Intervenção da monitoria no processo de integração dos alunos / Monitoring intervention in the student integration process

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Tainá Bezerra
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Barbosa, Ralciney Márcio Carvalho, Rebouças, Diane Nocrato Esmeraldo, Pinheiro, Monica Helena Neves Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9199
Resumo: O principal objetivo desse trabalho foi propor uma intervenção pedagógica da monitoria dentro do Módulo de Metodologia do Voleibol do Curso de Educação Física da Universidade de Fortaleza a fim de mediar conflitos que foram observados no decorrer do semestre 2017.1. Trata-se de relato de experiência que utilizou como método o Arco de Maguerez. Os dados foram coletados na Universidade de Fortaleza no período de 6 a 14 de junho de 2017. A amostra foi composta por 6 alunos do curso de Educação Física, estando estes entre o 2º e o 7º semestre de sua formação e matriculados no módulo metodologia do voleibol. Os resultados indicaram que 100% tinha algum envolvimento com situações de Bullying, sendo 50% autores e 16,7% vítimas, demonstrando o quanto os alunos não têm consciência da seriedade do assunto e de suas consequências, bem como a importância da intervenção da Universidade no combate ao Bullying.alavras
id VERACRUZ-0_1353314d5a908adf599bf496140fd0c9
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9199
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Intervenção da monitoria no processo de integração dos alunos / Monitoring intervention in the student integration processBullying. IntegraçãoO principal objetivo desse trabalho foi propor uma intervenção pedagógica da monitoria dentro do Módulo de Metodologia do Voleibol do Curso de Educação Física da Universidade de Fortaleza a fim de mediar conflitos que foram observados no decorrer do semestre 2017.1. Trata-se de relato de experiência que utilizou como método o Arco de Maguerez. Os dados foram coletados na Universidade de Fortaleza no período de 6 a 14 de junho de 2017. A amostra foi composta por 6 alunos do curso de Educação Física, estando estes entre o 2º e o 7º semestre de sua formação e matriculados no módulo metodologia do voleibol. Os resultados indicaram que 100% tinha algum envolvimento com situações de Bullying, sendo 50% autores e 16,7% vítimas, demonstrando o quanto os alunos não têm consciência da seriedade do assunto e de suas consequências, bem como a importância da intervenção da Universidade no combate ao Bullying.alavrasBrazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/919910.34117/bjdv6n4-331Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 21163-21171Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 21163-21171Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 21163-211712525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9199/7780Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Tainá BezerraBarbosa, Ralciney Márcio CarvalhoRebouças, Diane Nocrato EsmeraldoPinheiro, Monica Helena Neves Pereira2020-05-27T16:17:38Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9199Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:09.317775Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção da monitoria no processo de integração dos alunos / Monitoring intervention in the student integration process
title Intervenção da monitoria no processo de integração dos alunos / Monitoring intervention in the student integration process
spellingShingle Intervenção da monitoria no processo de integração dos alunos / Monitoring intervention in the student integration process
Rodrigues, Tainá Bezerra
Bullying. Integração
title_short Intervenção da monitoria no processo de integração dos alunos / Monitoring intervention in the student integration process
title_full Intervenção da monitoria no processo de integração dos alunos / Monitoring intervention in the student integration process
title_fullStr Intervenção da monitoria no processo de integração dos alunos / Monitoring intervention in the student integration process
title_full_unstemmed Intervenção da monitoria no processo de integração dos alunos / Monitoring intervention in the student integration process
title_sort Intervenção da monitoria no processo de integração dos alunos / Monitoring intervention in the student integration process
author Rodrigues, Tainá Bezerra
author_facet Rodrigues, Tainá Bezerra
Barbosa, Ralciney Márcio Carvalho
Rebouças, Diane Nocrato Esmeraldo
Pinheiro, Monica Helena Neves Pereira
author_role author
author2 Barbosa, Ralciney Márcio Carvalho
Rebouças, Diane Nocrato Esmeraldo
Pinheiro, Monica Helena Neves Pereira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Tainá Bezerra
Barbosa, Ralciney Márcio Carvalho
Rebouças, Diane Nocrato Esmeraldo
Pinheiro, Monica Helena Neves Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying. Integração
topic Bullying. Integração
description O principal objetivo desse trabalho foi propor uma intervenção pedagógica da monitoria dentro do Módulo de Metodologia do Voleibol do Curso de Educação Física da Universidade de Fortaleza a fim de mediar conflitos que foram observados no decorrer do semestre 2017.1. Trata-se de relato de experiência que utilizou como método o Arco de Maguerez. Os dados foram coletados na Universidade de Fortaleza no período de 6 a 14 de junho de 2017. A amostra foi composta por 6 alunos do curso de Educação Física, estando estes entre o 2º e o 7º semestre de sua formação e matriculados no módulo metodologia do voleibol. Os resultados indicaram que 100% tinha algum envolvimento com situações de Bullying, sendo 50% autores e 16,7% vítimas, demonstrando o quanto os alunos não têm consciência da seriedade do assunto e de suas consequências, bem como a importância da intervenção da Universidade no combate ao Bullying.alavras
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9199
10.34117/bjdv6n4-331
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9199
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n4-331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9199/7780
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 21163-21171
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 21163-21171
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 21163-21171
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645448340045824