No ensino médio? Construindo relatos e experiências no contexto do atendimento educacional especializado / In high school? Building reports and experiences in the context of specialized educational service

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Rosemary Meneses
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: França, Vanessa Carvalho da Silva, Rodrigues, Maria Deuzimar de Castro Silva, da Silva, Roberto Vinício Souza, Barros, Rebeca de Morais
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31819
Resumo: A educação direcionada às pessoas com deficiência, tem demonstrado em sua funcionalidade percalços que precisam ser discutidos entre os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem: família, escola, comunidade e professores em foco primário. Nos anos de 2017 a 2020, em uma sala de Atendimento Educacional Especializado-AEE, na última etapa da Educação Básica (Ensino Médio), percebeu-se o quanto o profissional especializado fica alheio face às atividades desenvolvidas por professores de alunos com necessidades educacionais especiais. As dificuldades foram encontradas nas relações de pensar e elaborar planos adequados à realidade do aluno junto ao professor do atendimento especial, com a não interação entre os dois profissionais na função de promover a aprendizagem. Esta carência de comunicação (sentarem e dialogarem) dificultava a criação de meios necessários à promoção de um ensino, segundo as reais necessidades dos alunos, com práxis, métodos e materiais que oportunizassem ao discente romper barreiras de acessibilidade por parte dos responsáveis pela ação de educar (professor). O artigo propõe apresentar relatos de experiências no atendimento educacional especializado no Ensino Médio. Tendo como metodologia uma pesquisa descritiva, de natureza pura com abordagem qualitativa. Com a vivência profissional por três anos no AEE de uma escola pública, afirma-se que há escolas sem a estrutura física, pedagógica e humana adequada ao trabalho com alunos que possuem deficiência, carecendo de acessibilidades físicas, pedagógicas e humanas, com formação profissional que atenda às peculiaridades dos alunos, ausência de interesse em transformar-se para atender e oferecer um ensino diferente a quem é diferente. 
id VERACRUZ-0_1f4bc82c2962e9ac30e7477059ed4052
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31819
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling No ensino médio? Construindo relatos e experiências no contexto do atendimento educacional especializado / In high school? Building reports and experiences in the context of specialized educational serviceEducaçãoInclusãoProfessoresEnsino e Aprendizagem.A educação direcionada às pessoas com deficiência, tem demonstrado em sua funcionalidade percalços que precisam ser discutidos entre os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem: família, escola, comunidade e professores em foco primário. Nos anos de 2017 a 2020, em uma sala de Atendimento Educacional Especializado-AEE, na última etapa da Educação Básica (Ensino Médio), percebeu-se o quanto o profissional especializado fica alheio face às atividades desenvolvidas por professores de alunos com necessidades educacionais especiais. As dificuldades foram encontradas nas relações de pensar e elaborar planos adequados à realidade do aluno junto ao professor do atendimento especial, com a não interação entre os dois profissionais na função de promover a aprendizagem. Esta carência de comunicação (sentarem e dialogarem) dificultava a criação de meios necessários à promoção de um ensino, segundo as reais necessidades dos alunos, com práxis, métodos e materiais que oportunizassem ao discente romper barreiras de acessibilidade por parte dos responsáveis pela ação de educar (professor). O artigo propõe apresentar relatos de experiências no atendimento educacional especializado no Ensino Médio. Tendo como metodologia uma pesquisa descritiva, de natureza pura com abordagem qualitativa. Com a vivência profissional por três anos no AEE de uma escola pública, afirma-se que há escolas sem a estrutura física, pedagógica e humana adequada ao trabalho com alunos que possuem deficiência, carecendo de acessibilidades físicas, pedagógicas e humanas, com formação profissional que atenda às peculiaridades dos alunos, ausência de interesse em transformar-se para atender e oferecer um ensino diferente a quem é diferente. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3181910.34117/bjdv7n6-553Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 62295-62305Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 62295-62305Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 62295-623052525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31819/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Rosemary MenesesFrança, Vanessa Carvalho da SilvaRodrigues, Maria Deuzimar de Castro Silvada Silva, Roberto Vinício SouzaBarros, Rebeca de Morais2021-09-21T11:05:29Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31819Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:50.090887Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv No ensino médio? Construindo relatos e experiências no contexto do atendimento educacional especializado / In high school? Building reports and experiences in the context of specialized educational service
title No ensino médio? Construindo relatos e experiências no contexto do atendimento educacional especializado / In high school? Building reports and experiences in the context of specialized educational service
spellingShingle No ensino médio? Construindo relatos e experiências no contexto do atendimento educacional especializado / In high school? Building reports and experiences in the context of specialized educational service
dos Santos, Rosemary Meneses
Educação
Inclusão
Professores
Ensino e Aprendizagem.
title_short No ensino médio? Construindo relatos e experiências no contexto do atendimento educacional especializado / In high school? Building reports and experiences in the context of specialized educational service
title_full No ensino médio? Construindo relatos e experiências no contexto do atendimento educacional especializado / In high school? Building reports and experiences in the context of specialized educational service
title_fullStr No ensino médio? Construindo relatos e experiências no contexto do atendimento educacional especializado / In high school? Building reports and experiences in the context of specialized educational service
title_full_unstemmed No ensino médio? Construindo relatos e experiências no contexto do atendimento educacional especializado / In high school? Building reports and experiences in the context of specialized educational service
title_sort No ensino médio? Construindo relatos e experiências no contexto do atendimento educacional especializado / In high school? Building reports and experiences in the context of specialized educational service
author dos Santos, Rosemary Meneses
author_facet dos Santos, Rosemary Meneses
França, Vanessa Carvalho da Silva
Rodrigues, Maria Deuzimar de Castro Silva
da Silva, Roberto Vinício Souza
Barros, Rebeca de Morais
author_role author
author2 França, Vanessa Carvalho da Silva
Rodrigues, Maria Deuzimar de Castro Silva
da Silva, Roberto Vinício Souza
Barros, Rebeca de Morais
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Rosemary Meneses
França, Vanessa Carvalho da Silva
Rodrigues, Maria Deuzimar de Castro Silva
da Silva, Roberto Vinício Souza
Barros, Rebeca de Morais
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Inclusão
Professores
Ensino e Aprendizagem.
topic Educação
Inclusão
Professores
Ensino e Aprendizagem.
description A educação direcionada às pessoas com deficiência, tem demonstrado em sua funcionalidade percalços que precisam ser discutidos entre os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem: família, escola, comunidade e professores em foco primário. Nos anos de 2017 a 2020, em uma sala de Atendimento Educacional Especializado-AEE, na última etapa da Educação Básica (Ensino Médio), percebeu-se o quanto o profissional especializado fica alheio face às atividades desenvolvidas por professores de alunos com necessidades educacionais especiais. As dificuldades foram encontradas nas relações de pensar e elaborar planos adequados à realidade do aluno junto ao professor do atendimento especial, com a não interação entre os dois profissionais na função de promover a aprendizagem. Esta carência de comunicação (sentarem e dialogarem) dificultava a criação de meios necessários à promoção de um ensino, segundo as reais necessidades dos alunos, com práxis, métodos e materiais que oportunizassem ao discente romper barreiras de acessibilidade por parte dos responsáveis pela ação de educar (professor). O artigo propõe apresentar relatos de experiências no atendimento educacional especializado no Ensino Médio. Tendo como metodologia uma pesquisa descritiva, de natureza pura com abordagem qualitativa. Com a vivência profissional por três anos no AEE de uma escola pública, afirma-se que há escolas sem a estrutura física, pedagógica e humana adequada ao trabalho com alunos que possuem deficiência, carecendo de acessibilidades físicas, pedagógicas e humanas, com formação profissional que atenda às peculiaridades dos alunos, ausência de interesse em transformar-se para atender e oferecer um ensino diferente a quem é diferente. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31819
10.34117/bjdv7n6-553
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31819
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n6-553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31819/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 62295-62305
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 62295-62305
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 62295-62305
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645541157896192