Práticas docentes no ensino remoto emergencial no ensino fundamental: utilização da NTIC / Teaching practices in emergency remote teaching in elementary school: the use of NTIC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33468 |
Resumo: | Este relato de experiência tem como objetivo principal incentivar docentes de Matemática à utilização da Plataforma GeoGebra em suas aulas, desde as séries iniciais do Ensino Fundamental. As Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - NTIC apresentam grande potencial de ensino e aprendizagem e têm sido importantes aliadas nesse momento único na Educação Brasileira. Nosso relato é resultado do uso da Plataforma GeoGebra Classroom e GeoGebra Notes associados à Plataforma da Microsoft Teams no Ensino Remoto Emergencial em aulas de Matemática, para 25 alunos do 4º ano e 27 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação “Escola de Educação Básica” da Universidade Federal de Uberlândia – CAP ESEBA/UFU, Minas Gerais. A proposta visou tornar as aulas de Matemática mais dinâmicas e interessantes, em um momento de estresse por causa da pandemia. Essa metodologia de uso combinado de tecnologias, foi proposta para desenvolver aulas síncronas de conteúdos matemáticos específicos, a saber, sistema de numeração decimal para o 4º ano; e divisibilidade dos números naturais e seus múltiplos, para o 5º ano. Durante as atividades propostas, observou-se que os estudantes estavam motivados e participaram das aulas de forma colaborativa. |
id |
VERACRUZ-0_6d58b20a281da30fd12fc5b17cf887b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33468 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas docentes no ensino remoto emergencial no ensino fundamental: utilização da NTIC / Teaching practices in emergency remote teaching in elementary school: the use of NTICGeoGebraEducação BásicaEnsino Remoto Emergencial.Este relato de experiência tem como objetivo principal incentivar docentes de Matemática à utilização da Plataforma GeoGebra em suas aulas, desde as séries iniciais do Ensino Fundamental. As Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - NTIC apresentam grande potencial de ensino e aprendizagem e têm sido importantes aliadas nesse momento único na Educação Brasileira. Nosso relato é resultado do uso da Plataforma GeoGebra Classroom e GeoGebra Notes associados à Plataforma da Microsoft Teams no Ensino Remoto Emergencial em aulas de Matemática, para 25 alunos do 4º ano e 27 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação “Escola de Educação Básica” da Universidade Federal de Uberlândia – CAP ESEBA/UFU, Minas Gerais. A proposta visou tornar as aulas de Matemática mais dinâmicas e interessantes, em um momento de estresse por causa da pandemia. Essa metodologia de uso combinado de tecnologias, foi proposta para desenvolver aulas síncronas de conteúdos matemáticos específicos, a saber, sistema de numeração decimal para o 4º ano; e divisibilidade dos números naturais e seus múltiplos, para o 5º ano. Durante as atividades propostas, observou-se que os estudantes estavam motivados e participaram das aulas de forma colaborativa. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3346810.34117/bjdv7n7-552Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 74253-74266Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 74253-74266Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 74253-742662525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33468/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Arianne VellascoMarques, Emília de Mendonça RosaBraz, Ricardo Antônio Faustino da Silva2021-09-14T13:00:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33468Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:36.399502Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas docentes no ensino remoto emergencial no ensino fundamental: utilização da NTIC / Teaching practices in emergency remote teaching in elementary school: the use of NTIC |
title |
Práticas docentes no ensino remoto emergencial no ensino fundamental: utilização da NTIC / Teaching practices in emergency remote teaching in elementary school: the use of NTIC |
spellingShingle |
Práticas docentes no ensino remoto emergencial no ensino fundamental: utilização da NTIC / Teaching practices in emergency remote teaching in elementary school: the use of NTIC Gomes, Arianne Vellasco GeoGebra Educação Básica Ensino Remoto Emergencial. |
title_short |
Práticas docentes no ensino remoto emergencial no ensino fundamental: utilização da NTIC / Teaching practices in emergency remote teaching in elementary school: the use of NTIC |
title_full |
Práticas docentes no ensino remoto emergencial no ensino fundamental: utilização da NTIC / Teaching practices in emergency remote teaching in elementary school: the use of NTIC |
title_fullStr |
Práticas docentes no ensino remoto emergencial no ensino fundamental: utilização da NTIC / Teaching practices in emergency remote teaching in elementary school: the use of NTIC |
title_full_unstemmed |
Práticas docentes no ensino remoto emergencial no ensino fundamental: utilização da NTIC / Teaching practices in emergency remote teaching in elementary school: the use of NTIC |
title_sort |
Práticas docentes no ensino remoto emergencial no ensino fundamental: utilização da NTIC / Teaching practices in emergency remote teaching in elementary school: the use of NTIC |
author |
Gomes, Arianne Vellasco |
author_facet |
Gomes, Arianne Vellasco Marques, Emília de Mendonça Rosa Braz, Ricardo Antônio Faustino da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Marques, Emília de Mendonça Rosa Braz, Ricardo Antônio Faustino da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Arianne Vellasco Marques, Emília de Mendonça Rosa Braz, Ricardo Antônio Faustino da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
GeoGebra Educação Básica Ensino Remoto Emergencial. |
topic |
GeoGebra Educação Básica Ensino Remoto Emergencial. |
description |
Este relato de experiência tem como objetivo principal incentivar docentes de Matemática à utilização da Plataforma GeoGebra em suas aulas, desde as séries iniciais do Ensino Fundamental. As Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - NTIC apresentam grande potencial de ensino e aprendizagem e têm sido importantes aliadas nesse momento único na Educação Brasileira. Nosso relato é resultado do uso da Plataforma GeoGebra Classroom e GeoGebra Notes associados à Plataforma da Microsoft Teams no Ensino Remoto Emergencial em aulas de Matemática, para 25 alunos do 4º ano e 27 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação “Escola de Educação Básica” da Universidade Federal de Uberlândia – CAP ESEBA/UFU, Minas Gerais. A proposta visou tornar as aulas de Matemática mais dinâmicas e interessantes, em um momento de estresse por causa da pandemia. Essa metodologia de uso combinado de tecnologias, foi proposta para desenvolver aulas síncronas de conteúdos matemáticos específicos, a saber, sistema de numeração decimal para o 4º ano; e divisibilidade dos números naturais e seus múltiplos, para o 5º ano. Durante as atividades propostas, observou-se que os estudantes estavam motivados e participaram das aulas de forma colaborativa. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33468 10.34117/bjdv7n7-552 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33468 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n7-552 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33468/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 74253-74266 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 74253-74266 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 74253-74266 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645548309184512 |