Atividades complementares: importância e formação integral de estudantes de engenharia química / Complementary activities: importance and integral formation of chemical engineering students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valério, Pedro Prates
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rezende, Daniel Bastos de, Belisário, Ana Brandao, Costa, Taís Resende, Cardoso, Marcelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv5n9-025
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3051
Resumo: O decorrer do século XXI tem sido marcado por dinamismo e por processos de mudanças constantes na sociedade. Desafios que decorrem desse cenário também se aderem à demanda por inovação em sala de aula, inclusive considerando metodologias que signifiquem a aprendizagem. Significar o conteúdo consiste em apresentá-lo, de maneira lógica, dependente da natureza do conteúdo. Torná-lo psicologicamente significativo também depende da experiência e da experimentação. Trazendo o foco para graduação em Engenharia, cursos relacionados devem possuir projeto pedagógico que contemple o conjunto de atividades de aprendizagem e assegurem o desenvolvimento das competências, estabelecidas no perfil do egresso, incluindo, em suas especificações, atividades complementares. Pondera-se que contextos que promovam a imersão de estudantes, em experiências formativas continuadas, tendem a, de fato, potencializar formações integrais de futuros profissionais. O presente estudo levanta o grau de imersão de estudantes de graduação em engenharia química, considerando dados quantitativos, percepções e depoimentos relacionados à participação em atividades complementares, enquanto experiências formativas, propondo ações que potencializem a formação integral de futuros engenheiros. Percebe-se que atividades complementares desempenham papel fundamental na potencialização da formação integral de futuros profissionais. Sugere-se que incorporações de ferramentas tecnológicas podem culminar na ampliação da compatibilidade entre atividades complementares e rotinas estudantis. Destacam-se propostas de atividades envolvendo problemas reais, sob perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares, com alinhamento construtivo de soluções. O estudo segue sentido de implementação de práticas que, com acepção, potencializem engajamento, autonomia, protagonismo, e imersão consciente, em processos de aprendizagem.  
id VERACRUZ-0_2906d43a9cc1323b58852efe4780c6bf
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3051
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Atividades complementares: importância e formação integral de estudantes de engenharia química / Complementary activities: importance and integral formation of chemical engineering studentsAtividades ComplementaresEngenharia QuímicaProcesso FormativoAprendizagem significativaExperiências FormativasO decorrer do século XXI tem sido marcado por dinamismo e por processos de mudanças constantes na sociedade. Desafios que decorrem desse cenário também se aderem à demanda por inovação em sala de aula, inclusive considerando metodologias que signifiquem a aprendizagem. Significar o conteúdo consiste em apresentá-lo, de maneira lógica, dependente da natureza do conteúdo. Torná-lo psicologicamente significativo também depende da experiência e da experimentação. Trazendo o foco para graduação em Engenharia, cursos relacionados devem possuir projeto pedagógico que contemple o conjunto de atividades de aprendizagem e assegurem o desenvolvimento das competências, estabelecidas no perfil do egresso, incluindo, em suas especificações, atividades complementares. Pondera-se que contextos que promovam a imersão de estudantes, em experiências formativas continuadas, tendem a, de fato, potencializar formações integrais de futuros profissionais. O presente estudo levanta o grau de imersão de estudantes de graduação em engenharia química, considerando dados quantitativos, percepções e depoimentos relacionados à participação em atividades complementares, enquanto experiências formativas, propondo ações que potencializem a formação integral de futuros engenheiros. Percebe-se que atividades complementares desempenham papel fundamental na potencialização da formação integral de futuros profissionais. Sugere-se que incorporações de ferramentas tecnológicas podem culminar na ampliação da compatibilidade entre atividades complementares e rotinas estudantis. Destacam-se propostas de atividades envolvendo problemas reais, sob perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares, com alinhamento construtivo de soluções. O estudo segue sentido de implementação de práticas que, com acepção, potencializem engajamento, autonomia, protagonismo, e imersão consciente, em processos de aprendizagem.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/305110.34117/bjdv5n9-025Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 14017-14030Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 14017-14030Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 14017-140302525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3051/3402Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessValério, Pedro PratesRezende, Daniel Bastos deBelisário, Ana BrandaoCosta, Taís ResendeCardoso, Marcelo2019-10-03T20:23:47Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3051Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:06.306700Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades complementares: importância e formação integral de estudantes de engenharia química / Complementary activities: importance and integral formation of chemical engineering students
title Atividades complementares: importância e formação integral de estudantes de engenharia química / Complementary activities: importance and integral formation of chemical engineering students
spellingShingle Atividades complementares: importância e formação integral de estudantes de engenharia química / Complementary activities: importance and integral formation of chemical engineering students
Atividades complementares: importância e formação integral de estudantes de engenharia química / Complementary activities: importance and integral formation of chemical engineering students
Valério, Pedro Prates
Atividades Complementares
Engenharia Química
Processo Formativo
Aprendizagem significativa
Experiências Formativas
Valério, Pedro Prates
Atividades Complementares
Engenharia Química
Processo Formativo
Aprendizagem significativa
Experiências Formativas
title_short Atividades complementares: importância e formação integral de estudantes de engenharia química / Complementary activities: importance and integral formation of chemical engineering students
title_full Atividades complementares: importância e formação integral de estudantes de engenharia química / Complementary activities: importance and integral formation of chemical engineering students
title_fullStr Atividades complementares: importância e formação integral de estudantes de engenharia química / Complementary activities: importance and integral formation of chemical engineering students
Atividades complementares: importância e formação integral de estudantes de engenharia química / Complementary activities: importance and integral formation of chemical engineering students
title_full_unstemmed Atividades complementares: importância e formação integral de estudantes de engenharia química / Complementary activities: importance and integral formation of chemical engineering students
Atividades complementares: importância e formação integral de estudantes de engenharia química / Complementary activities: importance and integral formation of chemical engineering students
title_sort Atividades complementares: importância e formação integral de estudantes de engenharia química / Complementary activities: importance and integral formation of chemical engineering students
author Valério, Pedro Prates
author_facet Valério, Pedro Prates
Valério, Pedro Prates
Rezende, Daniel Bastos de
Belisário, Ana Brandao
Costa, Taís Resende
Cardoso, Marcelo
Rezende, Daniel Bastos de
Belisário, Ana Brandao
Costa, Taís Resende
Cardoso, Marcelo
author_role author
author2 Rezende, Daniel Bastos de
Belisário, Ana Brandao
Costa, Taís Resende
Cardoso, Marcelo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valério, Pedro Prates
Rezende, Daniel Bastos de
Belisário, Ana Brandao
Costa, Taís Resende
Cardoso, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades Complementares
Engenharia Química
Processo Formativo
Aprendizagem significativa
Experiências Formativas
topic Atividades Complementares
Engenharia Química
Processo Formativo
Aprendizagem significativa
Experiências Formativas
description O decorrer do século XXI tem sido marcado por dinamismo e por processos de mudanças constantes na sociedade. Desafios que decorrem desse cenário também se aderem à demanda por inovação em sala de aula, inclusive considerando metodologias que signifiquem a aprendizagem. Significar o conteúdo consiste em apresentá-lo, de maneira lógica, dependente da natureza do conteúdo. Torná-lo psicologicamente significativo também depende da experiência e da experimentação. Trazendo o foco para graduação em Engenharia, cursos relacionados devem possuir projeto pedagógico que contemple o conjunto de atividades de aprendizagem e assegurem o desenvolvimento das competências, estabelecidas no perfil do egresso, incluindo, em suas especificações, atividades complementares. Pondera-se que contextos que promovam a imersão de estudantes, em experiências formativas continuadas, tendem a, de fato, potencializar formações integrais de futuros profissionais. O presente estudo levanta o grau de imersão de estudantes de graduação em engenharia química, considerando dados quantitativos, percepções e depoimentos relacionados à participação em atividades complementares, enquanto experiências formativas, propondo ações que potencializem a formação integral de futuros engenheiros. Percebe-se que atividades complementares desempenham papel fundamental na potencialização da formação integral de futuros profissionais. Sugere-se que incorporações de ferramentas tecnológicas podem culminar na ampliação da compatibilidade entre atividades complementares e rotinas estudantis. Destacam-se propostas de atividades envolvendo problemas reais, sob perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares, com alinhamento construtivo de soluções. O estudo segue sentido de implementação de práticas que, com acepção, potencializem engajamento, autonomia, protagonismo, e imersão consciente, em processos de aprendizagem.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3051
10.34117/bjdv5n9-025
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3051
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n9-025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3051/3402
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 14017-14030
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 14017-14030
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 14017-14030
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183840846708736
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv5n9-025