Ensino remoto: a inserção de novas tecnologias na educação especial e inclusiva no ensino de geografia: Remote teaching: the insertion of new technologies in special and inclusive education in geography teaching
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55732 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo principal identificar como as novas tecnologias podem contribuir com a educação especial e inclusiva no ensino remoto de geografia em tempos de pandemia. A elaboração deste trabalho inicia com uma abordagem sobre a compreensão da ressignificação do novo modelo educacional utilizado no ensino remoto no período da pandemia da COVID-19, em seguida foi enfatizado a importância da formação docente na perspectiva tecnológica e no âmbito da educação especial e inclusiva, na sequência foram exemplificadas as alternativas e as limitações encontradas na utilização dessas novas tecnologias no ensino remoto de geografia. No referencial teórico foram utilizadas obras de autores que trazem contribuições na área da utilização das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem da geografia, na educação especial e inclusiva, na formação docente e no ensino remoto. A metodologia adota procedimentos da pesquisa bibliográfica sobre a temática tratada e dialoga com princípios do método dialético. Nos resultados encontrados ficou evidente, que atualmente, período de vigência da pandemia da COVID-19, forçosamente os métodos educacionais estão passando por ressignificações, colocando desafios para a formação docente no âmbito tecnológico e na esfera da educação especial e inclusiva. Além disso, a partir do exame do material compilado foi constatado que podem ser criadas diversas alternativas didáticas na utilização das novas tecnologias no ensino remoto de geografia, contribuindo para dinamizar o ensino desse componente curricular. |
id |
VERACRUZ-0_1e776f3974a06c69c9319f149bde17cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/55732 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino remoto: a inserção de novas tecnologias na educação especial e inclusiva no ensino de geografia: Remote teaching: the insertion of new technologies in special and inclusive education in geography teachingeducação especial e inclusivaensino de geografiaeducação na pandemianovas tecnologiasO artigo tem como objetivo principal identificar como as novas tecnologias podem contribuir com a educação especial e inclusiva no ensino remoto de geografia em tempos de pandemia. A elaboração deste trabalho inicia com uma abordagem sobre a compreensão da ressignificação do novo modelo educacional utilizado no ensino remoto no período da pandemia da COVID-19, em seguida foi enfatizado a importância da formação docente na perspectiva tecnológica e no âmbito da educação especial e inclusiva, na sequência foram exemplificadas as alternativas e as limitações encontradas na utilização dessas novas tecnologias no ensino remoto de geografia. No referencial teórico foram utilizadas obras de autores que trazem contribuições na área da utilização das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem da geografia, na educação especial e inclusiva, na formação docente e no ensino remoto. A metodologia adota procedimentos da pesquisa bibliográfica sobre a temática tratada e dialoga com princípios do método dialético. Nos resultados encontrados ficou evidente, que atualmente, período de vigência da pandemia da COVID-19, forçosamente os métodos educacionais estão passando por ressignificações, colocando desafios para a formação docente no âmbito tecnológico e na esfera da educação especial e inclusiva. Além disso, a partir do exame do material compilado foi constatado que podem ser criadas diversas alternativas didáticas na utilização das novas tecnologias no ensino remoto de geografia, contribuindo para dinamizar o ensino desse componente curricular.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5573210.34117/bjdv8n12-243Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 12 (2022); 80473-80490Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 12 (2022); 80473-80490Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 12 (2022); 80473-804902525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55732/40968Neto, José Soares FernandesEvangelista, Armstrong Mirandainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T12:27:12Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/55732Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:48.305081Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino remoto: a inserção de novas tecnologias na educação especial e inclusiva no ensino de geografia: Remote teaching: the insertion of new technologies in special and inclusive education in geography teaching |
title |
Ensino remoto: a inserção de novas tecnologias na educação especial e inclusiva no ensino de geografia: Remote teaching: the insertion of new technologies in special and inclusive education in geography teaching |
spellingShingle |
Ensino remoto: a inserção de novas tecnologias na educação especial e inclusiva no ensino de geografia: Remote teaching: the insertion of new technologies in special and inclusive education in geography teaching Neto, José Soares Fernandes educação especial e inclusiva ensino de geografia educação na pandemia novas tecnologias |
title_short |
Ensino remoto: a inserção de novas tecnologias na educação especial e inclusiva no ensino de geografia: Remote teaching: the insertion of new technologies in special and inclusive education in geography teaching |
title_full |
Ensino remoto: a inserção de novas tecnologias na educação especial e inclusiva no ensino de geografia: Remote teaching: the insertion of new technologies in special and inclusive education in geography teaching |
title_fullStr |
Ensino remoto: a inserção de novas tecnologias na educação especial e inclusiva no ensino de geografia: Remote teaching: the insertion of new technologies in special and inclusive education in geography teaching |
title_full_unstemmed |
Ensino remoto: a inserção de novas tecnologias na educação especial e inclusiva no ensino de geografia: Remote teaching: the insertion of new technologies in special and inclusive education in geography teaching |
title_sort |
Ensino remoto: a inserção de novas tecnologias na educação especial e inclusiva no ensino de geografia: Remote teaching: the insertion of new technologies in special and inclusive education in geography teaching |
author |
Neto, José Soares Fernandes |
author_facet |
Neto, José Soares Fernandes Evangelista, Armstrong Miranda |
author_role |
author |
author2 |
Evangelista, Armstrong Miranda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neto, José Soares Fernandes Evangelista, Armstrong Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação especial e inclusiva ensino de geografia educação na pandemia novas tecnologias |
topic |
educação especial e inclusiva ensino de geografia educação na pandemia novas tecnologias |
description |
O artigo tem como objetivo principal identificar como as novas tecnologias podem contribuir com a educação especial e inclusiva no ensino remoto de geografia em tempos de pandemia. A elaboração deste trabalho inicia com uma abordagem sobre a compreensão da ressignificação do novo modelo educacional utilizado no ensino remoto no período da pandemia da COVID-19, em seguida foi enfatizado a importância da formação docente na perspectiva tecnológica e no âmbito da educação especial e inclusiva, na sequência foram exemplificadas as alternativas e as limitações encontradas na utilização dessas novas tecnologias no ensino remoto de geografia. No referencial teórico foram utilizadas obras de autores que trazem contribuições na área da utilização das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem da geografia, na educação especial e inclusiva, na formação docente e no ensino remoto. A metodologia adota procedimentos da pesquisa bibliográfica sobre a temática tratada e dialoga com princípios do método dialético. Nos resultados encontrados ficou evidente, que atualmente, período de vigência da pandemia da COVID-19, forçosamente os métodos educacionais estão passando por ressignificações, colocando desafios para a formação docente no âmbito tecnológico e na esfera da educação especial e inclusiva. Além disso, a partir do exame do material compilado foi constatado que podem ser criadas diversas alternativas didáticas na utilização das novas tecnologias no ensino remoto de geografia, contribuindo para dinamizar o ensino desse componente curricular. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55732 10.34117/bjdv8n12-243 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55732 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n12-243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55732/40968 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 12 (2022); 80473-80490 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 12 (2022); 80473-80490 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 12 (2022); 80473-80490 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645623984914432 |