas pelos educandos, e procurem formas de ajudá-los na superação das mesmas, através de recursos pedagógicos específicos, que ajudem a solucionar as dificuldades de aprendizagem que cada estudante apresenta em sala de aula, sabendo que é de suma importância que a equipe diretiva da escola, os educadores e os pais ou responsáveis, percebam que é necessário uma equipe multiprofissional para realizar um trabalho em conjunto e de forma sistêmica, para que esses educandos superem tais dificuldades. |
id |
VERACRUZ-0_11aaa9c2b48fc9ea962d8b8a44c2f217 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12255 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Dificuldades de aprendizagem: o que os educadores do ensino fundamental I, anos iniciais da escola Municipal de Cumaru sabem sobre este tema? / Learning difficulties: what do fundamental educators, early years of Cumaru school know about this theme?educadoresdificuldades de aprendizagemeducandosaprendizagem significativa.A aprendizagem é um fator primordial para o desenvolvimento do ser humano, aprende-se o tempo todo, e por toda a vida. Este estudo objetiva compreender os principais fatores que comprometem o desenvolvimento da aprendizagem, principalmente a escolar, apresentando assim o resultado de uma pesquisa realizada em uma Escola Pública Municipal, localizada no Município de Cumaru-PE. Para a realização da referida pesquisa foram utilizadas como ferramenta metodológica um questionário estruturado, de base qualitativa, com oito questões discursivas, onde foram entregues a cinco professoras do Ensino Fundamental I, Anos Iniciais, da Escola Municipal de Cumaru, situada na Rua 1º de Maio , S/N, Cumaru -PE, no mês de setembro de 2019, e em seguida, foi realizada uma revisão bibliográfica, no período de Junho a novembro do ano em curso, em fontes diversas, entre elas: SCIELO, BIREME, BDTDE, livros , artigos, entre outros. Tomando como referência autores como: CIASCA, (2003), DROUET, (2003), FONSECA, (1995), OLIVEIRA, (2001), PAIN, (1985), PFROMM, (1987), dentre outros. Este estudo justifica-se pela inquietude demonstrada por tantos educadores a respeito do que são dificuldades de aprendizagem. Cada vez mais percebe-se as dificuldades apresentadas por algumas crianças e adolescentes em nossas escolas, bem como os desafios enfrentados por muitos professores, no momento de identificar e compreeender os fatores que contribuem para que tais dificuldades comprometam o processo de ensino aprendizagem em sala de aula. Neste sentido, o referido estudo aponta como hipótese as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos educandos e o conhecimento que os educadores têm com relação as mesmas e como solucioná-las. Portanto os resultados obtidos a partir deste estudo, demonstraram que a maioria dos educadores da Escola Municipal de Cumaru, que lecionam no Ensino Fundamental I, Anos Iniciais, apresentam pouco conhecimento sobre o que são dificuldades de aprendizagem. Diante do que foi investigado, espera-se que este estudo contribua e acrescente ao que os professores já sabem sobre o referido tema. Contudo é extremamente necessário que os educadores busquem identificar e reconhecer as dificuldades apresentadas pelos educandos, e procurem formas de ajudá-los na superação das mesmas, através de recursos pedagógicos específicos, que ajudem a solucionar as dificuldades de aprendizagem que cada estudante apresenta em sala de aula, sabendo que é de suma importância que a equipe diretiva da escola, os educadores e os pais ou responsáveis, percebam que é necessário uma equipe multiprofissional para realizar um trabalho em conjunto e de forma sistêmica, para que esses educandos superem tais dificuldades.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1225510.34117/bjdv6n6-581Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 40941-40953Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 40941-40953Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 40941-409532525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12255/10283Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Agenailda Maria Borba daSantos, Sandra Joedna VieiraReis, Elton Gomes dosCoutinho, Diógenes José Gusmão2020-07-21T19:01:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12255Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:33.239140Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dificuldades de aprendizagem: o que os educadores do ensino fundamental I, anos iniciais da escola Municipal de Cumaru sabem sobre este tema? / Learning difficulties: what do fundamental educators, early years of Cumaru school know about this theme? |
title |
Dificuldades de aprendizagem: o que os educadores do ensino fundamental I, anos iniciais da escola Municipal de Cumaru sabem sobre este tema? / Learning difficulties: what do fundamental educators, early years of Cumaru school know about this theme? |
spellingShingle |
Dificuldades de aprendizagem: o que os educadores do ensino fundamental I, anos iniciais da escola Municipal de Cumaru sabem sobre este tema? / Learning difficulties: what do fundamental educators, early years of Cumaru school know about this theme? Silva, Agenailda Maria Borba da educadores dificuldades de aprendizagem educandos aprendizagem significativa. |
title_short |
Dificuldades de aprendizagem: o que os educadores do ensino fundamental I, anos iniciais da escola Municipal de Cumaru sabem sobre este tema? / Learning difficulties: what do fundamental educators, early years of Cumaru school know about this theme? |
title_full |
Dificuldades de aprendizagem: o que os educadores do ensino fundamental I, anos iniciais da escola Municipal de Cumaru sabem sobre este tema? / Learning difficulties: what do fundamental educators, early years of Cumaru school know about this theme? |
title_fullStr |
Dificuldades de aprendizagem: o que os educadores do ensino fundamental I, anos iniciais da escola Municipal de Cumaru sabem sobre este tema? / Learning difficulties: what do fundamental educators, early years of Cumaru school know about this theme? |
title_full_unstemmed |
Dificuldades de aprendizagem: o que os educadores do ensino fundamental I, anos iniciais da escola Municipal de Cumaru sabem sobre este tema? / Learning difficulties: what do fundamental educators, early years of Cumaru school know about this theme? |
title_sort |
Dificuldades de aprendizagem: o que os educadores do ensino fundamental I, anos iniciais da escola Municipal de Cumaru sabem sobre este tema? / Learning difficulties: what do fundamental educators, early years of Cumaru school know about this theme? |
author |
Silva, Agenailda Maria Borba da |
author_facet |
Silva, Agenailda Maria Borba da Santos, Sandra Joedna Vieira Reis, Elton Gomes dos Coutinho, Diógenes José Gusmão |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Sandra Joedna Vieira Reis, Elton Gomes dos Coutinho, Diógenes José Gusmão |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Agenailda Maria Borba da Santos, Sandra Joedna Vieira Reis, Elton Gomes dos Coutinho, Diógenes José Gusmão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educadores dificuldades de aprendizagem educandos aprendizagem significativa. |
topic |
educadores dificuldades de aprendizagem educandos aprendizagem significativa. |
description |
A aprendizagem é um fator primordial para o desenvolvimento do ser humano, aprende-se o tempo todo, e por toda a vida. Este estudo objetiva compreender os principais fatores que comprometem o desenvolvimento da aprendizagem, principalmente a escolar, apresentando assim o resultado de uma pesquisa realizada em uma Escola Pública Municipal, localizada no Município de Cumaru-PE. Para a realização da referida pesquisa foram utilizadas como ferramenta metodológica um questionário estruturado, de base qualitativa, com oito questões discursivas, onde foram entregues a cinco professoras do Ensino Fundamental I, Anos Iniciais, da Escola Municipal de Cumaru, situada na Rua 1º de Maio , S/N, Cumaru -PE, no mês de setembro de 2019, e em seguida, foi realizada uma revisão bibliográfica, no período de Junho a novembro do ano em curso, em fontes diversas, entre elas: SCIELO, BIREME, BDTDE, livros , artigos, entre outros. Tomando como referência autores como: CIASCA, (2003), DROUET, (2003), FONSECA, (1995), OLIVEIRA, (2001), PAIN, (1985), PFROMM, (1987), dentre outros. Este estudo justifica-se pela inquietude demonstrada por tantos educadores a respeito do que são dificuldades de aprendizagem. Cada vez mais percebe-se as dificuldades apresentadas por algumas crianças e adolescentes em nossas escolas, bem como os desafios enfrentados por muitos professores, no momento de identificar e compreeender os fatores que contribuem para que tais dificuldades comprometam o processo de ensino aprendizagem em sala de aula. Neste sentido, o referido estudo aponta como hipótese as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos educandos e o conhecimento que os educadores têm com relação as mesmas e como solucioná-las. Portanto os resultados obtidos a partir deste estudo, demonstraram que a maioria dos educadores da Escola Municipal de Cumaru, que lecionam no Ensino Fundamental I, Anos Iniciais, apresentam pouco conhecimento sobre o que são dificuldades de aprendizagem. Diante do que foi investigado, espera-se que este estudo contribua e acrescente ao que os professores já sabem sobre o referido tema. Contudo é extremamente necessário que os educadores busquem identificar e reconhecer as dificuldades apresentadas pelos educandos, e procurem formas de ajudá-los na superação das mesmas, através de recursos pedagógicos específicos, que ajudem a solucionar as dificuldades de aprendizagem que cada estudante apresenta em sala de aula, sabendo que é de suma importância que a equipe diretiva da escola, os educadores e os pais ou responsáveis, percebam que é necessário uma equipe multiprofissional para realizar um trabalho em conjunto e de forma sistêmica, para que esses educandos superem tais dificuldades. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12255 10.34117/bjdv6n6-581 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12255 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n6-581 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12255/10283 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 40941-40953 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 40941-40953 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 40941-40953 2525-8761 10.34117/bjd.v6i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645460592656384 |