Açaí game: uma proposta lúdica do cultivo do açaí / Açaí game: a playful proposal for açaí growing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Adriano Mendes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Virgolino, Alan Barros, Neto, Benedito de Souza Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44564
Resumo: As novas abordagens no processo de ensino-aprendizagem em tempo de pandemia têm se mostrada eficientes, a utilização de jogos digitais tem sido importante nesse cenário pandêmico, visto que por meio deles é possível atrair a atenção dos alunos e potencializar o desenvolvimento de seu intelecto. Este estudo apresenta uma proposta de um jogo que ludifica o processo do cultivo do açaí desde a preparação do solo até a sua colheita destinados a alunos do curso técnico em agropecuária. A avaliação do jogo foi realizada pelos alunos e professores. As métricas de usabilidade foram analisadas através do método Gameflow para verificar a experiência do usuário, onde 100% dos avaliadores relatam ter boa imersão, e os desafios estão de acordo com o seu público alvo. Portanto, o jogo mostrou-se efetivamente didático para ser utilizado nas atividades práticas do curso técnico em aulas remotas.  
id VERACRUZ-0_14d9350ef846a7367c6ede1be949daae
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44564
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Açaí game: uma proposta lúdica do cultivo do açaí / Açaí game: a playful proposal for açaí growingscratchagropecuáriajogos digitais.As novas abordagens no processo de ensino-aprendizagem em tempo de pandemia têm se mostrada eficientes, a utilização de jogos digitais tem sido importante nesse cenário pandêmico, visto que por meio deles é possível atrair a atenção dos alunos e potencializar o desenvolvimento de seu intelecto. Este estudo apresenta uma proposta de um jogo que ludifica o processo do cultivo do açaí desde a preparação do solo até a sua colheita destinados a alunos do curso técnico em agropecuária. A avaliação do jogo foi realizada pelos alunos e professores. As métricas de usabilidade foram analisadas através do método Gameflow para verificar a experiência do usuário, onde 100% dos avaliadores relatam ter boa imersão, e os desafios estão de acordo com o seu público alvo. Portanto, o jogo mostrou-se efetivamente didático para ser utilizado nas atividades práticas do curso técnico em aulas remotas.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4456410.34117/bjdv8n2-417Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 14854-14867Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 14854-14867Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 14854-148672525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44564/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Adriano MendesVirgolino, Alan BarrosNeto, Benedito de Souza Ribeiro2022-03-02T14:26:01Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44564Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:46.945177Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Açaí game: uma proposta lúdica do cultivo do açaí / Açaí game: a playful proposal for açaí growing
title Açaí game: uma proposta lúdica do cultivo do açaí / Açaí game: a playful proposal for açaí growing
spellingShingle Açaí game: uma proposta lúdica do cultivo do açaí / Açaí game: a playful proposal for açaí growing
Borges, Adriano Mendes
scratch
agropecuária
jogos digitais.
title_short Açaí game: uma proposta lúdica do cultivo do açaí / Açaí game: a playful proposal for açaí growing
title_full Açaí game: uma proposta lúdica do cultivo do açaí / Açaí game: a playful proposal for açaí growing
title_fullStr Açaí game: uma proposta lúdica do cultivo do açaí / Açaí game: a playful proposal for açaí growing
title_full_unstemmed Açaí game: uma proposta lúdica do cultivo do açaí / Açaí game: a playful proposal for açaí growing
title_sort Açaí game: uma proposta lúdica do cultivo do açaí / Açaí game: a playful proposal for açaí growing
author Borges, Adriano Mendes
author_facet Borges, Adriano Mendes
Virgolino, Alan Barros
Neto, Benedito de Souza Ribeiro
author_role author
author2 Virgolino, Alan Barros
Neto, Benedito de Souza Ribeiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Adriano Mendes
Virgolino, Alan Barros
Neto, Benedito de Souza Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv scratch
agropecuária
jogos digitais.
topic scratch
agropecuária
jogos digitais.
description As novas abordagens no processo de ensino-aprendizagem em tempo de pandemia têm se mostrada eficientes, a utilização de jogos digitais tem sido importante nesse cenário pandêmico, visto que por meio deles é possível atrair a atenção dos alunos e potencializar o desenvolvimento de seu intelecto. Este estudo apresenta uma proposta de um jogo que ludifica o processo do cultivo do açaí desde a preparação do solo até a sua colheita destinados a alunos do curso técnico em agropecuária. A avaliação do jogo foi realizada pelos alunos e professores. As métricas de usabilidade foram analisadas através do método Gameflow para verificar a experiência do usuário, onde 100% dos avaliadores relatam ter boa imersão, e os desafios estão de acordo com o seu público alvo. Portanto, o jogo mostrou-se efetivamente didático para ser utilizado nas atividades práticas do curso técnico em aulas remotas.  
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44564
10.34117/bjdv8n2-417
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44564
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n2-417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44564/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 14854-14867
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 14854-14867
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 14854-14867
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645584968450048