Açaí game: uma proposta lúdica do cultivo do açaí / Açaí game: a playful proposal for açaí growing
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44564 |
Resumo: | As novas abordagens no processo de ensino-aprendizagem em tempo de pandemia têm se mostrada eficientes, a utilização de jogos digitais tem sido importante nesse cenário pandêmico, visto que por meio deles é possível atrair a atenção dos alunos e potencializar o desenvolvimento de seu intelecto. Este estudo apresenta uma proposta de um jogo que ludifica o processo do cultivo do açaí desde a preparação do solo até a sua colheita destinados a alunos do curso técnico em agropecuária. A avaliação do jogo foi realizada pelos alunos e professores. As métricas de usabilidade foram analisadas através do método Gameflow para verificar a experiência do usuário, onde 100% dos avaliadores relatam ter boa imersão, e os desafios estão de acordo com o seu público alvo. Portanto, o jogo mostrou-se efetivamente didático para ser utilizado nas atividades práticas do curso técnico em aulas remotas. |
id |
VERACRUZ-0_14d9350ef846a7367c6ede1be949daae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44564 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Açaí game: uma proposta lúdica do cultivo do açaí / Açaí game: a playful proposal for açaí growingscratchagropecuáriajogos digitais.As novas abordagens no processo de ensino-aprendizagem em tempo de pandemia têm se mostrada eficientes, a utilização de jogos digitais tem sido importante nesse cenário pandêmico, visto que por meio deles é possível atrair a atenção dos alunos e potencializar o desenvolvimento de seu intelecto. Este estudo apresenta uma proposta de um jogo que ludifica o processo do cultivo do açaí desde a preparação do solo até a sua colheita destinados a alunos do curso técnico em agropecuária. A avaliação do jogo foi realizada pelos alunos e professores. As métricas de usabilidade foram analisadas através do método Gameflow para verificar a experiência do usuário, onde 100% dos avaliadores relatam ter boa imersão, e os desafios estão de acordo com o seu público alvo. Portanto, o jogo mostrou-se efetivamente didático para ser utilizado nas atividades práticas do curso técnico em aulas remotas. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4456410.34117/bjdv8n2-417Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 14854-14867Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 14854-14867Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 14854-148672525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44564/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Adriano MendesVirgolino, Alan BarrosNeto, Benedito de Souza Ribeiro2022-03-02T14:26:01Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44564Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:46.945177Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Açaí game: uma proposta lúdica do cultivo do açaí / Açaí game: a playful proposal for açaí growing |
title |
Açaí game: uma proposta lúdica do cultivo do açaí / Açaí game: a playful proposal for açaí growing |
spellingShingle |
Açaí game: uma proposta lúdica do cultivo do açaí / Açaí game: a playful proposal for açaí growing Borges, Adriano Mendes scratch agropecuária jogos digitais. |
title_short |
Açaí game: uma proposta lúdica do cultivo do açaí / Açaí game: a playful proposal for açaí growing |
title_full |
Açaí game: uma proposta lúdica do cultivo do açaí / Açaí game: a playful proposal for açaí growing |
title_fullStr |
Açaí game: uma proposta lúdica do cultivo do açaí / Açaí game: a playful proposal for açaí growing |
title_full_unstemmed |
Açaí game: uma proposta lúdica do cultivo do açaí / Açaí game: a playful proposal for açaí growing |
title_sort |
Açaí game: uma proposta lúdica do cultivo do açaí / Açaí game: a playful proposal for açaí growing |
author |
Borges, Adriano Mendes |
author_facet |
Borges, Adriano Mendes Virgolino, Alan Barros Neto, Benedito de Souza Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Virgolino, Alan Barros Neto, Benedito de Souza Ribeiro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Adriano Mendes Virgolino, Alan Barros Neto, Benedito de Souza Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
scratch agropecuária jogos digitais. |
topic |
scratch agropecuária jogos digitais. |
description |
As novas abordagens no processo de ensino-aprendizagem em tempo de pandemia têm se mostrada eficientes, a utilização de jogos digitais tem sido importante nesse cenário pandêmico, visto que por meio deles é possível atrair a atenção dos alunos e potencializar o desenvolvimento de seu intelecto. Este estudo apresenta uma proposta de um jogo que ludifica o processo do cultivo do açaí desde a preparação do solo até a sua colheita destinados a alunos do curso técnico em agropecuária. A avaliação do jogo foi realizada pelos alunos e professores. As métricas de usabilidade foram analisadas através do método Gameflow para verificar a experiência do usuário, onde 100% dos avaliadores relatam ter boa imersão, e os desafios estão de acordo com o seu público alvo. Portanto, o jogo mostrou-se efetivamente didático para ser utilizado nas atividades práticas do curso técnico em aulas remotas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44564 10.34117/bjdv8n2-417 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44564 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n2-417 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44564/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 14854-14867 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 14854-14867 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 14854-14867 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645584968450048 |