A educação nos tempos de pandemia: um estudo de caso dos estudantes do ensino técnico / Education in times of pandemic: a case study of students in technical education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Harine Matos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Maciel, Wlisses Matos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43630
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar a educação nos tempos de pandemia do novo coronavírus. A área geográfica de estudo foi a cidade de Baturité no Estado do Ceará. Os dados utilizados foram de origem primária e foram obtidos através da aplicação de 33 questionários online com os estudantes das disciplinas de Introdução a Economia e Gestão de Pessoas do curso Técnico em Administração do Instituto Federal do Ceará no de 2020. Os resultados obtidos indicaram que a maioria dos estudantes são do sexo feminino, jovens entre 19 e 25 anos, não trabalham e não estagiam e a renda mensal familiar é até 1 salário mínimo. Com relação ao acesso as tecnologias, mais de 95% têm acesso a internet através do aparelho celular, mais de 70% possuem wifi em casa, 80% receberam o chip distribuído pela instituição de ensino e mais de 70% receberam o tablet. Sobre a qualidade do ensino remoto, mais de 80% afirmaram que estavam tirando proveito das aulas, enquanto mais de 50% assumiram que estavam com dificuldade de acompanhar. É relevante que mais de 80% tiveram apoio dos professores quando solicitados e mais de 80% ficaram satisfeitos com o ensino remoto, apesar dos desafios enfrentados durante todo o período. A pandemia prejudicou as instituições de ensino, visto que grande parte dos alunos escolhem estudar presencialmente e não virtualmente, porém teve que se adaptar para não perder o conteúdo e o tempo de curso. Entretanto, mesmo diante de muitos pontos negativos, estudantes e professores caminharam juntos e conseguiram novas formas de ensinar e aprender.
id VERACRUZ-0_2bd8f5321b91ce44314f0b2c4bf95f55
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43630
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A educação nos tempos de pandemia: um estudo de caso dos estudantes do ensino técnico / Education in times of pandemic: a case study of students in technical educationEducaçãoTransformaçõesEvoluçãoAprendizado.O objetivo desta pesquisa foi analisar a educação nos tempos de pandemia do novo coronavírus. A área geográfica de estudo foi a cidade de Baturité no Estado do Ceará. Os dados utilizados foram de origem primária e foram obtidos através da aplicação de 33 questionários online com os estudantes das disciplinas de Introdução a Economia e Gestão de Pessoas do curso Técnico em Administração do Instituto Federal do Ceará no de 2020. Os resultados obtidos indicaram que a maioria dos estudantes são do sexo feminino, jovens entre 19 e 25 anos, não trabalham e não estagiam e a renda mensal familiar é até 1 salário mínimo. Com relação ao acesso as tecnologias, mais de 95% têm acesso a internet através do aparelho celular, mais de 70% possuem wifi em casa, 80% receberam o chip distribuído pela instituição de ensino e mais de 70% receberam o tablet. Sobre a qualidade do ensino remoto, mais de 80% afirmaram que estavam tirando proveito das aulas, enquanto mais de 50% assumiram que estavam com dificuldade de acompanhar. É relevante que mais de 80% tiveram apoio dos professores quando solicitados e mais de 80% ficaram satisfeitos com o ensino remoto, apesar dos desafios enfrentados durante todo o período. A pandemia prejudicou as instituições de ensino, visto que grande parte dos alunos escolhem estudar presencialmente e não virtualmente, porém teve que se adaptar para não perder o conteúdo e o tempo de curso. Entretanto, mesmo diante de muitos pontos negativos, estudantes e professores caminharam juntos e conseguiram novas formas de ensinar e aprender.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4363010.34117/bjdv8n2-031Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 8878-8892Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 8878-8892Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 8878-88922525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43630/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Harine MatosMaciel, Wlisses Matos2022-03-02T14:26:04Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43630Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:24.118441Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação nos tempos de pandemia: um estudo de caso dos estudantes do ensino técnico / Education in times of pandemic: a case study of students in technical education
title A educação nos tempos de pandemia: um estudo de caso dos estudantes do ensino técnico / Education in times of pandemic: a case study of students in technical education
spellingShingle A educação nos tempos de pandemia: um estudo de caso dos estudantes do ensino técnico / Education in times of pandemic: a case study of students in technical education
Maciel, Harine Matos
Educação
Transformações
Evolução
Aprendizado.
title_short A educação nos tempos de pandemia: um estudo de caso dos estudantes do ensino técnico / Education in times of pandemic: a case study of students in technical education
title_full A educação nos tempos de pandemia: um estudo de caso dos estudantes do ensino técnico / Education in times of pandemic: a case study of students in technical education
title_fullStr A educação nos tempos de pandemia: um estudo de caso dos estudantes do ensino técnico / Education in times of pandemic: a case study of students in technical education
title_full_unstemmed A educação nos tempos de pandemia: um estudo de caso dos estudantes do ensino técnico / Education in times of pandemic: a case study of students in technical education
title_sort A educação nos tempos de pandemia: um estudo de caso dos estudantes do ensino técnico / Education in times of pandemic: a case study of students in technical education
author Maciel, Harine Matos
author_facet Maciel, Harine Matos
Maciel, Wlisses Matos
author_role author
author2 Maciel, Wlisses Matos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Harine Matos
Maciel, Wlisses Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Transformações
Evolução
Aprendizado.
topic Educação
Transformações
Evolução
Aprendizado.
description O objetivo desta pesquisa foi analisar a educação nos tempos de pandemia do novo coronavírus. A área geográfica de estudo foi a cidade de Baturité no Estado do Ceará. Os dados utilizados foram de origem primária e foram obtidos através da aplicação de 33 questionários online com os estudantes das disciplinas de Introdução a Economia e Gestão de Pessoas do curso Técnico em Administração do Instituto Federal do Ceará no de 2020. Os resultados obtidos indicaram que a maioria dos estudantes são do sexo feminino, jovens entre 19 e 25 anos, não trabalham e não estagiam e a renda mensal familiar é até 1 salário mínimo. Com relação ao acesso as tecnologias, mais de 95% têm acesso a internet através do aparelho celular, mais de 70% possuem wifi em casa, 80% receberam o chip distribuído pela instituição de ensino e mais de 70% receberam o tablet. Sobre a qualidade do ensino remoto, mais de 80% afirmaram que estavam tirando proveito das aulas, enquanto mais de 50% assumiram que estavam com dificuldade de acompanhar. É relevante que mais de 80% tiveram apoio dos professores quando solicitados e mais de 80% ficaram satisfeitos com o ensino remoto, apesar dos desafios enfrentados durante todo o período. A pandemia prejudicou as instituições de ensino, visto que grande parte dos alunos escolhem estudar presencialmente e não virtualmente, porém teve que se adaptar para não perder o conteúdo e o tempo de curso. Entretanto, mesmo diante de muitos pontos negativos, estudantes e professores caminharam juntos e conseguiram novas formas de ensinar e aprender.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43630
10.34117/bjdv8n2-031
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43630
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n2-031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43630/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 8878-8892
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 8878-8892
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 8878-8892
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645581544849408