O estágio docente no contexto de ensino remoto: uma experiência em Ensino de Ciências no Ensino Fundamental / The teaching internship in the remote teaching context: an experience in Science Teaching in Elementary School
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42666 |
Resumo: | Os estágios são momentos pedagógicos de grande importância para a formação inicial de um licenciando, pois proporcionam o contato com a sala de aula, com a organização do ambiente escolar, onde os futuros profissionais articulam a teoria e a prática e apropriam-se do conhecimento prático do processo de ensino e aprendizagem. No entanto, os estágios realizados em 2020 e 2021 tornaram-se atípicos frente à pandemia da COVID-19, dado que as atividades de ensino, escolares e universitárias, em boa parte do tempo foram remotas. Apresentamos neste artigo o relato e algumas reflexões sobre o período de estágio realizado em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública estadual, por uma licencianda de um Curso de Ciências Exatas de uma universidade pública federal. Tendo em vista a necessidade de aderir ao ensino remoto e reinventar a forma de promover as aulas, foram realizadas atividades baseadas na metodologia da Rotação de Estações. Os resultados mostram que o emprego dessa metodologia ativa de forma remota é viável com o uso de ferramentas digitais, que trouxeram uma nova organização à dinâmica escolar. Na experiência de estagiar (monitoria) e de orientar o estágio (docentes da licenciatura e docentes da escola), destacam-se algumas aprendizagens: o compartilhamento das múltiplas experiências entre os atores (estagiário, alunos da escola, professor supervisor, professor da licenciatura); a capacidade de escutar o outro e aprender com as diferenças e; a atenção ao inusitado, a surpresa diante do inesperado como elementos integradores do processo formativo do estagiário e do grupo. |
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