A influência da tecnologia móvel para uma prática pedagógica no ensino da língua inglesa / The influence of mobile technology for a pedagogical practice in english language teaching
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12146 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo detectar a influência e os benefícios da tecnologia móvel nas aulas de língua estrangeira e enfatizar a grande relevância da formação do docente para a utilização desse aparato tecnológico. É perceptível aborda a imensa relevância da tecnologia móvel para o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, em particular a língua inglesa, na qual, o educador percebe em seu dia-a-dia a falta de estimulo por parte dos estudantes, passando assim, apresentar dificuldades em dominar as quatros habilidades proposta para o ensino de língua estrangeira, especialmente o inglês: speaking (falar), listening (ouvir), writing (escrever) e reading (ler). A inserção da tecnologia móvel gerida é um novo mecanismo, provoca mudanças comportamentais nos docentes e aprendizes, decorrente dessa nova forma de conceber o ensino da língua inglesa, através de um meio informatizado e mundialmente conectado com os recursos tecnológicos e com a internet. Abordamos a metodologia bibliográfica com base em alguns autores precursores a desenvolverem pesquisas referentes à tecnologia como Pierre Lévy (1993), Paula e Reis (1999), Braga (2012), Paiva (2012) e Lira (2014), torna-se a utilizar a pesquisa de campo qualitativa e quantitativa com o uso de um questionário que se obtive os estudantes como objeto de estudo do Ensino Fundamental II da escola do município de Salgadinho. |
id |
VERACRUZ-0_30c832812ce7b20ae71a03c36c21ea51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12146 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A influência da tecnologia móvel para uma prática pedagógica no ensino da língua inglesa / The influence of mobile technology for a pedagogical practice in english language teachingInfluênciaTecnologia móvelEnsino da língua inglesa.Este artigo tem como objetivo detectar a influência e os benefícios da tecnologia móvel nas aulas de língua estrangeira e enfatizar a grande relevância da formação do docente para a utilização desse aparato tecnológico. É perceptível aborda a imensa relevância da tecnologia móvel para o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, em particular a língua inglesa, na qual, o educador percebe em seu dia-a-dia a falta de estimulo por parte dos estudantes, passando assim, apresentar dificuldades em dominar as quatros habilidades proposta para o ensino de língua estrangeira, especialmente o inglês: speaking (falar), listening (ouvir), writing (escrever) e reading (ler). A inserção da tecnologia móvel gerida é um novo mecanismo, provoca mudanças comportamentais nos docentes e aprendizes, decorrente dessa nova forma de conceber o ensino da língua inglesa, através de um meio informatizado e mundialmente conectado com os recursos tecnológicos e com a internet. Abordamos a metodologia bibliográfica com base em alguns autores precursores a desenvolverem pesquisas referentes à tecnologia como Pierre Lévy (1993), Paula e Reis (1999), Braga (2012), Paiva (2012) e Lira (2014), torna-se a utilizar a pesquisa de campo qualitativa e quantitativa com o uso de um questionário que se obtive os estudantes como objeto de estudo do Ensino Fundamental II da escola do município de Salgadinho.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1214610.34117/bjdv6n6-540Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 40376-40388Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 40376-40388Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 40376-403882525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12146/10180Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Sérgio ManoelFrança, Lucineide Pires da SilvaBezerra, Maria Aparecida Dantas2020-07-21T19:01:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12146Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:30.688710Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência da tecnologia móvel para uma prática pedagógica no ensino da língua inglesa / The influence of mobile technology for a pedagogical practice in english language teaching |
title |
A influência da tecnologia móvel para uma prática pedagógica no ensino da língua inglesa / The influence of mobile technology for a pedagogical practice in english language teaching |
spellingShingle |
A influência da tecnologia móvel para uma prática pedagógica no ensino da língua inglesa / The influence of mobile technology for a pedagogical practice in english language teaching da Silva, Sérgio Manoel Influência Tecnologia móvel Ensino da língua inglesa. |
title_short |
A influência da tecnologia móvel para uma prática pedagógica no ensino da língua inglesa / The influence of mobile technology for a pedagogical practice in english language teaching |
title_full |
A influência da tecnologia móvel para uma prática pedagógica no ensino da língua inglesa / The influence of mobile technology for a pedagogical practice in english language teaching |
title_fullStr |
A influência da tecnologia móvel para uma prática pedagógica no ensino da língua inglesa / The influence of mobile technology for a pedagogical practice in english language teaching |
title_full_unstemmed |
A influência da tecnologia móvel para uma prática pedagógica no ensino da língua inglesa / The influence of mobile technology for a pedagogical practice in english language teaching |
title_sort |
A influência da tecnologia móvel para uma prática pedagógica no ensino da língua inglesa / The influence of mobile technology for a pedagogical practice in english language teaching |
author |
da Silva, Sérgio Manoel |
author_facet |
da Silva, Sérgio Manoel França, Lucineide Pires da Silva Bezerra, Maria Aparecida Dantas |
author_role |
author |
author2 |
França, Lucineide Pires da Silva Bezerra, Maria Aparecida Dantas |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Sérgio Manoel França, Lucineide Pires da Silva Bezerra, Maria Aparecida Dantas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Influência Tecnologia móvel Ensino da língua inglesa. |
topic |
Influência Tecnologia móvel Ensino da língua inglesa. |
description |
Este artigo tem como objetivo detectar a influência e os benefícios da tecnologia móvel nas aulas de língua estrangeira e enfatizar a grande relevância da formação do docente para a utilização desse aparato tecnológico. É perceptível aborda a imensa relevância da tecnologia móvel para o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, em particular a língua inglesa, na qual, o educador percebe em seu dia-a-dia a falta de estimulo por parte dos estudantes, passando assim, apresentar dificuldades em dominar as quatros habilidades proposta para o ensino de língua estrangeira, especialmente o inglês: speaking (falar), listening (ouvir), writing (escrever) e reading (ler). A inserção da tecnologia móvel gerida é um novo mecanismo, provoca mudanças comportamentais nos docentes e aprendizes, decorrente dessa nova forma de conceber o ensino da língua inglesa, através de um meio informatizado e mundialmente conectado com os recursos tecnológicos e com a internet. Abordamos a metodologia bibliográfica com base em alguns autores precursores a desenvolverem pesquisas referentes à tecnologia como Pierre Lévy (1993), Paula e Reis (1999), Braga (2012), Paiva (2012) e Lira (2014), torna-se a utilizar a pesquisa de campo qualitativa e quantitativa com o uso de um questionário que se obtive os estudantes como objeto de estudo do Ensino Fundamental II da escola do município de Salgadinho. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12146 10.34117/bjdv6n6-540 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12146 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n6-540 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12146/10180 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 40376-40388 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 40376-40388 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 40376-40388 2525-8761 10.34117/bjd.v6i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645459913179136 |