O estágio docente no contexto de ensino remoto: uma experiência em Ensino de Ciências no Ensino Fundamental / The teaching internship in the remote teaching context: an experience in Science Teaching in Elementary School

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perceval, Janaína Teixeira Leão
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Hartmann, Ângela Maria, Martins, Márcio André Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42666
Resumo: Os estágios são momentos pedagógicos de grande importância para a formação inicial de um licenciando, pois proporcionam o contato com a sala de aula, com a organização do ambiente escolar, onde os futuros profissionais articulam a teoria e a prática e apropriam-se do conhecimento prático do processo de ensino e aprendizagem. No entanto, os estágios realizados em 2020 e 2021 tornaram-se atípicos frente à pandemia da COVID-19, dado que as atividades de ensino, escolares e universitárias, em boa parte do tempo foram remotas. Apresentamos neste artigo o relato e algumas reflexões sobre o período de estágio realizado em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública estadual, por uma licencianda de um Curso de Ciências Exatas de uma universidade pública federal. Tendo em vista a necessidade de aderir ao ensino remoto e reinventar a forma de promover as aulas, foram realizadas atividades baseadas na metodologia da Rotação de Estações. Os resultados mostram que o emprego dessa metodologia ativa de forma remota é viável com o uso de ferramentas digitais, que trouxeram uma nova organização à dinâmica escolar. Na experiência de estagiar (monitoria) e de orientar o estágio (docentes da licenciatura e docentes da escola), destacam-se algumas aprendizagens: o compartilhamento das múltiplas experiências entre os atores (estagiário, alunos da escola, professor supervisor, professor da licenciatura); a capacidade de escutar o outro e aprender com as diferenças e; a atenção ao inusitado, a surpresa diante do inesperado como elementos integradores do processo formativo do estagiário e do grupo.
id VERACRUZ-0_15f7b4ca8d00a8f5cfa0cb41b653cbb2
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42666
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O estágio docente no contexto de ensino remoto: uma experiência em Ensino de Ciências no Ensino Fundamental / The teaching internship in the remote teaching context: an experience in Science Teaching in Elementary SchoolEstágioMonitoriaFormação de ProfessoresEnsino RemotoEnsino Fundamental.Os estágios são momentos pedagógicos de grande importância para a formação inicial de um licenciando, pois proporcionam o contato com a sala de aula, com a organização do ambiente escolar, onde os futuros profissionais articulam a teoria e a prática e apropriam-se do conhecimento prático do processo de ensino e aprendizagem. No entanto, os estágios realizados em 2020 e 2021 tornaram-se atípicos frente à pandemia da COVID-19, dado que as atividades de ensino, escolares e universitárias, em boa parte do tempo foram remotas. Apresentamos neste artigo o relato e algumas reflexões sobre o período de estágio realizado em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública estadual, por uma licencianda de um Curso de Ciências Exatas de uma universidade pública federal. Tendo em vista a necessidade de aderir ao ensino remoto e reinventar a forma de promover as aulas, foram realizadas atividades baseadas na metodologia da Rotação de Estações. Os resultados mostram que o emprego dessa metodologia ativa de forma remota é viável com o uso de ferramentas digitais, que trouxeram uma nova organização à dinâmica escolar. Na experiência de estagiar (monitoria) e de orientar o estágio (docentes da licenciatura e docentes da escola), destacam-se algumas aprendizagens: o compartilhamento das múltiplas experiências entre os atores (estagiário, alunos da escola, professor supervisor, professor da licenciatura); a capacidade de escutar o outro e aprender com as diferenças e; a atenção ao inusitado, a surpresa diante do inesperado como elementos integradores do processo formativo do estagiário e do grupo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4266610.34117/bjdv8n1-227Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 3456-3475Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 3456-3475Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 3456-34752525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42666/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPerceval, Janaína Teixeira LeãoHartmann, Ângela MariaMartins, Márcio André Rodrigues2022-04-28T19:17:22Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42666Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:02.335711Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O estágio docente no contexto de ensino remoto: uma experiência em Ensino de Ciências no Ensino Fundamental / The teaching internship in the remote teaching context: an experience in Science Teaching in Elementary School
title O estágio docente no contexto de ensino remoto: uma experiência em Ensino de Ciências no Ensino Fundamental / The teaching internship in the remote teaching context: an experience in Science Teaching in Elementary School
spellingShingle O estágio docente no contexto de ensino remoto: uma experiência em Ensino de Ciências no Ensino Fundamental / The teaching internship in the remote teaching context: an experience in Science Teaching in Elementary School
Perceval, Janaína Teixeira Leão
Estágio
Monitoria
Formação de Professores
Ensino Remoto
Ensino Fundamental.
title_short O estágio docente no contexto de ensino remoto: uma experiência em Ensino de Ciências no Ensino Fundamental / The teaching internship in the remote teaching context: an experience in Science Teaching in Elementary School
title_full O estágio docente no contexto de ensino remoto: uma experiência em Ensino de Ciências no Ensino Fundamental / The teaching internship in the remote teaching context: an experience in Science Teaching in Elementary School
title_fullStr O estágio docente no contexto de ensino remoto: uma experiência em Ensino de Ciências no Ensino Fundamental / The teaching internship in the remote teaching context: an experience in Science Teaching in Elementary School
title_full_unstemmed O estágio docente no contexto de ensino remoto: uma experiência em Ensino de Ciências no Ensino Fundamental / The teaching internship in the remote teaching context: an experience in Science Teaching in Elementary School
title_sort O estágio docente no contexto de ensino remoto: uma experiência em Ensino de Ciências no Ensino Fundamental / The teaching internship in the remote teaching context: an experience in Science Teaching in Elementary School
author Perceval, Janaína Teixeira Leão
author_facet Perceval, Janaína Teixeira Leão
Hartmann, Ângela Maria
Martins, Márcio André Rodrigues
author_role author
author2 Hartmann, Ângela Maria
Martins, Márcio André Rodrigues
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perceval, Janaína Teixeira Leão
Hartmann, Ângela Maria
Martins, Márcio André Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio
Monitoria
Formação de Professores
Ensino Remoto
Ensino Fundamental.
topic Estágio
Monitoria
Formação de Professores
Ensino Remoto
Ensino Fundamental.
description Os estágios são momentos pedagógicos de grande importância para a formação inicial de um licenciando, pois proporcionam o contato com a sala de aula, com a organização do ambiente escolar, onde os futuros profissionais articulam a teoria e a prática e apropriam-se do conhecimento prático do processo de ensino e aprendizagem. No entanto, os estágios realizados em 2020 e 2021 tornaram-se atípicos frente à pandemia da COVID-19, dado que as atividades de ensino, escolares e universitárias, em boa parte do tempo foram remotas. Apresentamos neste artigo o relato e algumas reflexões sobre o período de estágio realizado em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública estadual, por uma licencianda de um Curso de Ciências Exatas de uma universidade pública federal. Tendo em vista a necessidade de aderir ao ensino remoto e reinventar a forma de promover as aulas, foram realizadas atividades baseadas na metodologia da Rotação de Estações. Os resultados mostram que o emprego dessa metodologia ativa de forma remota é viável com o uso de ferramentas digitais, que trouxeram uma nova organização à dinâmica escolar. Na experiência de estagiar (monitoria) e de orientar o estágio (docentes da licenciatura e docentes da escola), destacam-se algumas aprendizagens: o compartilhamento das múltiplas experiências entre os atores (estagiário, alunos da escola, professor supervisor, professor da licenciatura); a capacidade de escutar o outro e aprender com as diferenças e; a atenção ao inusitado, a surpresa diante do inesperado como elementos integradores do processo formativo do estagiário e do grupo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42666
10.34117/bjdv8n1-227
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42666
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n1-227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42666/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 3456-3475
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 3456-3475
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 3456-3475
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645577991225344