Ensino remoto: a inserção de novas tecnologias na educação especial e inclusiva no ensino de geografia: Remote teaching: the insertion of new technologies in special and inclusive education in geography teaching

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, José Soares Fernandes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Evangelista, Armstrong Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55732
Resumo: O artigo tem como objetivo principal identificar como as novas tecnologias podem contribuir com a educação especial e inclusiva no ensino remoto de geografia em tempos de pandemia. A elaboração deste trabalho inicia com uma abordagem sobre a compreensão da ressignificação do novo modelo educacional utilizado no ensino remoto no período da pandemia da COVID-19, em seguida foi enfatizado a importância da formação docente na perspectiva tecnológica e no âmbito da educação especial e inclusiva, na sequência foram exemplificadas as alternativas e as limitações encontradas na utilização dessas novas tecnologias no ensino remoto de geografia. No referencial teórico foram utilizadas obras de autores que trazem contribuições na área da utilização das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem da geografia, na educação especial e inclusiva, na formação docente e no ensino remoto. A metodologia adota procedimentos da pesquisa bibliográfica sobre a temática tratada e dialoga com princípios do método dialético. Nos resultados encontrados ficou evidente, que atualmente, período de vigência da pandemia da COVID-19, forçosamente os métodos educacionais estão passando por ressignificações, colocando desafios para a formação docente no âmbito tecnológico e na esfera da educação especial e inclusiva. Além disso, a partir do exame do material compilado foi constatado que podem ser criadas diversas alternativas didáticas na utilização das novas tecnologias no ensino remoto de geografia, contribuindo para dinamizar o ensino desse componente curricular.
id VERACRUZ-0_1e776f3974a06c69c9319f149bde17cf
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/55732
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Ensino remoto: a inserção de novas tecnologias na educação especial e inclusiva no ensino de geografia: Remote teaching: the insertion of new technologies in special and inclusive education in geography teachingeducação especial e inclusivaensino de geografiaeducação na pandemianovas tecnologiasO artigo tem como objetivo principal identificar como as novas tecnologias podem contribuir com a educação especial e inclusiva no ensino remoto de geografia em tempos de pandemia. A elaboração deste trabalho inicia com uma abordagem sobre a compreensão da ressignificação do novo modelo educacional utilizado no ensino remoto no período da pandemia da COVID-19, em seguida foi enfatizado a importância da formação docente na perspectiva tecnológica e no âmbito da educação especial e inclusiva, na sequência foram exemplificadas as alternativas e as limitações encontradas na utilização dessas novas tecnologias no ensino remoto de geografia. No referencial teórico foram utilizadas obras de autores que trazem contribuições na área da utilização das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem da geografia, na educação especial e inclusiva, na formação docente e no ensino remoto. A metodologia adota procedimentos da pesquisa bibliográfica sobre a temática tratada e dialoga com princípios do método dialético. Nos resultados encontrados ficou evidente, que atualmente, período de vigência da pandemia da COVID-19, forçosamente os métodos educacionais estão passando por ressignificações, colocando desafios para a formação docente no âmbito tecnológico e na esfera da educação especial e inclusiva. Além disso, a partir do exame do material compilado foi constatado que podem ser criadas diversas alternativas didáticas na utilização das novas tecnologias no ensino remoto de geografia, contribuindo para dinamizar o ensino desse componente curricular.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5573210.34117/bjdv8n12-243Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 12 (2022); 80473-80490Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 12 (2022); 80473-80490Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 12 (2022); 80473-804902525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55732/40968Neto, José Soares FernandesEvangelista, Armstrong Mirandainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T12:27:12Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/55732Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:48.305081Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino remoto: a inserção de novas tecnologias na educação especial e inclusiva no ensino de geografia: Remote teaching: the insertion of new technologies in special and inclusive education in geography teaching
title Ensino remoto: a inserção de novas tecnologias na educação especial e inclusiva no ensino de geografia: Remote teaching: the insertion of new technologies in special and inclusive education in geography teaching
spellingShingle Ensino remoto: a inserção de novas tecnologias na educação especial e inclusiva no ensino de geografia: Remote teaching: the insertion of new technologies in special and inclusive education in geography teaching
Neto, José Soares Fernandes
educação especial e inclusiva
ensino de geografia
educação na pandemia
novas tecnologias
title_short Ensino remoto: a inserção de novas tecnologias na educação especial e inclusiva no ensino de geografia: Remote teaching: the insertion of new technologies in special and inclusive education in geography teaching
title_full Ensino remoto: a inserção de novas tecnologias na educação especial e inclusiva no ensino de geografia: Remote teaching: the insertion of new technologies in special and inclusive education in geography teaching
title_fullStr Ensino remoto: a inserção de novas tecnologias na educação especial e inclusiva no ensino de geografia: Remote teaching: the insertion of new technologies in special and inclusive education in geography teaching
title_full_unstemmed Ensino remoto: a inserção de novas tecnologias na educação especial e inclusiva no ensino de geografia: Remote teaching: the insertion of new technologies in special and inclusive education in geography teaching
title_sort Ensino remoto: a inserção de novas tecnologias na educação especial e inclusiva no ensino de geografia: Remote teaching: the insertion of new technologies in special and inclusive education in geography teaching
author Neto, José Soares Fernandes
author_facet Neto, José Soares Fernandes
Evangelista, Armstrong Miranda
author_role author
author2 Evangelista, Armstrong Miranda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neto, José Soares Fernandes
Evangelista, Armstrong Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv educação especial e inclusiva
ensino de geografia
educação na pandemia
novas tecnologias
topic educação especial e inclusiva
ensino de geografia
educação na pandemia
novas tecnologias
description O artigo tem como objetivo principal identificar como as novas tecnologias podem contribuir com a educação especial e inclusiva no ensino remoto de geografia em tempos de pandemia. A elaboração deste trabalho inicia com uma abordagem sobre a compreensão da ressignificação do novo modelo educacional utilizado no ensino remoto no período da pandemia da COVID-19, em seguida foi enfatizado a importância da formação docente na perspectiva tecnológica e no âmbito da educação especial e inclusiva, na sequência foram exemplificadas as alternativas e as limitações encontradas na utilização dessas novas tecnologias no ensino remoto de geografia. No referencial teórico foram utilizadas obras de autores que trazem contribuições na área da utilização das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem da geografia, na educação especial e inclusiva, na formação docente e no ensino remoto. A metodologia adota procedimentos da pesquisa bibliográfica sobre a temática tratada e dialoga com princípios do método dialético. Nos resultados encontrados ficou evidente, que atualmente, período de vigência da pandemia da COVID-19, forçosamente os métodos educacionais estão passando por ressignificações, colocando desafios para a formação docente no âmbito tecnológico e na esfera da educação especial e inclusiva. Além disso, a partir do exame do material compilado foi constatado que podem ser criadas diversas alternativas didáticas na utilização das novas tecnologias no ensino remoto de geografia, contribuindo para dinamizar o ensino desse componente curricular.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55732
10.34117/bjdv8n12-243
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55732
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n12-243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55732/40968
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 12 (2022); 80473-80490
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 12 (2022); 80473-80490
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 12 (2022); 80473-80490
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645623984914432