Reflexões sobre incubação em economia solidária e o papel das universidades: um estudo na região do Cariri Cearense, Nordeste do Brasil / Reflections on solidarity economy incubation and the role of universities: a study in the Cariri Ceará region, Northeast Brazil
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27416 |
Resumo: | Esse artigo traz reflexões resultantes do trabalho de pesquisa sobre as incubadoras de empreendimentos solidários no Ceará, com foco especial para o papel das universidades no incentivo a essas atividades. O objetivo foi identificar as suas especificidades teórico-metodológicas, avaliando os impactos das ações efetivadas à luz da recomposição de suas respectivas trajetórias. As reflexões aqui compartilhadas resultam de pesquisa para estágio pós-doutoral e o percurso metodológico iniciou em 2019, pela Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares e Solidários (Iteps), da Universidade Federal do Cariri (UFCA), que é aqui focalizada. A incubação em Economia Solidária guarda uma singularidade, pois atua na assessoria aos empreendimentos solidários com vistas à geração de renda a partir dos princípios da autogestão, adotando os princípios da educação popular de inspiração freireana. Com base nesses pressupostos, inscrevem-se as seguintes questões: Quais as características dos processos de incubação realizados pela Iteps/UFCA? De que forma a incubação em economia solidária colabora com o desenvolvimento dos grupos/empreendimentos incubados? Que tipo de impactos são gerados? Para refletir sobre tais questionamentos, foi constituída uma pesquisa participante, consubstanciada num estudo de caso, de caráter qualitativo e descritivo, empregando as técnicas de análise de documentos, revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com a equipe de coordenação da Iteps. Tais dados foram analisados mediante referencial latino-americano de sistematização de experiências. Os resultados indicam que os processos de incubação adotam os princípios da horizontalidade nas relações entre os participantes, bem como a dialogicidade entre os saberes acadêmico e popular. Assim, é possível inferir que a incubação realizada nesses moldes, em que pesem os limites verificados, impulsiona mudanças nos modos de agir dos sujeitos envolvidos, estimulando a sustentabilidade dos empreendimentos e da própria incubadora, sendo esta entendida em sua multidimensionalidade. |
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