Atividades complementares: importância e formação integral de estudantes de engenharia química / Complementary activities: importance and integral formation of chemical engineering students
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv5n9-025 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3051 |
Resumo: | O decorrer do século XXI tem sido marcado por dinamismo e por processos de mudanças constantes na sociedade. Desafios que decorrem desse cenário também se aderem à demanda por inovação em sala de aula, inclusive considerando metodologias que signifiquem a aprendizagem. Significar o conteúdo consiste em apresentá-lo, de maneira lógica, dependente da natureza do conteúdo. Torná-lo psicologicamente significativo também depende da experiência e da experimentação. Trazendo o foco para graduação em Engenharia, cursos relacionados devem possuir projeto pedagógico que contemple o conjunto de atividades de aprendizagem e assegurem o desenvolvimento das competências, estabelecidas no perfil do egresso, incluindo, em suas especificações, atividades complementares. Pondera-se que contextos que promovam a imersão de estudantes, em experiências formativas continuadas, tendem a, de fato, potencializar formações integrais de futuros profissionais. O presente estudo levanta o grau de imersão de estudantes de graduação em engenharia química, considerando dados quantitativos, percepções e depoimentos relacionados à participação em atividades complementares, enquanto experiências formativas, propondo ações que potencializem a formação integral de futuros engenheiros. Percebe-se que atividades complementares desempenham papel fundamental na potencialização da formação integral de futuros profissionais. Sugere-se que incorporações de ferramentas tecnológicas podem culminar na ampliação da compatibilidade entre atividades complementares e rotinas estudantis. Destacam-se propostas de atividades envolvendo problemas reais, sob perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares, com alinhamento construtivo de soluções. O estudo segue sentido de implementação de práticas que, com acepção, potencializem engajamento, autonomia, protagonismo, e imersão consciente, em processos de aprendizagem. |
id |
VERACRUZ-0_2906d43a9cc1323b58852efe4780c6bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3051 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Atividades complementares: importância e formação integral de estudantes de engenharia química / Complementary activities: importance and integral formation of chemical engineering studentsAtividades ComplementaresEngenharia QuímicaProcesso FormativoAprendizagem significativaExperiências FormativasO decorrer do século XXI tem sido marcado por dinamismo e por processos de mudanças constantes na sociedade. Desafios que decorrem desse cenário também se aderem à demanda por inovação em sala de aula, inclusive considerando metodologias que signifiquem a aprendizagem. Significar o conteúdo consiste em apresentá-lo, de maneira lógica, dependente da natureza do conteúdo. Torná-lo psicologicamente significativo também depende da experiência e da experimentação. Trazendo o foco para graduação em Engenharia, cursos relacionados devem possuir projeto pedagógico que contemple o conjunto de atividades de aprendizagem e assegurem o desenvolvimento das competências, estabelecidas no perfil do egresso, incluindo, em suas especificações, atividades complementares. Pondera-se que contextos que promovam a imersão de estudantes, em experiências formativas continuadas, tendem a, de fato, potencializar formações integrais de futuros profissionais. O presente estudo levanta o grau de imersão de estudantes de graduação em engenharia química, considerando dados quantitativos, percepções e depoimentos relacionados à participação em atividades complementares, enquanto experiências formativas, propondo ações que potencializem a formação integral de futuros engenheiros. Percebe-se que atividades complementares desempenham papel fundamental na potencialização da formação integral de futuros profissionais. Sugere-se que incorporações de ferramentas tecnológicas podem culminar na ampliação da compatibilidade entre atividades complementares e rotinas estudantis. Destacam-se propostas de atividades envolvendo problemas reais, sob perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares, com alinhamento construtivo de soluções. O estudo segue sentido de implementação de práticas que, com acepção, potencializem engajamento, autonomia, protagonismo, e imersão consciente, em processos de aprendizagem. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/305110.34117/bjdv5n9-025Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 14017-14030Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 14017-14030Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 14017-140302525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3051/3402Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessValério, Pedro PratesRezende, Daniel Bastos deBelisário, Ana BrandaoCosta, Taís ResendeCardoso, Marcelo2019-10-03T20:23:47Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3051Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:06.306700Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividades complementares: importância e formação integral de estudantes de engenharia química / Complementary activities: importance and integral formation of chemical engineering students |
title |
Atividades complementares: importância e formação integral de estudantes de engenharia química / Complementary activities: importance and integral formation of chemical engineering students |
spellingShingle |
Atividades complementares: importância e formação integral de estudantes de engenharia química / Complementary activities: importance and integral formation of chemical engineering students Atividades complementares: importância e formação integral de estudantes de engenharia química / Complementary activities: importance and integral formation of chemical engineering students Valério, Pedro Prates Atividades Complementares Engenharia Química Processo Formativo Aprendizagem significativa Experiências Formativas Valério, Pedro Prates Atividades Complementares Engenharia Química Processo Formativo Aprendizagem significativa Experiências Formativas |
title_short |
Atividades complementares: importância e formação integral de estudantes de engenharia química / Complementary activities: importance and integral formation of chemical engineering students |
title_full |
Atividades complementares: importância e formação integral de estudantes de engenharia química / Complementary activities: importance and integral formation of chemical engineering students |
title_fullStr |
Atividades complementares: importância e formação integral de estudantes de engenharia química / Complementary activities: importance and integral formation of chemical engineering students Atividades complementares: importância e formação integral de estudantes de engenharia química / Complementary activities: importance and integral formation of chemical engineering students |
title_full_unstemmed |
Atividades complementares: importância e formação integral de estudantes de engenharia química / Complementary activities: importance and integral formation of chemical engineering students Atividades complementares: importância e formação integral de estudantes de engenharia química / Complementary activities: importance and integral formation of chemical engineering students |
title_sort |
Atividades complementares: importância e formação integral de estudantes de engenharia química / Complementary activities: importance and integral formation of chemical engineering students |
author |
Valério, Pedro Prates |
author_facet |
Valério, Pedro Prates Valério, Pedro Prates Rezende, Daniel Bastos de Belisário, Ana Brandao Costa, Taís Resende Cardoso, Marcelo Rezende, Daniel Bastos de Belisário, Ana Brandao Costa, Taís Resende Cardoso, Marcelo |
author_role |
author |
author2 |
Rezende, Daniel Bastos de Belisário, Ana Brandao Costa, Taís Resende Cardoso, Marcelo |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valério, Pedro Prates Rezende, Daniel Bastos de Belisário, Ana Brandao Costa, Taís Resende Cardoso, Marcelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividades Complementares Engenharia Química Processo Formativo Aprendizagem significativa Experiências Formativas |
topic |
Atividades Complementares Engenharia Química Processo Formativo Aprendizagem significativa Experiências Formativas |
description |
O decorrer do século XXI tem sido marcado por dinamismo e por processos de mudanças constantes na sociedade. Desafios que decorrem desse cenário também se aderem à demanda por inovação em sala de aula, inclusive considerando metodologias que signifiquem a aprendizagem. Significar o conteúdo consiste em apresentá-lo, de maneira lógica, dependente da natureza do conteúdo. Torná-lo psicologicamente significativo também depende da experiência e da experimentação. Trazendo o foco para graduação em Engenharia, cursos relacionados devem possuir projeto pedagógico que contemple o conjunto de atividades de aprendizagem e assegurem o desenvolvimento das competências, estabelecidas no perfil do egresso, incluindo, em suas especificações, atividades complementares. Pondera-se que contextos que promovam a imersão de estudantes, em experiências formativas continuadas, tendem a, de fato, potencializar formações integrais de futuros profissionais. O presente estudo levanta o grau de imersão de estudantes de graduação em engenharia química, considerando dados quantitativos, percepções e depoimentos relacionados à participação em atividades complementares, enquanto experiências formativas, propondo ações que potencializem a formação integral de futuros engenheiros. Percebe-se que atividades complementares desempenham papel fundamental na potencialização da formação integral de futuros profissionais. Sugere-se que incorporações de ferramentas tecnológicas podem culminar na ampliação da compatibilidade entre atividades complementares e rotinas estudantis. Destacam-se propostas de atividades envolvendo problemas reais, sob perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares, com alinhamento construtivo de soluções. O estudo segue sentido de implementação de práticas que, com acepção, potencializem engajamento, autonomia, protagonismo, e imersão consciente, em processos de aprendizagem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3051 10.34117/bjdv5n9-025 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3051 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n9-025 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3051/3402 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 14017-14030 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 14017-14030 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 14017-14030 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183840846708736 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv5n9-025 |