Gnathostomulida em mapas conceituais para aprendizagem e comunicação sobre a biodiversidade / Gnathostomulida in concept maps for learning and communication about biodiversity
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46717 |
Resumo: | Embora reconhecendo a importância de contextualizar o tema biodiversidade no percurso do ensino de zoologia, os conteúdos existentes têm contribuído pouco para uma compreensão mais efetiva dessa temática. Como forma de motivar o estudo dos animais, em prol da vida no Planeta Terra, tem-se como objetivo deste trabalho sistematizar uma descrição sobre o táxon Gnathostomulida enfatizando seus aspectos morfológico, filogenético e ambiental, para ilustrar uma síntese conceitual acerca desse táxon enquanto linhagem evolutiva integrada em seu contexto histórico. Considera-se a pertinência da construção dos mapas conceituais e a explicitação de compreensões em torno das revisões realizadas como fomento para aprimoramento dos conceitos estruturados em suas proposições. Destacam-se que esses instrumentos gráficos constituem elementos pedagógicos que promovem a criatividade no ensino, são veículos que sintetizam informações motivadoras de aprendizagem significativa, constituem fontes de contextualização para estudo didático e divulgação sobre biodiversidade. |
id |
VERACRUZ-0_2924f9320c8cf595b9baeaba772f10ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46717 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Gnathostomulida em mapas conceituais para aprendizagem e comunicação sobre a biodiversidade / Gnathostomulida in concept maps for learning and communication about biodiversityconvenção sobre diversidade biológicaconceitos filogenéticoscriatividade no ensinofauna negligenciadamapeamento conceitual.Embora reconhecendo a importância de contextualizar o tema biodiversidade no percurso do ensino de zoologia, os conteúdos existentes têm contribuído pouco para uma compreensão mais efetiva dessa temática. Como forma de motivar o estudo dos animais, em prol da vida no Planeta Terra, tem-se como objetivo deste trabalho sistematizar uma descrição sobre o táxon Gnathostomulida enfatizando seus aspectos morfológico, filogenético e ambiental, para ilustrar uma síntese conceitual acerca desse táxon enquanto linhagem evolutiva integrada em seu contexto histórico. Considera-se a pertinência da construção dos mapas conceituais e a explicitação de compreensões em torno das revisões realizadas como fomento para aprimoramento dos conceitos estruturados em suas proposições. Destacam-se que esses instrumentos gráficos constituem elementos pedagógicos que promovem a criatividade no ensino, são veículos que sintetizam informações motivadoras de aprendizagem significativa, constituem fontes de contextualização para estudo didático e divulgação sobre biodiversidade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4671710.34117/bjdv8n4-346Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 28055-28071Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 28055-28071Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 28055-280712525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46717/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Jessica Larissa de FreitasAciole, Douglas de Souza Bragada Cunha, Guilherme MarquesSantos, Roberto Limade Almeida, Elineí Araújo2022-06-22T19:44:09Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46717Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:34.714645Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gnathostomulida em mapas conceituais para aprendizagem e comunicação sobre a biodiversidade / Gnathostomulida in concept maps for learning and communication about biodiversity |
title |
Gnathostomulida em mapas conceituais para aprendizagem e comunicação sobre a biodiversidade / Gnathostomulida in concept maps for learning and communication about biodiversity |
spellingShingle |
Gnathostomulida em mapas conceituais para aprendizagem e comunicação sobre a biodiversidade / Gnathostomulida in concept maps for learning and communication about biodiversity Lima, Jessica Larissa de Freitas convenção sobre diversidade biológica conceitos filogenéticos criatividade no ensino fauna negligenciada mapeamento conceitual. |
title_short |
Gnathostomulida em mapas conceituais para aprendizagem e comunicação sobre a biodiversidade / Gnathostomulida in concept maps for learning and communication about biodiversity |
title_full |
Gnathostomulida em mapas conceituais para aprendizagem e comunicação sobre a biodiversidade / Gnathostomulida in concept maps for learning and communication about biodiversity |
title_fullStr |
Gnathostomulida em mapas conceituais para aprendizagem e comunicação sobre a biodiversidade / Gnathostomulida in concept maps for learning and communication about biodiversity |
title_full_unstemmed |
Gnathostomulida em mapas conceituais para aprendizagem e comunicação sobre a biodiversidade / Gnathostomulida in concept maps for learning and communication about biodiversity |
title_sort |
Gnathostomulida em mapas conceituais para aprendizagem e comunicação sobre a biodiversidade / Gnathostomulida in concept maps for learning and communication about biodiversity |
author |
Lima, Jessica Larissa de Freitas |
author_facet |
Lima, Jessica Larissa de Freitas Aciole, Douglas de Souza Braga da Cunha, Guilherme Marques Santos, Roberto Lima de Almeida, Elineí Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Aciole, Douglas de Souza Braga da Cunha, Guilherme Marques Santos, Roberto Lima de Almeida, Elineí Araújo |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Jessica Larissa de Freitas Aciole, Douglas de Souza Braga da Cunha, Guilherme Marques Santos, Roberto Lima de Almeida, Elineí Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
convenção sobre diversidade biológica conceitos filogenéticos criatividade no ensino fauna negligenciada mapeamento conceitual. |
topic |
convenção sobre diversidade biológica conceitos filogenéticos criatividade no ensino fauna negligenciada mapeamento conceitual. |
description |
Embora reconhecendo a importância de contextualizar o tema biodiversidade no percurso do ensino de zoologia, os conteúdos existentes têm contribuído pouco para uma compreensão mais efetiva dessa temática. Como forma de motivar o estudo dos animais, em prol da vida no Planeta Terra, tem-se como objetivo deste trabalho sistematizar uma descrição sobre o táxon Gnathostomulida enfatizando seus aspectos morfológico, filogenético e ambiental, para ilustrar uma síntese conceitual acerca desse táxon enquanto linhagem evolutiva integrada em seu contexto histórico. Considera-se a pertinência da construção dos mapas conceituais e a explicitação de compreensões em torno das revisões realizadas como fomento para aprimoramento dos conceitos estruturados em suas proposições. Destacam-se que esses instrumentos gráficos constituem elementos pedagógicos que promovem a criatividade no ensino, são veículos que sintetizam informações motivadoras de aprendizagem significativa, constituem fontes de contextualização para estudo didático e divulgação sobre biodiversidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46717 10.34117/bjdv8n4-346 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46717 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n4-346 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46717/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 28055-28071 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 28055-28071 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 28055-28071 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645592206770176 |