Análise de jogos matemáticos para composição de metodologia aplicada ao ensino e aprendizagem de equações de 1º grau / Analysis of mathematical games for methodology composition applied to the teaching and learning of 1st degree equations

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Tiago Miranda
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: dos Santos Júnior, Porfírio Azevedo, da Silva, Élida Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46393
Resumo: Por meio deste artigo, apresenta-se uma proposta lúdica, com o intuito de auxiliar professores no ensino de equações do 1º grau para o ensino fundamental, pretendendo uma associação com abordagens propostas em livros didáticos. A pesquisa aqui relatada foi motivada pela percepção, no exercício da docência, da dificuldade de aprendizagem, apresentada por grande parte dos estudantes, em assimilar o conteúdo de equações do 1° grau. Foi iniciada visando à estruturação de ferramentas que possam amenizar essas dificuldades. Busca-se, portanto, a promoção de uma experiência mais rica e motivadora, capaz de propiciar ao discente, momentos de aprendizagem de modo mais natural possível, em que este possa construir o conhecimento algébrico e o saber matemático por meio da prática de jogos. Para alcançar esses objetivos, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, com base na leitura e análise de alguns livros didáticos, artigos, dissertações, teses, bem como em propostas pedagógicas de jogos para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Esses materiais fundamentaram a melhor compreensão das abordagens de equações do 1º grau em livros didáticos e o estabelecimento de um método que pode colaborar para o êxito de tais abordagens. A proposta engloba a aplicação jogos, por meio dos quais são trabalhados aspectos específicos do ensino de equações do 1º grau: o jogo “combate algébrico” que busca exercitar as expressões algébricas simples, o jogo “bingo algébrico” que contribui no desenvolvimento de habilidades para utilizar o método de solução por meio das operações inversas e facilita a compreensão relativa ao uso da incógnita/variável, entre outros. Como produto da pesquisa realizada, foi elaborada uma sequência didática como material de apoio para professores de Matemática.
id VERACRUZ-0_159fc1738a666d8fef13d640d63def07
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46393
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Análise de jogos matemáticos para composição de metodologia aplicada ao ensino e aprendizagem de equações de 1º grau / Analysis of mathematical games for methodology composition applied to the teaching and learning of 1st degree equationsjogosequaçõessequência didática.Por meio deste artigo, apresenta-se uma proposta lúdica, com o intuito de auxiliar professores no ensino de equações do 1º grau para o ensino fundamental, pretendendo uma associação com abordagens propostas em livros didáticos. A pesquisa aqui relatada foi motivada pela percepção, no exercício da docência, da dificuldade de aprendizagem, apresentada por grande parte dos estudantes, em assimilar o conteúdo de equações do 1° grau. Foi iniciada visando à estruturação de ferramentas que possam amenizar essas dificuldades. Busca-se, portanto, a promoção de uma experiência mais rica e motivadora, capaz de propiciar ao discente, momentos de aprendizagem de modo mais natural possível, em que este possa construir o conhecimento algébrico e o saber matemático por meio da prática de jogos. Para alcançar esses objetivos, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, com base na leitura e análise de alguns livros didáticos, artigos, dissertações, teses, bem como em propostas pedagógicas de jogos para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Esses materiais fundamentaram a melhor compreensão das abordagens de equações do 1º grau em livros didáticos e o estabelecimento de um método que pode colaborar para o êxito de tais abordagens. A proposta engloba a aplicação jogos, por meio dos quais são trabalhados aspectos específicos do ensino de equações do 1º grau: o jogo “combate algébrico” que busca exercitar as expressões algébricas simples, o jogo “bingo algébrico” que contribui no desenvolvimento de habilidades para utilizar o método de solução por meio das operações inversas e facilita a compreensão relativa ao uso da incógnita/variável, entre outros. Como produto da pesquisa realizada, foi elaborada uma sequência didática como material de apoio para professores de Matemática.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4639310.34117/bjdv8n4-199Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 25654-25670Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 25654-25670Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 25654-256702525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46393/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Tiago Mirandados Santos Júnior, Porfírio Azevedoda Silva, Élida Alves2022-06-22T19:40:48Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46393Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:26.525907Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de jogos matemáticos para composição de metodologia aplicada ao ensino e aprendizagem de equações de 1º grau / Analysis of mathematical games for methodology composition applied to the teaching and learning of 1st degree equations
title Análise de jogos matemáticos para composição de metodologia aplicada ao ensino e aprendizagem de equações de 1º grau / Analysis of mathematical games for methodology composition applied to the teaching and learning of 1st degree equations
spellingShingle Análise de jogos matemáticos para composição de metodologia aplicada ao ensino e aprendizagem de equações de 1º grau / Analysis of mathematical games for methodology composition applied to the teaching and learning of 1st degree equations
dos Santos, Tiago Miranda
jogos
equações
sequência didática.
title_short Análise de jogos matemáticos para composição de metodologia aplicada ao ensino e aprendizagem de equações de 1º grau / Analysis of mathematical games for methodology composition applied to the teaching and learning of 1st degree equations
title_full Análise de jogos matemáticos para composição de metodologia aplicada ao ensino e aprendizagem de equações de 1º grau / Analysis of mathematical games for methodology composition applied to the teaching and learning of 1st degree equations
title_fullStr Análise de jogos matemáticos para composição de metodologia aplicada ao ensino e aprendizagem de equações de 1º grau / Analysis of mathematical games for methodology composition applied to the teaching and learning of 1st degree equations
title_full_unstemmed Análise de jogos matemáticos para composição de metodologia aplicada ao ensino e aprendizagem de equações de 1º grau / Analysis of mathematical games for methodology composition applied to the teaching and learning of 1st degree equations
title_sort Análise de jogos matemáticos para composição de metodologia aplicada ao ensino e aprendizagem de equações de 1º grau / Analysis of mathematical games for methodology composition applied to the teaching and learning of 1st degree equations
author dos Santos, Tiago Miranda
author_facet dos Santos, Tiago Miranda
dos Santos Júnior, Porfírio Azevedo
da Silva, Élida Alves
author_role author
author2 dos Santos Júnior, Porfírio Azevedo
da Silva, Élida Alves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Tiago Miranda
dos Santos Júnior, Porfírio Azevedo
da Silva, Élida Alves
dc.subject.por.fl_str_mv jogos
equações
sequência didática.
topic jogos
equações
sequência didática.
description Por meio deste artigo, apresenta-se uma proposta lúdica, com o intuito de auxiliar professores no ensino de equações do 1º grau para o ensino fundamental, pretendendo uma associação com abordagens propostas em livros didáticos. A pesquisa aqui relatada foi motivada pela percepção, no exercício da docência, da dificuldade de aprendizagem, apresentada por grande parte dos estudantes, em assimilar o conteúdo de equações do 1° grau. Foi iniciada visando à estruturação de ferramentas que possam amenizar essas dificuldades. Busca-se, portanto, a promoção de uma experiência mais rica e motivadora, capaz de propiciar ao discente, momentos de aprendizagem de modo mais natural possível, em que este possa construir o conhecimento algébrico e o saber matemático por meio da prática de jogos. Para alcançar esses objetivos, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, com base na leitura e análise de alguns livros didáticos, artigos, dissertações, teses, bem como em propostas pedagógicas de jogos para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Esses materiais fundamentaram a melhor compreensão das abordagens de equações do 1º grau em livros didáticos e o estabelecimento de um método que pode colaborar para o êxito de tais abordagens. A proposta engloba a aplicação jogos, por meio dos quais são trabalhados aspectos específicos do ensino de equações do 1º grau: o jogo “combate algébrico” que busca exercitar as expressões algébricas simples, o jogo “bingo algébrico” que contribui no desenvolvimento de habilidades para utilizar o método de solução por meio das operações inversas e facilita a compreensão relativa ao uso da incógnita/variável, entre outros. Como produto da pesquisa realizada, foi elaborada uma sequência didática como material de apoio para professores de Matemática.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46393
10.34117/bjdv8n4-199
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46393
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n4-199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46393/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 25654-25670
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 25654-25670
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 25654-25670
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645591365812224