Análise de jogos matemáticos para composição de metodologia aplicada ao ensino e aprendizagem de equações de 1º grau / Analysis of mathematical games for methodology composition applied to the teaching and learning of 1st degree equations
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46393 |
Resumo: | Por meio deste artigo, apresenta-se uma proposta lúdica, com o intuito de auxiliar professores no ensino de equações do 1º grau para o ensino fundamental, pretendendo uma associação com abordagens propostas em livros didáticos. A pesquisa aqui relatada foi motivada pela percepção, no exercício da docência, da dificuldade de aprendizagem, apresentada por grande parte dos estudantes, em assimilar o conteúdo de equações do 1° grau. Foi iniciada visando à estruturação de ferramentas que possam amenizar essas dificuldades. Busca-se, portanto, a promoção de uma experiência mais rica e motivadora, capaz de propiciar ao discente, momentos de aprendizagem de modo mais natural possível, em que este possa construir o conhecimento algébrico e o saber matemático por meio da prática de jogos. Para alcançar esses objetivos, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, com base na leitura e análise de alguns livros didáticos, artigos, dissertações, teses, bem como em propostas pedagógicas de jogos para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Esses materiais fundamentaram a melhor compreensão das abordagens de equações do 1º grau em livros didáticos e o estabelecimento de um método que pode colaborar para o êxito de tais abordagens. A proposta engloba a aplicação jogos, por meio dos quais são trabalhados aspectos específicos do ensino de equações do 1º grau: o jogo “combate algébrico” que busca exercitar as expressões algébricas simples, o jogo “bingo algébrico” que contribui no desenvolvimento de habilidades para utilizar o método de solução por meio das operações inversas e facilita a compreensão relativa ao uso da incógnita/variável, entre outros. Como produto da pesquisa realizada, foi elaborada uma sequência didática como material de apoio para professores de Matemática. |
id |
VERACRUZ-0_159fc1738a666d8fef13d640d63def07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46393 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise de jogos matemáticos para composição de metodologia aplicada ao ensino e aprendizagem de equações de 1º grau / Analysis of mathematical games for methodology composition applied to the teaching and learning of 1st degree equationsjogosequaçõessequência didática.Por meio deste artigo, apresenta-se uma proposta lúdica, com o intuito de auxiliar professores no ensino de equações do 1º grau para o ensino fundamental, pretendendo uma associação com abordagens propostas em livros didáticos. A pesquisa aqui relatada foi motivada pela percepção, no exercício da docência, da dificuldade de aprendizagem, apresentada por grande parte dos estudantes, em assimilar o conteúdo de equações do 1° grau. Foi iniciada visando à estruturação de ferramentas que possam amenizar essas dificuldades. Busca-se, portanto, a promoção de uma experiência mais rica e motivadora, capaz de propiciar ao discente, momentos de aprendizagem de modo mais natural possível, em que este possa construir o conhecimento algébrico e o saber matemático por meio da prática de jogos. Para alcançar esses objetivos, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, com base na leitura e análise de alguns livros didáticos, artigos, dissertações, teses, bem como em propostas pedagógicas de jogos para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Esses materiais fundamentaram a melhor compreensão das abordagens de equações do 1º grau em livros didáticos e o estabelecimento de um método que pode colaborar para o êxito de tais abordagens. A proposta engloba a aplicação jogos, por meio dos quais são trabalhados aspectos específicos do ensino de equações do 1º grau: o jogo “combate algébrico” que busca exercitar as expressões algébricas simples, o jogo “bingo algébrico” que contribui no desenvolvimento de habilidades para utilizar o método de solução por meio das operações inversas e facilita a compreensão relativa ao uso da incógnita/variável, entre outros. Como produto da pesquisa realizada, foi elaborada uma sequência didática como material de apoio para professores de Matemática.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4639310.34117/bjdv8n4-199Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 25654-25670Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 25654-25670Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 25654-256702525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46393/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Tiago Mirandados Santos Júnior, Porfírio Azevedoda Silva, Élida Alves2022-06-22T19:40:48Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46393Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:26.525907Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de jogos matemáticos para composição de metodologia aplicada ao ensino e aprendizagem de equações de 1º grau / Analysis of mathematical games for methodology composition applied to the teaching and learning of 1st degree equations |
title |
Análise de jogos matemáticos para composição de metodologia aplicada ao ensino e aprendizagem de equações de 1º grau / Analysis of mathematical games for methodology composition applied to the teaching and learning of 1st degree equations |
spellingShingle |
Análise de jogos matemáticos para composição de metodologia aplicada ao ensino e aprendizagem de equações de 1º grau / Analysis of mathematical games for methodology composition applied to the teaching and learning of 1st degree equations dos Santos, Tiago Miranda jogos equações sequência didática. |
title_short |
Análise de jogos matemáticos para composição de metodologia aplicada ao ensino e aprendizagem de equações de 1º grau / Analysis of mathematical games for methodology composition applied to the teaching and learning of 1st degree equations |
title_full |
Análise de jogos matemáticos para composição de metodologia aplicada ao ensino e aprendizagem de equações de 1º grau / Analysis of mathematical games for methodology composition applied to the teaching and learning of 1st degree equations |
title_fullStr |
Análise de jogos matemáticos para composição de metodologia aplicada ao ensino e aprendizagem de equações de 1º grau / Analysis of mathematical games for methodology composition applied to the teaching and learning of 1st degree equations |
title_full_unstemmed |
Análise de jogos matemáticos para composição de metodologia aplicada ao ensino e aprendizagem de equações de 1º grau / Analysis of mathematical games for methodology composition applied to the teaching and learning of 1st degree equations |
title_sort |
Análise de jogos matemáticos para composição de metodologia aplicada ao ensino e aprendizagem de equações de 1º grau / Analysis of mathematical games for methodology composition applied to the teaching and learning of 1st degree equations |
author |
dos Santos, Tiago Miranda |
author_facet |
dos Santos, Tiago Miranda dos Santos Júnior, Porfírio Azevedo da Silva, Élida Alves |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos Júnior, Porfírio Azevedo da Silva, Élida Alves |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Tiago Miranda dos Santos Júnior, Porfírio Azevedo da Silva, Élida Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
jogos equações sequência didática. |
topic |
jogos equações sequência didática. |
description |
Por meio deste artigo, apresenta-se uma proposta lúdica, com o intuito de auxiliar professores no ensino de equações do 1º grau para o ensino fundamental, pretendendo uma associação com abordagens propostas em livros didáticos. A pesquisa aqui relatada foi motivada pela percepção, no exercício da docência, da dificuldade de aprendizagem, apresentada por grande parte dos estudantes, em assimilar o conteúdo de equações do 1° grau. Foi iniciada visando à estruturação de ferramentas que possam amenizar essas dificuldades. Busca-se, portanto, a promoção de uma experiência mais rica e motivadora, capaz de propiciar ao discente, momentos de aprendizagem de modo mais natural possível, em que este possa construir o conhecimento algébrico e o saber matemático por meio da prática de jogos. Para alcançar esses objetivos, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, com base na leitura e análise de alguns livros didáticos, artigos, dissertações, teses, bem como em propostas pedagógicas de jogos para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Esses materiais fundamentaram a melhor compreensão das abordagens de equações do 1º grau em livros didáticos e o estabelecimento de um método que pode colaborar para o êxito de tais abordagens. A proposta engloba a aplicação jogos, por meio dos quais são trabalhados aspectos específicos do ensino de equações do 1º grau: o jogo “combate algébrico” que busca exercitar as expressões algébricas simples, o jogo “bingo algébrico” que contribui no desenvolvimento de habilidades para utilizar o método de solução por meio das operações inversas e facilita a compreensão relativa ao uso da incógnita/variável, entre outros. Como produto da pesquisa realizada, foi elaborada uma sequência didática como material de apoio para professores de Matemática. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46393 10.34117/bjdv8n4-199 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46393 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n4-199 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46393/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 25654-25670 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 25654-25670 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 25654-25670 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645591365812224 |