Gnathostomulida em mapas conceituais para aprendizagem e comunicação sobre a biodiversidade / Gnathostomulida in concept maps for learning and communication about biodiversity

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Jessica Larissa de Freitas
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Aciole, Douglas de Souza Braga, da Cunha, Guilherme Marques, Santos, Roberto Lima, de Almeida, Elineí Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46717
Resumo: Embora reconhecendo a importância de contextualizar o tema biodiversidade no percurso do ensino de zoologia, os conteúdos existentes têm contribuído pouco para uma compreensão mais efetiva dessa temática. Como forma de motivar o estudo dos animais, em prol da vida no Planeta Terra, tem-se como objetivo deste trabalho sistematizar uma descrição sobre o táxon Gnathostomulida enfatizando seus aspectos morfológico, filogenético e ambiental, para ilustrar uma síntese conceitual acerca desse táxon enquanto linhagem evolutiva integrada em seu contexto histórico. Considera-se a pertinência da construção dos mapas conceituais e a explicitação de compreensões em torno das revisões realizadas como fomento para aprimoramento dos conceitos estruturados em suas proposições. Destacam-se que esses instrumentos gráficos constituem elementos pedagógicos que promovem a criatividade no ensino, são veículos que sintetizam informações motivadoras de aprendizagem significativa, constituem fontes de contextualização para estudo didático e divulgação sobre biodiversidade.
id VERACRUZ-0_2924f9320c8cf595b9baeaba772f10ce
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46717
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Gnathostomulida em mapas conceituais para aprendizagem e comunicação sobre a biodiversidade / Gnathostomulida in concept maps for learning and communication about biodiversityconvenção sobre diversidade biológicaconceitos filogenéticoscriatividade no ensinofauna negligenciadamapeamento conceitual.Embora reconhecendo a importância de contextualizar o tema biodiversidade no percurso do ensino de zoologia, os conteúdos existentes têm contribuído pouco para uma compreensão mais efetiva dessa temática. Como forma de motivar o estudo dos animais, em prol da vida no Planeta Terra, tem-se como objetivo deste trabalho sistematizar uma descrição sobre o táxon Gnathostomulida enfatizando seus aspectos morfológico, filogenético e ambiental, para ilustrar uma síntese conceitual acerca desse táxon enquanto linhagem evolutiva integrada em seu contexto histórico. Considera-se a pertinência da construção dos mapas conceituais e a explicitação de compreensões em torno das revisões realizadas como fomento para aprimoramento dos conceitos estruturados em suas proposições. Destacam-se que esses instrumentos gráficos constituem elementos pedagógicos que promovem a criatividade no ensino, são veículos que sintetizam informações motivadoras de aprendizagem significativa, constituem fontes de contextualização para estudo didático e divulgação sobre biodiversidade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4671710.34117/bjdv8n4-346Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 28055-28071Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 28055-28071Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 28055-280712525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46717/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Jessica Larissa de FreitasAciole, Douglas de Souza Bragada Cunha, Guilherme MarquesSantos, Roberto Limade Almeida, Elineí Araújo2022-06-22T19:44:09Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46717Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:34.714645Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Gnathostomulida em mapas conceituais para aprendizagem e comunicação sobre a biodiversidade / Gnathostomulida in concept maps for learning and communication about biodiversity
title Gnathostomulida em mapas conceituais para aprendizagem e comunicação sobre a biodiversidade / Gnathostomulida in concept maps for learning and communication about biodiversity
spellingShingle Gnathostomulida em mapas conceituais para aprendizagem e comunicação sobre a biodiversidade / Gnathostomulida in concept maps for learning and communication about biodiversity
Lima, Jessica Larissa de Freitas
convenção sobre diversidade biológica
conceitos filogenéticos
criatividade no ensino
fauna negligenciada
mapeamento conceitual.
title_short Gnathostomulida em mapas conceituais para aprendizagem e comunicação sobre a biodiversidade / Gnathostomulida in concept maps for learning and communication about biodiversity
title_full Gnathostomulida em mapas conceituais para aprendizagem e comunicação sobre a biodiversidade / Gnathostomulida in concept maps for learning and communication about biodiversity
title_fullStr Gnathostomulida em mapas conceituais para aprendizagem e comunicação sobre a biodiversidade / Gnathostomulida in concept maps for learning and communication about biodiversity
title_full_unstemmed Gnathostomulida em mapas conceituais para aprendizagem e comunicação sobre a biodiversidade / Gnathostomulida in concept maps for learning and communication about biodiversity
title_sort Gnathostomulida em mapas conceituais para aprendizagem e comunicação sobre a biodiversidade / Gnathostomulida in concept maps for learning and communication about biodiversity
author Lima, Jessica Larissa de Freitas
author_facet Lima, Jessica Larissa de Freitas
Aciole, Douglas de Souza Braga
da Cunha, Guilherme Marques
Santos, Roberto Lima
de Almeida, Elineí Araújo
author_role author
author2 Aciole, Douglas de Souza Braga
da Cunha, Guilherme Marques
Santos, Roberto Lima
de Almeida, Elineí Araújo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Jessica Larissa de Freitas
Aciole, Douglas de Souza Braga
da Cunha, Guilherme Marques
Santos, Roberto Lima
de Almeida, Elineí Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv convenção sobre diversidade biológica
conceitos filogenéticos
criatividade no ensino
fauna negligenciada
mapeamento conceitual.
topic convenção sobre diversidade biológica
conceitos filogenéticos
criatividade no ensino
fauna negligenciada
mapeamento conceitual.
description Embora reconhecendo a importância de contextualizar o tema biodiversidade no percurso do ensino de zoologia, os conteúdos existentes têm contribuído pouco para uma compreensão mais efetiva dessa temática. Como forma de motivar o estudo dos animais, em prol da vida no Planeta Terra, tem-se como objetivo deste trabalho sistematizar uma descrição sobre o táxon Gnathostomulida enfatizando seus aspectos morfológico, filogenético e ambiental, para ilustrar uma síntese conceitual acerca desse táxon enquanto linhagem evolutiva integrada em seu contexto histórico. Considera-se a pertinência da construção dos mapas conceituais e a explicitação de compreensões em torno das revisões realizadas como fomento para aprimoramento dos conceitos estruturados em suas proposições. Destacam-se que esses instrumentos gráficos constituem elementos pedagógicos que promovem a criatividade no ensino, são veículos que sintetizam informações motivadoras de aprendizagem significativa, constituem fontes de contextualização para estudo didático e divulgação sobre biodiversidade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46717
10.34117/bjdv8n4-346
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46717
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n4-346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46717/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 28055-28071
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 28055-28071
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 28055-28071
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645592206770176