Práticas docentes no ensino remoto emergencial no ensino fundamental: utilização da NTIC / Teaching practices in emergency remote teaching in elementary school: the use of NTIC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Arianne Vellasco
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Marques, Emília de Mendonça Rosa, Braz, Ricardo Antônio Faustino da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33468
Resumo: Este relato de experiência tem como objetivo principal incentivar docentes de Matemática à utilização da Plataforma GeoGebra em suas aulas, desde as séries iniciais do Ensino Fundamental. As Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - NTIC apresentam grande potencial de ensino e aprendizagem e têm sido importantes aliadas nesse momento único na Educação Brasileira. Nosso relato é resultado do uso da Plataforma GeoGebra Classroom e GeoGebra Notes associados à Plataforma da Microsoft Teams no Ensino Remoto Emergencial em aulas de Matemática, para 25 alunos do 4º ano e 27 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação “Escola de Educação Básica” da Universidade Federal de Uberlândia – CAP ESEBA/UFU, Minas Gerais. A proposta visou tornar as aulas de Matemática mais dinâmicas e interessantes, em um momento de estresse por causa da pandemia. Essa metodologia de uso combinado de tecnologias, foi proposta para desenvolver aulas síncronas de conteúdos matemáticos específicos, a saber, sistema de numeração decimal para o 4º ano; e divisibilidade dos números naturais e seus múltiplos, para o 5º ano. Durante as atividades propostas, observou-se que os estudantes estavam motivados e participaram das aulas de forma colaborativa. 
id VERACRUZ-0_6d58b20a281da30fd12fc5b17cf887b2
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33468
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Práticas docentes no ensino remoto emergencial no ensino fundamental: utilização da NTIC / Teaching practices in emergency remote teaching in elementary school: the use of NTICGeoGebraEducação BásicaEnsino Remoto Emergencial.Este relato de experiência tem como objetivo principal incentivar docentes de Matemática à utilização da Plataforma GeoGebra em suas aulas, desde as séries iniciais do Ensino Fundamental. As Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - NTIC apresentam grande potencial de ensino e aprendizagem e têm sido importantes aliadas nesse momento único na Educação Brasileira. Nosso relato é resultado do uso da Plataforma GeoGebra Classroom e GeoGebra Notes associados à Plataforma da Microsoft Teams no Ensino Remoto Emergencial em aulas de Matemática, para 25 alunos do 4º ano e 27 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação “Escola de Educação Básica” da Universidade Federal de Uberlândia – CAP ESEBA/UFU, Minas Gerais. A proposta visou tornar as aulas de Matemática mais dinâmicas e interessantes, em um momento de estresse por causa da pandemia. Essa metodologia de uso combinado de tecnologias, foi proposta para desenvolver aulas síncronas de conteúdos matemáticos específicos, a saber, sistema de numeração decimal para o 4º ano; e divisibilidade dos números naturais e seus múltiplos, para o 5º ano. Durante as atividades propostas, observou-se que os estudantes estavam motivados e participaram das aulas de forma colaborativa. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3346810.34117/bjdv7n7-552Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 74253-74266Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 74253-74266Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 74253-742662525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33468/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Arianne VellascoMarques, Emília de Mendonça RosaBraz, Ricardo Antônio Faustino da Silva2021-09-14T13:00:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33468Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:36.399502Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas docentes no ensino remoto emergencial no ensino fundamental: utilização da NTIC / Teaching practices in emergency remote teaching in elementary school: the use of NTIC
title Práticas docentes no ensino remoto emergencial no ensino fundamental: utilização da NTIC / Teaching practices in emergency remote teaching in elementary school: the use of NTIC
spellingShingle Práticas docentes no ensino remoto emergencial no ensino fundamental: utilização da NTIC / Teaching practices in emergency remote teaching in elementary school: the use of NTIC
Gomes, Arianne Vellasco
GeoGebra
Educação Básica
Ensino Remoto Emergencial.
title_short Práticas docentes no ensino remoto emergencial no ensino fundamental: utilização da NTIC / Teaching practices in emergency remote teaching in elementary school: the use of NTIC
title_full Práticas docentes no ensino remoto emergencial no ensino fundamental: utilização da NTIC / Teaching practices in emergency remote teaching in elementary school: the use of NTIC
title_fullStr Práticas docentes no ensino remoto emergencial no ensino fundamental: utilização da NTIC / Teaching practices in emergency remote teaching in elementary school: the use of NTIC
title_full_unstemmed Práticas docentes no ensino remoto emergencial no ensino fundamental: utilização da NTIC / Teaching practices in emergency remote teaching in elementary school: the use of NTIC
title_sort Práticas docentes no ensino remoto emergencial no ensino fundamental: utilização da NTIC / Teaching practices in emergency remote teaching in elementary school: the use of NTIC
author Gomes, Arianne Vellasco
author_facet Gomes, Arianne Vellasco
Marques, Emília de Mendonça Rosa
Braz, Ricardo Antônio Faustino da Silva
author_role author
author2 Marques, Emília de Mendonça Rosa
Braz, Ricardo Antônio Faustino da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Arianne Vellasco
Marques, Emília de Mendonça Rosa
Braz, Ricardo Antônio Faustino da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv GeoGebra
Educação Básica
Ensino Remoto Emergencial.
topic GeoGebra
Educação Básica
Ensino Remoto Emergencial.
description Este relato de experiência tem como objetivo principal incentivar docentes de Matemática à utilização da Plataforma GeoGebra em suas aulas, desde as séries iniciais do Ensino Fundamental. As Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - NTIC apresentam grande potencial de ensino e aprendizagem e têm sido importantes aliadas nesse momento único na Educação Brasileira. Nosso relato é resultado do uso da Plataforma GeoGebra Classroom e GeoGebra Notes associados à Plataforma da Microsoft Teams no Ensino Remoto Emergencial em aulas de Matemática, para 25 alunos do 4º ano e 27 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação “Escola de Educação Básica” da Universidade Federal de Uberlândia – CAP ESEBA/UFU, Minas Gerais. A proposta visou tornar as aulas de Matemática mais dinâmicas e interessantes, em um momento de estresse por causa da pandemia. Essa metodologia de uso combinado de tecnologias, foi proposta para desenvolver aulas síncronas de conteúdos matemáticos específicos, a saber, sistema de numeração decimal para o 4º ano; e divisibilidade dos números naturais e seus múltiplos, para o 5º ano. Durante as atividades propostas, observou-se que os estudantes estavam motivados e participaram das aulas de forma colaborativa. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33468
10.34117/bjdv7n7-552
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33468
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n7-552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33468/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 74253-74266
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 74253-74266
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 74253-74266
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645548309184512