Intervenção da monitoria no processo de integração dos alunos / Monitoring intervention in the student integration process
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9199 |
Resumo: | O principal objetivo desse trabalho foi propor uma intervenção pedagógica da monitoria dentro do Módulo de Metodologia do Voleibol do Curso de Educação Física da Universidade de Fortaleza a fim de mediar conflitos que foram observados no decorrer do semestre 2017.1. Trata-se de relato de experiência que utilizou como método o Arco de Maguerez. Os dados foram coletados na Universidade de Fortaleza no período de 6 a 14 de junho de 2017. A amostra foi composta por 6 alunos do curso de Educação Física, estando estes entre o 2º e o 7º semestre de sua formação e matriculados no módulo metodologia do voleibol. Os resultados indicaram que 100% tinha algum envolvimento com situações de Bullying, sendo 50% autores e 16,7% vítimas, demonstrando o quanto os alunos não têm consciência da seriedade do assunto e de suas consequências, bem como a importância da intervenção da Universidade no combate ao Bullying.alavras |
id |
VERACRUZ-0_1353314d5a908adf599bf496140fd0c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9199 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Intervenção da monitoria no processo de integração dos alunos / Monitoring intervention in the student integration processBullying. IntegraçãoO principal objetivo desse trabalho foi propor uma intervenção pedagógica da monitoria dentro do Módulo de Metodologia do Voleibol do Curso de Educação Física da Universidade de Fortaleza a fim de mediar conflitos que foram observados no decorrer do semestre 2017.1. Trata-se de relato de experiência que utilizou como método o Arco de Maguerez. Os dados foram coletados na Universidade de Fortaleza no período de 6 a 14 de junho de 2017. A amostra foi composta por 6 alunos do curso de Educação Física, estando estes entre o 2º e o 7º semestre de sua formação e matriculados no módulo metodologia do voleibol. Os resultados indicaram que 100% tinha algum envolvimento com situações de Bullying, sendo 50% autores e 16,7% vítimas, demonstrando o quanto os alunos não têm consciência da seriedade do assunto e de suas consequências, bem como a importância da intervenção da Universidade no combate ao Bullying.alavrasBrazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/919910.34117/bjdv6n4-331Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 21163-21171Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 21163-21171Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 21163-211712525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9199/7780Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Tainá BezerraBarbosa, Ralciney Márcio CarvalhoRebouças, Diane Nocrato EsmeraldoPinheiro, Monica Helena Neves Pereira2020-05-27T16:17:38Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9199Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:09.317775Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenção da monitoria no processo de integração dos alunos / Monitoring intervention in the student integration process |
title |
Intervenção da monitoria no processo de integração dos alunos / Monitoring intervention in the student integration process |
spellingShingle |
Intervenção da monitoria no processo de integração dos alunos / Monitoring intervention in the student integration process Rodrigues, Tainá Bezerra Bullying. Integração |
title_short |
Intervenção da monitoria no processo de integração dos alunos / Monitoring intervention in the student integration process |
title_full |
Intervenção da monitoria no processo de integração dos alunos / Monitoring intervention in the student integration process |
title_fullStr |
Intervenção da monitoria no processo de integração dos alunos / Monitoring intervention in the student integration process |
title_full_unstemmed |
Intervenção da monitoria no processo de integração dos alunos / Monitoring intervention in the student integration process |
title_sort |
Intervenção da monitoria no processo de integração dos alunos / Monitoring intervention in the student integration process |
author |
Rodrigues, Tainá Bezerra |
author_facet |
Rodrigues, Tainá Bezerra Barbosa, Ralciney Márcio Carvalho Rebouças, Diane Nocrato Esmeraldo Pinheiro, Monica Helena Neves Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Ralciney Márcio Carvalho Rebouças, Diane Nocrato Esmeraldo Pinheiro, Monica Helena Neves Pereira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Tainá Bezerra Barbosa, Ralciney Márcio Carvalho Rebouças, Diane Nocrato Esmeraldo Pinheiro, Monica Helena Neves Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullying. Integração |
topic |
Bullying. Integração |
description |
O principal objetivo desse trabalho foi propor uma intervenção pedagógica da monitoria dentro do Módulo de Metodologia do Voleibol do Curso de Educação Física da Universidade de Fortaleza a fim de mediar conflitos que foram observados no decorrer do semestre 2017.1. Trata-se de relato de experiência que utilizou como método o Arco de Maguerez. Os dados foram coletados na Universidade de Fortaleza no período de 6 a 14 de junho de 2017. A amostra foi composta por 6 alunos do curso de Educação Física, estando estes entre o 2º e o 7º semestre de sua formação e matriculados no módulo metodologia do voleibol. Os resultados indicaram que 100% tinha algum envolvimento com situações de Bullying, sendo 50% autores e 16,7% vítimas, demonstrando o quanto os alunos não têm consciência da seriedade do assunto e de suas consequências, bem como a importância da intervenção da Universidade no combate ao Bullying.alavras |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9199 10.34117/bjdv6n4-331 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9199 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n4-331 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9199/7780 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 21163-21171 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 21163-21171 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 21163-21171 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645448340045824 |