World Café: metodologia ativa para a compreensão da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva / World Café: active methodology for the comprehension of the National Policy of Special Education in the Perspective of Inclusive Education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11717 |
Resumo: | Este artigo versa sobre a análise e aplicação da metodologia ativa denominada “World Café”. A realização dessa ação aconteceu em uma oficina com 15 participantes, dentre os quais pesquisadores, professores, estudantes de cursos da graduação e técnicos da educação, durante uma edição do Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente, em uma universidade pública do Ceará. Teve como objetivos: a) desenvolver ideias para a discussão e compreensão da importância do reconhecimento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI/2008) e dos outros serviços relacionados à Educação Inclusiva, a fim de instrumentalizar os professores no ensino a todos os alunos público-alvo da Educação Especial; b) e compreender as contribuições da técnica World Café na inovação docente no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, utilizamos como metodologia a abordagem qualitativa, enquanto a sua natureza decidiu-se pela pesquisa. Para a coleta de dados, optou-se pela observação participante. Os resultados demonstraram que a metodologia ativa denominada de World Café, enquanto ferramenta de trabalho criativa e colaborativa, proporciona a participação dos alunos de forma significativa e possibilita que todos sejam beneficiados no processo de ensino e aprendizagem, pois deslocam-se de um papel apenas receptivo para o de construtores ativos de todo o processo reflexivo sobre a temática selecionada. |
id |
VERACRUZ-0_261c8242ddabab14753a524d036fe68b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11717 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
World Café: metodologia ativa para a compreensão da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva / World Café: active methodology for the comprehension of the National Policy of Special Education in the Perspective of Inclusive EducationMetodologias ativas. Técnica World Café. PNEEPEI. Educação Especial.Este artigo versa sobre a análise e aplicação da metodologia ativa denominada “World Café”. A realização dessa ação aconteceu em uma oficina com 15 participantes, dentre os quais pesquisadores, professores, estudantes de cursos da graduação e técnicos da educação, durante uma edição do Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente, em uma universidade pública do Ceará. Teve como objetivos: a) desenvolver ideias para a discussão e compreensão da importância do reconhecimento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI/2008) e dos outros serviços relacionados à Educação Inclusiva, a fim de instrumentalizar os professores no ensino a todos os alunos público-alvo da Educação Especial; b) e compreender as contribuições da técnica World Café na inovação docente no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, utilizamos como metodologia a abordagem qualitativa, enquanto a sua natureza decidiu-se pela pesquisa. Para a coleta de dados, optou-se pela observação participante. Os resultados demonstraram que a metodologia ativa denominada de World Café, enquanto ferramenta de trabalho criativa e colaborativa, proporciona a participação dos alunos de forma significativa e possibilita que todos sejam beneficiados no processo de ensino e aprendizagem, pois deslocam-se de um papel apenas receptivo para o de construtores ativos de todo o processo reflexivo sobre a temática selecionada. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1171710.34117/bjdv6n6-355Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 37858-37876Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 37858-37876Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 37858-378762525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11717/9765Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessOzório, Francisca Janaina Dantas GalvãoMuniz, Querem Hapuque MonteiroCavalcante, PetrônioCruz, Brasiliana Diniz Da SilvaPaim, Igor De MoraesGomes, Robéria Vieira Barreto2020-07-21T19:01:13Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11717Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:19.064155Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
World Café: metodologia ativa para a compreensão da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva / World Café: active methodology for the comprehension of the National Policy of Special Education in the Perspective of Inclusive Education |
title |
World Café: metodologia ativa para a compreensão da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva / World Café: active methodology for the comprehension of the National Policy of Special Education in the Perspective of Inclusive Education |
spellingShingle |
World Café: metodologia ativa para a compreensão da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva / World Café: active methodology for the comprehension of the National Policy of Special Education in the Perspective of Inclusive Education Ozório, Francisca Janaina Dantas Galvão Metodologias ativas. Técnica World Café. PNEEPEI. Educação Especial. |
title_short |
World Café: metodologia ativa para a compreensão da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva / World Café: active methodology for the comprehension of the National Policy of Special Education in the Perspective of Inclusive Education |
title_full |
World Café: metodologia ativa para a compreensão da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva / World Café: active methodology for the comprehension of the National Policy of Special Education in the Perspective of Inclusive Education |
title_fullStr |
World Café: metodologia ativa para a compreensão da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva / World Café: active methodology for the comprehension of the National Policy of Special Education in the Perspective of Inclusive Education |
title_full_unstemmed |
World Café: metodologia ativa para a compreensão da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva / World Café: active methodology for the comprehension of the National Policy of Special Education in the Perspective of Inclusive Education |
title_sort |
World Café: metodologia ativa para a compreensão da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva / World Café: active methodology for the comprehension of the National Policy of Special Education in the Perspective of Inclusive Education |
author |
Ozório, Francisca Janaina Dantas Galvão |
author_facet |
Ozório, Francisca Janaina Dantas Galvão Muniz, Querem Hapuque Monteiro Cavalcante, Petrônio Cruz, Brasiliana Diniz Da Silva Paim, Igor De Moraes Gomes, Robéria Vieira Barreto |
author_role |
author |
author2 |
Muniz, Querem Hapuque Monteiro Cavalcante, Petrônio Cruz, Brasiliana Diniz Da Silva Paim, Igor De Moraes Gomes, Robéria Vieira Barreto |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ozório, Francisca Janaina Dantas Galvão Muniz, Querem Hapuque Monteiro Cavalcante, Petrônio Cruz, Brasiliana Diniz Da Silva Paim, Igor De Moraes Gomes, Robéria Vieira Barreto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias ativas. Técnica World Café. PNEEPEI. Educação Especial. |
topic |
Metodologias ativas. Técnica World Café. PNEEPEI. Educação Especial. |
description |
Este artigo versa sobre a análise e aplicação da metodologia ativa denominada “World Café”. A realização dessa ação aconteceu em uma oficina com 15 participantes, dentre os quais pesquisadores, professores, estudantes de cursos da graduação e técnicos da educação, durante uma edição do Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente, em uma universidade pública do Ceará. Teve como objetivos: a) desenvolver ideias para a discussão e compreensão da importância do reconhecimento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI/2008) e dos outros serviços relacionados à Educação Inclusiva, a fim de instrumentalizar os professores no ensino a todos os alunos público-alvo da Educação Especial; b) e compreender as contribuições da técnica World Café na inovação docente no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, utilizamos como metodologia a abordagem qualitativa, enquanto a sua natureza decidiu-se pela pesquisa. Para a coleta de dados, optou-se pela observação participante. Os resultados demonstraram que a metodologia ativa denominada de World Café, enquanto ferramenta de trabalho criativa e colaborativa, proporciona a participação dos alunos de forma significativa e possibilita que todos sejam beneficiados no processo de ensino e aprendizagem, pois deslocam-se de um papel apenas receptivo para o de construtores ativos de todo o processo reflexivo sobre a temática selecionada. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11717 10.34117/bjdv6n6-355 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11717 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n6-355 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11717/9765 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 37858-37876 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 37858-37876 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 37858-37876 2525-8761 10.34117/bjd.v6i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645457977507840 |