No ensino médio? Construindo relatos e experiências no contexto do atendimento educacional especializado / In high school? Building reports and experiences in the context of specialized educational service
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31819 |
Resumo: | A educação direcionada às pessoas com deficiência, tem demonstrado em sua funcionalidade percalços que precisam ser discutidos entre os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem: família, escola, comunidade e professores em foco primário. Nos anos de 2017 a 2020, em uma sala de Atendimento Educacional Especializado-AEE, na última etapa da Educação Básica (Ensino Médio), percebeu-se o quanto o profissional especializado fica alheio face às atividades desenvolvidas por professores de alunos com necessidades educacionais especiais. As dificuldades foram encontradas nas relações de pensar e elaborar planos adequados à realidade do aluno junto ao professor do atendimento especial, com a não interação entre os dois profissionais na função de promover a aprendizagem. Esta carência de comunicação (sentarem e dialogarem) dificultava a criação de meios necessários à promoção de um ensino, segundo as reais necessidades dos alunos, com práxis, métodos e materiais que oportunizassem ao discente romper barreiras de acessibilidade por parte dos responsáveis pela ação de educar (professor). O artigo propõe apresentar relatos de experiências no atendimento educacional especializado no Ensino Médio. Tendo como metodologia uma pesquisa descritiva, de natureza pura com abordagem qualitativa. Com a vivência profissional por três anos no AEE de uma escola pública, afirma-se que há escolas sem a estrutura física, pedagógica e humana adequada ao trabalho com alunos que possuem deficiência, carecendo de acessibilidades físicas, pedagógicas e humanas, com formação profissional que atenda às peculiaridades dos alunos, ausência de interesse em transformar-se para atender e oferecer um ensino diferente a quem é diferente. |
id |
VERACRUZ-0_1f4bc82c2962e9ac30e7477059ed4052 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31819 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
No ensino médio? Construindo relatos e experiências no contexto do atendimento educacional especializado / In high school? Building reports and experiences in the context of specialized educational serviceEducaçãoInclusãoProfessoresEnsino e Aprendizagem.A educação direcionada às pessoas com deficiência, tem demonstrado em sua funcionalidade percalços que precisam ser discutidos entre os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem: família, escola, comunidade e professores em foco primário. Nos anos de 2017 a 2020, em uma sala de Atendimento Educacional Especializado-AEE, na última etapa da Educação Básica (Ensino Médio), percebeu-se o quanto o profissional especializado fica alheio face às atividades desenvolvidas por professores de alunos com necessidades educacionais especiais. As dificuldades foram encontradas nas relações de pensar e elaborar planos adequados à realidade do aluno junto ao professor do atendimento especial, com a não interação entre os dois profissionais na função de promover a aprendizagem. Esta carência de comunicação (sentarem e dialogarem) dificultava a criação de meios necessários à promoção de um ensino, segundo as reais necessidades dos alunos, com práxis, métodos e materiais que oportunizassem ao discente romper barreiras de acessibilidade por parte dos responsáveis pela ação de educar (professor). O artigo propõe apresentar relatos de experiências no atendimento educacional especializado no Ensino Médio. Tendo como metodologia uma pesquisa descritiva, de natureza pura com abordagem qualitativa. Com a vivência profissional por três anos no AEE de uma escola pública, afirma-se que há escolas sem a estrutura física, pedagógica e humana adequada ao trabalho com alunos que possuem deficiência, carecendo de acessibilidades físicas, pedagógicas e humanas, com formação profissional que atenda às peculiaridades dos alunos, ausência de interesse em transformar-se para atender e oferecer um ensino diferente a quem é diferente. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3181910.34117/bjdv7n6-553Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 62295-62305Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 62295-62305Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 62295-623052525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31819/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Rosemary MenesesFrança, Vanessa Carvalho da SilvaRodrigues, Maria Deuzimar de Castro Silvada Silva, Roberto Vinício SouzaBarros, Rebeca de Morais2021-09-21T11:05:29Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31819Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:50.090887Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
No ensino médio? Construindo relatos e experiências no contexto do atendimento educacional especializado / In high school? Building reports and experiences in the context of specialized educational service |
title |
No ensino médio? Construindo relatos e experiências no contexto do atendimento educacional especializado / In high school? Building reports and experiences in the context of specialized educational service |
spellingShingle |
No ensino médio? Construindo relatos e experiências no contexto do atendimento educacional especializado / In high school? Building reports and experiences in the context of specialized educational service dos Santos, Rosemary Meneses Educação Inclusão Professores Ensino e Aprendizagem. |
title_short |
No ensino médio? Construindo relatos e experiências no contexto do atendimento educacional especializado / In high school? Building reports and experiences in the context of specialized educational service |
title_full |
No ensino médio? Construindo relatos e experiências no contexto do atendimento educacional especializado / In high school? Building reports and experiences in the context of specialized educational service |
title_fullStr |
No ensino médio? Construindo relatos e experiências no contexto do atendimento educacional especializado / In high school? Building reports and experiences in the context of specialized educational service |
title_full_unstemmed |
No ensino médio? Construindo relatos e experiências no contexto do atendimento educacional especializado / In high school? Building reports and experiences in the context of specialized educational service |
title_sort |
No ensino médio? Construindo relatos e experiências no contexto do atendimento educacional especializado / In high school? Building reports and experiences in the context of specialized educational service |
author |
dos Santos, Rosemary Meneses |
author_facet |
dos Santos, Rosemary Meneses França, Vanessa Carvalho da Silva Rodrigues, Maria Deuzimar de Castro Silva da Silva, Roberto Vinício Souza Barros, Rebeca de Morais |
author_role |
author |
author2 |
França, Vanessa Carvalho da Silva Rodrigues, Maria Deuzimar de Castro Silva da Silva, Roberto Vinício Souza Barros, Rebeca de Morais |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Rosemary Meneses França, Vanessa Carvalho da Silva Rodrigues, Maria Deuzimar de Castro Silva da Silva, Roberto Vinício Souza Barros, Rebeca de Morais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Inclusão Professores Ensino e Aprendizagem. |
topic |
Educação Inclusão Professores Ensino e Aprendizagem. |
description |
A educação direcionada às pessoas com deficiência, tem demonstrado em sua funcionalidade percalços que precisam ser discutidos entre os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem: família, escola, comunidade e professores em foco primário. Nos anos de 2017 a 2020, em uma sala de Atendimento Educacional Especializado-AEE, na última etapa da Educação Básica (Ensino Médio), percebeu-se o quanto o profissional especializado fica alheio face às atividades desenvolvidas por professores de alunos com necessidades educacionais especiais. As dificuldades foram encontradas nas relações de pensar e elaborar planos adequados à realidade do aluno junto ao professor do atendimento especial, com a não interação entre os dois profissionais na função de promover a aprendizagem. Esta carência de comunicação (sentarem e dialogarem) dificultava a criação de meios necessários à promoção de um ensino, segundo as reais necessidades dos alunos, com práxis, métodos e materiais que oportunizassem ao discente romper barreiras de acessibilidade por parte dos responsáveis pela ação de educar (professor). O artigo propõe apresentar relatos de experiências no atendimento educacional especializado no Ensino Médio. Tendo como metodologia uma pesquisa descritiva, de natureza pura com abordagem qualitativa. Com a vivência profissional por três anos no AEE de uma escola pública, afirma-se que há escolas sem a estrutura física, pedagógica e humana adequada ao trabalho com alunos que possuem deficiência, carecendo de acessibilidades físicas, pedagógicas e humanas, com formação profissional que atenda às peculiaridades dos alunos, ausência de interesse em transformar-se para atender e oferecer um ensino diferente a quem é diferente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31819 10.34117/bjdv7n6-553 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31819 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n6-553 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31819/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 62295-62305 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 62295-62305 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 62295-62305 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645541157896192 |