A educação nos tempos de pandemia: um estudo de caso dos estudantes do ensino técnico / Education in times of pandemic: a case study of students in technical education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43630 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi analisar a educação nos tempos de pandemia do novo coronavírus. A área geográfica de estudo foi a cidade de Baturité no Estado do Ceará. Os dados utilizados foram de origem primária e foram obtidos através da aplicação de 33 questionários online com os estudantes das disciplinas de Introdução a Economia e Gestão de Pessoas do curso Técnico em Administração do Instituto Federal do Ceará no de 2020. Os resultados obtidos indicaram que a maioria dos estudantes são do sexo feminino, jovens entre 19 e 25 anos, não trabalham e não estagiam e a renda mensal familiar é até 1 salário mínimo. Com relação ao acesso as tecnologias, mais de 95% têm acesso a internet através do aparelho celular, mais de 70% possuem wifi em casa, 80% receberam o chip distribuído pela instituição de ensino e mais de 70% receberam o tablet. Sobre a qualidade do ensino remoto, mais de 80% afirmaram que estavam tirando proveito das aulas, enquanto mais de 50% assumiram que estavam com dificuldade de acompanhar. É relevante que mais de 80% tiveram apoio dos professores quando solicitados e mais de 80% ficaram satisfeitos com o ensino remoto, apesar dos desafios enfrentados durante todo o período. A pandemia prejudicou as instituições de ensino, visto que grande parte dos alunos escolhem estudar presencialmente e não virtualmente, porém teve que se adaptar para não perder o conteúdo e o tempo de curso. Entretanto, mesmo diante de muitos pontos negativos, estudantes e professores caminharam juntos e conseguiram novas formas de ensinar e aprender. |
id |
VERACRUZ-0_2bd8f5321b91ce44314f0b2c4bf95f55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43630 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação nos tempos de pandemia: um estudo de caso dos estudantes do ensino técnico / Education in times of pandemic: a case study of students in technical educationEducaçãoTransformaçõesEvoluçãoAprendizado.O objetivo desta pesquisa foi analisar a educação nos tempos de pandemia do novo coronavírus. A área geográfica de estudo foi a cidade de Baturité no Estado do Ceará. Os dados utilizados foram de origem primária e foram obtidos através da aplicação de 33 questionários online com os estudantes das disciplinas de Introdução a Economia e Gestão de Pessoas do curso Técnico em Administração do Instituto Federal do Ceará no de 2020. Os resultados obtidos indicaram que a maioria dos estudantes são do sexo feminino, jovens entre 19 e 25 anos, não trabalham e não estagiam e a renda mensal familiar é até 1 salário mínimo. Com relação ao acesso as tecnologias, mais de 95% têm acesso a internet através do aparelho celular, mais de 70% possuem wifi em casa, 80% receberam o chip distribuído pela instituição de ensino e mais de 70% receberam o tablet. Sobre a qualidade do ensino remoto, mais de 80% afirmaram que estavam tirando proveito das aulas, enquanto mais de 50% assumiram que estavam com dificuldade de acompanhar. É relevante que mais de 80% tiveram apoio dos professores quando solicitados e mais de 80% ficaram satisfeitos com o ensino remoto, apesar dos desafios enfrentados durante todo o período. A pandemia prejudicou as instituições de ensino, visto que grande parte dos alunos escolhem estudar presencialmente e não virtualmente, porém teve que se adaptar para não perder o conteúdo e o tempo de curso. Entretanto, mesmo diante de muitos pontos negativos, estudantes e professores caminharam juntos e conseguiram novas formas de ensinar e aprender.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4363010.34117/bjdv8n2-031Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 8878-8892Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 8878-8892Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 8878-88922525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43630/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Harine MatosMaciel, Wlisses Matos2022-03-02T14:26:04Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43630Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:24.118441Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação nos tempos de pandemia: um estudo de caso dos estudantes do ensino técnico / Education in times of pandemic: a case study of students in technical education |
title |
A educação nos tempos de pandemia: um estudo de caso dos estudantes do ensino técnico / Education in times of pandemic: a case study of students in technical education |
spellingShingle |
A educação nos tempos de pandemia: um estudo de caso dos estudantes do ensino técnico / Education in times of pandemic: a case study of students in technical education Maciel, Harine Matos Educação Transformações Evolução Aprendizado. |
title_short |
A educação nos tempos de pandemia: um estudo de caso dos estudantes do ensino técnico / Education in times of pandemic: a case study of students in technical education |
title_full |
A educação nos tempos de pandemia: um estudo de caso dos estudantes do ensino técnico / Education in times of pandemic: a case study of students in technical education |
title_fullStr |
A educação nos tempos de pandemia: um estudo de caso dos estudantes do ensino técnico / Education in times of pandemic: a case study of students in technical education |
title_full_unstemmed |
A educação nos tempos de pandemia: um estudo de caso dos estudantes do ensino técnico / Education in times of pandemic: a case study of students in technical education |
title_sort |
A educação nos tempos de pandemia: um estudo de caso dos estudantes do ensino técnico / Education in times of pandemic: a case study of students in technical education |
author |
Maciel, Harine Matos |
author_facet |
Maciel, Harine Matos Maciel, Wlisses Matos |
author_role |
author |
author2 |
Maciel, Wlisses Matos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel, Harine Matos Maciel, Wlisses Matos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Transformações Evolução Aprendizado. |
topic |
Educação Transformações Evolução Aprendizado. |
description |
O objetivo desta pesquisa foi analisar a educação nos tempos de pandemia do novo coronavírus. A área geográfica de estudo foi a cidade de Baturité no Estado do Ceará. Os dados utilizados foram de origem primária e foram obtidos através da aplicação de 33 questionários online com os estudantes das disciplinas de Introdução a Economia e Gestão de Pessoas do curso Técnico em Administração do Instituto Federal do Ceará no de 2020. Os resultados obtidos indicaram que a maioria dos estudantes são do sexo feminino, jovens entre 19 e 25 anos, não trabalham e não estagiam e a renda mensal familiar é até 1 salário mínimo. Com relação ao acesso as tecnologias, mais de 95% têm acesso a internet através do aparelho celular, mais de 70% possuem wifi em casa, 80% receberam o chip distribuído pela instituição de ensino e mais de 70% receberam o tablet. Sobre a qualidade do ensino remoto, mais de 80% afirmaram que estavam tirando proveito das aulas, enquanto mais de 50% assumiram que estavam com dificuldade de acompanhar. É relevante que mais de 80% tiveram apoio dos professores quando solicitados e mais de 80% ficaram satisfeitos com o ensino remoto, apesar dos desafios enfrentados durante todo o período. A pandemia prejudicou as instituições de ensino, visto que grande parte dos alunos escolhem estudar presencialmente e não virtualmente, porém teve que se adaptar para não perder o conteúdo e o tempo de curso. Entretanto, mesmo diante de muitos pontos negativos, estudantes e professores caminharam juntos e conseguiram novas formas de ensinar e aprender. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43630 10.34117/bjdv8n2-031 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43630 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n2-031 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43630/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 8878-8892 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 8878-8892 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 8878-8892 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645581544849408 |