A influência da tecnologia móvel para uma prática pedagógica no ensino da língua inglesa / The influence of mobile technology for a pedagogical practice in english language teaching

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Sérgio Manoel
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: França, Lucineide Pires da Silva, Bezerra, Maria Aparecida Dantas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12146
Resumo: Este artigo tem como objetivo detectar a influência e os benefícios da tecnologia móvel nas aulas de língua estrangeira e enfatizar a grande relevância da formação do docente para a utilização desse aparato tecnológico. É perceptível aborda a imensa relevância da tecnologia móvel para o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, em particular a língua inglesa, na qual, o educador percebe em seu dia-a-dia a falta de estimulo por parte dos estudantes, passando assim, apresentar dificuldades em dominar as quatros habilidades proposta para o ensino de língua estrangeira, especialmente o inglês: speaking (falar), listening (ouvir), writing (escrever) e reading (ler). A inserção da tecnologia móvel gerida é um novo mecanismo, provoca mudanças comportamentais nos docentes e aprendizes, decorrente dessa nova forma de conceber o ensino da língua inglesa, através de um meio informatizado e mundialmente conectado com os recursos tecnológicos e com a internet. Abordamos a metodologia bibliográfica com base em alguns autores precursores a desenvolverem pesquisas referentes à tecnologia como Pierre Lévy (1993), Paula e Reis (1999), Braga (2012), Paiva (2012) e Lira (2014), torna-se a utilizar a pesquisa de campo qualitativa e quantitativa com o uso de um questionário que se obtive os estudantes como objeto de estudo do Ensino Fundamental II da escola do município de Salgadinho.
id VERACRUZ-0_30c832812ce7b20ae71a03c36c21ea51
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12146
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A influência da tecnologia móvel para uma prática pedagógica no ensino da língua inglesa / The influence of mobile technology for a pedagogical practice in english language teachingInfluênciaTecnologia móvelEnsino da língua inglesa.Este artigo tem como objetivo detectar a influência e os benefícios da tecnologia móvel nas aulas de língua estrangeira e enfatizar a grande relevância da formação do docente para a utilização desse aparato tecnológico. É perceptível aborda a imensa relevância da tecnologia móvel para o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, em particular a língua inglesa, na qual, o educador percebe em seu dia-a-dia a falta de estimulo por parte dos estudantes, passando assim, apresentar dificuldades em dominar as quatros habilidades proposta para o ensino de língua estrangeira, especialmente o inglês: speaking (falar), listening (ouvir), writing (escrever) e reading (ler). A inserção da tecnologia móvel gerida é um novo mecanismo, provoca mudanças comportamentais nos docentes e aprendizes, decorrente dessa nova forma de conceber o ensino da língua inglesa, através de um meio informatizado e mundialmente conectado com os recursos tecnológicos e com a internet. Abordamos a metodologia bibliográfica com base em alguns autores precursores a desenvolverem pesquisas referentes à tecnologia como Pierre Lévy (1993), Paula e Reis (1999), Braga (2012), Paiva (2012) e Lira (2014), torna-se a utilizar a pesquisa de campo qualitativa e quantitativa com o uso de um questionário que se obtive os estudantes como objeto de estudo do Ensino Fundamental II da escola do município de Salgadinho.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1214610.34117/bjdv6n6-540Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 40376-40388Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 40376-40388Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 40376-403882525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12146/10180Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Sérgio ManoelFrança, Lucineide Pires da SilvaBezerra, Maria Aparecida Dantas2020-07-21T19:01:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12146Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:30.688710Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência da tecnologia móvel para uma prática pedagógica no ensino da língua inglesa / The influence of mobile technology for a pedagogical practice in english language teaching
title A influência da tecnologia móvel para uma prática pedagógica no ensino da língua inglesa / The influence of mobile technology for a pedagogical practice in english language teaching
spellingShingle A influência da tecnologia móvel para uma prática pedagógica no ensino da língua inglesa / The influence of mobile technology for a pedagogical practice in english language teaching
da Silva, Sérgio Manoel
Influência
Tecnologia móvel
Ensino da língua inglesa.
title_short A influência da tecnologia móvel para uma prática pedagógica no ensino da língua inglesa / The influence of mobile technology for a pedagogical practice in english language teaching
title_full A influência da tecnologia móvel para uma prática pedagógica no ensino da língua inglesa / The influence of mobile technology for a pedagogical practice in english language teaching
title_fullStr A influência da tecnologia móvel para uma prática pedagógica no ensino da língua inglesa / The influence of mobile technology for a pedagogical practice in english language teaching
title_full_unstemmed A influência da tecnologia móvel para uma prática pedagógica no ensino da língua inglesa / The influence of mobile technology for a pedagogical practice in english language teaching
title_sort A influência da tecnologia móvel para uma prática pedagógica no ensino da língua inglesa / The influence of mobile technology for a pedagogical practice in english language teaching
author da Silva, Sérgio Manoel
author_facet da Silva, Sérgio Manoel
França, Lucineide Pires da Silva
Bezerra, Maria Aparecida Dantas
author_role author
author2 França, Lucineide Pires da Silva
Bezerra, Maria Aparecida Dantas
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Sérgio Manoel
França, Lucineide Pires da Silva
Bezerra, Maria Aparecida Dantas
dc.subject.por.fl_str_mv Influência
Tecnologia móvel
Ensino da língua inglesa.
topic Influência
Tecnologia móvel
Ensino da língua inglesa.
description Este artigo tem como objetivo detectar a influência e os benefícios da tecnologia móvel nas aulas de língua estrangeira e enfatizar a grande relevância da formação do docente para a utilização desse aparato tecnológico. É perceptível aborda a imensa relevância da tecnologia móvel para o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, em particular a língua inglesa, na qual, o educador percebe em seu dia-a-dia a falta de estimulo por parte dos estudantes, passando assim, apresentar dificuldades em dominar as quatros habilidades proposta para o ensino de língua estrangeira, especialmente o inglês: speaking (falar), listening (ouvir), writing (escrever) e reading (ler). A inserção da tecnologia móvel gerida é um novo mecanismo, provoca mudanças comportamentais nos docentes e aprendizes, decorrente dessa nova forma de conceber o ensino da língua inglesa, através de um meio informatizado e mundialmente conectado com os recursos tecnológicos e com a internet. Abordamos a metodologia bibliográfica com base em alguns autores precursores a desenvolverem pesquisas referentes à tecnologia como Pierre Lévy (1993), Paula e Reis (1999), Braga (2012), Paiva (2012) e Lira (2014), torna-se a utilizar a pesquisa de campo qualitativa e quantitativa com o uso de um questionário que se obtive os estudantes como objeto de estudo do Ensino Fundamental II da escola do município de Salgadinho.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12146
10.34117/bjdv6n6-540
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12146
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n6-540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12146/10180
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 40376-40388
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 40376-40388
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 40376-40388
2525-8761
10.34117/bjd.v6i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645459913179136