World Café: metodologia ativa para a compreensão da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva / World Café: active methodology for the comprehension of the National Policy of Special Education in the Perspective of Inclusive Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ozório, Francisca Janaina Dantas Galvão
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Muniz, Querem Hapuque Monteiro, Cavalcante, Petrônio, Cruz, Brasiliana Diniz Da Silva, Paim, Igor De Moraes, Gomes, Robéria Vieira Barreto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11717
Resumo: Este artigo versa sobre a análise e aplicação da metodologia ativa denominada “World Café”. A realização dessa ação aconteceu em uma oficina com 15 participantes, dentre os quais pesquisadores, professores, estudantes de cursos da graduação e técnicos da educação, durante uma edição do Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente, em uma universidade pública do Ceará. Teve como objetivos: a) desenvolver ideias para a discussão e compreensão da importância do reconhecimento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI/2008) e dos outros serviços relacionados à Educação Inclusiva, a fim de instrumentalizar os professores no ensino a todos os alunos público-alvo da Educação Especial; b) e compreender as contribuições da técnica World Café na inovação docente no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, utilizamos como metodologia a abordagem qualitativa, enquanto a sua natureza decidiu-se pela pesquisa. Para a coleta de dados, optou-se pela observação participante. Os resultados demonstraram que a metodologia ativa denominada de World Café, enquanto ferramenta de trabalho criativa e colaborativa, proporciona a participação dos alunos de forma significativa e possibilita que todos sejam beneficiados no processo de ensino e aprendizagem, pois deslocam-se de um papel apenas receptivo para o de construtores ativos de todo o processo reflexivo sobre a temática selecionada. 
id VERACRUZ-0_261c8242ddabab14753a524d036fe68b
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11717
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling World Café: metodologia ativa para a compreensão da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva / World Café: active methodology for the comprehension of the National Policy of Special Education in the Perspective of Inclusive EducationMetodologias ativas. Técnica World Café. PNEEPEI. Educação Especial.Este artigo versa sobre a análise e aplicação da metodologia ativa denominada “World Café”. A realização dessa ação aconteceu em uma oficina com 15 participantes, dentre os quais pesquisadores, professores, estudantes de cursos da graduação e técnicos da educação, durante uma edição do Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente, em uma universidade pública do Ceará. Teve como objetivos: a) desenvolver ideias para a discussão e compreensão da importância do reconhecimento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI/2008) e dos outros serviços relacionados à Educação Inclusiva, a fim de instrumentalizar os professores no ensino a todos os alunos público-alvo da Educação Especial; b) e compreender as contribuições da técnica World Café na inovação docente no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, utilizamos como metodologia a abordagem qualitativa, enquanto a sua natureza decidiu-se pela pesquisa. Para a coleta de dados, optou-se pela observação participante. Os resultados demonstraram que a metodologia ativa denominada de World Café, enquanto ferramenta de trabalho criativa e colaborativa, proporciona a participação dos alunos de forma significativa e possibilita que todos sejam beneficiados no processo de ensino e aprendizagem, pois deslocam-se de um papel apenas receptivo para o de construtores ativos de todo o processo reflexivo sobre a temática selecionada. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1171710.34117/bjdv6n6-355Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 37858-37876Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 37858-37876Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 37858-378762525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11717/9765Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessOzório, Francisca Janaina Dantas GalvãoMuniz, Querem Hapuque MonteiroCavalcante, PetrônioCruz, Brasiliana Diniz Da SilvaPaim, Igor De MoraesGomes, Robéria Vieira Barreto2020-07-21T19:01:13Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11717Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:19.064155Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv World Café: metodologia ativa para a compreensão da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva / World Café: active methodology for the comprehension of the National Policy of Special Education in the Perspective of Inclusive Education
title World Café: metodologia ativa para a compreensão da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva / World Café: active methodology for the comprehension of the National Policy of Special Education in the Perspective of Inclusive Education
spellingShingle World Café: metodologia ativa para a compreensão da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva / World Café: active methodology for the comprehension of the National Policy of Special Education in the Perspective of Inclusive Education
Ozório, Francisca Janaina Dantas Galvão
Metodologias ativas. Técnica World Café. PNEEPEI. Educação Especial.
title_short World Café: metodologia ativa para a compreensão da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva / World Café: active methodology for the comprehension of the National Policy of Special Education in the Perspective of Inclusive Education
title_full World Café: metodologia ativa para a compreensão da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva / World Café: active methodology for the comprehension of the National Policy of Special Education in the Perspective of Inclusive Education
title_fullStr World Café: metodologia ativa para a compreensão da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva / World Café: active methodology for the comprehension of the National Policy of Special Education in the Perspective of Inclusive Education
title_full_unstemmed World Café: metodologia ativa para a compreensão da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva / World Café: active methodology for the comprehension of the National Policy of Special Education in the Perspective of Inclusive Education
title_sort World Café: metodologia ativa para a compreensão da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva / World Café: active methodology for the comprehension of the National Policy of Special Education in the Perspective of Inclusive Education
author Ozório, Francisca Janaina Dantas Galvão
author_facet Ozório, Francisca Janaina Dantas Galvão
Muniz, Querem Hapuque Monteiro
Cavalcante, Petrônio
Cruz, Brasiliana Diniz Da Silva
Paim, Igor De Moraes
Gomes, Robéria Vieira Barreto
author_role author
author2 Muniz, Querem Hapuque Monteiro
Cavalcante, Petrônio
Cruz, Brasiliana Diniz Da Silva
Paim, Igor De Moraes
Gomes, Robéria Vieira Barreto
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ozório, Francisca Janaina Dantas Galvão
Muniz, Querem Hapuque Monteiro
Cavalcante, Petrônio
Cruz, Brasiliana Diniz Da Silva
Paim, Igor De Moraes
Gomes, Robéria Vieira Barreto
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias ativas. Técnica World Café. PNEEPEI. Educação Especial.
topic Metodologias ativas. Técnica World Café. PNEEPEI. Educação Especial.
description Este artigo versa sobre a análise e aplicação da metodologia ativa denominada “World Café”. A realização dessa ação aconteceu em uma oficina com 15 participantes, dentre os quais pesquisadores, professores, estudantes de cursos da graduação e técnicos da educação, durante uma edição do Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente, em uma universidade pública do Ceará. Teve como objetivos: a) desenvolver ideias para a discussão e compreensão da importância do reconhecimento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI/2008) e dos outros serviços relacionados à Educação Inclusiva, a fim de instrumentalizar os professores no ensino a todos os alunos público-alvo da Educação Especial; b) e compreender as contribuições da técnica World Café na inovação docente no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, utilizamos como metodologia a abordagem qualitativa, enquanto a sua natureza decidiu-se pela pesquisa. Para a coleta de dados, optou-se pela observação participante. Os resultados demonstraram que a metodologia ativa denominada de World Café, enquanto ferramenta de trabalho criativa e colaborativa, proporciona a participação dos alunos de forma significativa e possibilita que todos sejam beneficiados no processo de ensino e aprendizagem, pois deslocam-se de um papel apenas receptivo para o de construtores ativos de todo o processo reflexivo sobre a temática selecionada. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11717
10.34117/bjdv6n6-355
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11717
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n6-355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11717/9765
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 37858-37876
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 37858-37876
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 37858-37876
2525-8761
10.34117/bjd.v6i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645457977507840